Jump to content

Robo Curiosity chegando em marte - E Jogo para o X360!


Recommended Posts

Olá,

Do IG: http://arena.ig.com.br/2012-08-03/pouso-do-robo-curiosity-em-marte-sera-transmitido-ao-vivo-no-xbox-360.html

Pouso do robô Curiosity em Marte será transmitido ao vivo no Xbox 360

Transmissão acontece na próxima segunda-feira (6) de madrugada

Redação Arena | 03/08/2012 12:01:10







Texto:

7424jl8kpgi51a9ky22dti5mk.jpgReprodução

Canal Mars Rover

Graças a uma parceria com a NASA, a Microsoft lançou um canal na dashboard do Xbox 360 que transmitirá, ao vivo, o pouso do robô Curiosity em Marte, em uma das expedições interplanetárias mais ambiciosas já realizadas.

O Curiosity, um robô em formato de jipe, com seis rodas, deve chegar à Marte no dia 6 de agosto, às 5h31 GMT (2h31 no horário de Brasília) e tem como uma de suas missões explorar o planeta vermelho em busca de matéria orgânica, água líquida e outros elementos que possam indicar vestígios de vida.

No momento, o canal traz apenas vídeos sobre operações da Nasa, documentários e quizzes. Além disso, no mês passado, o console recebeu o minigame Mars Rover Landing, para Kinect, que envolve pilotar com os braços uma versão virtual do Curiosity enquanto ele penetra na atmosfera marciana, até pousá-lo com sucesso - ou não.

Link to post
Share on other sites
  • Replies 111
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Isso vai ser muito legal de ver, olha como eles planejam pousar esse robô: [media=]

Foto em 360º tirada pela Curiosity. http://www.360pano.eu/show/?id=731 Awesome.

7 minutos de terror !

Esse vai ser um desafio e tanto, obra de engenharia do caralho.

Tem esse outro video divulgado em junho que, de uma forma bem mais dramática, os engenheiros na NASA explicam esse pouso... fora a trilha sonora digna de Hans Zimmer.

Só a trilha ja vale o video.

Por que o pouso em Marte da Curiosity, da NASA, terá sete minutos de terror

Em 5 de agosto, a Curiosity da NASA tocará a superfície do Planeta Vermelho. Ou é isso o que todos esperamos, porque será a aterrissagem mais maluca da história da exploração espacial.

A sequência de pouso em si requer seis configurações de veículo, 76 dispositivos pirotécnicos, o maior para-quedas supersônico já criado e mais de 500 mil linhas de código. É um negócio tão intenso que os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, California, estão o chamando de Os Sete Minutos de Terror.

Assista a este incrível novo vídeo — que parece o trailer de um filme de Tony Scott — e você entenderá o porquê.

De acordo com Veronica McGregor, do supracitado laboratório da NASA, a tensão aumenta na medida em que a hora se aproxima: “Será uma noite emocionante, de uma forma ou de outra.”

Como ele funciona?

Quando li que a “casca” com jeitão de OVNI Laboratório de Ciências de Marte da NASA usaria um guindaste flutuante (chamado Sky Crane pela NASA) para aterrissar suavemente em Marte, eu não pude acreditar.

É a ideia mais incrível que se pode imaginar para pousar um veículo explorador. Na realidade, vendo o vídeo e a simulação hiperrealista da NASA demonstrando como o mecanismo flutua na prática, reduz a velocidade do veículo e então voa para longe, eu ainda não consigo acreditar. Poxa, até os engenheiros parecem ter seus momentos de “o que diabos a gente fez?”

Apenas pense a respeito do processo:

1. Primeiro, os foguetes da “casca” (uma armadura que protegerá o veículo e o guiará em sua descida) serão acionados para direcionar a cápsula ao ângulo desejado.

2. Quando isso for feito, um grande para-quedas será aberto para freá-la na medida em que se aproxima da atmosfera marciana.

3. Tão logo a cápsula desacelere, o escudo de calor será ejetado, deixando o veículo exposto dentro da “casca”, anexado ao mecanismo de guindaste suspenso.

4. É aqui que o processo fica insano: os foguetes do guindaste flutuante serão acionados para cima, desacelerando ainda mais a descida.

5. A parte superior da “casca” será removida completamente, deixando o Sky Crane sozinho segurando o veículo da NASA, lentamente descendo até a superfície do planeta.

6. A algumas centenas de metros do terreno, o guindaste flutuante começará a descer o veículo usando “um trio de feios e um cordão umbilical” até que ele toque o solo.

7. Nessa hora, o guindaste será desanexado do veículo e voará para longe do local de pouso afim de evitar colisões.

Se você para para pensar, sete minutos de terror é uma descrição amena da situação.

Ah, e estaremos lá, no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no dia 5 de agosto, para contar-lhes a história em tempo real. Mal. Posso. Esperar.

http://www.gizmodo.com.br/por-que-o-pouso-em-marte-da-curiosity-da-nasa-sera-sete-minutos-de-terror/

Edited by shoketermico
Link to post
Share on other sites

Daqui 6h começa a pousar ou ja esta pousando?

Olá,

Daqui 6 ou 7 horas saberemos se o troço pousou e está inteiro ou se deu alguma merda na operação (e aí é game over no brinquedo da NASA).

With Mars looming ever larger in front of it, NASA's Mars Science Laboratory spacecraft and its Curiosity rover are in the final stages of preparing for entry, descent and landing on the Red Planet at 10:31 p.m. PDT Aug. 5 (1:31 a.m. EDT Aug. 6). Curiosity remains in good health with all systems operating as expected. Today, the flight team uplinked and confirmed commands to make minor corrections to the spacecraft's navigation reference point parameters. This afternoon, as part of the onboard sequence of autonomous activities leading to the landing, catalyst bed heaters are being turned on to prepare the eight Mars Lander Engines that are part of MSL's descent propulsion system. As of 2:25 p.m. PDT (5:25 p.m. EDT), MSL was approximately 261,000 miles (420,039 kilometers) from Mars, closing in at a little more than 8,000 mph (about 3,600 meters per second).

Basicamente, os sistemas da nave e do equipamento estão funcionando normalmente e foram feitas correções mínimas de trajetória. Parece que os sistemas responsáveis por aqueles retro-foguetes de aterrissagem já foram ligados como parte do procedimento (muita coisa é executada de forma autônoma pela nave, não é possível ficar mandando comandos remotamente - só depois que ela tiver pousado).

No horário aí da notícia (2>25 PM PDT - não sei a diferença de fuso) a nave já estava a cerca de 400 mil km de Marte (a nossa Lua fica a cerca de 350 mil km da Terra) e a velocidade de aproximação estava na ordem de 3,6 km por SEGUNDO (o que dá aí uns 12 mil km/h mais ou menos).

EDIT: Se esse jipão pousar direitinho vai conseguir fazer muita coisa legal por lá, ele é bem grandalhão, aqui tem uma foto:

msl-jpl-curiosity-size-598.jpg?1321556783

Edited by rcaropreso
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...