Jump to content
Sign in to follow this  
Hill top zone

Como abrir parafusos Torx/Torx com guia sem a chave correta.

Recommended Posts

Galera,

após dar uma geral no controle do xbox 360 ( http://www.seganet.com.br/index.php?showtopic=60701#entry1174372 ) , resolvi fazer um tutorial básico bem quebra galho para todos .

vamos lá:

Existe um tipo de parafuso chamado Torx. É muito comum vir este tipo em aparelhos eletrônicos, controles do Xbox 360, no aparelho Xbox/xbox360, bicicletas etc.

Tem dois modelos deste parafuso:

PZ3rY9M.jpg

Torx comum (alguns chamam de estrela) e a Torx com Guia (ou pino) é aquela que tem um pino no meio,

Para desparafusar estes parafusos, você precisa da Chave Torx e da chave Torx com furo (para o que tem Guia/Pino).

Mas eu pergunto, você precisa naquele momento abrir algo, e não tem a chave... como desparafusar estes parafusos sem a chave expecífica????

Simples, utilize uma chave de fenda!!!

A chave de fenda não danificará o seu parafuso.

Pegue a chave de fenda que seja da mesma medida do parafuso.

Insira a chave de fenda até que ela se encaixe e fique firme no parafuso, como na imagem.

WuWFxEO.jpg

Depois disto gire a chave normalmente para desparafusar o parafuso.

Neste momento podem acontecer duas coisas.

1- Você conseguir desparafusar o parafuso

2- Quebrar o guia/pino do parafuso Torx.

Caso tenha acontecido de quebrar o guia/pino, não se preocupe pois não vai danificar seu parafuso! Você apenas o transformou em um parafuso Torx Simples. Não irá danificar o parafuso. Eu prefiro que isto aconteça para poder utilizar sempre uma torx comum!

veja como ficou o parafuso do controle do Xbox 360 que foi desparafusado com esta técnica sem quebrar e quebrando a guia.

cRIDLpT.jpg

A chave Torx simples é mais fácil de encontrar nos depósitos de materiais de construção e lojas de eletrônica da sua região. Para abrir, Pegue uma chave Torx da medida do parafuso, e desparafuse sem problemas.

Se não tiver uma chave Torx comum, faça o mesmo procedimento da chave de fenda

lIZLigh.jpg

Como dito acima, esta técnica não vai danificar seu parafuso se usar a chave de fenda da mesma medida.

Assim você pode abrir seu aparelho para devida limpeza ou manutenção!

Obs: Não utilizar esta técnica todos os dias. utilize para algo eventual.

E caso seja o parafuso Torx com guia e você quebrar a guia, utilizar a chave torx comum não tem problema de danificar o parafuso.

No mais... t+!

Edited by Hill top zone
  • Upvote 1

Show!
Eu simplesmente perdi meu kit de chave torx c/ guia!
Vou ver se tenho alguma fenda que entre, já que preciso trocar os analógicos dos meus controles!

Sim, funciona. Mais com o tempo os cantos do parafuso vão ficando bem gastos pelo stress de ter só 2 pontas em contato com a chave de fenda.

O ideal é não ficar abrindo e fechando usando esse método e quando fechar não apertar muito os parafusos.

Ig. Isto é pra ser usado de uma vez ou outra.

Pra mim o melhor é quebrar o pino do parafuso torx com guia e transformar em Torx comum e utilizar a chave torx

assim não tem chance de danificar o parafuso.

DHX, eu vou precisar trocar um analógico aqui. é só dessoldar da placa o antigo e ressoldar o novo?

Sabe dizer se por ex analogico de ps2 funga no x360?

Edited by Hill top zone

Eu consegui essa chave chatinha, paguei o preço de um kit de torx comum, tipo uns 10 reais, mas foi bem difícil de achar.

Ela é chata de achar! aqui na região eu achei um kit de 40 reais mas a chave menor é número 10. me parece que para o controle é número 8. Tem mais deste kit ai não ? rsrs

O négocio é quebrar pino e usar como torx comum kkkk!

dessa forma é o canal! ontem tive que abrir meu controle denovo :megusta: dai só usei a torx normal e boa! O controle do 360, quando a batera tá fraca ele para de vibrar? O meu controle branco tá com o analógico esquerdo ruim. vou ter que trocar

moderas, por favor, coloque depois este tópico nos tutoriais.

Eu qbrei tudo essas guia (que nem sabia que era guia, achei q era tipo um lacre de segurança), e comprei no 1,99 um kit com varias torx, mas se não achar, da mesmo pra abrir assim, só cuidado pra não foder o parafuso, pode acontecer sim.

pior que parece um lacre mesmo para parafusos pequenos!

não tme jeito, omelhor é fazer eles virarem torx e depois arrumar uma chave torx!

Ig. Isto é pra ser usado de uma vez ou outra.

Pra mim o melhor é quebrar o pino do parafuso torx com guia e transformar em Torx comum e utilizar a chave torx

assim não tem chance de danificar o parafuso.

DHX, eu vou precisar trocar um analógico aqui. é só dessoldar da placa o antigo e ressoldar o novo?

Sabe dizer se por ex analogico de ps2 funga no x360?

Ele é encaixado, ou tu diz a palanca abaixo do "da de borracha" ? Se for essa eu não tirei... só as que tu usa para jogar, que milha filha destruiu comendo.

Ah tah vc diz so a capa.e o grip do analógico , o meué o modulo na placa

A capa da palanca é "colada", se arrebentou, nunca mais fica mesma coisa colocando de volta, ai só trocando ela toda.

Eh barata mas igual eu não acho aqui em BH e queria resolver na hora! .

Assim ela vira torx e eu não gasto o meu dinheiro da pinga