Jump to content
Sign in to follow this  
FabricioGRK

SSD Ressuscitando com Lunix

Recommended Posts

Estou com um SSD 520 séries da Intel de 240 GB onde está instalado o windows. A  uns 7 dias o PC não dava mais boot, entrei na bios e vi que o SSD não era detectado pelo sistema. Na hora só desliguei tudo e fui procurar a nota pra entrar em contato com a assistência, já que o manual diz que a Intel dá garantia de 5 anos - o SSD tem só 3 anos. Enquanto isso para poder usar o PC baixei um daqueles live CDS do linux e consegui acessar o SSD do linux. Feito isso tirei o live CD e resetei PC, ele deu boot numa boa pelo SSD, só depois de varias horas ligado que ele trava do nada e o SSD não é mais reconhecido, entrei nas configurações de Boot e nada de aparecer o lista de dispositivos. Rodei o linux e lá estava ele de novo, reiniciei o PC funcionou mais mais algumas horas até travar. O estralho é que isso já aconteceu cinco vezes, da última vez que ocorreu eu tentei de várias formas dar boot pelo ssd antes de usar o live CD e nada, troquei o cabo sata, o cabo de alimentação e nada, mas bastou eu rodar o live CD e lá estava o ssd, ai resetei de deu boot. Acho que não tem nada haver o fato de rodar o linux e o SSD ressuscitar, mas é muito estranho. É mais um daqueles fatos paranormais que acontecem no mundo da informática. Bom, o ruim é que agora não tenho certeza se o problema está mesmo no ssd e estou pensando em esperar mais um pouco antes de enviá-lo pra garantia. Será que existe alguma explicação lógica pra isso?

Se for a controladora acho que não tem mais jeito, só trocando mesmo. Vou fazer aqueles testes do site da sandisk e se não der certo enviar para a garantia. Essa coisa de funcionar após testar no Linux talvez seja alguma característica do sistema operacional acessando o disco de uma forma que o windows não faça, só estou especulando hahaha.