Jump to content
*ka

Calibrar Unidade Óptica PS1 ?

Recommended Posts

Alguém poderia me ajudar a calibrar uma unidade optica de PS1 modelo 1001?

Não sei está ajustada corretamente, pois ela faz uns estalos, pelo que verifiquei esse barulho é de quando a lente desce e depois sobe, e as vezes ele para de ler o jogo, mas só com alguns ele para depois de um tempo, porem as cgs dos jogos não travam nem engasgam, o leitor é novo mas não original. Ai fico sem saber se a unidade Óptica veio com defeito ou o ajuste está errado?

so girra o potenciometro ...e ir testando...tentativa e erro fiz aqui e agora le td d eboa sem engasgar coisa chata do psx e qualquer toque no console a porra pula

so girra o potenciometro ...e ir testando...tentativa e erro fiz aqui e agora le td d eboa sem engasgar coisa chata do psx e qualquer toque no console a porra pula

é que pelo que andei lendo no 1001 são 3 potenciômetros, 2 na placa bias e gain, e o do flat.

testei a mesmo lente no 7001 e funcionou normal. no 7001 o ajuste é só no cabo flat

Estava pesquisando e li que a unidade optica tem que estar com valor entre 700 a 1300 ohms ou 11,4mV, e estava reparando que está unidade optica que comprei ela só começa a ler o cd em 530 ohms ou 20,5 mV e fica legalzinha com uns 21,6mV em diante.

Olhando estes valores, vocês acham que a unidade optica que comprei não veio muito boa, pois pelo visto ela só começa a ler com um valor de tensão mais alto que a original?

ai tu me fode ford ka...vc foi bem a fundo na questao...eu so girei mesmo...nem me preocupei c tensao (errado) mas deu certo...como falei na tentiva e erro...cheguei a fazer medições no cube c xeno mas só consegui no mesmo esquema, essa porra de tensão e so no papel (meu ponto de vista)

Não teve jeito, ela não funciona direito no 1001, já desisti, essa é KSM 440 ADM, está na garantia mas perdia mesma, pois esse modelo não encaixa na carcaça do 1001 e tive que adaptar.

Estou pensando em pegar um KSM 440 BAM, modelo do PSone 101, essa encaixa melhor no 1001, pois ela é parecida com a KSM 440 ACM.

Será que resolve eu comprar outra nova, mas desta vez 440 BAM, ao menos essa não vou precisar modificar e não irei perder os 3 meses de garantia. Caso não funcione acho que vou vender o 1001, jogos originais ele roda de boa, com a lente original dele mesmo, que é KSM 440 ACM, achei até impressionante ela funcionar ainda com cds de musica, e funcionar mais ou menos com jogos originais, creio que se eu ajustar o pot dela ela funcionará perfeitamente com originais.

Compensa pegar a KSM 440 BAM, confirme descrevia acima?

edit.: Guiile vi em um tópico que você queria reconverter teu PS1 para NTSC, conseguiu? Aqui eu consegui reconvereter 2, um 1001 e um 7001, se não tiver conseguido, posso te explicar o que fiz.

Edited by *ka

Posta aí ia eu to lá com ele em Palm até hj e puto da vida ...kero ele nasceu puro

Essa do slim eu ainda n troquei se quiser eu vejo aqui...lembro e só rodei mesmo o pot ... O q uso mesmo e o fat .

Edited by Guiile

No 7001 é só retirar o cristal e desfazer um ponto de solda atrás da placa,

Psone_fig_C.jpg

esse ponto atrás da placa, é um ponto alternativo para aterrar o pino 13 deste CI

ps1color.jpg

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No 1001, basta retirar o cristal, junto com cirquitinho montado com ele, e resoldar os dois pinos levantados do ci.

Edited by *ka

vlw Ford Ka...eu vou tentar quando abrir aqui eu posto e te falo...valew |!!!!!!!

vou fazer no 7001 no slim vou deixar palm mesmo.

Edited by Guiile

Certo, ficarei no aguardo, se deu tudo certo. Comigo aconteceu o mesmo que você postou no tópico anterior, quando retirei o cristal a imagem ficou com as cores erradas, e algumas vezes preto e branco, mas quando desfiz o ponto de solda atrás da placa que aterra o terminal 13 do CI, ficou colorido.

Ah e só para dar um respaldo para o pessoal do tópico, acabei comprando outra unidade óptica, desta vez um KSM 440 BAM, do mesmo vendedor que comprei a anterior, e esta funcionou normalmente, então concerteza a KSM 440 ADM, que tinha comprado veio com defeito, mas não deu para eu acionar a garantia, pois tive que modifica-la, pois a mesma não encaixa no 1001. A KSM 440 BAM, não encaixa direito na carcaça superior, mas é só dar uma ajeitada que dá para usar sem modificar.

Nem precisei calibrar a KSM 440 BAM.

Comprei um PSOne um tempo depois do lançamento, modelo #1 mesmo... depois de um tempo, só funcionava de ponta cabeça também... :D

Luo=-_

Esse 1001 que peguei de 96, também, com a lente original ele só funciona de lado, se ficar normal em alguns jogos fica engasgando.

boa Ka...legal q q deu certoa troca do Uo...agoareu tb troco logo...essa parada de virar e etc nao curto nao...ou funciona ou nao funciona...

Pois é, eu também não agrado...o meu PS1 original acabei trocando num CDX com fonte, ambos baleados...só que eu depois consegui arrumar o CDX e o PS1 só me dava dor de cabeça.

Acabei comprando outro do SEGACDFAN daqui do forum e o bicho só viu original desde então.

então...aqui fudeu...

o meu e o 7501... saca ai a foto...nem sei qual o destrave sei q e esse chip a direita...o cristal eu tirei do lado esquerdo marcado... alguma dica...pois ta preto e branco...e nao achei nada de ponto de solda embaixo.

BzbuRm4.jpg

edit

Consegui....tinha um ponto doido de solda la em cima atraz perto do Cristal removi 1 deu zica q n dava video...ai passei de novo o ferro e limpei e pimba...mas geleiiii uhahuahuuah agora imagem sem cores vazadas. Vlawwwwww

Ah legal que você conseguiu, se não me engano em todos os modelos é igual a conversão e desbloqueio nos fat, com exceção do 100x.

E aqui não d deu muito certo, funcionou por um tempo, mas depois que ele esquenta começam a falhar os jogos, pelo que vi com os dois jogos originais que tenho ele vai de boa, que são o Castlevania Symphony of the Night e Metal Gear Solid, agora com os gravados da problema depois de um tempo rodando.

Acho que vou deixar ele guardado e daqui a uns anos faço como o Agentman fez, deixa o PS1 somente para originais, pois até acho legal ter os jogos originais e jogar no 1001 velhão, e deixo os paralelos para o PS1 e rodo via HD, bem mais tranquilo, isso também se não sair aquele tal flashcard de rodar isos no próprio ps1, que utiliza a porta paralela.

Vou tentar calibrar mais uma vez para os jogos gravados se não der certo desisto por enquanto, e vou seguir a dica do agentman, somente originais nele.

edit: o engraçado é que quase todos os PS1 destravados de alguns modelos, tiveram a placa de metal que é soldada na placa mãe removida, acho que devia ser preguiça dos caras de resoldar, após o destrave e transcodificação.

O teu era para ser assim, tem até a marca dos pontos de solda, 7001 que ganhei, também teve a chapa de metal removida.

pu22_22_f.jpg

Quem quiser da uma olhada nas diferenças nas placas de PS1 e como elas são originalmente sem modificaçães, segue o link http://www.screen-advertising.com/playfidelity/content/hauptplatine/pu_8/

na lateral esquerda, tem a PU referente a cada modelo, PU 8 é do modelo 1001

Edited by *ka

No 7001 é só retirar o cristal e desfazer um ponto de solda atrás da placa,

Psone_fig_C.jpg

esse ponto atrás da placa, é um ponto alternativo para aterrar o pino 13 deste CI

ps1color.jpg

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No 1001, basta retirar o cristal, junto com cirquitinho montado com ele, e resoldar os dois pinos levantados do ci.

Oi tudo tranquilo?

Removi o cristal do meu ps1 fat modelo SCPH-5501 e as cores ficaram todas trocadas. Queria deixar ele original (NTSC).

Sabe de mais algum procedimento que tenho que fazer?

Se eu não conseguir vou colocar novamente o cristal e deixar ele PAL-M mesmo.

O outro problema é que faz tempo que retirei o cristal e esqueci onde ele estava soldado rsrsrsrs.

Qualquer dica é bem vinda!

Oi tudo tranquilo?

Removi o cristal do meu ps1 fat modelo SCPH-5501 e as cores ficaram todas trocadas. Queria deixar ele original (NTSC).

Sabe de mais algum procedimento que tenho que fazer?

Se eu não conseguir vou colocar novamente o cristal e deixar ele PAL-M mesmo.

O outro problema é que faz tempo que retirei o cristal e esqueci onde ele estava soldado rsrsrsrs.

Qualquer dica é bem vinda!

tenta isso

"O crital é de 14.318mhz, porém no caso do ps1, o povo não retira o cristal original, eles soldam outro e mantém o original, ai no caso é só retirar o cristal colocado e desfazer os jump.

No caso do 7001, basta retirar o cristal 14.302mhz, e desfazer um ponto de solda que fica atrás da placa, conforme mostrado na foto, pois esse ponto de solda aterra o terminal do ci.

No modelo 1001, tem que retirar o cristal, e resoldar os terminais levantados do CI.

Eu reconverti para ntsc, um modelo 1001 e outro 7001, em ambos deu certo, e a um tempo atrás o guiile também conseguiu, desfazendo o ponto atrás da placa."

Vê se no caso do 5501 não tem nenhum terminal do ci levantado ou aterrado,

Para deixar pal-m novamente o cristal seria esse:

Cristal para transcodificar PSX 100x a 550x : nº 53.63417 MHz

Cristal para transcodificar PSX 700x a PSone: nº 14.30244 MHz

Edited by *ka