Jump to content
Javabomber

Sega Saturn não "gira" os cds

Recommended Posts

Oi pessoal, me chamo Carlos e sou um novo membro aqui do fórum. Jogo videogames desde a época do Atari, e já passei por vários consoles e portáteis de todas as gerações.

Ultimamente resolvi ir atrás dos consoles mais antigos que marcaram minha vida. Comprei um Dreamcast, um Mega Drive e por último agora um Saturn branco modelo 2 japonês muito bonito. Este console paguei muito barato, porém veio com defeito de não ler os cds.

Antes o problema de não reconhecer os cds, até mesmo que poderá ser resolvido facilmente com um novo laser, o problema maior, creio eu, é que o aparelho não roda o CD literalmente.

Na tentativa de resolver segue o que já fiz até agora:

-Retirei/repus os cabos flat e cabo de alimentação da placa da unidade optica;

-Verifiquei as engrenagens e partes móveis;

-Verifiquei a integridade dos motores (liguei uma pilha e rodou);

-Verifiquei de forma simples a alimentação da unidade (passa energia, mas sem saber se esta correta);

A última parte que está me deixando maluco é aquele "sensor" que detecta quando a tampa está aberta/fechada. A minha dúvida é se ao pressionar com a mão mesmo esse sensor o CD deveria girar independente de qualquer defeito no laser ou qualquer situação?

Aproveitando a dúvida, alguém já passou por isso? Resolveram?

No vídeo aparece a mensagem de verificação do tipo de disco e não acontece nada. Aparece as duas esferas amarelas ou as vezes uma amarela e outra laranja. No CD não acontece absolutamente nada.

Eu procurei por posts relacionados, mas não encontrei...

Por fim, eu gostaria de parabenizar o fórum... fico feliz de entrar no time.

cara seu saturn tem modchip? no meu se ligo ele com algum flat invertido os baloes apresentam essa configuracao de cor similar a sua

e a mensagem de verificando o dico fica sempre la, ou so quando vc ativa o dispositivo q informa q a tampa esta fechada?

• Upvote 1

Bem-vindo. Que eu saiba ao pressionar o sensor o motor do cê gira sim, até pra testar se tem cd ou não.

Então... esse console não tem modchip. Quanto ao flat eu notei que ele está dobrado duas vezes de uma forma muito agressiva... parece quando dobramos papel. Tem possibilidade de ser o cabo flat?

A única mensagem que apresenta é alguma coisa relacionada a verificação do tipo de disco. Dura uns 5 segundos e some... não mostra mais nada, nem quando abrimos e fechamos a tampa ou trocamos oseu cds.

valeu!

Bem-vindo. Que eu saiba ao pressionar o sensor o motor do cê gira sim, até pra testar se tem cd ou não.

Sabes me dizer se o flat pode influenciar está detecção? Estou desconfiado ...

Quando pressionado o switch da tampa,vc ja verificou se há emissão de laser???

Se não hover emissão de laser,ou o cabo flat esta partido ou o leitor esta danificado.

Caso haja emissão,tem 80% de chance do integrado BA que controla o motor central estar bichado.

Na ausência de um modchip no console,muitos usuários realizavam o famoso "swap trick" que consiste um uma freada brusca no motor central para ser feita a troca de discos.

O problema todo é com o passar do tempo de uso continuo dessa técnica,o BA abre o bico.

Nesse caso vc tem 2 opções: Procurar alguém especializado que faça essa troca do integrado ou comprar a placa inteira do leitor de algum Saturn que tenha sido canibalizado,no ML sempre aparece.

• Upvote 1

Quando pressionado o switch da tampa,vc ja verificou se há emissão de laser???

Se não hover emissão de laser,ou o cabo flat esta partido ou o leitor esta danificado.

Caso haja emissão,tem 80% de chance do integrado BA que controla o motor central estar bichado.

Na ausência de um modchip no console,muitos usuários realizavam o famoso "swap trick" que consiste um uma freada brusca no motor central para ser feita a troca de discos.

O problema todo é com o passar do tempo de uso continuo dessa técnica,o BA abre o bico.

Nesse caso vc tem 2 opções: Procurar alguém especializado que faça essa troca do integrado ou comprar a placa inteira do leitor de algum Saturn que tenha sido canibalizado,no ML sempre aparece.

Muito esclarecedor sua resposta.

Como faz para checar a emissão do laser ? É visível na lente? Se for tenho quase certeza que não há emissão...

Quando me sobrar mais um tempinho vou tentar fazer um teste no flat, contato por contato se for possível.

Muito obrigado.

Como faz para checar a emissão do laser ? É visível na lente? Se for tenho quase certeza que não há emissão...

Quando me sobrar mais um tempinho vou tentar fazer um teste no flat, contato por contato se for possível.

Muito obrigado.

Sim,é possivel verificar o laser no olhometro mesmo.

O flat do Saturn não é dificil de ser encontrado.

Boa sorte aí.

o flat por padrao tem essa dopbra bem brusca mesmo, eu olharia se o chip esta conectado corretamente, sem inversao, e se o fio q o conecta na alimentacao esta bem conectado tb.

Muito obrigado.

ativa o switch q diz q a tapa esta fechada e observe a lente do leitor, ela ira pra cima e pra baixo, e olhando bem vc vera uma luz vermelha, eh o laser procurando o cd...

Um dos meus Satan apresentou o mesmo defeito....tive que trocar o canhao, que na realidade nao troca so o canhao em si, troca toda aquela parte preta onde encaixa o CD......gastei 80 ou 100,00, por ai........

o flat por padrao tem essa dopbra bem brusca mesmo, eu olharia se o chip esta conectado corretamente, sem inversao, e se o fio q o conecta na alimentacao esta bem conectado tb.ativa o switch q diz q a tapa esta fechada e observe a lente do leitor, ela ira pra cima e pra baixo, e olhando bem vc vera uma luz vermelha, eh o laser procurando o cd...

O console não tem modchip.

Mas vocês me deram uma boa luz. Eu estava com medo que já fosse algo com a placa mãe, pois o switch da tampa não responde ao drive.

Então de uma forma geral entendi:

-se acionar o switch manualmente e emitir laser = maiores chances de problema na placa da unidade.

-caso não emitir o laser = maiores chances de problema no leitor ou flat.

O que eu não intendi ainda é como o leitor pode responder pelo motorzinho que gira o CD.

Vou ver amanhã e respondo pra vocês. Desde já agradeço pela ajuda de vcs.

Um dos meus Satan apresentou o mesmo defeito....tive que trocar o canhao, que na realidade nao troca so o canhao em si, troca toda aquela parte preta onde encaixa o CD......gastei 80 ou 100,00, por ai........

É tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635138396-unidade-optica-optima-6s-leitor-canho-sega-saturn-e-jvc-_JM?

O console não tem modchip.

Mas vocês me deram uma boa luz. Eu estava com medo que já fosse algo com a placa mãe, pois o switch da tampa não responde ao drive.

Então de uma forma geral entendi:

-se acionar o switch manualmente e emitir laser = maiores chances de problema na placa da unidade.

-caso não emitir o laser = maiores chances de problema no leitor ou flat.

O que eu não intendi ainda é como o leitor pode responder pelo motorzinho que gira o CD.

Vou ver amanhã e respondo pra vocês. Desde já agradeço pela ajuda de vcs.

É tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-635138396-unidade-optica-optima-6s-leitor-canho-sega-saturn-e-jvc-_JM?

Isso mesmo... Levei um tecnico no centro aqui e ele trocou em meia hora pra mim

Quase sempre é troca do leitor tipo que o Monta fez, o leitor estando pifado o CD simplesmente não roda, estou passando por isso com o meu leitor JVC-OPT 5 do Sega CD de gaveta, aguardando chegar da china pra trocar...

Eu recentemente arrumei um PSX dessa forma, ele não girava o cd... a solução foi comprar outro leitor e substituir.

Se o problema fosse apenas leitura, poderia ser feito algum ajuste... acho que nesse caso aew, é somente é reposição....

Pois é galera... agora a pouco deixei o console numa assistência para trocar o leitor. Me falaram lá também que é bem provavel que este seja o defeito. Podia eu mesmo ter feito isso, mas sou meio azarado com componentes eletrônicos (sempre sobram peças e parafusos na hora de montar) kkkkk.

Resolvido ou não, volto aqui para dar um feedback.

Obrigado pessoal!