Jump to content
Sign in to follow this  
Chico

Agora sim a crise ficou séria!

Recommended Posts

09/10/2015 17h47 - Atualizado em 09/10/2015 18h41

Família protesta em Brasília ao ter ida aos EUA adiada devido ao dólar alto

Menina de 7 anos foi para a Esplanada com cartaz e vestida de Minnie.
Garota abriu mão de festa de aniversário em maio para conhecer a Disney.

Isabella FormigaDo G1 DF

Maria Rita  com a mãe, Elissandra, vestida de Branca de Neve, e um amigo da família, de Aladin (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Maria Rita com a mãe, Elissandra, vestida de Branca de Neve, e Bruno Afonso, amigo da família, de Aladin (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

Inconformada com o cancelamento da viagem para os Estados Unidos por conta da alta do dólar, uma menina de 7 anos se vestiu como a personagem Minnie Mouse e levou a mãe e um amigo da família para protestar em frente ao Congresso Nacional. Com um cartaz com os dizeres "Era uma vez" e a foto da presidente Dilma Rousseff estampada, a garota afirma ter tido o sonho de conhecer a Disney arruinado pela crise econômica.

Maria Rita Nascimento e os pais planejavam viajar em setembro ou outubro para Orlando, na Flórida. A viagem foi planejada em maio, quando a garota fez aniversário e abriu mão de uma festa para poder viajar. Com os passaportes em mãos, elas mostraram os vistos já aprovados. Em agosto, a mãe diz que começou a preparar a filha para o possível cancelamento da viagem.

"Conversei com ela, disse que não dava, que a crise estava feia. Ela foi querendo saber, ficou super-revoltada e pediu para fazer um protesto", disse a mãe de Maria Rita, a dona de casa Elissandra Dantas "Ela falou: 'Mãe, não fui protestar com você, com meu pai, com a blusa do Brasil daquela vez? Por que você não vai comigo?'" Elissandra foi à Esplanada fantasiada de Branca de Neve.

Maria Rita vestida de MInnie e com cartaz de protesto contra a alta do dólar, que fez com que pai adiassem viagem aos EUA (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Maria Rita vestida de MInnie e com cartaz de protesto contra a alta do dólar, que fez com que pai adiassem viagem aos EUA (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)

"Queria muito ir para a Disney e por causa da crise não vou mais", disse a menina. "Explicaram que tudo está muito caro, o dólar aumentou, tudo aumentou. Eu fiquei muito triste, desde pequenininha sempre sonhei ir para a Disney", disse a garota, que cursa o 2º ano em numa escola no Gama.

Explicaram que tudo está muito caro, o dólar aumentou, tudo aumentou. Eu fiquei muito triste, desde pequenininha sempre sonhei ir para a Disney"
Maria Rita, de 7 anos, que teve ida aos Estados Unidos adiada

Em maio, quando os pais da menina ainda consideravam a viagem, o dólar começou o mês abaixo dos R$ 3 – no dia 1º, a cotação era de R$ 2,99, de acordo com o Banco Central. Em relação à cotação desta sexta-feira, que fechou a R$ 3,75, a moeda americana estava 30% mais barata no  primeiro dia de maio do que no fechamento desta sexta.

Elissandra diz que em maio a família estimava gastar R$ 20 mil com a viagem para a Disney. Hoje, diz ela, esse custo dobraria, por causa do aumento de passagens, diárias de hotel e alimentação.

"Agora não dá, com sinceridade, se não baixar o dólar. A gente falou para ela o seguinte: qualquer hora que der uma baixada, a gente vai na agência e compra, faz um pacote, mas enquanto nao baixar, não dá para ir, não. Está realmente difícil", diz.

Edited by Chico

A reportagem não fala se é o caso, mas sendo de Brasilia é grande a chance do pai da criança ser um funcionário público reclamando da mão que o alimenta. Todos sabem que uma das causas dos gastos exagerados do governo é o aumento exponencial do quando de funcionários públicos, todos ganhando acimada da media do setor privado - que é de onde vem os impostos para manter tudo funcionando.

A reportagem não fala se é o caso, mas sendo de Brasilia é grande a chance do pai da criança ser um funcionário público reclamando da mão que o alimenta. Todos sabem que uma das causas dos gastos exagerados do governo é o aumento exponencial do quando de funcionários públicos, todos ganhando acimada da media do setor privado - que é de onde vem os impostos para manter tudo funcionando.

Se for essa a situação, papaiznho servidor público e tal, aí fica assim o esquema: (Vergonha x Vergonha)VERGONHA

Quantos points do litoral ficaram vazios nesse feriadão mesmo? pusta braza na crise mey!

Olá,

Tem certas coisas que são inexplicáveis mesmo.

Demissões estão ocorrendo, falta de dinheiro é real, e os preços das coisas aumentaram muito. Mesmo assim, ou tem muita gente com dinheiro ou tem muita gente com "aparência" de ter dinheiro.

Como a boçalidade do brasileiro não tem limites, é de se ficar na dúvida cruel mesmo. 

Olá,

Demissões estão ocorrendo, falta de dinheiro é real, e os preços das coisas aumentaram muito. Mesmo assim, ou tem muita gente com dinheiro ou tem muita gente com "aparência" de ter dinheiro.

Como a boçalidade do brasileiro não tem limites, é de se ficar na dúvida cruel mesmo. 

Não são todos os setores que estão sofrendo com a crise. Minha empresa estah cagando dinheiro! Tem várias startups explodindo de lucro!

A economia tem mudado muito também. Por exemplo, o netflix e a internet fudeo com as locadouras. Agora creio que o English Town e derivados irão fuder com Cultura Inglesa e derivados. I love 99 taxy também deve estar fudendo muito! Porra, anos conturbados para alguns e lucrativos para outros.

Não são todos os setores que estão sofrendo com a crise. Minha empresa estah cagando dinheiro! Tem várias startups explodindo de lucro!

A economia tem mudado muito também. Por exemplo, o netflix e a internet fudeo com as locadouras. Agora creio que o English Town e derivados irão fuder com Cultura Inglesa e derivados. I love 99 taxy também deve estar fudendo muito! Porra, anos conturbados para alguns e lucrativos para outros.

Olá,

Isso acontece (sempre tem quem ganha numa crise), mas no geral, está ruim para a maior parte das empresas e industrias, principalmente as industrias.

Em 2016, aí o impacto da crise atingirá o setor de serviços (que depende indiretamente do faturamento deste ano e de empresas que entraram em crise este ano). Aí o bicho pegará em diversos "setores" diferentes.

Olá,

Isso acontece (sempre tem quem ganha numa crise), mas no geral, está ruim para a maior parte das empresas e industrias, principalmente as industrias.

Em 2016, aí o impacto da crise atingirá o setor de serviços (que depende indiretamente do faturamento deste ano e de empresas que entraram em crise este ano). Aí o bicho pegará em diversos "setores" diferentes.

O PIB vem diminuindo, a inflação aumentando e o Dollar subindo. Contudo, nunca li uma análise realmente séria que explique o que está acontecendo. Na verdade, gostaria de algo com poucas palavras e mais números, gráficos e progressões. Como ainda não vi, não tenho a menor ideia do que está acontecendo. O pouco que vi no jornal é da industria sofrer quedas constantes. Mas sem uma boa explicação.

Não da a menor vontade de ler jornal. Até mesmo o Valor é bem superficial.

O PIB vem diminuindo, a inflação aumentando e o Dollar subindo. Contudo, nunca li uma análise realmente séria que explique o que está acontecendo. Na verdade, gostaria de algo com poucas palavras e mais números, gráficos e progressões. Como ainda não vi, não tenho a menor ideia do que está acontecendo. O pouco que vi no jornal é da industria sofrer quedas constantes. Mas sem uma boa explicação.

Não da a menor vontade de ler jornal. Até mesmo o Valor é bem superficial.

Olá,

O que eu estou comentando é o que acontece de modo geral em certos setores, inclusive num dos quais me incluo.

Ao cair as vendas da industria (que ESTÃO CAINDO), cai a arrecadação (o que parece óbvio e está ocorrendo, não importando o motivo). Parte desta arrecadação é usada para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento em institutos que dependem disso.

Menos arrecadação, menos verba. Menos verba, menos gente. Simples.

Os motivos REAIS do que acontece e PORQUE acontece... ou ninguém sabe, ou quem sabe não conta porque quem sabe GANHA TRILHÕES com esse conhecimento. 

Um colega meu está fazendo doutorado e estava investigando uma linha de desenvolvimento associada a mercado de ações. Mas simplesmente não existem publicações nessa área. Ao tentar contato com pessoas envolvidas na área, indagadas sobre aspectos mais "profundos" que ajudem a desvendar mecanismos de funcionamento desse mercado, as pessoas fecham a cara, desconversam e saem fora.

Quem sabe "minimamente" como algumas coisas rolam, simplesmente não falam pros outros.

O problema é que, mesmo sem saber o motivo, existem os FATOS: produção industrial está caindo. Quando ela cai, afeta em cascata o que vem DEPOIS dela: setor de serviços e fornecedores. É como uma onda, que começa num determinado ponto e vai andando, este ano passa pela indústria e ano que vem pelo que vem depois dela.

Olá,

Pelo oq observo, tem mta gente que não tem 1 real guardado na conta, pega o salário e viaja, vai pro litoral, posta as fotos no feice e depois fica reclamando da Dilma.

• Upvote 1

Pelo oq observo, tem mta gente que não tem 1 real guardado na conta, pega o salário e viaja, vai pro litoral, posta as fotos no feice e depois fica reclamando da Dilma.

Olá,

Essa é a "boçalidade" a qual me refiro. Porque depois, passa apertos e fica reclamando do governo.

Olá,

O que eu estou comentando é o que acontece de modo geral em certos setores, inclusive num dos quais me incluo.

Ao cair as vendas da industria (que ESTÃO CAINDO), cai a arrecadação (o que parece óbvio e está ocorrendo, não importando o motivo). Parte desta arrecadação é usada para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento em institutos que dependem disso.

Menos arrecadação, menos verba. Menos verba, menos gente. Simples.

Os motivos REAIS do que acontece e PORQUE acontece... ou ninguém sabe, ou quem sabe não conta porque quem sabe GANHA TRILHÕES com esse conhecimento. 

Um colega meu está fazendo doutorado e estava investigando uma linha de desenvolvimento associada a mercado de ações. Mas simplesmente não existem publicações nessa área. Ao tentar contato com pessoas envolvidas na área, indagadas sobre aspectos mais "profundos" que ajudem a desvendar mecanismos de funcionamento desse mercado, as pessoas fecham a cara, desconversam e saem fora.

Quem sabe "minimamente" como algumas coisas rolam, simplesmente não falam pros outros.

O problema é que, mesmo sem saber o motivo, existem os FATOS: produção industrial está caindo. Quando ela cai, afeta em cascata o que vem DEPOIS dela: setor de serviços e fornecedores. É como uma onda, que começa num determinado ponto e vai andando, este ano passa pela indústria e ano que vem pelo que vem depois dela.

Entendo que tem caido a industria. Mas será que será a causa de ladeira para tudo no futuro?

Um pensamento que sempre tive sozinho. Nos países desenvolvidor a maior parte do PIB pertence ao setor de serviço. E além disso, as grandes industrias migragram para países onde há mais pobreza na maior parte da população, pois lá o salário é mais barato. O próprio EUA já sofreu processo de desindustrialização.

O Brasil não é um país "desenvolvido", mas o setor de serviço já é há muito tempo o maior, e, os salários dos mais pobres vinham aumentando constantemente há duas décadas. Quais impactos e reviravoltas isso acarretará na economia?

Há muita gente que vem lucrando não por depender das desgraças dos outros. Há cidades na região do centro oeste que se iniciaram com a venda de soja, mas hoje estão em desenvolvimento alto por também produzirem carne processada. Foi um crescimento foda! Minha namorada estuda isso em pesquisa na faculdade.

Também vejo que na minha rua e nas próximidades muitos estabelecimentos comerciais que surgiram e vingaram muito. Aqui por perto tudo falia no passado. Agora, até pizzaria de segunda linha está decolando! Até prédio comercial está sendo produzido e nem é um bairro comercial.

Fico um pouco confuso sobre a crise. Será que seriam gigantes empresas antigas e ricas que possuiam grandes parcelas do PIB que estão se fudendo e levando os números para baixo. Já escutei falar que a exportação de minério para China era o que sustentava o bom desempenho no governo Lula. Há alguns a China parou de comprar, dai o setor caiu. Será que a crise é algo em poucas empresas, mas em gigantes?

Sério, não conheço ninguém pessoalmente que perdeu emprego para crise. Aqui não tem industria. Assim, vejo no total mais um saldo positivo.

E claro, falo com a visão rídícula que tenho do mundo a minha volta. A realidade pode ser bastante diferente. Mas realmente não estou vendo crise perto de casa.

Quantos points do litoral ficaram vazios nesse feriadão mesmo? pusta braza na crise mey!

viajei no feriado. Aeroportos de curitiba e guarulhos desertos, tanto na ida quanto na volta

viajei no feriado. Aeroportos de curitiba e guarulhos desertos, tanto na ida quanto na volta

Galera vai pra praia de carro, transito pesado pra ir e pra voltar, praias lotadas em todo o litoral Catarinense, e tudo placa de Curitiba.

Galera vai pra praia de carro, transito pesado pra ir e pra voltar, praias lotadas em todo o litoral Catarinense, e tudo placa de Curitiba.

Ta mais barato litoral catarinense do que litoral paranaense, compensa.

Comércio pras massas está em crise sim, o que acharam que aconteceria? cada bairro de periferia hoje tem um comércio considerável, tudo criado desde o governo Lula até agora, baseado na estabilidade do real (FHC) e no crédito que os PTralhas deram pras massas, é óbvio que isso um dia iria desmoronar...

Crise das montadoras? conta outra.

O comercio esta triste, shoppings vazios, agosto foi o pior em 15 anos de venda.