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DeMolay

GENESIS DOES! Sonic Team Racing em desenvolvimento para Mega Drive

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O programador conhecido como GASEGA68k, responsável pelo port perfeito de Wolfenstein3D para Mega Drive e também pela criação de um motor gráfico poligonal que tornaria possível desenvolver uma versão de Star Fox para Mega Drive sem auxílio de chips adicionais, postou há quase um ano em seu canal no youtube um vídeo demonstrativo de Mode 7 reproduzindo uma pista do jogo Super Mario Kart no Mega Drive. O efeito aparece com resolução de texturas bem baixa.

Anteontem, postou mais um vídeo em seu canal, mostrando pela primeira vez um protótipo de Sonic Team Racing. O jogo está em fase inicial de desenvolvimento, ou seja, não dá pra julgar o trabalho do cara por esse vídeo. Vamos acompanhar o progresso do jogo passo a passo, pois é grande a possibilidade de sair coisa boa, visto o primoroso trabalho feito com Wolfenstein3D. Pessoalmente, o que eu mais quero ver é a melhoria dessa pista.

Mode 7 era um efeito tido por muito tempo como impossível no Mega Drive, mas graças aos programadores caseiros, hoje é uma realidade. Obviamente não se compara com o Mode 7 nativo do Super Nintendo, mas é um feito fantástico se obter isso via software. Em menção honrosa, vale a pena lembrar um dos Mode 7 mais bem executados no Mega Drive: Pier Solar.

https://www.youtube.com/watch?v=wG4V_kLL0NI

 

Edited by DeMolay
faltou uma letra numa palavra.
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bacana gostei dos Sonic Drift para o GG,lembro de outro jogo de corrida meio cartoon para MD mas esqueci o nome /-:

Atualizando:

Esse que o Burn postou abaixo

Edited by Dav

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esse grafico granulado e em baixa resolucao da pista é pq a memoria do meguinha nao aguenta de outra forma o codigo e o stretch do 2d transformado em plano pseudo 3d, sendo que tem q ser via software algo semelhante ao efeito do mode 7 real (que é so apenas mais um modo grafico do snes reservado pra backgrounds, tendo ele 8 ao total)

na verdade esse efeito é um raster effect bem simples. tao simples q comecou a ser utilizado no street racer do mega em 95, talvez antes. é mais parecido com o line scroll do sf2 do que com mode 7 real

nao entendo tanto hype por um cara que esta fazendo o q ja faziam em 95 e dizendo q eh coisa inedita

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Não, esse efeito nada tem a ver com o de Street Racer. O Mode 7 rotaciona um plano texturizado, coisa que não acontece em street racer no mega drive. Se fosse, veríamos o outro lado da pista ao entrar numa curva fechada, e isso não acontece. Também sera possível virar o carro na contra mão e a câmera giraria junto, como ocorre em mariokart.

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pow legal a ideia.

acho bacana mostrarem que o console faz coisas que não imaginávamos fazer ou na época os programadores não tinham as ferramentas de hoje.

 

Legal também o comentário do @DeMolay explicando as diferenças do efeito do Street Racer e do Mode 7.

No caso, o do Street Racer seria igual o do Outrun ou do Space Harrier que parece vários cilindros de imagem. Já viu quando anda devagar  e você ve isso?

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No caso, o do Street Racer seria igual o do Outrun ou do Space Harrier que parece vários cilindros de imagem. Já viu quando anda devagar  e você ve isso?

ele esta certo sobre a explicacao do efeito da transformacao de plano 2d em pseudo 3d, alias eh exatamente o q eu tinha dito antes no post (stretch do 2d transformado em plano pseudo 3d)

acredito vc esta mencionando como as coisas vem em direcao a tela em zoom. como o mega nao era capaz de fazer isso como as placas de arcade super scaler da sega tipo a system X, eles faziam varios sprites dos objetos, cada vez mais aumentando o tamanho.

mas o que nos estamos falando nao é desses objetos q saltam do plano do chao, é do proprio chao.

se o street racer permitisse, seria possivel rotacionar 360 graus esse chao dele, é a mesma base desse mode 7 simulado que o cara programou. so que o jogo nao quer q seja possivel isso, entao eles travaram a tela para frente so.

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O Mega até conseguia fazer zoom... mas com muito sofrimento. :P

Veja neste vídeo do Phelios, aos 6 minutos.

Comparando com a mesma parte do arcade, aos 5 minutos:

 

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