Jump to content
Sign in to follow this  
PreacherOfHell

[DC] Tradução PT-BR de WHAT'S SHENMUE

Recommended Posts

Fala galera, beleza?

Recentemente conclui um trabalho junto à alguns outros fãs de Shenmue do fórum Shenmue Dojo, o projeto foi a tradução do demo WHAT'S SHENMUE? lançada para o Dreamcast em 1999 com o intuito de demonstrar as mecânicas básicas do jogo.

A demo é curta mas como eu fui o único tradutor, levou por volta de dois meses para traduzir, testar, adicionar acentos no código do jogo para ele 'entender' tudo e inclusive a tradução dos manuais! O jogo está COMPLETAMENTE em Português, inclusive Menus, telas de ajuda, agenda e como eu disse, os manuais também.

Segue o link para download do patcher:
http://www.mediafire.com/download/lfr5nbrhe2q42xb/WhatsShenmue104.7z 
Lembrando que este é apenas o patcher, não inclui o GDI do What's Shenmue. Este pode facilmente ser encontrado pela Internet (o patcher funciona apenas em discos formato GDI).

Segue o link para o download dos Manuais!
http://www.mediafire.com/download/ls82yh9qcndrnw4/WhatsShenmueExtras-11.7z 
Quem precisar de alguma ajuda, no primeiro download está incluso um LeiaMe completamente em Português com todos os passos necessários para aplicar o patch, rodar em emulador e também para jogá-lo diretamente no Dreamcast!!! Ajuda adicional, pode me mandar uma MP aqui no fórum ; )

É isso aí galera, espero que vocês gostem. Não fiz isso por dinheiro, foi simplesmente por amor à minha franquia favorita. Gostaria que quem jogasse, deixar uma mensagem aí, mesmo se for metendo o pau em tudo!

Algumas fotos:

WhatsCDFrontCover%2BPTBR.jpg

WhatsCDBackCover%2BPTBR.jpg

2016-01-25%2B%25285%2529.png

2016-02-20.png

É isso aí, galera. Espero que gostem!

• Upvote 7

Excelente. Parabéns!

É só uma demo mas, pra quem é fã, todo tipo de experiência tá valendo.

• Upvote 1

Sensacional amigo. Meus parabens.

Só um detalhe. Meu antivirus 360 total security achou um trojan no whats.

Edited by vxand
  • Upvote 1

19 horas atrás, RssV disse:

Excelente. Parabéns!

É só uma demo mas, pra quem é fã, todo tipo de experiência tá valendo.

Muito obrigado! Espero que tenha gostado da tradução!

17 horas atrás, Pek disse:

orra, de responsa, parabens.

Obrigado!

12 horas atrás, vxand disse:

Sensacional amigo. Meus parabens.

Só um detalhe. Meu antivirus 360 total security achou um trojan no whats.

Creio eu que seja um daqueles alertas falsos pelo patcher se tratar de um programa não licenciado e sem registros oficiais. Mesmo assim, vou verificar se este é mesmo o problema. Obrigado pelo toque!

2 horas atrás, Snayperskaya disse:

Obrigado por compartilhar e parabéns pelo trabalho!

Pensam em fazer do SeGaGaGa? :)

Fico feliz que tenha gostado!

O SeGaGaGa seria um trabalho bem diferente. Para Shenmue existem ferramentas próprias para explorar os GDs e extrair as informações necessárias para acessar os arquivos de legendas, menus, etc (chama-se ShenTrad). Caso o SeGaGaGa tiver uma fanbase que tenha desenvolvido isso, eu ficaria interessado em fazê-lo sim! Vou pesquisar!

Muito Bom,Parabéns jogarei quando possível.

• Upvote 1

Parabéns, mandou bem demais! Eu nunca me aventurei em tentar algo do tipo, então não sei o quão trabalhoso pode ser, mas agora quem sabe você poderia partir para a tradução do jogo completo! 

Seria também sensacional! É um jogo que merece que algum fã faça isso por ele, pois tem toda uma legião de admiradores eternos (incluindo eu).

• Upvote 1

Meu amigo parabéns pelo ótimo trabalho que pelas imagens está perfeito, baixando pra jogar daqui a pouco no próprio DC.

• Upvote 1

Em 13/03/2016 at 8:55 PM, fabiofcouto disse:

Nao pensa em traduzir os jogos?

pois sempre aparece alguem falando que ta fazendo, e no meio desiste.

Cara, o feedback está tão bacana aqui como em outros fóruns que estou realmente pensando em 'atacar' o Shenmue I, pelo menos ir liberando disco em disco para a galera.

Em 14/03/2016 at 6:34 AM, jonas disse:

Parabéns cara, vou testar.

Em 14/03/2016 at 0:04 PM, Hill top zone disse:

Parabéns pelo trabalho!

Em 14/03/2016 at 5:17 AM, Dav disse:

Muito Bom,Parabéns jogarei quando possível.

Muitíssimo obrigado!

Em 14/03/2016 at 3:30 PM, setzer disse:

Parabéns, mandou bem demais! Eu nunca me aventurei em tentar algo do tipo, então não sei o quão trabalhoso pode ser, mas agora quem sabe você poderia partir para a tradução do jogo completo! 

Seria também sensacional! É um jogo que merece que algum fã faça isso por ele, pois tem toda uma legião de admiradores eternos (incluindo eu).

Obrigado mesmo!!! Foi trabalhoso um pouco além da conta pois foram feitas várias modificações para o jogo 'entender' os acentos. Além disso, este jogo sempre foi em JP, nunca houve oficialmente uma tradução nem para o inglês então só dele entender o nosso alfabeto já foi um trabalho haha

Sinceramente estou considerando, o problema é o tempo. Esta tradução fiz durante as férias, vou pegar os arquivos do primeiro e ver qual é. Mas o feedback do pessoal me animou bastante em fazer, sim.

1 hora atrás, gilvan666 disse:

Meu amigo parabéns pelo ótimo trabalho que pelas imagens está perfeito, baixando pra jogar daqui a pouco no próprio DC.

Fico no aguardo então do seu feedback! Agradeço demais.

Edited by PreacherOfHell
  • Upvote 1

Se sair a tradução dos jogos,  eu vou encarar com gosto a jogatina,  pois nunca me animei a jogar a sério. 

• Upvote 1

Por um momento eu me havia esquecido do fato de que Whats Shenmue saiu só no Japão! O que torna mais interessante ainda esse seu trabalho! Parabéns!

• Upvote 1

Em 16/03/2016 at 10:00 PM, fabiofcouto disse:

Se sair a tradução dos jogos,  eu vou encarar com gosto a jogatina,  pois nunca me animei a jogar a sério. 

Estou bem animado em fazer. Pretendo me programar e ver se vou conseguir (e poder) encarar!

14 horas atrás, setzer disse:

Por um momento eu me havia esquecido do fato de que Whats Shenmue saiu só no Japão! O que torna mais interessante ainda esse seu trabalho! Parabéns!

Agradeço demais! What's Shenmue é uma demo bem interessante que nem mesmo grandes fãs tiveram a oportunidade de jogar pelo fato de ser apenas JP. Agora, não mais! hahaha

1 hora atrás, gilvan666 disse:

Cria um tópico aqui http://www.romhacking.net.br/forum/  parceiro pra mais fans conhecer esse seu maravilhoso trabalho, depois posto fotos da jogatina aqui no DC, parabéns mais uma vez fez um belo trabalho.

Com certeza vou criar brother, agradeço a dica! Muito obrigado pelo elogio, fiz mesmo para todos fãs BR curtirem essa demo interessantíssima.
Aguardo as fotos, hein haha

Abraços à todos!!!!!

Baixei, gravei e joguei, simplesmente SENSACIONAL, trampo Profissional, parece até uma versão Oficial em Português, parabéns e muito obrigado pelo trabalho compartilhado PreacherOfHell.

• Upvote 1

Em 18/03/2016 at 8:57 AM, Gudiga disse:

Baixei, gravei e joguei, simplesmente SENSACIONAL, trampo Profissional, parece até uma versão Oficial em Português, parabéns e muito obrigado pelo trabalho compartilhado PreacherOfHell.

Cara, agradeço demais mesmo! Fiz com a esperança mesmo de que alguém confundisse com um trabalho profissional! haha Muitíssimo obrigado de verdade!!!!!!

23 horas atrás, Hill top zone disse:

PReacher, você tem mais trabalhos destes?

Então, eu trabalho com tradução a anos mas este foi meu primeiro trabalho com games. Eu jogo a vida toda e tal então foi muito tranquilo traduzir as expressões usadas em games e tal. Pretendo continuar com alguns trabalhos de games e dependendo agora com esse feedback tão bacana do pessoal pretendo fazer o Shenmue I. O problema é o tempo mesmo porque trabalho e dou aula mas vou fazer de tudo pra conseguir arrumar um tempo!

baixei e testei, ficou show.

Mas me diz uma coisa ae, pq nao tem como deixar legendas e audio ao mesmo tempo?

2 horas atrás, fabiofcouto disse:

baixei e testei, ficou show.

Mas me diz uma coisa ae, pq nao tem como deixar legendas e audio ao mesmo tempo?

Obrigado!

No Menu 'Opções' você precisa deixar no 'Modo Adulto', assim você jogará com Áudio e Legendas. 

Abraço!

10 horas atrás, PreacherOfHell disse:

Obrigado!

No Menu 'Opções' você precisa deixar no 'Modo Adulto', assim você jogará com Áudio e Legendas. 

Abraço!

Preacher, Recomendo você colocar esta informação no seu post original e em todo o lugar que você divulgar o seu trabalho, pois pode haver pessoas que não vão entender o que aconteceu e pessoas que podem achar que isto é um BUG da tradução por exemplo.

Colocar uma informação no meio do seu texto como por exemplo: O jogo originalmente vem com o áudio (ou falas eu não sei qual é o termo e o que não está presente) desligado, somente legendas. Para ativar as falas (na linguagem original) e as legendas, vá no Menu 'Opções' e no campo (não sei qual é) selecione o 'Modo Adulto', assim você jogará com Áudio e Legendas.