Jump to content
Ignarius

Destranscodificação de Mega Drive (model 1) de PAL-M para NTSC, alguém sabe?

Recommended Posts

Povo, peguei um Mega 1 japa (postarei as fotos depois no tópico de coleções), mas quando ele foi importado pro Brasil alguém fez a transcodificação dele para PAL-M. Tem um cristal soldado na parte de baixo da placa e eu estou com o problema da tela ficar tremendo quando ligo ele na minha TV de LCD.

Curiosamente quando ligo no monitor LCD a imagem fica perfeita, sem nenhum tremido, mas na TV a parte superior da tela fica tremendo levemente na horizontal e fica muito ruim de jogar.

Tentei também ligá-lo no meu adaptador RCA -> VGA mas a imagem continua tremida e ainda fica em preto e branco (ele não suporta PAL-M).

Queria saber se simplesmente tirando aquele cristal e refazendo alguma trilha que tenha sido cortada se o console voltará para NTSC ou se preciso fazer algo mais.

Edited by Ignarius

Valeu Miles, mas eu já tinha visto esses tutoriais. A transcodificação que fizeram no meu é um pouco diferente, por isso queria saber se removendo o cristal já resolveria o meu problema ou se preciso fazer algo mais.

Porra...um Mega japa...ainda terei um novamente, apesar do meu CD-X... :cry2:

Luo=-_

Aproveitando o tópico.

Eu queria fazer essas saidas A/V RCA pro meu mega.

Nesse site que o Miles passou não tem o esquema e não achei nada muito conclusivo pelo google... geralmente o assunto pende para saídas RGB ou S-Video, as quais não quero fazer no momento.

Alguem saberia de um tutorial mais especifico ?

HPIM8935.JPG

shoketermico da uma olhada no youtube acho que ja vi um video do MD modificado como esse ai Edited by Miles Prower

Teria foto desse cristal que você se refere? Ou da placa em si?

Tirei uma foto mas não ficou boa, amanhã tiro outra e posto aqui.

Tirei uma foto mas não ficou boa, amanhã tiro outra e posto aqui.

Tá. De repente pela foto dá pra entender melhor o que está acontecendo.

Ig, até onde eu sei deve-se refazer uma trilha.

Shoketermico, se você busca ganho de qualidade de imagem, só colocar RCA não vai mudar muita coisa. Te indico mais o mod do S-video.

Não sei nada disso mas, parabéns pela aquisição!

Ultimamente todo mundo tá comprando um Mega por aqui! :lol:

shoketermico da uma olhada no youtube acho que ja vi um video do MD modificado como esse ai

Valeu pela dica vou dar uma procurada.

Ig, até onde eu sei deve-se refazer uma trilha.

Shoketermico, se você busca ganho de qualidade de imagem, só colocar RCA não vai mudar muita coisa. Te indico mais o mod do S-video.

Eu até entendo que s-video da mais qualidade. É notável nas imagens.

O problema é que nao tenho nenhuma tv com s-video.

Então pra quem ta usando RF e som mono, usar o Composto já vai melhorar muito.

ow ig, bota fotos do cristal, e se possivel da placa toda, com a maior quantidade de megaxopsels possivel

segundo esse cara aki:

http://forum.clubedohardware.com.br/desfazer-transcodificacao-gambiara/738243?amp;

eh como o agentman disse: o lance envolve algumas trilhas e coisa e tal, mas ele ta com a mesma duida q vc e nao postou esquema algum

vou continuar procurando...

aki

http://nfggames.com/forum2/index.php?topic=4129.0

eles comentam um pouco sobre 50/60hz e o cara menciona de noo as trilhas, com um pouco mais de detalhe do q o link anterior:

"1- Cut the copper tracks which connect to pins 6 (Chroma clock) and 7 (NTSC/PAL) of the CXA1145.

2- Connect pin 7 of the CXA1145 to GND (this forces it to stay on PAL mode. the track that comes from the VDP changes to +5V when in 60hz)

3- Connect the PAL 4mhz crystal to pins 5 and 6 of the CXA1145 chip.

4- Test and if it does not work verify the connections."

ainda procurando...

cara

tem trocentos esquemas de "transcodificacao", mas sao aqueles classicos de 2 switches pra trocar entre jap/eng e 50/60hz, nao achei nada q envolesse cristal

SERA que nao seria o caso de remover o cristal e setar o mega pra eng60hz?

ai seria so remover o cristal e usando os tutos comuns ou colocar os switches ou fixar em uma regiao

links de um desses esquemas:

http://www.mmmonkey.co.uk/console/sega/md1switches.htm

e um link locaço de um mod q envolve cristal e ate um trimpot (pode ser q seu cristal esteja numa conexao semelhante, vai saber...

http://zipplet.co.uk/index.php/content/electronics_mdpal60

Aproveitando o tópico.

Eu queria fazer essas saidas A/V RCA pro meu mega.

Nesse site que o Miles passou não tem o esquema e não achei nada muito conclusivo pelo google... geralmente o assunto pende para saídas RGB ou S-Video, as quais não quero fazer no momento.

Alguem saberia de um tutorial mais especifico ?

Não sei se estou confundindo, mas lá fora eles chamam de Composite, certo?

ow ig, bota fotos do cristal, e se possivel da placa toda, com a maior quantidade de megaxopsels possivel

segundo esse cara aki:

http://forum.clubedo...ara/738243?amp;

eh como o agentman disse: o lance envolve algumas trilhas e coisa e tal, mas ele ta com a mesma duida q vc e nao postou esquema algum

vou continuar procurando...

aki

http://nfggames.com/...hp?topic=4129.0

eles comentam um pouco sobre 50/60hz e o cara menciona de noo as trilhas, com um pouco mais de detalhe do q o link anterior:

"1- Cut the copper tracks which connect to pins 6 (Chroma clock) and 7 (NTSC/PAL) of the CXA1145.

2- Connect pin 7 of the CXA1145 to GND (this forces it to stay on PAL mode. the track that comes from the VDP changes to +5V when in 60hz)

3- Connect the PAL 4mhz crystal to pins 5 and 6 of the CXA1145 chip.

4- Test and if it does not work verify the connections."

ainda procurando...

cara

tem trocentos esquemas de "transcodificacao", mas sao aqueles classicos de 2 switches pra trocar entre jap/eng e 50/60hz, nao achei nada q envolesse cristal

SERA que nao seria o caso de remover o cristal e setar o mega pra eng60hz?

ai seria so remover o cristal e usando os tutos comuns ou colocar os switches ou fixar em uma regiao

links de um desses esquemas:

http://www.mmmonkey....md1switches.htm

e um link locaço de um mod q envolve cristal e ate um trimpot (pode ser q seu cristal esteja numa conexao semelhante, vai saber...

http://zipplet.co.uk...tronics_mdpal60

Valeu pelos links, alguns eu já tinha dado uma olhada quando estava procurando sobre o assunto na web.

Por enquanto a única foto que tenho da placa é essa, mais tarde tentarei tirar uma melhor:

IMG_05042012_013514.jpg

Não dá pra lêr o que está escrito no cristal mas ele é um cristal pal-m de 3,57611 mhz. As únicas alterações que notei na placa foram a adição desse cristal e uma solda ao lado dele que não sei se está ligando 2 pontos ou se apenas está colocando um dos pontos em curto (pode ser também que quando o cara foi soldar o cristal ele errou o pino e depois recolocou o cristal no lugar certo).

Tentarei primeiro apenas remover o cristal pra ver o que acontece. Me lembro que quando destranscodifiquei o meu Saturn de volta pra NTSC foi um esquema parecido, foi só remover o cristal e refazer a trilha de solda que estava partida em uma das perninhas do decoder de vídeo.

Se alguém tiver um foto da parte inferior da placa de um Mega Drive ou Genesis 1 pra me passar, ajudaria pacas. Até agora não achei nenhuma foto da parte de baixo da placa mãe.

Edited by Ignarius

Lendo esses topicos aqui deu vontade de abrir meu Mega que tá estragado e eu nao sei o que tem e tentar consertar... Será que rola?

Falando em Mega, tenho um 3 aqui.. Sabem quando tem uma reportagem na tv, daí quando eles filmam um monitor, aparece aquelas listras? Meu Mega mostra essas listras, pq será?

Odeio entrar em topico assim e ainda nao estar solucionado, eh igual seriado que tem q esperar 1 semana pra ver o proximo ep!! Tira logo esse cristal!!! Ahuahua

Falando em Mega, tenho um 3 aqui.. Sabem quando tem uma reportagem na tv, daí quando eles filmam um monitor, aparece aquelas listras? Meu Mega mostra essas listras, pq será?

Isso nao é problema na frequencia ??? O probrema de listra na tv qdo se filma ela é porque a frequencia da tv é diferente da camera e dae a camera pega a atualizaçao da imagem... (ou algo assim)

Valeu gilvan, as fotos tão meio pequenas mas acho que vai ajudar. :)

Odeio entrar em topico assim e ainda nao estar solucionado, eh igual seriado que tem q esperar 1 semana pra ver o proximo ep!! Tira logo esse cristal!!! Ahuahua

Ferrou então pq só vou ter tempo para fazer isso provavelmente na quarta-feira. :P

Lendo esses topicos aqui deu vontade de abrir meu Mega que tá estragado e eu nao sei o que tem e tentar consertar... Será que rola?

qual o defeito

Tentou outro cabo av?