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Pessoal, tenho mexido um pouco com isso e acho que reuni algumas informações que podem ser úteis pros demais usuários que sofrem com imagem com vermelho "vazando", etc, característica do PAL-M.

Considerações Gerais

Não me responsabilizo caso algo saia errado aí. Queimou? Não funcionou? Curiar é arte, se foder faz parte.

Sei que tem técnicos aqui, se falei m e r d a logo abaixo, por favor apontem :D

Todo console tem uma frequência base de operação, que ele utiliza no funcionamento de tudo que está na placa (inclusive o clock da CPU). Essa frequência é fornecida por um oscilador, vulgo "cristal", que é um dos lugares onde normalmente se mexe quando falamos em transcodificar o console pra PAL-M, pra que antigamente, quando não existiam TVs binorma ou trinorma no Brasil, os consoles funcionassem colorido. O outro local que podemos precisar mexer é normalmente no decodificador de vídeo do console, mas aí varia conforme o hardware em si, que pode ou não ter opção pra alternar entre PAL e NTSC, Nesse caso, cada console vai ter informação específica quanto a se mexer em algo lá, ou não.

Nos sistemas de TV analógicos, há três sistemas que podem ser considerados os "principais"

- NTSC: EUA/Japão
- PAL: Europa
- PAL-M: Brasil

Cada sistema tem uma frequência específica que carrega a informação de cor (ou color subcarrier), a saber:

- NTSC: 3.579545 MHz
- PAL: 4.43361875 MHz
- PAL-M: 3.575611 MHz

Para alcançar uma dessas frequências, o hardware divide o clock do cristal em X vezes, de forma a alcançar a frequência adequada pra cada sistema de cor. Li em alguns locais que há uma certa tolerância pra faixa de frequência a se trabalhar, então os valores calculados não dariam exatos

Logo, uma das partes básicas de destranscodificar o console envolve substituir o cristal por um de frequência que, ao ser dividido pelo valor especificado pelo hardware, gere o color subcarrier da frequência próxima da desejada entre as listadas acima.

XUNXO MODE
Como fiquei com receio de fazer m e r d a, comecei a ver fotos das placas mãe de consoles estrangeiros, anotando o valor do cristal e substituindo por um igual fodase.png

Pretendo listar aqui as peripécias pra destranscodificar cada um dos consoles em que mexi, conforme for fazendo, e a preguiça permitir editar o tópico:
________________________________________________________
SNK NEO GEO CD

Nacionalidade do console: Brasileira
Objetivo: Transcodificação de PAL-M para NTSC

Spoiler

Comecei por esse console porque não achei informações "conclusivas" na rede até hoje, então compartilho como fiz aqui. Envolve a troca de um cristal e alguns resistores, sem necessidade de mexer no decodificador de vídeo.

O Neo Geo CD tem dois cristais na placa mãe, no entanto, um deles possui a frequência exata do color subcarrier de PAl-M, conforme foto:

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O que tive que fazer foi substituir o cristal por um com frequência exata do NTSC (3.579545 MHz)

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Além disso, há alguns ajustes pra fazer na placa NEO-CDA, que contém o decodificador de vídeo Sony CXA-1645 (placa superior traseira, onde se conectam os cabos de vídeo e alimentação)

- Abrir o jumper JN1;
- Colocar um resistor no R52. Não sei qual o valor, a placa não indica. Fechei com um jumper e usei por 3h sem problemas. Se alguém souber, favor avisar. EDIT: Graças ao Natinh0 foi possível confirmar que o resistor que vai no R52 é de 92 Ohms. Como resistor com esse valor parece ser "mosca branca", liguei dois de 47 ohms em série que, por conta da tolerância (5%) dá um total de 92.5 ohms. Se sem resistor não estragou nada, não vai ser por causa de 0,5 ohm que haverá algum problema. Na placa diz PAL = JN1 fechado, e R52 aberto; NTSC = R52 com resistor e JN1 aberto)
- Colocar um Resistor de 20K Ohms no R47 (na placa diz que pra PAL, usar 16K Ohms, e pra NTSC, usar 20K Ohms). Como esse parece ser mais um valor "mosca branca", pode-se ligar 2 resistores de 10K Ohms, que o resultado é o mesmo.

Fotos depois de tudo feito e console funcionando em NTSC:
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Informação Importante. FONTE

Atentem que se seu console for europeu, do lado de baixo da placa mãe tem mais um jumper pra mexer, o R26:

neocd50602.jpg

Logo, se for usar 60Hz, deixe o jumper aberto, como na foto, ou feche, pra 50Hz, como a placa indica.

________________________________________________________
SEGA MEGA DRIVE

Nacionalidade do console: Japonesa, com transcodificação PAL-M
Objetivo: Transcodificação de PAL-M para NTSC

Spoiler

Apesar de o console ter o cristal na parte de cima da placa mãe, precisaremos mexer na parte de baixo, precisamente no circuito do decodificador de video Sony CXA-1145. De acordo com o datasheet, o pino 7 controla o sinal de vídeo. Se aterrado, é PAL-M. Se fornecida voltagem (como na trilha do circuito), é NTSC. No entanto, a transcodificação pra PAL-M inclui a soldagem de um cristal de 3.575611MHz nos pinos 5 e 6 do CXA 1145 (que controlam a recepção do clock pelo cristal, de acordo com o datasheet.

Como tenho 3 consoles aqui, e, vendo fotos aqui no fórum, vi que cada técnico fez a transcodificação pra PAl-M de um jeito levemente diferente. Não tenho fotos do "antes" aqui em casa, mas dá pra ter uma ideia geral pela foto do membro Neo3dotZ, postada nesse tópico. Dá pra ver onde o cristal fica instalado e o esquartejamento das trilhas:

MEGA-1

Em resumo, precisamos:

- Remover o cristal nos pinos 5 e 6;
- Restaurar a trilha rompida no pino 6 (entrada de clock do cristal da placa mãe);
- Restaurar a trilha do pino 7 pra que o decodificador funcione em modo NTSC.

Se vocês não tiverem paciência e/ou habilidade com solda, pode-se simplesmente soldar um cabo do pino até a área onde a trilha foi rompida (primeiro teste que fiz):

MEGA-2

Ou restaruar a trilha na solda mesmo (fica mais clean, deixei assim no final):

MEGA-4

Com isso o console volta a ser NTSC.

OBS: A destrancodificação foi feita em consoles com placas mãe modelos VA4 e VA5,e funcionam perfeitamente. A região onde o decodificador fica é aquela protegida por um dissipador gigante, no canto superior esquerdo, perto das saídas de vídeo e entrada da fonte.

________________________________________________________
SEGA SATURN

Nacionalidade do console: Americana, com transcodificação PAL-M
Objetivo: Transcodificação de PAL-M para NTSC

Spoiler

No caso do Saturn teremos que mexer só na placa mãe do console, no decodificador de vídeo (um Fujitsu MB3516A), e trocar um cristal. A placa utilizada foi uma VA7 de um Saturn model 2.

Abaixo a localização de ambos:

IMG-20150419-213511

Eu vi aqui no fórum um tópico, criado pelo Ignarius, que destranscodificava um console Tec Toy, que até tinha uma placa extra acoplada junto ao decodificador de vídeo, com um cristal próprio pra PAL-M e talz, o tutorial para esse modelo de console pode ser visualizado aqui. Então a minha situação não é bem similar a essa, mas imagino que deixando como relato abaixo, vai funcionar em NTSC.

O que precisaremos fazer:

- Substituir o cristal por um de 14.31818MHz (não lembro mais qual tinha antes, faz um tempo que mexi nele);
- Fechar o circuito no pino 7 do decodificador de vídeo, ele estava aberto pra funcionar como PAL e precisa ser fechado, pra funcionar em modo NTSC, segundo o datasheet. Se ele estiver em PAL-M, torçam pro técnico não ter removido o pino, senão fode tudo. No meu CDX (que tem um decodificador praticamente igual, só muda o nome do modelo), a perna foi arrancada, e tive que trocar o decodificador.

Fotos do processo depois de feito:

IMG-20150419-212307 IMG-20150419-212344

Tutorial para a versão Tect Toy, feito pelo Ignarius

Spoiler

________________________________________________________
MULTI MEGA / SEGA CDX

Nacionalidade do console: Nacional, com transcodificação PAL-M
Objetivo: Transcodificação de PAL-M para NTSC

Spoiler

Engraçado que esse console, apesar de nacional, é todo americano, inclusive na tampa do CD vem escrito "Genesis CDX", a Tec Toy não se deu ao trabalho de mudar nem isso.

O processo básico envolveu a troca do cristal, de 53.634 MHz para um de 53.693175 MHz (observem que as frequências dos cristais batem com as do Mega Drive mesmo) , e a reconexão do pino 7 do decodificador de vídeo (Fujitsu MB3514). Na gambiarra da Tec Toy a perna do pino 7 estava levantada da trilha e conectada ao pino 1 (terra). O datasheet do MB3514 especifica que esse pino deve ser conectado para NTSC, e desconectado ou aterrado/aberto/whatever para funcionar em modo PAL (claro que usado em conjunto com o cristal específico de cada região.

Caso tivesse que mexer na região, segundo um FAQ que li, o os J1 e J2 controlam a região do Sega CD (JP1 ligado = JAP e JP2 ligado = USA), e J3 e J4 o sistema de cores (J3 ligado = PAL, J4 ligadso = NTSC), sendo que pra console Euro teria que ter o J2 ligado (USA) mas com J3 ligado também (PAL). Como o meu CDX é "BR" (comprado de um amigo do Reef há 11 anos atrás), já estava com configuração USA nessa parte, então foi menos coisa pra mexer.

Em resumo, o processo básico seria o seguinte:

- Reconectar o pino 7 do MB3514 à trilha correspondente, removendo o aterramento no pino 1, ou onde mais estivesse;
- Troca do cristal, por um de 53.693175 MHz;
- Configurar os jumpers, caso não estivessem configurados pra região que queria (americana).

No entanto, esse foi o trabalho mais malando do que tive. Primeiro, porque ao tentar desentortar o pino 7 acabei arrebentando a perna do CI (e puxando a área da trilha onde ela se conectava junto, ferro esquentou demais), então tive que comprar outro e providenciar a troca (demonstrada etapa por etapa nas fotos), tudo feito na mão mesmo. Segundo, porque ao ligar, a imagem só não tinha vermelho, então reabri o console, e identifiquei um curto justamente nas entradas de R, G, e B do CI, removi tudo e coloquei de novo, e fiz uma ponte com fio do pino 7 pro resistor 26 (R26), já que a trilha levantou da placa, e o console voltou a funcionar com o colorido devido.

 

Fotos (com o CI antigo dando adeus na última foto, ô pecinha pequena):

IMG-20150416-223025 IMG-20150416-223049 IMG-20150416-224751 IMG-20150416-225414 IMG-20150416-230129 IMG-20150416-232222 IMG-20150416-233813

Foi um susto na hora que a perna quebrou e a trilha soltou, e outro com a imagem sem vermelho, mas novamente tudo foi resolvido.

________________________________________________________
SEGA MASTER SYSTEM

Tutorial feito pelo Esrael, ensina a reverter transcodificação PAL-M em um console americano, voltando para NTSC, mas usando um cristal do mesmo valor do usado no Super NES, por ser mais fácil de achar:

Spoiler

________________________________________________________
NINTENDO SUPER NES

Nacionalidade dos consoles: Console 1 americano, com transcodificação PAL-M (Playtronic), placa mãe SHVC-CPU-01 (primeiríssima versão do console). Console 2 americano, com transcodificação PAL-M, placa mãe SNS-1CHIP-CPU-01.
Objetivo: Transcodificação de PAL-M para NTSC

Spoiler

Mais um console simples de reverter para NTSC. A alteração consiste em fechar o circuito em um pino do codificador de vídeo e substituir o oscilador por um específico para NTSC. O procedimento foi exatamente igual em ambos os consoles, com uma questão específica pro console mais antigo, detalhada ao final do passo a passo.

localização dos componentes onde trabalharemos:

IMG-20150830-WA0021

O que precisaremos fazer:

- Fechar o circuito no pino 19 do BA6592F;
- Substituir o oscilador original por um de 21.47727MHz;
- Remover quaisquer apetrechos, resistores e capacitores constantes no trimpot (falei merda, e o Legião-RJ apontou) trimmer TC1

Fotos pós alterações:

IMG-20150911-180824 IMG-20150911-115350

 

IMPORTANTE: no console com placa mãe placa mãe SHVC-CPU-01 apesar de ter feito tudo certo, a imagem havia ficado preto e branco. A solução foi girar o trimmer TC1 levemente pra um dos lados (escolhe um e vai), até que o console voltasse a ter cor. De acordo com o detalhado pelo Esrael nesse post, o problema ocorre porque o ajuste no TC1 fica levemente fora da especificação NTSC original, e algumas TVs conseguem reconhecer e se ajustar  para exibir as cores corretamente, enquanto outras, não. No meu caso, resolvi girando o TC1 levemente até normalizar.

Tutorial para a versão baby da Gradiente, feito pelo Macck:

Spoiler

________________________________________________________
NINTENDO 64

Tutorial feito pelo Macck, reverte console americano em PAL-M de volta para NTSC:

Spoiler

CURTIRAM O POST? ME DÊEM INTERNETS NA ASSINATURA, VALEM MAIS DO QUE LIKE NO TÓPICO :megusta:

Edited by Shoometsu
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Pessoal, tenho mexido um pouco com isso e acho que reuni algumas informações que podem ser úteis pros demais usuários que sofrem com imagem com vermelho "vazando", etc, característica do PAL-M. C

Se vocês notam diferenças de qualidade entre um sinal NTSC e PAL-M em sinal AV, muito provavelmente é sua TV que não tem um circuito adequado para decodificar o sinal, muitas TVs posso citar algumas m

Pessoal, mais um videogame que com ajuda aqui do fórum e infos na net consegui voltar ao NTSC original. Extremamente simples de fazer. Aparelho - Nintendo 64 (original USA que foi transcodif

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como falávamos off ...hheehe "destranscodificância" maneira...kkkk da hora !!!!! muito bom é fica outra coisa...sinal Pal-M é foda, fica muito "vazado" as cores...

tutorial tah perfeito! (cristais)

melhor parte...

Não me responsabilizo caso algo saia errado aí. Queimou? Não funcionou? Faz parte

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Bolei de rir com o título.

Esse tema de transcodificação foi a razão pela qual eu passei a frequentar esse fórum.

Na época eu queria desfazer a transcodificação do saturn. Resultado: não consegui, e acabei trocando por um modelo US, botões ovais.

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Nice!

Ganhou o premio de "Título de tópico mais criativo do ano " :D

Bolei de rir com o título.

Esse tema de transcodificação foi a razão pela qual eu passei a frequentar esse fórum.

Na época eu queria desfazer a transcodificação do saturn. Resultado: não consegui, e acabei trocando por um modelo US, botões ovais.

povo curtiu topico mais pelo titulo q pelo conteudo :P destranscodificância = destranscodificação + querência ;)

e o saturn vai ter tuto tb, welbber.

Ótimo tópico!

Excelente tópico \o/

é de utilidade pública isso dai :P

vlw pepoles, ele vai passar a ser quanto colocar os demais consolles em q ja fucei. por ora, fica registrado o topeco

como falávamos off ...hheehe "destranscodificância" maneira...kkkk da hora !!!!! muito bom é fica outra coisa...sinal Pal-M é foda, fica muito "vazado" as cores...

tutorial tah perfeito! (cristais)

melhor parte...

Não me responsabilizo caso algo saia errado aí. Queimou? Não funcionou? Faz parte

pal-m nunca mais, senão nem dava pra por ele no framesbrubbles, q nem mostrei a foto funfando do neo cd.

quanto a "melhor parte" complemento: curiar é arte, se foder faz parte. meu saturn e meu duo que o digam :fodase:

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Parabens pelo topico muito bom!

Se cair algum Pal-m, vou utlizar esse topico como referencia!

a ideia eh servir de referencia pra qualquer conversao, embora as q irei fazer serao sempre pra ntsc

eu uso um skema igual, mas no meu sega saturn. usa inclusive o msm pic, ja vi adaptado pra mega drive e acho q neo geo tb:

Edited by Shoometsu
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Tenho um Neo Geo CD nacional,uma coisa que me incomoda bastante é que jogos de luta como a serie TKOF,a lifebar tem umas oscilações de cores bisonhas.

Da proxima vez que eu retirar o negão da caixa e acorda-lo de seu hypersono,irei coloca-lo na mesa de cirurgia.

Agora um console que eu gostaria muito de passa-lo para o sistema NTSC é um Atari Jr. Europeu que tenho,cheguei a fazer o mod de AV que encontrei em um site russo,mas as cores ficam zoadas devido ao sitema ser PAL (Pal puro como diz um amigo meu kkk)

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  • 2 weeks later...

Tenho dois N64 americanos que tem problemas nas cores, às vezes as cores falham, noutras vezes ficam lavadas, seria necessário transcodificar? Tenho um 64 japonês e roda de boa, jogo numa Sony Wega 21''.

Meu primeiro saturn em 1996 dava esse problema, funcionava colorido uns 5 min e dpois ficava preto e branco. levei de volta no vendedor e foi constatado problemas na transcodificacao, entao talvez tenha a ver, ma so um tecnico msm testando pra ter ctz.

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  • 3 weeks later...

Olá pessoal, pra quem interessar: recentemente restaurei um Mega Drive 1 Va3, americano, transcodificado, da Tectoy de volta pra Ntsc.

A Tectoy apenas aterrava o pino 7 do Chip gráfico (Ic 13) e mudava o cristal oscilador. Então, se você abrir o seu e ver que o cristal diz 53.634 Mhz pode saber que está em PAL-M.

É só trocar o cristal por um com frequência NTSC (53.693 Mhz) e tirar o fio do pino 7 do chip gráfico, debaixo da placa, não vai ter trilha cortada como no modelo japonês.

Agora estou tentando retranscodificar um Modelo Va7 Americano, esse parece ter sido mexido por técnico já que não tem etiqueta da Tectoy.

Nesse caso a primeira coisa que você vai perceber é quem tem um cristal soldado embaixo do chip gráfico, onde deveriam estar dois capacitores smd, além de uma perna do chip gráfico estar levantada e

aterrada por um fio soldado na placa mãe, o que eu fiz foi tirar o aterramento do chip, resoldar a perna levantada e tirar o cristal oscilador. O problema é que sem os dois capacitores smd onde o segundo cristal

estava (c57 e c24) a imagem fica horrível, agora estou tentando procurar os valores desses dois caps, até se alguém tiver idéia também ficaria agredecido. Vou tentar por um de 0.10 uf e ver o que dá.

Segue imagem:

qoQaUUV.jpg?1

Espero ter ajudado alguém.

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Olá pessoal, pra quem interessar: recentemente restaurei um Mega Drive 1 Va3, americano, transcodificado, da Tectoy de volta pra Ntsc.

A Tectoy apenas aterrava o pino 7 do Chip gráfico (Ic 13) e mudava o cristal oscilador. Então, se você abrir o seu e ver que o cristal diz 53.634 Mhz pode saber que está em PAL-M.

É só trocar o cristal por um com frequência NTSC (53.693 Mhz) e tirar o fio do pino 7 do chip gráfico, debaixo da placa, não vai ter trilha cortada como no modelo japonês.

Agora estou tentando retranscodificar um Modelo Va7 Americano, esse parece ter sido mexido por técnico já que não tem etiqueta da Tectoy.

Nesse caso a primeira coisa que você vai perceber é quem tem um cristal soldado embaixo do chip gráfico, onde deveriam estar dois capacitores smd, além de uma perna do chip gráfico estar levantada e

aterrada por um fio soldado na placa mãe, o que eu fiz foi tirar o aterramento do chip, resoldar a perna levantada e tirar o cristal oscilador. O problema é que sem os dois capacitores smd onde o segundo cristal

estava (c57 e c24) a imagem fica horrível, agora estou tentando procurar os valores desses dois caps, até se alguém tiver idéia também ficaria agredecido. Vou tentar por um de 0.10 uf e ver o que dá.

Edit: Consegui, só o c24 é usado, o c57 fica sem mesmo, então pra voltar pra ntsc é só tirar o segundo cristal dos c24 e c47, resoldar o cap de 0.10uf no c24 e resoldar a perna do chip

devolta na placa.

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