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Dav

conheça o revolucionário SEGA Channel

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Dav    763

1395327-p1010016v.jpg

Muito se fala hoje em dia na evolução da distribuição digital por conta de serviços como Steam, Live e PSN, só que poucos se lembram, ou talvez saibam que a SEGA havia lançado um serviço que foi revolucionário para a sua época e, até hoje, é referência no ramo de distribuição digital. Vamos falar sobre o Sega Channel?

 

O futuro é agora

sega_channel_1jpgO SEGA Channel foi um projeto desenvolvido pela SEGA para o seu console de 16 bits, o Mega Drive. Ele era capaz de transmitir dados digitais para os donos do console através da TV a cabo.

A principal ideia do Sega Channel, que começou a ser testado em 1994 nos EUA, era a distribuição de jogos de forma completamente digital, possibilitando aos usuários jogarem títulos completos e, até mesmo, receber demos de títulos que só seriam lançados dali a alguns meses e isto de forma completamente ilimitada mediante a uma mensalidade.

Isto, de certa forma, pode ser comparado aos serviços Plus e Gold, respectivamente da PSN e da Live, onde, por um valor fixo anual, o usuário tem em seu catálogo jogos que ficam na sua coleção, indisponíveis no momento que um novo pagamento não é efetuado. Mas, aqui, havia um diferencial, na SEGA Channel o usuário tinha acesso ilimitado a uma grande biblioteca de jogos.

E como funcionava?

A forma de como o seu Mega Drive se transformava numa verdadeira estação online de jogos era bem simples. Além do console em si, eram necessários um contrato com uma provedora de TV à cabo e um cartucho especial que era acoplado no console.

1395327-p1010016v

Havia pacotes diferenciados para isso, algumas provedoras alugavam o cartucho em modo de comodato ou o usuário poderia fazer a compra mediante pedido telefônico de empresas como a TCI e a Time Warner (empresas de telecomunicações americanas).

Assim que era adquirido o cartucho, o assinante então ligava para a provedora de TV à cabo de sua região e se a mesma tivesse o serviço, era só requerer a compra do SEGA Channel.Ao ligar o sistema com o SEGA Channel, a primeira coisa que o usuário iria ver em sua TV é demonstrado no vídeo abaixo:

 

 

Pelo vídeo dá pra perceber que existem vários menus para se escolher no serviço e os mais diversos jogos e demos para serem jogados à vontade.

A forma de transmissão segue com a imagem abaixo:

segachannel_us_diagram

Que, explicando de uma forma bem resumida, seria assim:

O serviço tinha vários canais que eram transmitidos continuamente, um para mostrar o menu do sistema, outro para o conteúdo e um terceiro para cada título que o mesmo oferecia.

Então digamos que você tenha o seu serviço ligado e queira jogar Sonic 3. Se a transmissão de conteúdo de títulos estivesse em Altered Beast, era necessário esperar a sincronia entre o pedido requisitado: Sonic 3 e o requerimento da vez: Altered Beast. Assim que o sinal fosse tal qual o pedido, o jogo seria baixado diretamente para a memória do sistema. Nada era salvo, se o usuário desligasse o console, perderia todos os dados e teria de baixar o jogo novamente.

Conteúdo

No serviço, além dos títulos que poderiam ser jogados a qualquer momento, havia alguns extras como o Test Drives, que ofereciam uma jogatina limitada de títulos que estavam por sair ou que já foram lançados.

sega_channel_demo_cartridge_4

A jogatina era limitada por um timer que variava de acordo com o gênero. Jogos de ação tinham 20 minutos de jogatina enquanto que jogos de RPG ofereciam até 30 minutos.

Não havia limitação de quantas vezes você poderia usar o Test Drive, mas, sempre após o limite de tempo imposto, o acessório ressetava e você teria de começar tudo de novo.

A outra opção de conteúdo era o aluguel de jogos novos através do Express Games. Através do valor de US$ 2.95, jogos a serem lançados ou que saíram a pouco no mercado poderiam ser alugados por 48 horas e, assim, o gamer poderia usufruir por um tempo maior sem ter um limitador que ressetava o acessório.

Onde o SEGA Channel funcionou?

Nos seguintes países:

– Estados Unidos
– Japão
– Taiwan
– Canadá
– Hong Kong
– Tailândia
– Coreia do Sul
– Reino Unido
– Holanda
– Alemanha
– Noruega
– Austrália
– França
– Nova Zelândia
– Malta
– Argentina
– Chile

 

E quais jogos haviam no sistema?

Como o serviço funcionou num momento de pré-internet, o mesmo não foi completamente documentado. A lista que se segue foi retirada do site Sega Retro para a versão americana do mesmo:

  • 88 Attack Sub
  • Aaahh!!! Real Monsters
  • Abrams Battle Tank
  • The Adventures of Batman and Robin
  • Aerobiz Supersonic
  • Disney’s Aladdin
  • Alex Kidd in the Enchanted Castle
  • Alien Soldier
  • Alien Storm
  • Altered Beast
  • Arcus Odyssey
  • Ariel the Little Mermaid
  • Arrow Flash
  • Art Alive!
  • Asterix and the Great Rescue
  • ATP Tour Championship Tennis
  • Awesome Possum Kicks Dr. Machino’s Butt!
  • Ballz
  • Barkley: Shut Up and Jam!
  • Bass Masters Classic: Pro Edition
  • Batman Returns
  • BattleTech: A Game of Armored Combat
  • Berenstain Bears: Camping Adventure
  • Best of the Best: Championship Karate
  • Beyond Oasis
  • Blades of Vengeance
  • B.O.B.
  • Body Count
  • Bonanza Bros
  • Bonkers
  • Boxing Legends of the Ring
  • Brutal: Paws of Fury
  • Bubba ‘n’ Stix
  • Bubsy
  • Bubsy II
  • Bugs Bunny in Double Trouble
  • Castlevania Bloodlines
  • California Games
  • Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
  • Chakan
  • Championship Pool
  • Chase H.Q.
  • Chessmaster
  • ClayFighter
  • Clue (Cluedo)
  • College Football’s National Championship
  • College Football’s National Championship II
  • Columns
  • Combat Cars
  • Comix Zone
  • Contra: Hard Corps
  • Crystal’s Pony Tale
  • Cyborg Justice
  • David Crane’s Amazing Tennis
  • Decap Attack
  • Desert Demolition Starring Road Runner and Wile E.
  • Coyote
  • Desert Strike
  • Dick Tracy
  • Dino Land
  • Dinosaurs for Hire
  • Doom Troopers
  • Double Dribble: The Playoff Edition
  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
  • Dungeons & Dragons: Warriors of the Eternal Sun
  • Dyna Brothers 2
  • Dynamite Headdy
  • Earthworm Jim
  • Earthworm Jim 2
  • Ecco the Dolphin
  • Ecco: The Tides of Time
  • Ecco Jr
  • El Viento
  • ESWAT: City Under Siege
  • Eternal Champions
  • Exile
  • Ex-Mutants
  • Exo Squad (Test Drive only?)
  • F-15 Strike Eagle II
  • Fatal Labyrinth
  • FIFA Soccer ’95
  • Flashback: The Quest for Identity
  • Flicky
  • The Flintstones
  • Forgotten Worlds
  • Galaxy Force II
  • Garfield: Caught in the Act
  • Garfield: The Lost Levels
  • Gargoyles
  • General Chaos
  • Generations Lost
  • Ghouls ‘n Ghosts
  • G-Loc: Air Battle
  • Golden Axe
  • Golden Axe II
  • Golden Axe III
  • Greendog
  • Growl
  • Gotron
  • Gunstar Heroes
  • Head-On Soccer
  • Heavy Nova
  • Humans
  • IMG International Tour Tennis
  • The Immortal
  • The Incredible Hulk
  • International Rugby
  • James “Buster” Douglas Knockout Boxing
  • Jeopardy! Deluxe Edition
  • Jeopardy! Sports Edition
  • Jewel Master
  • Jungle Strike
  • Juassic Park
  • Kawasaki Superbike Challenge
  • Kid Chameleon
  • Klax
  • Klondike
  • Landstalker: The Treasures of King Nole
  • Last Battle
  • Lethal Enforcers
  • Light Crusader
  • Mario Lemieux Hockey
  • Maui Mallard in Cold Shadow
  • Mega Bomberman
  • Mega Man The Wily Wars
  • Monopoly
  • Mortal Kombat
  • Mortal Kombat 3
  • Mr. Nutz
  • MTV’s Beavis and Butt-head
  • Mutant League Football
  • Mutant League Hockey
  • NCAA Final Four Basketball
  • NCAA Football
  • NHL All-Star Hockey ’95
  • Nightmare Circus
  • Normy’s Beach Babe-o-Rama
  • Olympic Summer Games
  • The Ooze (Test Drive only?)
  • OutRun
  • OutRun 2019
  • OutRunners
  • Paperboy 2
  • Pele!
  • Pele II: World Tournament Soccer
  • PGA European Tour
  • PGA Tour Golf
  • PGA Tour Golf II
  • PGA Tour Golf III
  • Phantasy Star II
  • Phantasy Star III
  • Phantasy Star IV
  • Pinocchio
  • Pitfall: The Mayan Adventure
  • Power Drive
  • Primal Rage
  • Pulseman
  • The Punisher
  • Quackshot
  • Race Drivin’
  • Ranger-X
  • Rastan Saga II
  • Red Zone
  • The Revenge of Shinobi
  • Richard Scarry’s Busytown
  • Rings of Power
  • Ristar
  • Road Rash II
  • Road Rash 3
  • Rolo to the Rescue
  • Romance of the Three Kingdoms III
  • Rugby World Cup ’95
  • Saint Sword
  • SeaQuest DSV
  • Sesame Street Counting Cafe
  • Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
  • Shadowrun
  • Shining Force
  • Shining Force II
  • Shining in the Darkness
  • Shinobi III: Return of the Ninja Master
  • Skitchin’
  • Sonic & Knuckles
  • Sonic 3D Blast
  • Sonic Spinball
  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog 3
  • Space Harrier II
  • Sparkster
  • Star Trek: Deep Space Nine (Test Drive only?)
  • Street Fighter II’: Special Champion Edition
  • Streets of Rage 2
  • Strider Returns
  • Sunset Riders
  • Super League
  • Super Monaco GP
  • Sword of Vermilion
  • Super Street Fighter II
  • TaleSpin
  • TechnoClash
  • Theme Park
  • Tiny Toon Adventures: Buster’s Hidden Treasure
  • Tiny Toon Adventures: ACME All-Stars
  • ToeJam & Earl: Panic on Funkotron
  • Traysia
  • Ultimate Qix
  • Unnecessary Roughness ’95
  • Urban Strike
  • Valis: The Fantasm Soldier
  • Vectorman
  • Vectorman 2
  • Virtua Fighter 2
  • VR Troopers
  • Wacky Worlds
  • Warrior of Rome II
  • Wimbledon Championship Tennis
  • World Championship Soccer
  • World Championship Soccer II
  • World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck
  • World Series Baseball ’96 L.E.
  • X-Men
  • X-Men 2: Clone Wars
  • Zombies Ate My Neighbors

 

E no Brasil?

Não tivemos um serviço tão profundo quanto o Sega Channel, mas a Tectoy lançou dois serviços online, o primeiro foi o Mega Net, que possibilitava o usuário mandar e receber e-mails e ler revistas eletrônicas e o segundo serviço foi o TeleBradesco Residência que permitia o usuário a acessar a sua conta do Bradesco através da linha telefônica.

http://blogtectoy.com.br/muito-antes-do-steam-live-e-psn-conheca-o-revolucionario-sega-channel/

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Spot®    523

Argentina e Chile? pqp a gente tinha um suporte melhor de Mega e Master através da Tec toy e mesmo assim ate estes países tiveram suporte a esse acessorio e a gente nao kkkk, se bem que nessa época acho que era poucas cidade com tv a cabo e um acordo deste tipo com certeza sairia caro demais para a tectoy.

Edited by Spot®
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Sgt. Rock    417

Já havia lido sobre isso recentemente.

Pelo que entendi, a maior queixa sobre o serviço era o fato de você não poder desligar o console, caso não quisesse perder o(s) jogo(s) baixado(s). Muito fora de mão isso mesmo.

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Hill top zone    835
38 minutos atrás, FabricioGRK disse:

O que chama atenção era gambiarra necessária para fazer o serviço funcionar via Tv a cabo. Devia ser uma grande novidade para época. 

Engraçado é que não usarem a tecnologia do Mega Modem que saiu no jpn only

Eraser-modem.jpg

 

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Pek    1,128

pra mim o modem discado japonês fazia bem mais sentido por aqui na America Latina.

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FabricioGRK    47
10 minutos atrás, Pek disse:

pra mim o modem discado japonês fazia bem mais sentido por aqui na America Latina.

Verdade, mas de qualquer forma só bilionário podia ter uma linha telefônica naquela época. 

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Pek    1,128

uma linha custava mais ou menos o valor de um fusca, o que era bem caro mesmo, mas uma significativa parcela já tinha.

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Maguslipe    108

A SEGA sempre foi uma empresa á frente do seu tempo com todos os seus consoles, e mesmo assim hoje estamos sem ela no mercado de hardware.

Será que se ela tivesse sido mais simples estaria na briga até hoje ?

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Dav    763
5 horas atrás, Maguslipe disse:

A SEGA sempre foi uma empresa á frente do seu tempo com todos os seus consoles, e mesmo assim hoje estamos sem ela no mercado de hardware.

Será que se ela tivesse sido mais simples estaria na briga até hoje ?

Na minha opiniao nao ,a Sony apareceu muito forte com o PS1 e PS2 e com apoio das softs,se ela volta-se com algum hardware acho que seria mais voltando ao publico que gosta dos jogos/franquias dela em especifico mas continuaria criando jogos para outras plataformas.

Nao seria algo para brigar no mercado, mas para deixar a marca e os jogos em evidencia e gerar um  lucro extra,como a SNK fez com o NeoGeo.Nao sei se hoje funcionaria tambem /-:

Edited by Dav
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Maguslipe    108
5 horas atrás, Dav disse:

Na minha opiniao nao ,a Sony apareceu muito forte com o PS1 e PS2 e com apoio das softs,se ela volta-se com algum hardware acho que seria mais voltando ao publico que gosta dos jogos/franquias dela em especifico mas continuaria criando jogos para outras plataformas.

Nao seria algo para brigar no mercado, mas para deixar a marca e os jogos em evidencia e gerar um  lucro extra,como a SNK fez com o NeoGeo.Nao sei se hoje funcionaria tambem /-:

Você tem toda a razão, se ela voltasse seria mais ou menos na pegada da SNK mesmo, porque a SEGA na minha opinião perdeu todo o fôlego que ela tinha, com o mercado e com o público em geral que ja esta mais acostumado á outros tipos de jogos e franquias, ela não teve a mesma façanha da Nintendo por exemplo de continuar relevante até hoje.

Hoje em dia o público "Seguista" é muito mais velho e em menor quantidade, sem contar que o mercado está bem "monopolizado" por SONY e MICROSOFT, e esses são fatores que contribuem para que a SEGA continue quietinha do jeito que está mesmo.

Edited by Maguslipe
correção na escrita

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FabricioGRK    47
17 horas atrás, Maguslipe disse:

A SEGA sempre foi uma empresa á frente do seu tempo com todos os seus consoles, e mesmo assim hoje estamos sem ela no mercado de hardware.

Será que se ela tivesse sido mais simples estaria na briga até hoje ?

Na minha opinião a Sega sempre tinha ótimas idéias, mas justante por tentar implementá-las primeiro acabava saído ou muito caro ou não ficava muito prático e acessível. Todas essas idéias que surgiram no Master System e Mega Drive e acabaram esquecidas ressurgiram na concorrência vários anos depois. Não basta criar algo inovador, mas também saber a hora certa de tentar vender o produto o serviço. 

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