Jump to content
Sign in to follow this  
L.M.

Como converter a região de um save file de PS2?

Recommended Posts

Recentemente adquiri um game para PS2 (Pro Evolution Soccer 6) e tive a idéia de baixar um Option File na internet a fim de não precisar ficar atualizando-o manualmente.

Pesquisei e aprendi como fazer para transferir um save file do PC pro PS2 (quem estiver interessado é só me perguntar que eu explico como faz). Testei um save do Final Fantasy XII que havia baixado e funcionou beleza no jogo.

Então pesquisei novamente e achei o option file que eu estava precisando. Porém, após passá-lo para o Memory Card e iniciar o jogo, este não o reconhecia, informando o seguinte: "No option file founded. Please Try again (Nenhum arquivo de opções encontrado. Por favor, tente novamente.)"

Após analisar o problema, detectei que o que tinha dado errado era a compatibilidade de região. O meu PES6 é europeu e o save file é de outra região (não sei dizer qual).

Para ser ainda mais detalhista, o formato deste save file é ".max", sendo que o save do Final Fantasy que tinha dado certo era ".cbs" (CodeBreaker Save, América do Norte). Não sei se isso pode influenciar em algo, mas a grande questão é a seguinte:

É possível converter esse save file para outra região?

Alguém sabe como faz essa conversão de região em um save file de PS2?

Aprecio qualquer tipo de ajuda.

Abraço.

Olha, acho que isso não deve ser possível não, deve ter uma série de coisas e etapas para identificar e registrar um save novo, então acho que modificar um save é a mesma coisa que tentar modificar um game todo, resumindo não deve ter como.

Imagine passar um game europeu com certas linguagens e legendas para americano ou japonês de uma forma caseira. Talvez os fabricantes tenha uma boa solução para facilitar a distribuição do game em cada região, mas em casa acho que isso não tem como não.

Olha, acho que isso não deve ser possível não, deve ter uma série de coisas e etapas para identificar e registrar um save novo, então acho que modificar um save é a mesma coisa que tentar modificar um game todo, resumindo não deve ter como.

Imagine passar um game europeu com certas linguagens e legendas para americano ou japonês de uma forma caseira. Talvez os fabricantes tenha uma boa solução para facilitar a distribuição do game em cada região, mas em casa acho que isso não tem como não.

Nossa relendo o que escrevi vejo que ficou uma bosta, tava usando MSN e escutando musica e fazendo outras coisas ao mesmo tempo e agora vejo que escrevi um monte de não tem como não, hahahaha.

Descobri como faz. Consegui carregar o Option File.

Kalu, é possível sim.

Vou aproveitar e fazer um tutorial pra ajudar quem possivelmente precisar no futuro.

Primeiramente, eu quero passar um save file do PC para o PS2, como faço?

Você vai precisar das seguintes coisas:

. Qualquer dispositivo USB (pen drive, celular, MP3, etc)

. CD ou DVD virgem

. Qualquer programa que grave CDs ou DVDs (Nero, Alcohol, etc)

. PS2 Save Builder (foi esse programa que me ajudou a fazer a conversão que eu estava solicitando aqui no tópico)

. uLaunchElf (um programa que ajuda a você ter acesso às portas do seu PS2)

. o Save File do jogo que você quer (dê preferência aos que estão no formato .cbs ou .max)

Esses três últimos arquivos podem ser baixados pela internet, portanto é só pesquisar pelo Google.

Agora que você já tem tudo que precisa, vamos ao segundo passo:

Grave o uLaunchElf no seu CD ou DVD virgem com o programa de gravação que você tiver. Importante lembrar que o uLaunchElf é um arquivo com formato .iso, portanto, um arquivo de imagem. Logo, você gravará uma imagem em seu disco, então selecione a opção correta no seu programa de gravação (algo do tipo "Gravar imagem de disco", ou semelhante)

Após a gravação, você poderá rodar o uLaunchElf em seu PS2 tranquilamente, mas não faça isso ainda. Agora, pegue o save file que você baixou e faça o seguinte:

Abra o programa PS2 Save Builder. Vá em "File", e então selecione "Open". A partir daí selecione o arquivo do save file que você baixou e então dê OK. Irá aparecer alguns arquivos. Selecione todos ao mesmo tempo e, com o botão direito do mouse, clique em "Extract". Agora você precisa criar uma pasta para colocar os arquivos que foram extraídos e nomeá-la exatamente da MESMA forma em que está escrito o primeiro arquivo extraído, ou seja, aquele que normalmente aparece escrito "BELES891574-1GTA1", por exemplo. É esse nome que você deve colocar na pasta.

Agora eu iriei explicar o que estava dando errado comigo: a conversão da região. Caso você tenha baixado o save file com formato .max você terá que convertê-lo, pois do contrário seu game não vai conseguir ler o arquivo. Isso acontece porque os arquivos com formato ".max" são destinados ao uso de um programa chamado "Max Drive" que não é vendido aqui no Brasil. Esse Max Drive serve para passar os arquivos do PS2 pro PC e vice-versa, mas como você provavelmente não possui este ítem, você terá que converter esse arquivo ".max" para o ".cbs" (CodeBreaker Save)

E como fazer essa conversão? Pelo PS2 Save Builder mesmo que você já baixou! Basta abrir o programa, ir na opção "File", então ir na opção "Open" e daí selecionar o arquivo que está em .max. Após isso, vá em "File" novamente e dessa vez escolha a opção "Save as (salvar como)". Agora, basta salvar o arquivo no formato .cbs (vai aparecer essa opção para você escolher).

Agora é só extrair normalmente, como já foi ensinado!

Terceiro passo:

Agora que você tem a pasta e os arquivos extraídos dentro dela, copie-a e cole em seu dispositivo USB. Vá em seu PS2 e insira o CD ou DVD do uLauchElf e insira o dispositivo USB. Ligue o videogame. Agora vai aparecer o programa do uLaunchElf rodando em seu console e as opções para você selecionar.

Pressione O (círculo) na primeira opção, e então vá até a opção "MASS:/" e selecione-a com O (círculo) novamente. É nessa pasta onde fica o seu dispositivo USB. Procure pelo arquivo que você salvou e selecione-o. Então pressione o botão X e repare que aparece um asterisco ao lado esquerdo do nome do arquivo. Agora, pressione R1 e selecione a opção "Copy". Repare que no canto superior direito da tela aparece um quadradinho verde. Agora pressione Triângulo até conseguir sair da pasta Mass. Feito isso, vá até a pasta "MC01:/" é lá que está o seu Memory Card. Abra a pasta com o botão Círculo e então pressione o botão R1 e escolha a opção "Paste" e pressione Círculo novamente. Aguarde alguns segundos até que a transferência de arquivo termine.

Pronto, o Save File já está em seu Memory Card. Agora é só colocar o jogo e carregar o arquivo normalmente.

Qualquer dúvida, é só me perguntar.

Abraço.

Obs: Caso você queira passar algum save do seu Memory Card para o PC, é só fazer o inverso: copiar o arquivo do seu memory card e gravá-lo na pasta do dispositivo USB ;)

Correção: a pasta em que fica o seu Memory Card é a "MC:00". Seria a "MC:01" se seu Memory Card estivesse no Slot 2 do video game.