Jump to content
Sign in to follow this  
Diexmax

Projeto Vewlix - Desde o início!

Recommended Posts

Galera, gostaria de compartilhar com todos vocês, o projeto que estou me dispondo a executar euzinho, somente e na unha.

Eu já possuo uma Vewlix, medidas originais do árcade da Taito, mas não me adaptei a jogar sentado. Além do mais, ela ficou com um acabamento que deixou a desejar no que diz respeito a pintura “automotiva” e disposição do manche Sanwa (ele está montado abaixo da peça de compensado de 1,5 cm e ainda tem um acrílico, ou seja, praticamente perdi 2 cm ou mais de mobilidade do mesmo).

Nessa primeira máquina, eu forneci o PC, a TV e os falantes e o cara que montou, ficou responsável pelo resto. Num aparato geral, ficou satisfatório o trabalho dele, mereceu nota 7 de 10. Mas eu quero mais!

Logo, resolvi eu mesmo, criar tudo do “zero”, desde o projeto da montagem, até o sistema que a mesma rodará.

A carcaça

A máquina será feita para se jogar em pé, logo, alterei todas as medidas dela na cara e coragem, torcendo para que fique bom.

Fotos e “plantas” do projeto de montagem;

14w9l1.png

Caixote

2qw2bus.jpg

Caixa de controles

5dw93d.jpg

Painel frontal

2719w.jpg

Laterais

Tudo feito no paint, bem grosseiro mesmo, já que ao apresentar para o marceneiro, o mesmo ficou encucado e o projeto precisou ser o mais simplório possível.

Será usado ao invés de MDF ou compensado e posteriormente pintura automotiva, usaremos MDF laqueado branco e preto para não encarecer tanto e ficar tempo demais nas mãos de terceiros.

Exemplos de como ficam trabalhos com esse tipo de material;

mesa-saarinen-090-x-075-tampo-mdf-laquea

Serie_Y19_G.jpg

Minha ideia é que a máquina fique estilo preto e branco clean, igual a desse cara;

http://www.youtube.com/watch?v=5qi8H3d1uV8

A Máquina

Podem acreditar que a máquina seja um desperdício de dinheiro e exageiro para o sistema proposto, mas, como acredito que o projeto Hyperspin, nunca será terminado por completo e consequentemente sempre existirá um sistema a emular, pretendo montar uma máquina que atenda a demanda de games emulados por pelo menos uns 7 anos.

Mesmo sabendo da emulação insatisfatória de alguns sistemas, como o de PS2, acredito que montando a máquina com um hardware atraente, eu não tenha nenhuma necessidade de upgrade ou gargalo futuramente.

As peças a integrarem esse equipamento são;

Fonte

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587822409-fonte-zalman-zm500-le-500w-atx-12vv23-black-sp-retira-_JM

Mobo

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590849294-placa-me-gigabyte-ga-b75m-d3h-1600mhz-ate-32gb-lga-1155-_JM#redirectedFromSimilar=http%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-589831180-placa-me-gigabyte-ga-b75m-d3h-1600mhz-ate-32gb-lga-1155-_JM

Memórias

2 x 4 GB Corsair 1866 MHZ que eu já tenho aqui encostadas

CPU

Pentium G2030 3.0GHZ

VGA

Será uma GTX 760 Gigabyte OC Edition com 3 fans que tenho parada desde que desmontei meu SLI. Ou pode ser uma das minhas duas Radeons HD6950 que também tenho paradas sem uso. Ainda não me decidi.

HD

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585099986-hd-seagate-barracuda-2tb-2000gb-64mb-sata-3-6gbs-7200rpm-pc-_JM

SOM

http://www.extra.com.br/Informatica/AcessoriosePerifericos/CaixasdeSom/Caixa-de-Som-Edifier-X100B-Speaker-2-1-15W-RMS-com-Subwoofer-2346007.html

Em conjunto com esses

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577804165-par-alto-falante-bomber-6-bbr-100w-rms-4-ohms-triaxial-som-_JM

Os controles

Tive a oportunidade de pegar dois botões Sanwa um original e outro similar e pasmem, não há diferença alguma que justifique os valores exigidos por eles no mercado nacional.

Como ando preguiçoso com importação, já que muitas encomendas minhas andam retidas ou perdidas por esse Brazil, estou evitando ao máximo importar. Logo, os controles serão o seguinte;

Botões

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-589761789-botoes-sanwa-de-alta-qualidade-varias-cores-_JM

Manches

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587798045-controle-arcade-fliperama-comando-importado-_JM

Optei por experimentá-los já que não me adaptei ao manche Sanwa, muito “molenga”.

Inclusive eles já chegaram

5b9r3c.jpg

qya1xu.jpg

293k5ya.jpg

A TV

Minha Vewlix original, tem uma TV LCD HD de 32”, nessa, usarei a TV que estou usando como monitor uma LED Panasonic 39” TC-L39EL6B Full HD.

Sei dos problemas a serem enfrentados ao emular games antigos em resoluções altas, inclusive perdendo até em qualidade, mas, isso deixarei para minhas configurações individuais em cada emulador no HS.

O Sistema Hyperspin

Vou eu mesmo me aventurar nesse bichinho e tenho assistido muitos vídeos no Youtube sobre suas configurações. Comprei um pacote com 1 tera de arquivos de um cara no Youtube e já baixei, só estou esperando a máquina ficar completa e o HD chegar para começar os trabalhos.

Prevejo que terei muito trabalho ao configurar esse sistema, já que ele está com uma penca de emuladores e jogos (muito lixo diga-se de passagem), mas, pretendo montar a máquina definitiva.

Pessoal, essa é a introdução do meu projeto. Resolvi compartilhar com vocês porque não vejo muitos fazendo isso e gostaria que acompanhassem minha saga. Vou ir atualizando com fotos e andamentos do processo.

Vou fazer uma contabilidade dos gastos e vamos ver até onde isso irá chegar!

Bacana!

Pergunta: Uma Tv de 39" para um arcade não é exagero? Você vai ficar muito perto da tela e pode incomodar pacas.

Olha legal o projeto hein, mais tipo discordo no que se refere a controles e botões, eu tb achava que não tinha diferença mais tem sim, Sanwa deveras superior a eletromartics que são sim funcionais e talz, mais a precisão para jogos de luta e principalmente fazer combos nessa hora os comandos sanwa fazem a diferença e como tenho controle arcade com eletromatic e outro com sanwa consigo ver plenamente a diferença, ja que vc ta montando uma arcade legal gasta mais um pouco pra ter uma qualidade maxima com Sanwa não vai se arrepender.

cara parabéns por sua empreitada!

e interessante saber deste MDF laqueado e destes Botões Sanwa paralelos que funcionan como o original!

O som é o mesmo que to usando no meu projeto.

Agora que vi esses botoes no ML, me arrependi de ter importado os meus que ainda não chegaram.

Edited by RenChief

Olha legal o projeto hein, mais tipo discordo no que se refere a controles e botões, eu tb achava que não tinha diferença mais tem sim, Sanwa deveras superior a eletromartics que são sim funcionais e talz, mais a precisão para jogos de luta e principalmente fazer combos nessa hora os comandos sanwa fazem a diferença e como tenho controle arcade com eletromatic e outro com sanwa consigo ver plenamente a diferença, ja que vc ta montando uma arcade legal gasta mais um pouco pra ter uma qualidade maxima com Sanwa não vai se arrepender.

CAra eu tava pensando em uma coisa, T|alvez para os botões seja ok um paralelo sanwa mas a Alavanca pelo sistema de comando talvez seja top o Sanwa, Happ ou outro original.

Lembrando que sempre tem aquele macete de entortar a Lingueta do switch hehe!

Muito legal o projeto!

Eu não curti os botões Sanwa originais. Não tem aquele feedback (click) que os nacionais tem. Se fosse montar um controle, usaria só o comando da Sanwa. Botões pegava Seimitsu mesmo.

Muito legal o projeto!

Eu não curti os botões Sanwa originais. Não tem aquele feedback (click) que os nacionais tem. Se fosse montar um controle, usaria só o comando da Sanwa. Botões pegava Seimitsu mesmo.

nunca joguei no Sanwa mas, Não tem aquele click maravilhoso com aquele barulho de fliperama? qdo vc emenda uma voadora e um roriuken?

Projeto bacana demais (eu nao curto esse estilo) mas fica bem legal se for usar p games novos em hd...só acho q ,já que está fazendo e etc pagando marceneiro e etc etc...gaste um pouco mais e coloque comandos legais...vai valer cada centavo...e uma dica...usaria tv 32 no max ...por esse vd se ve um bom trabalho de marcenaria eetc etc mas olha o tamanho da tela e distancia do jogador, fora layout de controles e no fim coloca o mame strenth em wide num jogo 4;3 cagou tudo ...vc perde a perspectiva total ...enfim é gosto...no mais maõs a obra!!!!

O som é o mesmo que to usando no meu projeto.

Agora que vi esses botoes no ML, me arrependi de ter importado os meus que ainda não chegaram.

esperar é virtude!!! n vai se arrepnder!!!!!!

Edited by Guiile

Bacana!

Pergunta: Uma Tv de 39" para um arcade não é exagero? Você vai ficar muito perto da tela e pode incomodar pacas.

Cara, eu uso essa TV como monitor e te digo que não me incomoda em nada.

TV é igual peito de mulher, quanto maior, melhor!

Os manches sanwa eu achei molengas demais. Para games de luta e jogadores habilidosos, podem fazer diferença brutal sim, mas, em jogos mais descompromissados ele é até desnecessário. Quer um exemplo?

Combo do Mustarpha em Cadillacs And Dinossaurs onde você segura o oponente, começa o combo normal, joga para trás e dá aquele gilete a lá Guile. tenta fazer isso no Sanwa pra tu ver. Eu achei um porre.

Mas ainda está em tempo de eu comprar esses manches Sanwa.

cara parabéns por sua empreitada!

e interessante saber deste MDF laqueado e destes Botões Sanwa paralelos que funcionan como o original!

Diferença é zero amigo, tenho Sanwa original e paguei super caro por marca e hype.

Muito legal o projeto!

nunca joguei no Sanwa mas, Não tem aquele click maravilhoso com aquele barulho de fliperama? qdo vc emenda uma voadora e um roriuken?

Não, além de serem bem "moles".

Na verdade amigo, você teve então a oportunidade de conhecer foi os botões da série SILENCE da Sanwa que modéstia parte, eu os considero muito melhores.

Existem dois tipos de botões Sanwa;

OBSF-30 vs OBSFS-30 (esse último é o da série silence)

http://www.youtube.com/watch?v=ezWo34NnRN4&list=UUbLNW8LdJjz1bW_f0RlQBmw

Projeto bacana demais (eu nao curto esse estilo) mas fica bem legal se for usar p games novos em hd...só acho q ,já que está fazendo e etc pagando marceneiro e etc etc...gaste um pouco mais e coloque comandos legais...vai valer cada centavo...e uma dica...usaria tv 32 no max ...por esse vd se ve um bom trabalho de marcenaria eetc etc mas olha o tamanho da tela e distancia do jogador, fora layout de controles e no fim coloca o mame strenth em wide num jogo 4;3 cagou tudo ...vc perde a perspectiva total ...enfim é gosto...no mais maõs a obra!!!!

esperar é virtude!!! n vai se arrepnder!!!!!!

Obrigado pelo Feedback amigo.

Eu já tenho uma Vewlix com tela de 32" e te confesso que minha maior preocupação em relação essa nova de 39", é a resolução dos games em questão aos scanlines. Mas o mame já tem esse filtro, então quando for configurar o front-end, vou me atentar a isso;

Aqui um video dela quando eu a recebi, ainda com comandos nacionais e botões nylon;

http://www.youtube.com/watch?v=PH9LRMWCBtk

dsc00614ov.jpg

Edited by Diexmax

legal legal...o q me referi foi ao seu "campo de visão" distancia da tela...mas é gosto se vc ja esta acostumado blz....outra coisa foi o aspect de tela...antigos 4:3 e novos 16:9...no mais como falei o projeto é show!!! vai postando o desenvolvimento!

Diexmax,

Cara essa sua maquina ae do video já é top. Vc vai montar outra pra q, vc é louco cara kkkkk.

Só pq não da pra jogar em pé !? PQP cara kkkk faz uma gambiarra ae, coloca uns pezinho sei lá, acho q da pra fazer algo bom.

Ter o trabalho de montar outra, só de pensar já me da dor de cabeça.

Agora o que o Guiile disse é a mais pura vdd, jogar os antigos em 16:9 não da, hoje em dia eu nao consigo mais, antes eu jogava de boa. Não consigo mais jogar com esse aspecto esticado ae, fica feio, muito zuado.

A prova disso é que já estou procurando outro monitor 19 4:3 pra deixar de reserva aqui, caso o meu der problema um dia.

Mas eu sei como é, vc quer jogar os games mais novos e tem que ser uma LCD.

É uma dificil escolha, eu tb fico aqui pensando se o Street Fighter IV vai ficar muito zuado em 4:3, tb tem a nova King of Fighters.. Nossa eu espero que não fique uma bosta :fu:

Diexmax,

Cara essa sua maquina ae do video já é top. Vc vai montar outra pra q, vc é louco cara kkkkk.

Só pq não da pra jogar em pé !? PQP cara kkkk faz uma gambiarra ae, coloca uns pezinho sei lá, acho q da pra fazer algo bom.

Ter o trabalho de montar outra, só de pensar já me da dor de cabeça.

Agora o que o Guiile disse é a mais pura vdd, jogar os antigos em 16:9 não da, hoje em dia eu nao consigo mais, antes eu jogava de boa. Não consigo mais jogar com esse aspecto esticado ae, fica feio, muito zuado.

A prova disso é que já estou procurando outro monitor 19 4:3 pra deixar de reserva aqui, caso o meu der problema um dia.

Mas eu sei como é, vc quer jogar os games mais novos e tem que ser uma LCD.

É uma dificil escolha, eu tb fico aqui pensando se o Street Fighter IV vai ficar muito zuado em 4:3, tb tem a nova King of Fighters.. Nossa eu espero que não fique uma bosta :fu:

on Crt

nao fica zuado pq o game tem esse modo.1024x768 4:3 aspect (vc de lcd pode ir mais...)

IMG_4270_zpsb23dee07.jpgIMG_4259_zps9b50d207.jpgIMG_4256_zps52eda7b8.jpg

IMG_4142_zps45693776.jpgIMG_4003_zpsecacdd2c.jpg

:banana::banana::banana::banana::banana::banana:

Edited by Guiile

@update

O marceneiro me cobrou um preço que eu não esperava, R$ 1200,00 pela montagem do MDF laqueado.

Fui pesquisar para eu mesmo fazer e a chapa aqui em BH anda custando em média R$ 220,00 do fosco, o brilhoso (que é o que pretendo usar para dar o mesmo aspecto de pintura automotiva) é lá pra R$ 260,00.

Pelos meus cálculos, usarão 1 chapa e 1/2 de branco e 2 chapas de preto. Nos projetos oficiais são usados 4 chapas, logo, acredito que ele não me sangrou muito.

20 dias para ficar pronto.

Jogos PC que farei questão de integrar ao front-end;

Street Fighter x Tekken

Injustice Ultimate

Mortal Kombat Komplete

Ultra Street Fighter 4

Montagem do PC

mtbitd.jpg

9iemwk.jpg

2cet2yr.jpg

nvwaon.jpg

2nk2f80.jpg

2gy1r9v.jpg

Optei por usar um gabinete, já que a HD 6950 é muito pesada para ficar apenas no encaixe do slot PCI-E, além de ficar mais organizado dentro do caixote.

Edited by Diexmax

kra acho que seu projeto foi a unica vez q vi um arcade com tela ide q curti. malias, achei q ficou realmente animal!

TV é igual peito de mulher, quanto maior, melhor!

fato, eu to aki no forum em uma de 50'', esparramado na cama com teclado e mouse sem fio XD

Muito bom esse projeto. Eu futuramente quando tiver um pouco de dinheiro guardado, e tiver pra tirar minhas férias vou comprar todas as ferramentas e vou embarcar num projeto "eu mesmo". Não conhecia esse MDF laqueado, acho que fica bom, e vou ver se consigo achar dele por aqui.

Depois de montar minha bancada v2 talvez eu parta pra cima de um Viewlix!

Pessoal, novas imagens sobre o andamento do projeto;
phYKyZv.jpg
BsyyJSL.jpg
WgvKsu6.jpg
8VDNYOQ.jpg
z5oTKi5.jpg
Eliminando os pontos de solda;
SWtyjiD.jpg
WsXZ8Hi.jpg
Usando uma ralter para furação dos controles e rebaixo para joysticks Sanwa;
kBob15y.jpg
Dd8qYCV.jpg
NhdK4Yw.jpg
P2zTS5F.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=j0E-CPK4H9g&feature=youtu.be
Prestes aos últimos ajustes;
0AZPuVY.jpg
PJ49Vu2.jpg
PYOauIx.jpg
ACcBwg4.jpg
QrjlHpH.jpg

Show de bola... com rauter fica faca na manteiga...tah ficando muito maneiro...agora essa sua furação de botoes nao tah espaçada demais? claro q isso e gosto de cada um...no mais tah bacanudo!!!! lembrei q tenho q terminar o meu ehehheeheh

Ta massa acho bonitão esse gabinete, mais concordo com o Guile o espaçamento dos botões ta um pouco grande se comparado com outros gabinetes desse modelo, mais se foi por opção pessoal ai de boa kkkk.