Jump to content
SagaOPC

[Acabou o Choro!] Filtro CRT deixa jogos emulados bem próximo do Original!

Recommended Posts

SagaOPC    489

Sim galera! O hyllian (também conhecido como papangu) conseguiu algo inacreditável: aproximar a qualidade dos emuladores da CRT!!!!

Vejam porque funciona (HEHEHE)!

Sony KV-29FV300-305-310-FS105-FA210

ZtMzg3y.jpg

CRT Hyllian V4B

QnxR4zw.png

Sony KV-29FV305

78AeG7n.jpg

CRT Hyllian - color_boost está em 1.8.

Em6ErV1.png

CRT Hyllian - color_boost está em 2.4.

7sSCYfa.png

TV Sony KV-21FS140

FZqIKFy.jpg

CRT Hyllian

URoGXnB.png

TV Sony KV-21FS140

Hzol5HX.jpg

CRT Hyllian

aky3WUs.png

CRT Hyllian Variable Beam V5

XrZSHOQ.png

mario.png

mariokart.png

pit1.png

castlevania.png

Para acompanharem o desenvolvimento:http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/um-filtro-que-ando-desenvolvendo-para-retro-jogos.261289/

Ficou bom demais! o V5B Fix 2 o brilho foi aumentado, pra ficar um pouco mais próximo do brilho da Tubão!

Edited by SagaOPC

Guiile    675

sim ...muito bom...mas não chega perto ao meu ver...é o melhor q ja testei ate agora , pois não plastifica nada...mas emular um tubo é praticamente impossivel...ele mesmo fala q a tecnologias das led lcd nao tem um bom brilho e contraste...

eu acho show ...pois sei q as crts vao sumir...

e como falei com o Helly...basta ver a foto do sotn e etc...agora o kara ta de parabéns p quem usa emuladores é de longe o melhor filtro.

lembrando q sao fotos reais e nao print... eu espero q evolua mais e mais...pois apesar de gostar muito das crts os espaço q ocupam e foda.

IMG_0719_zpsb918b2ca.jpg

IMG_0755_zps22071752.jpgIMG_1388_zps47dedc33.jpgNEVAH!!SERA!!!!

Edited by Guiile

SagaOPC    489

será que isso entra dentro do xisboquis tijolaum e Wii?

pelo que eu sei, sim!

As scanlines estão quase perfeitas, muito fiéis ao original! O problema é a porra do brilho e contraste! Mas pra quem joga na de plasma deve melhorar 70%!

Aqui é um teste que eu fiz:

V4

RetroArch-0407-004235_zpse0a1243e.png

V5

RetroArch-0407-003147_zps3234579c.png

V5 Fix 2 Color*1.6, 1.0

RetroArch-0409-145054_zpsae1efb6c.png

V5 Fix 2 Color*1.8, 1.0

RetroArch-0409-144154_zps53429aa9.png

Guiile    675

erro classico...sobe brilho e contraste e scanlines quase somen, pois não é por hardware...e nos testes veja sua resolução...pois scanlines esta tipo double.

pra emu eu prefiro ainda o retro vga ou slg 3000...use ele sem filtros...

Edited by Guiile

SagaOPC    489

erro classico...sobe brilho e contraste e scanlines quase somen, pois não é por hardware...e nos testes veja sua resolução...pois scanlines esta tipo double.

pra emu eu prefiro ainda o retro vga ou slg 3000...use ele sem filtros...

Explica direito isso ae!

Eu diminui a scale da resolução para 2X e diminui o brilho pra default:

RetroArch-0409-161753_zps060300ef.png

SagaOPC    489

Como ficam os jogos em 3d do PSX, alguem testa por favor?

ficam bem parecidos com o original... mas como dá pra aumentar a IR no EPSXE tu ficaria mais por ser muito fã de retro mesmo...

RetroArch-0409-164749_zps345769df.png

helyblackstorm    128

O filtro ficou espetacular, aliás eu não acreditava que as scanlines de um filtro fosse ficar tão próximo das scanlines de uma CRT. Méritos ao Papangu que se deu ao trabalho de comprar uma Wega 29" que possui INTL e se inspirou nas scanlines dela para criar o filtro. Ao contrário das scanlines e filtros convencionais(onde o feixe é fixo) notem que ele simula o feixe de elétrons igual a uma TV CRT, onde há mais brilho ou cores o feixe é mais largo, onde é mais escuro o feixe é mais fino.

Destrói qualquer filtro CRT criado até hoje e por muita diferença.

Sony Wega KV-29FV305

yKay5MI.jpg

Hyllian CRT Variable Beam V5

GdEmlbb.png

Como o Guiile disse: para quem usa emuladores e LCD é o paraíso, melhor que isso só numa tubão mesmo. Quanto ao brilho e contraste o próprio Hyllian disse que o problema é a limitação da tecnologia LCD e plasma, onde o brilho e contraste presentes nessas TVs não conseguem compensar as scanlines. Sem contar que no CRT as scanlines são feitas por hardware, que sempre vai ser melhor pois é um recurso nativo das próprias TVs.

No meu caso está de boa pois uso monitor CRT 17" de PC e ficou muito bom. Mas estou pensando também em pegar um LED de 24" para mim poder jogar usando esse filtro no PC escalonando em 5x5(no CRT por causa da resolução de 1024x768 fico limitado a 3x3) e de quebra assistir meus vídeos em HD.

Agora o jeito é torcer que as novas tecnologias das TVs ofereçam melhores recursos para ser possível o aprimoramento desses filtros, pois querendo ou não infelizmente uma hora nossas CRTs irão pifar.

eu evito esses plugins q imitam scan..

muito mais bonitos ver sem nada.

Respeito a sua opinião Fábio, mas no meu caso eu não suporto ver os pixels todos estourados numa LCD. Ou jogo na TV CRT ou taco filtro no emulador. Dá uma olhada na diferença:

Sem filtros:

JRXNvPH.png

Hyllian CRT Filter Variable Beam V5

XrZSHOQ.png

E se for reparar bem até que ele não escurece tanto a imagem assim não.

Edited by helyblackstorm

DeeJ    1,008

rezando que venha para a xiboxa, wii e o escambau a 4

Fiz um teste simples aqui no meu laptop

snes 9x @ 1920 x 1080 com o filtro crt-hyllian_-_variable_beam_width_test_-_v5\crt-hyllian_-_variable_beam_width_test_-_v5.cg

Que evolução MOTHERFUCKER ESCROTA

queixo foi no chão e voltou

pqp

SagaOPC    489

O filtro ficou espetacular, aliás eu não acreditava que as scanlines de um filtro fosse ficar tão próximo das scanlines de uma CRT. Méritos ao Papangu que se deu ao trabalho de comprar uma Wega 29" que possui INTL e se inspirou nas scanlines dela para criar o filtro. Ao contrário das scanlines e filtros convencionais(onde o feixe é fixo) notem que ele simula o feixe de elétrons igual a uma TV CRT, onde há mais brilho ou cores o feixe é mais largo, onde é mais escuro o feixe é mais fino.

Destrói qualquer filtro CRT criado até hoje e por muita diferença.

Sony Wega KV-29FV305

yKay5MI.jpg

Hyllian CRT Variable Beam V5

GdEmlbb.png

Como o Guiile disse: para quem usa emuladores e LCD é o paraíso, melhor que isso só numa tubão mesmo. Quanto ao brilho e contraste o próprio Hyllian disse que o problema é a limitação da tecnologia LCD e plasma, onde o brilho e contraste presentes nessas TVs não conseguem compensar as scanlines. Sem contar que no CRT as scanlines são feitas por hardware, que sempre vai ser melhor pois é um recurso nativo das próprias TVs.

No meu caso está de boa pois uso monitor CRT 17" de PC e ficou muito bom. Mas estou pensando também em pegar um LED de 24" para mim poder jogar usando esse filtro no PC escalonando em 5x5(no CRT por causa da resolução de 1024x768 fico limitado a 3x3) e de quebra assistir meus vídeos em HD.

Agora o jeito é torcer que as novas tecnologias das TVs ofereçam melhores recursos para ser possível o aprimoramento desses filtros, pois querendo ou não infelizmente uma hora nossas CRTs irão pifar.

Respeito a sua opinião Fábio, mas no meu caso eu não suporto ver os pixels todos estourados numa LCD. Ou jogo na TV CRT ou taco filtro no emulador. Dá uma olhada na diferença:

Sem filtros:

JRXNvPH.png

Hyllian CRT Filter Variable Beam V5

XrZSHOQ.png

E se for reparar bem até que ele não escurece tanto a imagem assim não.

QUE QUE TU TÁ FAZENDO AQUI? Eu mandei voce vir pra cá? Volte agora pra retrospace e vá fazer mais testes nos filtros NOW! :iawww:

Edited by SagaOPC
  • Upvote 1

DeeJ    1,008

como eh esse esquema 3x3 e 5x5

no shader q usei, rolaram umas "linhas' verticais na parte beeeem levinha. Tanto no monitor ledo quanto na tv de plasma.

helyblackstorm    128

como eh esse esquema 3x3 e 5x5

no shader q usei, rolaram umas "linhas' verticais na parte beeeem levinha. Tanto no monitor ledo quanto na tv de plasma.

DeeJ:

Você configura assim para obter os melhores resultados:

Shader Options:

default filter = nearest

shader passes = 1

shader # = crt-hyllian v5

shader #0 filter = dont care

shader #0 scale = dont care

Video Options:

Integer scale = ON

Aspect ratio = Custom

Custom ratio = 3x3, 4x4 ou 5x5, dependendo da resolução do monitor e do console que está sendo emulado. No exemplo da foto do Ghouls N Ghosts estava em 5x5 num monitor FullHD, que no caso do Mega é a resolução nativa(320x224) x5 = 1600x1120. E quando maior o scale factor, fica melhor o resultado.

No monitor tubão CRT 17" aqui deixo em 3x3(960x662) por causa do limite de 1024x768.

Deixando assim as scanlines ficam certinhas.

Se mesmo ajustando tudo isso estiver aparecendo esses artefatos que você mencionou pode ser que sua placa seja da AMD-ATI e tem um BUG do filro com essas placas. Aí é só você usar a versão 5 do filtro com FIX:

http://pastebin.com/WEsWiiwV

Se o bug for igual esse da foto abaixo é só baixar o shader do link que postei que resolve.

rgHaNcf.png

DeeJ    1,008

DeeJ:

Você configura assim para obter os melhores resultados:

Shader Options:

default filter = nearest

shader passes = 1

shader # = crt-hyllian v5

shader #0 filter = dont care

shader #0 scale = dont care

Video Options:

Integer scale = ON

Aspect ratio = Custom

Custom ratio = 3x3, 4x4 ou 5x5, dependendo da resolução do monitor e do console que está sendo emulado. No exemplo da foto do Ghouls N Ghosts estava em 5x5 num monitor FullHD, que no caso do Mega é a resolução nativa(320x224) x5 = 1600x1120. E quando maior o scale factor, fica melhor o resultado.

No monitor tubão CRT 17" aqui deixo em 3x3(960x662) por causa do limite de 1024x768.

Deixando assim as scanlines ficam certinhas.

Se mesmo ajustando tudo isso estiver aparecendo esses artefatos que você mencionou pode ser que sua placa seja da AMD-ATI e tem um BUG do filro com essas placas. Aí é só você usar a versão 5 do filtro com FIX:

http://pastebin.com/WEsWiiwV

Se o bug for igual esse da foto abaixo é só baixar o shader do link que postei que resolve.

rgHaNcf.png

Opa, valeu pela ajuda!

Minha placa de video é NVIDIA e testei direto no snes9x

Vou tentar no retroarch.

Precisa configurar alguma coisa? O retro já vem com os shaders?

edit: consegui configurar o retroarch. UAU, rodou sem os artefatos. ANIMAL tá melhor que antes! tesarei depois na plasma, via hdmi.. Vamos ver como fica hehehe

Edited by DeeJ

helyblackstorm    128

Opa, valeu pela ajuda!

Minha placa de video é NVIDIA e testei direto no snes9x

Vou tentar no retroarch.

Precisa configurar alguma coisa? O retro já vem com os shaders?

Eles vem com um pack de shaders, mas você precisará baixar o do Papangu:

http://pastebin.com/bB2vMwNt

É só salvar como .cg e colocar na pasta shaders do Retroarch.

E sim, o Retroarch precisa configurar e é meio chatinho. Mas é só configurar como mencionei no post acima.

DeeJ    1,008

Valeu, consegui rodar aqui a bodega. caraio tá animal o filtro! PQP, dá para jogar DE BOAS

helyblackstorm    128

Pois é, ficou excelente mesmo.

Quando testei também fiquei impressionado na fidelidade das scanlines em relação a Sony KV-29FV305 que eu tinha. Mas como disse o Hyllian se inspirou numa TV dessas para criar o filtro e se superou. Na verdade não acreditava que ia chegar nesse nível.

Em minha opinião desde a criação das scanlines esse filtro é a maior evolução em matéria de filtros que tentam simular uma TV CRT.

E olha que o Papangu ainda está trabalhando nele e a tendência é que ele evolua mais ainda.