Jump to content
Sign in to follow this  
jonas

[Ajuda] Gravação de jogos para Saturn

Recommended Posts

Aê povo. No fim de semana baixei 3 jogos de Saturn que nunca tinha jogado. 2 em .mdf e um .cue.

Gravei .mdf com Alcohol 120% e .cue com ImgBurn, porém nenhum dos 3 funcionaram. Gravei com um gravador Ide LG antigo que achei aqui 52x32x52x na velocidade máxima que o programa pôs de 8x.

Alguém, sabe o que aconteceu?

podem ser vários fatores...

região diferente

gravador ruim

mídia ruim

gravado em velocidade alta

o saturn apresenta alguma mensagem no bios? se for regiao, você vai saber por aí. tenta inicializar a iso num emu, pra confirmar se ela nao ta com problema...

Não lê, fica girando e não apresenta nenhuma mensagem. Tenho ST-Key para mudar as regiões.

O gravador está bom, aparentemente e a mídia que usei foi Nipponic.

Jogos de saturn devem ser gravados em velocidade 1x no máximo em 2x... Tenta gravar com algum programa que te permita gravar em 1~2x...

o que tem a ver com velocidade é a mídia e não um programa de gravação...

mídias mais novas não conseguem ser gravadas em 1x ou 2x...

pode ser que eu esteja enganado, mas acho que é isso...

Tem programas que te dão opção de forçar a gravação em 1~2x, eu usava um programa no linux que permitia isso... E se não me engano, todas as midias mesmo novas permitem sim gravação entre 2x~48x... Podendo o programa forçar em 1x... :oic_face: Tenta algum programa antigo de gravação pela net, que deve ter opção de gravar em 1x...

Edited by richter696

É recomendado sim gravar na menor velocidade possível mas acho que isso é lenda pois aqui sempre gravamos em velocidade automática e não lembro de ter dado problema por isso.

Nos programas aparece um aviso de que o gravador não suporta gravação abaixo de 8x e mesmo assim sempre funcionou tanto no swap quanto no destrave.

Recomendo gravar com o imgBurn. Caso a imagem seja BIN + CUE grava direto pelo CUE, se for ISO + MP3 uso o Format Factory para converter as MP3 para WAV e o SegaCueMaker para criar o arquivo CUE (dizem que o IMgBurn faz essa conversão automática mas pelo menos pra mim não deu certo).

Nunca peguei uma imagem em MDF de Saturn mas eu abriria ela pelo drive virtual e tentaria rodar com algum emulador. Se funcionar é só fazer cópia direta pro CD com imgBurn mesmo.

Pra garantir também é bom usar o SatHeader e converter a imagem sempre para a mesma região do console.

Com certeza e' midia, e gravar em velocidade baixa não e' lenda não.

Gravei mais de 300 jogos de Saturno quando tinha o meu e usava um gravador antigo IDE q só gravava cd.E Dvd ele não chegou a conhecer.

Usava midia Smart buy ia que era uma beleza.

Gravei num método diferente usando o Alcohol, raw-dao. Se não der certo vou mudar de midia.

Edited by jonas

esquisito... aqui o saturn lê tudo que é marca de mídia, até as vagabundas...

Jogos de saturn devem ser gravados em velocidade 1x no máximo em 2x... Tenta gravar com algum programa que te permita gravar em 1~2x...

esse negocio de velocidade nao tem tanta importancia quanto dao: ja gravei diversas midias de saturn e dc a 8x e todas funcionaram sem problemas.

o que influencia, de fato é o leitor do console conseguir ler a midia em questao. dependendo do estado atual dele ele precisa de midias de melhor qualidade, mais opacas (nao tao transparentes como algumas q vendem por ae). o leitor é antigo e pode nao aceitar todos os tipos de midia q fabricam hoje.

um exemplo do q to falando: semana passada gravei o pgen e o picrodrive pra minha irma usar no ps2 tijolo dela, o ps2 dizia q nao era possivel ler o disco. identifiquei q o dvd q usei era um tanto transparente demais, o q fiz? pus 2 discos la (pra deixar de ser tao transparente), funcionou q foi uma beleza.

minha dica final? mude a midia em si, o fabricante, marca, etc.de preferencia aquelas que tem uma camada do lado de cima q impeca ela de ser transparente, ou ate mesomo tente por um adesivo por cima que impeça que a transparencia da midia dificulte sua leitura.

Edited by Shoometsu

sua iso tah em q formato?

Faz assim..baixa a iso+wave ou iso +mp3... se estiver em mp3 converte p wave... ai pega segacuemaker para gerar a cue... coloque na mesma pasta iso+wave.crie a cue... use o drive virtual e monte a imagem...tente abrir o cd e veja os arquivos...se td certo...cria uma imagem bin+cue c alcohol a partir dessa imagem montada... e depois grave a bin+cue em rao+sao. e poste os resultados.

ps o pb das imagens baixadas de sat q são td 2048...ela rodam bem no emu...mas no sat real tem ser 2352. opa tem q ser nao...desculpem eu consigo assim.

Edited by Guiile

sua iso tah em q formato?

Faz assim..baixa a iso+wave ou iso +mp3... se estiver em mp3 converte p wave... ai pega segacuemaker para gerar a cue... coloque na mesma pasta iso+wave.crie a cue... use o drive virtual e monte a imagem...tente abrir o cd e veja os arquivos...se td certo...cria uma imagem bin+cue c alcohol a partir dessa imagem montada... e depois grave a bin+cue em rao+sao. e poste os resultados.

ps o pb das imagens baixadas de sat q são td 2048...ela rodam bem no emu...mas no sat real tem ser 2352. opa tem q ser nao...desculpem eu consigo assim.

iso é sempre 2048, bin é 2352 (2048 bytes de dados + 304 bytes de ECC por setor)

Edited by Shoometsu

Eu baixei os jogos no emuparadise, tem bastante coisa lá.

Aposto na marca, ja usei essa nippo e tive problemas com PS1 e Saturno mesmo, smatbuy sempre fumegou bem em tudo aqui, ate mega cd. a velocidade ja gravei em 4 e ate 8x e rodou de boa em todos os aparelhos que citei usado IMGBURN

Edited by Spot®

Smartbuy geralmente funciona de bom em qualquer console. Eu me lembro que tinha gravado uns jogos de DC numa tal EMTEC e o aparelho não lia nem à pau ou só com muito sofrimento, aí comprei uns cds desse Smartbuy e rodou liso.

Ah, e sempre gravei na velocidade automática do gravador, nunca tive problema.

EMTEC é pior midia que eu ja vi na vida, tem nas gondolas dos caixas das Lojas Americanas, não serve pra nada aquela bosta.

EMTEC é pior midia que eu ja vi na vida, tem nas gondolas dos caixas das Lojas Americanas, não serve pra nada aquela bosta.

Aqui funciona de boa, as que são horríveis são as Sony novas, e Ellcom, meu PS1 não lê nenhuma dessas duas, agora emtec e hp, funcionam de boa, e nipponic mais ou menos.

O id das emtec é plasmon, e hp é cmc, se não me engano as sony ruins são cmc também, porém a hp tem o mesmo id e é melhor.

Tu até pode selecionar 1x ou 2x, mas ele não vai gravar a essa velocidade, ele sempre vai gravar na velocidade mínima permitida pela bios do gravador, todos os programas fazem isso, quando você seleciona uma velocidade mínima não suportada pelo gravador, e é raro encontrar gravador que aceite 1x e 2x, eu tinha um samsung de 2003 e mínimo suportado por ele era 4x, e meu pioneer 111d também grava a 4x, então gravador 1x deve ser lá para meados de 2001~2002 ou antes.

Edited by *ka

Isso é pra jogar naquele saturn que te passei?

Sim, nele mesmo.

Troquei de mídia e funcionou. Valeu pelas dicas.

Sim, nele mesmo.

Troquei de mídia e funcionou. Valeu pelas dicas.

Qual mídia você usou, só para nós sabermos as mídias que ainda prestam?