Jump to content
rafaleao

Perguntas: se desfazer da coleção retro? Ainda vale a pena colecionar? Investir em emuladores?

Recommended Posts

Pessoal,

Ultimamente surgiu uma grande dúvida aqui... Tô pensando seriamente em me desfazer da minha coleção de consoles e jogos. Tenho um GameCube, um Wii, um Xbox Clássico, um PS2 e um 3DS XL, mas estava pensando em vender tudo e ficar somente no PC, que me parece a plataforma com mais futuro.

O que me faz pensar em vender a coleção de GameCube e Wii seria o emulador Dolphin. Eu sei que ele ainda não é totalmente compatível com todos os jogos desses dois consoles, mas a diferença gráfica dos jogos quando rodados via emulador é absurda! Alguém sabe me dizer em que caminho está o Dolphin? Será que algum dia teremos compatibilidade plena com toda a biblioteca do Cube e do Wii? Outro ponto que pesa nessa questão é a falta de espaço, tempo e dinheiro para continuar colecionando. Já não tenho mais tanto espaço para guardar consoles e jogos aqui em casa, e nem tempo para ficar caçando jogos raros e etc. no Mercado Livre, eBay ou nos fóruns... Além disso, quando acho um jogo que ainda não tenho de GameCube (por exemplo), os compradores costumam pedir bem caro. Eu até entendo, pois existem muitos jogos raros para o console, mas colecionar videogames no Brasil se tornou algo em que se gasta muito dinheiro.

Além disso, vejo a evolução do emulador de PS2 também com bons olhos. Os gráficos dos jogos ficam muito melhores do que no console, mas sei que há toda uma configuração do mesmo que pode ser mais complexa do que botar o jogo no console e jogar.

Enfim, tenho muitas dúvidas... Vocês acham que vale a pena continuar guardando consoles retro aqui no Brasil? Vale a pena continuar colecionando ou é melhor transformar o PC na plataforma definitiva de emulação?

Obrigado e um abraço!

espere mais um ano pressa pra que? quanto mais tempo passar mais a sua coleção valera e ainda mais futuramente esses mesmos emus serao mais optimizaveis e os hardwares mais parrudos ficarao mais baratos...

Eu tinha Dream e Saturno com muitos jogos(piratinhas, óbvio).Tinha cart de 4 e 2mb e kof 95 original tambem no Sat.A 2 anos vendi por um bom $$, no meu caso foi tempo para jogar e precisava fazer dinheiro.Hj em dia muitos jogos q jogava nos 2 consoles, de uma certa forma consigo suprir com o 360 rgh.

Se tiver precisando de $, espaço e não estiver utilizando pra nada, não vejo pq manter, qndo der vontade de jogar 10min de MKDD, pega o emulador, joga e ja passa, hehe.

E uma pergunta q tenho me feito...ainda gosto muito de consoles principalmente retros ....e como já coloquei arcade e outra crts aqui e etc agora o espaço ta arrumado e etc mas nao da mesmo p ficar comprando...e fda mas enquanto gostar vou manter...vou tentar me desfazer dos duplicados

Eu já me desfiz umas duas ou três vezes por motivos diversos... só que hoje tenho outra ideia, e não me desfaço de absolutamente NADA!

Luo=-_

eu acho q esse momento deve chegar mais cedo ou maisn tarde pra td mundo, mas por agora n eh minha vez :fodase:. se so o jogar conta, investir em emus eh o q mais vale.

Falando por mim, não gosto de me apegar a nada, mas o meu Mega provavelmente não sairá de casa, até tenho planos de comprar outras versões do mesmo(2, japonês), e do Wii, tem alguns jogos parados aqui que provavelmente trocarei.

Já tive DS, PS2, Saturn, SNES, Game Boy e DC, vendi/troquei/dei pq achei que no momento precisava, já tive o Saturn 2 vezes e não pegarei mais, talvez eu ainda pegue de novo DS e PS2, eu acho que é uma coisa mais de cada um, mais valor sentimental mesmo.

Bom, colecionar é investir, não adianta. Sempre vai ter coisas por aí pra você comprar, ainda mais tendo vários consoles.

Mas se o principal for pela possibilidade de emular, sugiro que não se desfaça ainda. A melhor performance é nos consoles, então se tem algum desses retros que você ainda goste realmente de jogar, pense nisso.

Edited by dreamcups

Cara, se não é mais algo que te da prazer, bola frente, vende e vai fazer outra coisa, a vida é assim mesmo.

Mas se vc tiver algo de raro ou de estimação e puder manter mesmo que armazenado, mantenha por que no futuro pode bater um arrependimento.

Eu no momento gosto das coisas que tenho e esse aparece uma outra coisa barata eu compro, mas estou ficando sem espaço e com coisas que não jogo. Logo chega a hora de passar algo pra frente.

Emuladores de Cube/Wii/PS2 já mandam muito bem, mas pra rodá-los legal tem que ter um PC bem bom

E o PC sai bem mais caro que ter um Wii e um PS2, fora que os jogos pedem várias configurações, testes e etc, no console é só jogar

A ideia que mais curto é arrumar uma TV que lide bem com consoles antigos e ir buscar soluções nos consoles dessa geração que acabou agora: um Wii pra jogar Wii/Cube/Emuladores, um PS3 com CFW pra jogar PS3/PS2/PS1/PSN/PSP (sim, a compatibilidade por software tá bem legal), e/ou um Xbox 360 RGH pra jogar X360/Xbox clássico/XBLA. Esses dois últimos fazem upscales e se a TV tiver um bom upscale, dá pra jogar bem os games dessa geração. Ou então ter também um cabo componente em mãos e ligá-los no tubão.

São soluções mais baratas que um computador fodão e tudo plug and play por USB, mas claro, num PC caro vai tudo ficar mais bonito

Claro que tu tá entrando em duas discussões diferentes aí

Uma é Console vs Emulador, outra é Colecionar vs Piratear

Eu já me desfiz umas duas ou três vezes por motivos diversos... só que hoje tenho outra ideia, e não me desfaço de absolutamente NADA!

Luo=-_

ei ia postar exatamente isso tb

no fundo não vale a pena

não me desfaço de mais nada tb ;)

Também não me desfaço de mais nada. Depois sei que é arrependimento certo. Mas cada um é cada um... se ter os jogos não te trazem mais nenhum prazer, venda-os.

Tem aquela coisa também: eu acho horrível jogar em emulador. Já tentei por tudo, mas não adianta, não vejo graça. Gosto de abrir a caixinha do jogo, por o cartucho/cd no console e jogar na televisão.

Mas tem gente que nem liga: puxa as roms/isos e joga no pc mesmo de boa. Tinha um amigo que terminava tudo quanto era jogo no emulador. Não fazia questão nenhuma de jogar no próprio video game. Eu nunca consegui.

Aí vai de cada um. Mas de qualquer forma pense bem antes de se desfazer, para o arrependimento não bater depois. Hoje em dia eu penso assim: pode ser até que daqui um tempo eu pense em não comprar mais nada pra minha coleção, mas se desfazer do que eu tenho, jamais!

Vai da idade e lembrança de cada um. Se o cara nunca teve o desejo de ter um MD, nunca vai ter prazer em jogar no console.

Eu gosto mesmo é de jogar no sofá e com joystick, não gosto de pc por isso.

Vai da idade e lembrança de cada um. Se o cara nunca teve o desejo de ter um MD, nunca vai ter prazer em jogar no console.

Eu gosto mesmo é de jogar no sofá e com joystick, não gosto de pc por isso.

Essa da idade vale prá mim.

Tô na casa dos 40, praticamente passei colecionando dos 30 anos ate os 39.Hj tenho 2 filhos q me dão pouco tempo de jogatina.Qdo tenho, ligo o 360 até nenhum deles chegar perto, chegou tenho q cair fora ou trocar de jogo.

Como meus jogos só eram interessantes para mim, resolvi vender.Se os filhos tivessem o mesmo gosto e zelo pelos meus consoles, talvez ficassem comigo ainda.

Hj ainda, alem do 360 tenho um Ps2 Slim com 1200 dvds gravados, não vendi ainda pela quantidade de jogo, q encarece o console e por meus filhos de vez em quando darem uma beliscada nele.

Na verdade, só teria uma situação que me faria vender tudo: necessidade financeira emergencial...e só!

Já vendi uma vez algumas coisas mas faz tempo... se precisasse venderia tudo novamente...

Luo=-_

Acho que vai de cada um..., eu não me apego mais tanto. Mas tbm não saio mais vendendo na louca. Eu preso pelo vg original, com os moda pra melhorar funções ( svideo, chaveamento, etc ), e um bom joy original, e um flashcart tbm, meu objetivo é ter um para cada console, ai o resto vai ser tudo questão de oportunidade...

As vezes acho que as pessoas vendem tudo pq saem comprando qualquer coisas afim de ter uma grande coleção.

Já disse aqui uma vez, é bom ser um colecionador saudável, comprando os consoles e games que gosta e que um dia vai jogar. Eu sou mais simples, procuro itens a preço justo e não pago R$200 a mais num console só pq vem na caixa, aliás, nem ligo muito para isso. Os consoles ficam já instalados no meu quarto, prontos para uso. Nada de consoles na caixa sob uma estante sem utiliza-los.

Mas enfim.. vai de cada um.

• Upvote 1

Acho que esse é o destino da coleção retro de 80% (número aleatório) das pessoas. Uma hora o cara cisma que é melhor ter só uma ou duas plataformas, que ocupam menos espaço e já rodam boa parte dos jogos mais antigos, e sai se desfazendo de cartuchos, discos e consoles velhos.

Edited by RssV

As vezes penso em me desfazer de algo, mais ai me lembro da vontade que fico de jogar naquele aparelho e talz, e o arrependimento eu tive um Dreamcast que vendi na época muito equipado com mouse teclado,vara de pescar, pistola, 4 controles, 4 MC, 15 GD e vendi tudo num pacote so me arrependi pacas, consegui renovar tudo inclusive um com DC zerado que peguei do Rssv e 2 controles lacrados, depois dessa so vendo algo que eu tiver aqui duplicado ou se for caso de extrema necessidade ou se eu realmente enjoar do aparelho em questão kkk

Já me arrependimento muito de coisas que vendi, hoje tenho uma politica de não vender mais nada.

isso coloca uma pedra no meu sentimento de "as vezes pensar em vender" ehehe... vendo nada ...deixo ali olhando pra mim! a pior coisa é a merda do arrependimento.

Acho que esse é o destino da coleção retro de 80% (número aleatório) das pessoas. Uma hora o cara cisma que é melhor ter só uma ou duas plataformas, que ocupam menos espaço e já rodam boa parte dos jogos mais antigos, e sai se desfazendo de cartuchos, discos e consoles velhos.

Não aqui no fórum, mas tá na moda comprar console velho "colecionar". Dai o cara junta 20 cartuchos fedidos e nota que ele nem quer ter mais aquilo.

Por isso o ml tem tanto idiota comprando e vendendo.

E andei notando que já estão empacando jogos no ml. Te muito jogo de nes a 20 reais que não vende.