Jump to content
Sign in to follow this  
Ignarius

Sem grana para um Framemeister? Solução barata para retrogames em tvs de OLED/LED/LCD/Plasma

Recommended Posts

Todo mundo que procura uma boa imagem para seus retrogames sabe que hoje em dia você tem praticamente 2 caminhos a seguir.

A primeira (e mais barata) é comprar uma TV CRT (de preferência uma com entradas S-Video e video componente);

listing_pic_925765_1420484432.jpeg
Sony Wega, talvez a melhor linha de tvs CRT para retrogames

A segunda é partir para um Framemeister, que é um scaler de vídeo voltado para retrogames com vários tipos de conexões e suporte nativo a geração de scanlines.

1467061237_3116505712271.jpg
XRGB-mini Framemeister da Micomsoft, o suprassumo dos scalers de vídeo para jogos

Ambas são ótimas soluções para jogar seus retrogames, mas claro que não existe solução perfeita e cada uma tem seus problemas.

TVs CRT estão ficando cada vez mais raras por ser uma tecnologia abandonada já há alguns anos. Ainda é possível achar tvs CRT usadas por bons preços, mas está cada vez mais difícil encontrar modelos de boa qualidade e que estejam funcionando 100%, e com o passar do tempo a manutenção só tende a ficar mais complicada com a falta de peças (que também não são mais produzidas).
Outro problema dessa solução é a necessidade de um espaço físico extra para comportar uma boa tv de CRT, que geralmente são grandes e pesadas. Hoje em dia, com apartamentos cada vez menores e o uso de tvs modernas grandes e largas, acaba ficando difícil manter uma tv CRT no mesmo ambiente.

Quem não tem espaço (ou por algum outro motivo não quer ter que lidar com CRTs), acaba indo para a segunda solução que são os scalers de vídeo. Nesse quesito, atualmente no mercado nada bate o Framemeister, mas é um aparelho para poucos, principalmente para quem mora no Brasil, passando fácil dos R$ 1.500,00 para importar um desses.

Eu estou dentro do grupo que não tem espaço atualmente para manter uma tv de CRT e nem tenho grana (e nem coragem) de pagar mais de 1500 reais em um Framemeister. Então, estou ferrado, certo? :fodase:

A resposta é não

É possível sim, extrair uma ótima imagem de tvs modernas, com direito a scanlines, sem artefatos, sem tremedeiras ou imagem embaçadas, gastando apenas um pouco mais que uma CRT usada (em alguns casos, talvez até a mesma coisa).

------------------------------------------------------------

Lista de componentes:
(Obs: esses são os componentes que comprei para atingir o resultado final. De acordo com os consoles, conexões, cabos e modelo de TV que você pretende utilizar, esses componentes podem ser alterados para modelos similares que suportem outros tipos de conexão, ou até mesmo ter a lista de componentes diminuída caso a sua TV tenha entrada VGA nativa).

1. Scaler de vídeo Lenkeng S-Video\Composite to HDMI
    Preço médio: R$ 180,00

2. Adaptador HDMI to VGA
    Preço médio: R$ 30,00

3. RetroVGA Scanline Generator
    Preço médio: R$ 95,00

4. VGA to HDMI Converter
    Preço médio: R$ 30,00

Total: R$ 335,00

Lembrando que esses são preços aproximados. Eu já levei em conta imposto de importação + 12 reais de taxa de retirada dos Correios no cálculo, mas se você conseguir comprar quase tudo aqui no Brasil (ou tiver sorte de não ser taxado), esses valores irão cair consideravelmente.

Bom, indo ao que interessa, ao ligar tudo isso, fica mais ou menos assim:

qh3YwOk.jpg

Se você possui uma tv que ainda tem entrada VGA (algo cada vez mais raro), você pode dispensar o item 4 da lista já que não será preciso converter de volta o sinal analógico VGA para o digital HDMI, e você economiza uma graninha.

Desses 4 aparelhos, o scaler Lenkeng (item 1) é o único que possui tomada de alimentação. O adaptador VGA to HDMI (item 4) possui alimentação USB, bastando ligá-lo em alguma entrada USB da sua tv para que ele funcione.

O áudio é transferido direto através de um cabo P2-P2 que acompanha o adaptador HDMI to VGA (item 2) para o conversor VGA to HDMI (item 4), como é possível ver na foto (cabo branco).

Bom, esse é o resultado final que você terá na tela da sua TV:

ZusuUYS.jpg

Final Fight CD, rodando via S-Video em um Mega Drive JAP VA5 + Sega CD Model 2

Uma vantagem desse setup é que você também pode utilizá-lo com consoles modernos que possuem saída HDMI, como o PS3 e o Wii U. Nesse caso, não é necessário o scaler Lenkeng, bastando ligar direto o adaptador HDMI to VGA na saída HDMI do seu console.

Eu ainda não testei com o PS3, mas aqui vão algumas fotos do setup rodando com o Wii U:

VAAFhEY.jpg

iKdVcb0.jpg

ucN1KZf.jpg

y0ErhYl.jpg

uMSEbCe.jpg

Nvag5AU.jpg

kGChvJN.jpg

XrsYmWs.jpg

Até agora, os consoles testados foram apenas o Wii U, Mega Drive e Saturn. Ainda pretendo fazer mais alguns testes com outros consoles para ver se tudo funciona perfeito.

O único problema que tive até agora foi ao rodar algum jogo de Master System através do Mega Drive. Isso faz com que a imagem fique falhando e sem som, provavelmente alguma incompatibilidade de algum desses conversores com a resolução do Master System, já que jogando diretamente a imagem do scaler Lenkeng para a TV (sem passar pelo RetroVGA) funciona sem problemas.

Não posso também garantir que esse setup funcionaria perfeitamente em qualquer modelo de TV. No caso a minha Sony não tem problema com resoluções bizarras e aceita praticamente qualquer tipo de sinal, como dá pra se ver nessa análise.

Imagina-se também que com tanto conversor trabalhando em conjunto que deva rolar algum tipo de input lag. Após várias partidas de Street Fighter II e Final Fight eu posso dizer que se há algum lag que o mesmo é imperceptível. Se você usar o emul de SNES do Wii U e notar algum lag, saiba que o problema é com o emulador que adiciona lag mesmo quando você não está usando nenhum tipo de conversor. O mesmo vale ao rodar jogos de PS1 no PS3.

No meu caso eu optei por um scaler com entrada S-Video e video composto pois a maioria dos meus consoles utilizam esse tipo de conexão. Se você quiser partir para uma solução SCART, também existe do mesmo scaler com esse tipo de entrada, mas já adicione aí o preço dos cabos SCART para cada console que você for utilizar.

No final das contas, estou muito satisfeito com o resultado e finalmente consegui uma imagem para retrogames que não me faz mais ter saudade da minha velha CRT. Na verdade, a imagem com essa configuração está bem superior em relação à da velha CRT que eu usava que tinha alguns problemas de geometria e distorção de imagem. 

Fica aí então a dica para quem quiser aproveitar melhor seus consoles antigos em tvs atuais. Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser a foto de como fica algum jogo específico (desde que eu tenha o console pra testar, é claro) é só falar.

• Upvote 8

muito bem explicado

fui procurar o tal do "framemeister" no ebay, e o bicho é caro mesmo... e ainda ouvi falar que esse tem input lag, tamococool...

se toda essa parafernalha não da lag, então é uma ótima opção

Muito bom cara,  realmente o preço cai bastante.

E a gente que pensava que os vídeo games com mídia ótica iriam acabar por falta de peças de reposição quando na verdade o que está com os dias contados são as CRTs e soluções como adaptadores de hds e outras mídias físicas estão aparecendo para manter os vídeo game de mídia ótica vivos. 

Isso você fez pra jogar com os consoles originais,  com emuladores já é possível jogar com algum filtro que se simule essa qualidade? 

Ótima matéria.

coincidência hoje vi uma tv de tubo sendo dada a reciclagem ai lembrei dos meu videogames antigos rs

59 minutos atrás, Mega. disse:

Muito bom cara,  realmente o preço cai bastante.

E a gente que pensava que os vídeo games com mídia ótica iriam acabar por falta de peças de reposição quando na verdade o que está com os dias contados são as CRTs e soluções como adaptadores de hds e outras mídias físicas estão aparecendo para manter os vídeo game de mídia ótica vivos. 

Isso você fez pra jogar com os consoles originais,  com emuladores já é possível jogar com algum filtro que se simule essa qualidade? 

Em emuladores eu recomendo usar o filtro Hylian CRT no Retroarch (não sei se ele roda em outros emuladores).

• Upvote 2

olha a via que tu utilizou nessa conversão é o composto e s-video será que utilizando o SCART a qualidade não seria melhor?? eu sugiro que pinem esse topico super didático!!!

24 minutos atrás, sonda 2 disse:

olha a via que tu utilizou nessa conversão é o composto e s-video será que utilizando o SCART a qualidade não seria melhor?? eu sugiro que pinem esse topico super didático!!!

Como eu disse, tem conversores SCART também para quem prefere. No meu caso eu preferi o composto/s-videonpq alguns consoles que eu tenho não possuem opção de usar SCART (NES e PC Engine).

Mas tem um scaler praticamente igual com essa entrada. Se não me engano o Agentman até possui um desses.

Edited by Ignarius

Legal mesmo esse setup, e realmente apesar de gostar de uma CRT eu nem me imagino levando a minha para o conserto quando der zica infelizmente em algum momento vai ser melhor mesmo fazer essa troca.

Ig seu herege!!!!!!!

Constantine+Hellblazer+Pentagrama+Filme+

kkkkk ..deixando zueira de lado... Excelente topico e as dicas do Ig,.. quero acrescentar o conversor "barato" scart to hdmi ...q apesar de não ser melhor que o Framestrtrupes é bem mais barato e fica legal..

Scart-to-HDMI-Converter-include-a-scart-

tem outros setups legais tb que se usam a GBS 8200...

CGA-EGA-RGB-TO-VGA-VIDEO-GAME-CONVERTER-

Vai muito do que cada pessoa quer pagar mesmo para ter a "melhor qualidade!"....

Show as FotoS IG!

guile eu sei que é pedir demais mas tem algum link de unde comprar essa marca de conversor scart e esse conversor menor?

e outra duvida? tem DOIS padroes SCART  o japones e o europeu -pal  sera que terei problemas ao comprar o cabo scart modelo europeu e utiliza-lo no console ntsc? ou as tvs tem opções de ficarem no modo PAL ou o proprio adaptador tem essa opção?

Edited by sonda 2

pourra, qtas dicas legais!

Para usar scart em consoles tipo saturn, psx, ps2, nes, snes, mega etc etc precisa de adaptações?

abs!

15 minutos atrás, Guiile disse:

mui grato pela paciencia de esmiuçar de forma didatica a minha duvida...mas outra duvida:ha ganho de qualidade usar o conversor SCART-hdmi ao inves de S-VIDEO-hdmi?

5 minutos atrás, DeeJ disse:

Para usar scart em consoles tipo saturn, psx, ps2, nes, snes, mega etc etc precisa de adaptações?

abs!

há cabos com saida SCART para esses consoles de uma pesquisada no aliexpress e pesquise por exemplo "sega saturn scart" a minha duvida é que existem dois padroes scart o europei e o japones tenho receio de nao encontrar o japones e ser obrigado a utilizar a versao europeia que e PAL

1 hora atrás, DeeJ disse:

abs!

Pra NES não tem.

12 horas atrás, Guiile disse:

Esse agbs funciona com Av para VGA? Ou só componente para VGA? Preço dele tá bom.

Digo o AV pois consoles como o master, nes, etc que usam av.

Em 26/07/2016 at 11:42 AM, Taxidriver disse:

Aguardando aqui testes com n64 e o scaler com svideo 

Enviado de meu D2212 usando Tapatalk

Não tenho N64. O que dá pra fazer é testar alguns jogos de N64 rodando no VC do Wii U.

23 horas atrás, Aldighieri disse:

A imagem ficou muito boa, o sinal entra AV e sai com toda essa qualidade? Interessante.

Como eu disse, Final Fight CD rodando em S-Video no Sega CD e jogos de SNES e PC Engine rodando no Virtual Console do Wii U via HDMI.

Eu testei ontem o NES no vídeo composto e não gostei muito do resultado final. Tenho que ver depois se é alguma chave do RetroVGA que preciso mudar pra ser dar melhor com o sinal dele.

• Upvote 2

Em 26/07/2016 at 0:18 AM, sonda 2 disse:

mui grato pela paciencia de esmiuçar de forma didatica a minha duvida...mas outra duvida:ha ganho de qualidade usar o conversor SCART-hdmi ao inves de S-VIDEO-hdmi?

há cabos com saida SCART para esses consoles de uma pesquisada no aliexpress e pesquise por exemplo "sega saturn scart" a minha duvida é que existem dois padroes scart o europei e o japones tenho receio de nao encontrar o japones e ser obrigado a utilizar a versao europeia que e PAL

sim ...e muito...pois ele pega o sinal RGB e nao svideo (mais farco) e converte ao HDMI...logico tem ganho.

Em 26/07/2016 at 3:40 PM, megatornado disse:

Olá pessoal, parabéns pelo tópico.

Alguém tem uma imagem de um N64 conectado em um setup desses?

thx

Vou colocar p vc depois megatordoado...

Edited by Guiile

Em 25/07/2016 at 7:17 PM, Ignarius disse:

Em emuladores eu recomendo usar o filtro Hylian CRT no Retroarch (não sei se ele roda em outros emuladores).

Fui atrás do retroarch só por causa dessa dica aqui. E devo dizer fiquei muito satisfeito com o resultado, a experiência melhora e muito. Tem outras opções de shader tbm, tipo uns q a imagem fica mais parecida com aquelas de tv vagabunda :fodase:. Vale pela nostalgia. Mas esse filtro Hylian crt é muito bom mesmo.

Bem, eu não queria reviver o tópico assim, mas ok. Como está o progresso dessa gambiarra? Queria saber quais outros consoles além dos citados funcionam... principalmente o NES. 

O único que testei e não rodou com esse scaler foi o PC Engine. Provavelmente alguma incompatibilidade na resolução.