Jump to content

Ajudem-me a ressuscitar esse Mega Drive VA5

Recommended Posts

Falem pessoas,

comprei um md no ml essencialmente para ter o prazer de tentar consertar. Até então, não tinha experiência em reparos em consoles, somente limpeza. O anúncio dizia "não liga", mas eis q comprando uma fonte ele acende o led e a saída de audio emite o som característico de "ligado". A boa notícia termina aí, ele não dá som nem vídeo.

Analisando a placa, vi que foram feitos mods de região e transcodificação. Inclusive o oscilador estava com uma das pernas quebradas. Eu desfiz ambos os mods e fiz o de vídeo composto só para testar, mas ainda não tive sucesso.

O que foi feito, além do que já disse: testei os reguladores de voltagem, parecem estar ok (ambos recebendo quase 9v e enviando quase 5v), limpei o slot de cartucho com o método cartão+lixa

Colocarei as fotos para quem puder dar uma olhada. Só há uma diferença entre o q elas mostram e como está agora: encontrei a trilha do p7 do vídeo cortada la na entrada do Sega 315-5313. Fiz o meu melhor em tentar reconectar diretamente o p7 até o chip, mas não estou muito confiante pq fiz na parte de baixo da placa.

No mais, peço a ajuda de vocês, esse md é exatamente o modelo que tinha quando era criança, então ele já tem um (pouco) de valor sentimental.

abraços

va5_frente.jpg

va5_verso.jpg

Cara, estou numa parecida. Só que o MD que to aqui é aquele modelo com fonte interna. Já refiz trilha, troquei componentes danificados, e nada dele dar imagem. Ele liga. Se conecto ele pelo RF, a tela da TV chega a ficar preta, mas não funciona nada. Pelo conector AV não tem sinal nenhum.

No momento estou revisando as trilhas, e testando os componentes na esperança de encontrar algo queimado...

9 minutes ago, Mcs said:

Cara, estou numa parecida. Só que o MD que to aqui é aquele modelo com fonte interna. Já refiz trilha, troquei componentes danificados, e nada dele dar imagem. Ele liga. Se conecto ele pelo RF, a tela da TV chega a ficar preta, mas não funciona nada. Pelo conector AV não tem sinal nenhum.

No momento estou revisando as trilhas, e testando os componentes na esperança de encontrar algo queimado...

Quando ligo o meu pelo composto a tv acusa algum sinal sendo enviado, se eu coloco o cartucho invertido ele dá som tipo ruído branco... não sei se poderia ser o slot, estou sem ideias ainda.

Pior que eu acho que o problema era bem simples. Quando oscilador está com algum problema (no seu caso, a perna estava quebrada), o aparelho não da imagem.

Eu se fosse você teria dado um jeito primeiro o oscilador pra depois ver depois esses mods de transcodificação e região.
Como você já mexeu no aparelho não sei mais o que pode ser, sugiro você da uma pesquisada no forum e achar o tópico de transcodificação do user Shoometsu.

4 hours ago, Vicious said:

Pior que eu acho que o problema era bem simples. Quando oscilador está com algum problema (no seu caso, a perna estava quebrada), o aparelho não da imagem.

Eu se fosse você teria dado um jeito primeiro o oscilador pra depois ver depois esses mods de transcodificação e região.
Como você já mexeu no aparelho não sei mais o que pode ser, sugiro você da uma pesquisada no forum e achar o tópico de transcodificação do user Shoometsu.

Já li o tópico, inclusive só encontrei a trilha do p7 cortada por causa dele.

O vg nunca chegou a dar nem som, coisa q deveria acontecer caso o problema fosse só o oscilador, por isso acho q o vilão pode ser outro.

A propósito,essa é a placa utilizada no Genesis e no Mega Drive 2 (Tec Toy). Placa muito boa por sinal.

Como vc ja removeu a transcodificação para PAL-M,ficou pendente refazer uma trilha ali,marquei na foto para vc ver onde é.

Esse ponto tem ligação com outro componente do outro lado da placa,pode ser essa a razão de não estar dando video.

Qn9KPno.jpg

Edited by Legiao-RJ
8 hours ago, Legiao-RJ said:

A propósito,essa é a placa utilizada no Genesis e no Mega Drive 2 (Tec Toy). Placa muito boa por sinal.

Como vc ja removeu a transcodificação para PAL-M,ficou pendente refazer uma trilha ali,marquei na foto para vc ver onde é.

Esse ponto tem ligação com outro componente do outro lado da placa,pode ser essa a razão de não estar dando video.

creio que seja a trilha do p7 do chip de video que foi cortado ali. Já refiz a ligação com o p7 e nada de video (nem audio) ainda...

Estou pensando em substituir o slot de cartucho. Alguém já realizou esse procedimento?

• 2 weeks later...

Ok, então hoje eu tive um tempo e resolvi entrar no modo "full retard"

Desfiz os mods todos, dei um banho na placa com álcool, em seguida com wd40, esfreguei bastante com uma escova (obviamente não era anti-estática), depois retirei o óleo com detergente e bastante água.

Tirei um pouco do excesso , apliquei mais um pouco de wd40 no slot e fiquei ali "escovando os dentes" por algum tempo. Botei pra secar próximo ao aquecedor.

Quando estava mais ou menos, refiz os mods (agora estão um pouco mais bonitos, o dos jumpers está um obra de arte), coloquei o fone na placa e liguei (sim, sabia que nao estava 100% seco)

Encaixei meu Virtua Racing Japonês (óbvio)... na primeira ligada só o mesmo ruído de "ligado" de antes. Desliguei e liguei novamente e.... quase morri de susto com o som do logo da sega, o volume do fone estava no máximo.

Corri pra plugar na tv, imagem 100% colorida e jogo na velocidade esperada. Apenas tenho pequenas bordas nos lados e em cima, mas estou rodando o jogo em um plasma samsung 42 e não tenho certeza se numa crt (que testarei amanhã) terá o mesmo efeito.

Fiquei muito feliz até que o jogo travou. Desliguei e liguei, e travou no logo da sega. Troquei de jogo, coloquei Sonic 2, ele entrou, rodou um pouco e travou tambem. E assim aconteceucom  todos os que tenho aqui. Outra coisa interessante é que geralmente quando ligo na primeira o jogo nao roda, mas desligando e ligando novamente ele roda. As vezes se tirar o cabo da energia e reconectar o jogo pega de primeira.

Ou seja, ele voltou dos mortos mas ainda não está estável. Não sei se a placa não está 100% seca e isso pode estar gerando esses travamente ou se é alguma outra coisa fora do meu conhecimento.

Em meio a tantas dúvidas eu lanço outra: o chip de som no MD de vocês é o que mais esquenta?

12 hours ago, sonda 2 said:

já trocou todos os capacitores?

Não, ainda não consegui todos.

Comprei 2 7805 e tenho um slot de cartucho novo pra fazer a troca. Embora os reguladores estejam ok, não os monitorei durante o funcionamento do console ainda pra ver se há variação na saída que poderia justificar os travamentos.

Os travamentos em si são um pouco estranhos. As vezes dá um glitch na imagem e tudo para, as vezes apenas a imagem congela e a música fica dando loop. Sonic 1 me deu dois erros diferentes em meio aos travamentos http://prntscr.com/balcua http://prntscr.com/baldet

Tendo um tempo eu vou começar pelos reguladores, depois slot e depois capacitores (ordem de dificuldade).

Algo mais poderia ser o causador dos travamentos?

7 hours ago, ultraover said:

Não, ainda não consegui todos.

Comprei 2 7805 e tenho um slot de cartucho novo pra fazer a troca. Embora os reguladores estejam ok, não os monitorei durante o funcionamento do console ainda pra ver se há variação na saída que poderia justificar os travamentos.

Os travamentos em si são um pouco estranhos. As vezes dá um glitch na imagem e tudo para, as vezes apenas a imagem congela e a música fica dando loop. Sonic 1 me deu dois erros diferentes em meio aos travamentos http://prntscr.com/balcua http://prntscr.com/baldet

Tendo um tempo eu vou começar pelos reguladores, depois slot e depois capacitores (ordem de dificuldade).

Algo mais poderia ser o causador dos travamentos?

edit rápido: ninguém percebeu que esse MegaDrive NÃO é VA5?