Jump to content
Sign in to follow this  
Aldighieri

Ajuda com leitor dreamcast

Recommended Posts

Pessoal estou tentando ressuscitar meu dreamcast e está difícil! Ele não estava ligando, descobri que sem o leitor ligava, então fiz a troca da BA e voltou a ligar com o leitor, também troquei o bigmotor e deixei beeem próximo da lente. Fiz a regulagem do tripot com e sem multímetro, mas essa pourra não lê jogo, somente música de vez em quando. Também troquei o leitor por outros 2 e mesmo comportamento, troquei o flat do leitor e nada!! As vezes o leitor fica meio doido e o bigmotor da umas giradas pro lado errado, logo no início da leitura, acontece conforme chega num ponto do tripot. Estou na dúvida se pode ser outro componente da placa do leitor, alguém ja passou por isso, tem alguma ideia? Tem uma placa do leitor sobrando pra emprestar? Kkk

Obrigado!

Heimviado de um S7 Edge usando TeTaTalk.

Velho problema.

Uma vez consegui regular, mas depois o meu DC caiu do armário, e nunca mais consegui. Comprei já umas 3 leitoras e nada.

To com dois DCs parados em casa. Vou comprar no ML aquele chip pra fazer dual boot em um deles. É o jeito.

• Upvote 1

Eu tive dois dreamcast's, o meu segundo veio com leitor fraco (comprei usado no mercadolivre) e tentei comprar leitores spu3200 novo no aliexpress, deu em nada também.. comprei um agora com dual bios e mod ide, quando chegar aqui eu vou dar um testada e digo como é a eficiência desse mod, pois pelo que parece é o único modo de jogar dreamcast hoje em dia..

• Upvote 1

Em 16/03/2017 at 1:53 AM, Aldighieri disse:

Pessoal estou tentando ressuscitar meu dreamcast e está difícil! Ele não estava ligando, descobri que sem o leitor ligava, então fiz a troca da BA e voltou a ligar com o leitor, também troquei o bigmotor e deixei beeem próximo da lente. Fiz a regulagem do tripot com e sem multímetro, mas essa pourra não lê jogo, somente música de vez em quando. Também troquei o leitor por outros 2 e mesmo comportamento, troquei o flat do leitor e nada!! As vezes o leitor fica meio doido e o bigmotor da umas giradas pro lado errado, logo no início da leitura, acontece conforme chega num ponto do tripot. Estou na dúvida se pode ser outro componente da placa do leitor, alguém ja passou por isso, tem alguma ideia? Tem uma placa do leitor sobrando pra emprestar? Kkk

Obrigado!

Credito que o problema vai estar no BA que trocou ou na placa do leitor já que trocou tudo é nada funciona. 

• Upvote 1

Pelo visto a coisa é ruim, esse leitor do drim é mesmo uma merda. Acabei mandando o leitor pra um cara regular vamos ver oq ele consegue fazer.

Uma coisa que percebi é que sem o leitor o logo do boot do meu drim é laranja, mas com o leitor fica o preto e branco... Alguém sabe pq?

Vlw galere.

Uma coisa que acho curiosa, é que é relativamente fácil achar um sega saturn com leitor funcionando bem ainda, enquanto dreamcast geralmente o leitor já está sofrido, o futuro é o dreamshell mesmo.

Edited by RadicalB93

10 horas atrás, Aldighieri disse:

Pelo visto a coisa é ruim, esse leitor do drim é mesmo uma merda. Acabei mandando o leitor pra um cara regular vamos ver oq ele consegue fazer.

Uma coisa que percebi é que sem o leitor o logo do boot do meu drim é laranja, mas com o leitor fica o preto e branco... Alguém sabe pq?

Vlw galere.

Aldi voce sabe qual o modelo do seu Dreamcast? achei curioso esse negocio que com o leitor fica preto e branco.

19 horas atrás, Dav disse:

Aldi voce sabe qual o modelo do seu Dreamcast? achei curioso esse negocio que com o leitor fica preto e branco.

O meu é um HKT-3020 - 1, nao sei pq acontece isso, achei que ele era PAL e a TV so mudava o sistema depois do boot, mas sem o leitor boota colorido normalmente, com o leitor só fica colorido depois do boot. lol

• Upvote 1

Velho problema do Dreamcast... Eu tenho um aqui que regulei o leitor e dei uma sobrevida... Mas é questão de tempo ele morrer.

20 horas atrás, Aldighieri disse:

O meu é um HKT-3020 - 1, nao sei pq acontece isso, achei que ele era PAL e a TV so mudava o sistema depois do boot, mas sem o leitor boota colorido normalmente, com o leitor só fica colorido depois do boot. lol

Nunca peguei um com esse bug doido ai. sem leitor da boot colorido com leitor boot fica preto é branco ? tenho quase 90% de certeza que é problema na placa controladora.

20 horas atrás, Aldighieri disse: O meu é um HKT-3020 - 1, nao sei pq acontece isso, achei que ele era PAL e a TV so mudava o sistema depois do boot, mas sem o leitor boota colorido normalmente, com o leitor só fica colorido depois do boot. lol

Nunca peguei um com esse bug doido ai. sem leitor da boot colorido com leitor boot fica preto é branco ? tenho quase 90% de certeza que é problema na placa controladora.

Pior que mandei a unidade pra um técnico em Guarulhos/SP e acredito que ele me roubou, pois não responde mais mensagens, ahuahuahuahu! Nunca vi um game tão zoado como o dreamcast, haja paciência pra arrumar ele. 😅😅😅

Só comentando: Hoje chegou o dreamcast com mod ide e dual bios que tinha comprado, testei sonic adventure 2 e rodou PERFEITO!! Recomendo para quem quer ter o dreamcast funcionando de volta, sem precisar se preocupar com leitor nunca mais. Caso alguém tenha interesse, eu mando o link do técnico que fez esse serviço para mim, ele está cobrando 375 reais pelo mod ide e dual bios.

Só comentando: Hoje chegou o dreamcast com mod ide e dual bios que tinha comprado, testei sonic adventure 2 e rodou PERFEITO!! Recomendo para quem quer ter o dreamcast funcionando de volta, sem precisar se preocupar com leitor nunca mais. Caso alguém tenha interesse, eu mando o link do técnico que fez esse serviço para mim, ele está cobrando 375 reais pelo mod ide e dual bios.

No fim o técnico q mandei não roubou minha unidade, ja mandou funcionando com UO nova, assim que chegar vou soldar a bios virgem e flashear ela eu mesmo, ja que o leitor ta funcionando, e fazer o mod SD que pro meu uso é o suficiente. Hehe

• Upvote 1

1 minute ago, Aldighieri said:

No fim o técnico q mandei não roubou minha unidade, ja mandou funcionando com UO nova, assim que chegar vou soldar a bios virgem e flashear ela eu mesmo, ja que o leitor ta funcionando, e fazer o mod SD que pro meu uso é o suficiente. Hehe

Legal, faz isso sim!! Eu já aposentei o leitor do drim, não aguento mais esquentar a cabeça com isso.. tipo, uma dica que dou é fazer o mod ide com esse kit que estão vendendo no mercadolivre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746349882-dream-ide-reborn-modide-para-sega-dreamcast-_JM

é uma placa que substituiu aquela montoeira de fios que liga na interface da mobo do drim com a interface ide, agilizando o trabalho e deixando o visual mais limpo. Eu não fiz eu mesmo porque não entendo muito de eletrônica, mas parece ser bastante simples a instalação com essa placa, já que o mais difícil você já saber fazer (a instalação da bios nova), eu acho que poderia aproveitar a incrementar com isso logo =)

1 minute ago, Aldighieri said: No fim o técnico q mandei não roubou minha unidade, ja mandou funcionando com UO nova, assim que chegar vou soldar a bios virgem e flashear ela eu mesmo, ja que o leitor ta funcionando, e fazer o mod SD que pro meu uso é o suficiente. Hehe

Legal, faz isso sim!! Eu já aposentei o leitor do drim, não aguento mais esquentar a cabeça com isso.. tipo, uma dica que dou é fazer o mod ide com esse kit que estão vendendo no mercadolivre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-746349882-dream-ide-reborn-modide-para-sega-dreamcast-_JM

é uma placa que substituiu aquela montoeira de fios que liga na interface da mobo do drim com a interface ide, agilizando o trabalho e deixando o visual mais limpo. Eu não fiz eu mesmo porque não entendo muito de eletrônica, mas parece ser bastante simples a instalação com essa placa, já que o mais difícil você já saber fazer (a instalação da bios nova), eu acho que poderia aproveitar a incrementar com isso logo =)

Parece fácil mesmo, e o hd como que alimenta ele?

Just now, Aldighieri said:

Parece fácil mesmo, e o hd como que alimenta ele?

Simples:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-816689132-cabo-adaptador-usb-20-hd-conversor-p-ide-sata-fonte-3-em-1-_JM

Esse kit vem com um conector ide-usb para transferir os arquivos do pc para hd, ou vice-versa, e uma fonte externa. Ela liga automaticamente quando coloca na tomada, pode usar fonte de pc normal também, mas vai precisar de um jumper, ou gabinete, para ligar o hd e a fonte neh..

Just now, Aldighieri said: Parece fácil mesmo, e o hd como que alimenta ele?

Simples:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-816689132-cabo-adaptador-usb-20-hd-conversor-p-ide-sata-fonte-3-em-1-_JM

Esse kit vem com um conector ide-usb para transferir os arquivos do pc para hd, ou vice-versa, e uma fonte externa. Ela liga automaticamente quando coloca na tomada, pode usar fonte de pc normal também, mas vai precisar de um jumper, ou gabinete, para ligar o hd e a fonte neh..

Eu tenho esse kit, eh meio gambiarrento, acho que um adaptador de ide pra CF seria mais portátil, mesmo pq tem que garimpar um hd ide hj em dia. Kkk

2 minutes ago, DeeJ said:

a compatibilidade IDE é boa?

Como o dreamcast só chegou hoje de manhã, o único jogo que testei até agora foi o sonic adventure 2, e rodou bem! Melhor que o pirata inclusive. Qualquer coisa você pode ver nessa lista, só não tenho certeza se ela é atualizada ou não, mas já dá para ter uma ideia!

https://sites.google.com/site/pixeldudimanche/home/des-pixels-de-consoles/sega/dreamcast/modifications/liste-des-gdi-dreamcast-compatible-dreamshell

4 minutes ago, Aldighieri said:

Eu tenho esse kit, eh meio gambiarrento, acho que um adaptador de ide pra CF seria mais portátil, mesmo pq tem que garimpar um hd ide hj em dia. Kkk

Você fiz isso?

ad44mide2cf.gif

Já vi gente usando esse adaptador, eu acho que é possível usar ele, mas não tenho certeza..

Só comentando, comprei meu hd ide de 40 GB no mercadolivre por apenas 16 reais.. e existem modelos mais baratos ainda lol

EDIT: Eu estava lendo aqui sobre o dreamshell, e descobri que o adaptador cf ide também tem compatibilidade, a única exigência é que use a formatação FAT32, do resto de boa!

@radicalb93 isso ai, pelo menos não precisa de adaptador, se usar hd de notebook não da pra puxar 12v do drim mesmo?

23 minutes ago, Aldighieri said:

@radicalb93 isso ai, pelo menos não precisa de adaptador, se usar hd de notebook não da pra puxar 12v do drim mesmo?

Até pode, existe até uma gambiarra que fazem que roda hd sata na interface ide, e usam a própria fonte do dreamcast para alimentar o hd.. mas não vale a pena, já vi duas pessoas na internet que disseram que essa história de colocar na fonte do drim acabou gerando uma sobrecarga, e queimando ela.. eu não recomendo!

Eu iria de compact flash também. Certamente não se fazem HDs IDE novos, e uma hora ou outra ele vai dar pane, fora que vira trambolho. Com CF ele é bem compacto, e são cartões que costumam ter bom desempenho.

• Upvote 1

1 minute ago, Daileon said:

Eu iria de compact flash também. Certamente não se fazem HDs IDE novos, e uma hora ou outra ele vai dar pane, fora que vira trambolho. Com CF ele é bem compacto, e são cartões que costumam ter bom desempenho.

Concordo, mas é tal coisa.. é que nem televisão crt, queimou uma? Compra outra! Em ambos os casos existem aos montes para comprar por um bom preço!