Jump to content
Sign in to follow this  
Dav

Horário de verão começa no dia 15 de outubro

Recommended Posts

Ciência e Tecnologia

Horário de verão começa no dia 15 de outubro

Energia elétrica

Período vai terminar em 18 de fevereiro do próximo ano. O objetivo é aproveitar o maior período de luz solar para economizar energia
2b085744-ce52-4391-a1a6-6708dbd14153.jpe
Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão adotar o horário de verão em 2017/2018 Divulgação/Itaipu

Na madrugada do dia 15 de outubro (domingo), os brasileiros devem adiantar o relógio em uma hora devido ao horário de verão. A mudança é adotada por 11 estados até 18 de fevereiro de 2018Para conferir a hora certa, acesse a página do Observatório Nacional. 

O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O objetivo é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. Com a mudança no relógio, o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.  

O chefe da Divisão do Serviço da Hora do Observatório Nacional (ON), Ricardo Carvalho, explica que a diferença de tempo entre o nascer e o pôr do sol durante o verão é maior nas áreas distantes da linha do equador, que divide a Terra entre os hemisférios Norte e Sul. É o caso das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

“Quanto mais ao Sul, os dias tendem para uma maior variação ao longo do ano, sendo mais longos no verão e mais curtos no inverno. Por exemplo, em 1º de julho, no Rio de Janeiro, a duração do dia foi de 10h45, enquanto em Porto Alegre foi de 10h15. No verão, especificamente no dia 1º de dezembro deste ano, a duração do dia no Rio de Janeiro será de 13h07 e em Porto Alegre será de 13h56”, diz.

História

Criado em 1827, o Observatório Nacional é responsável pela geração, distribuição e conservação da hora oficial do País. “A geração da Hora Legal Brasileira é o resultado de um cálculo tendo como base as medidas de intercomparação de um conjunto de nove relógios atômicos mantidos em funcionamento contínuo na Divisão Serviço da Hora do ON, resultando na Escala de Tempo Atômico Brasileira, chamada internacionalmente de UTC (ONRJ), sendo UTC a sigla de Tempo Universal Coordenado e ONRJ Observatório Nacional Rio de Janeiro”, esclarece Carvalho.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil

• Like 2

Olá,

Estava esperando o Miles postar isso...

Edited by rcaropreso
  • Like 1

10 minutos atrás, Ignarius disse:

Esse realmente é um fórum onde as tradições são respeitadas.

Kkkkk

Só acho  que deveria voltar a se chamar Miles..

• Like 1
  • Upvote 1

pois é isso que ia falar não era o Miles que postava??? XD este ai é ele?? XD

sobre o horário de verão eu já estou até planejando meu fim de tarde :D

• Like 1

1 hora atrás, Ignarius disse:

Esse realmente é um fórum onde as tradições são respeitadas.

E quando elas acabam também é definitivo! :lol: 

• Like 2

que legal, vou trocar uma hora a menos de luz por uma hora a mais de ar-condicionado, esse horário de verão ai deve me custar uns 50 reais a mais por mês, sem colocar na conta meu ódio :D .

• Like 1
  • Upvote 1

2 horas atrás, E182 disse:

Kkkkk

Só acho  que deveria voltar a se chamar Miles..

2 horas atrás, Zoião disse:

pois é isso que ia falar não era o Miles que postava??? XD este ai é ele?? XD

sobre o horário de verão eu já estou até planejando meu fim de tarde :D

de inicio era Miles (já me perguntaram uma vez se era por que eu gostava de Fiat Uno.),depois pedi a moderação adicionar o "Prower" agora por ultimo pedi para mudar para Dav ja que sao as iniciais do meu nome que eu colocava quando batia algum recorde nos jogos.Mantive o Miles Prower abaixo do nick Dav.

e issu eu acho :=:

1 hora atrás, Pek disse:

que legal, vou trocar uma hora a menos de luz por uma hora a mais de ar-condicionado, esse horário de verão ai deve me custar uns 50 reais a mais por mês, sem colocar na conta meu ódio :D .

Mê dê permissão para usar essa frase no Facebook :lol: 

• Like 1

1 hora atrás, Pek disse:

kkkkkkkkkkk eu não curto ar condicionado e pra mim é meio que ao contrario, vou ficar uma hora a menos... :D

15 minutos atrás, Dav disse:

de inicio era Miles (já me perguntaram uma vez se era por que eu gostava de Fiat Uno.),depois pedi a moderação adicionar o "Prower" agora por ultimo pedi para mudar para Dav ja que sao as iniciais do meu nome que eu colocava quando batia algum recorde nos jogos.Mantive o Miles Prower abaixo do nick Dav.

:=:

• Like 1

38 minutos atrás, Mega. disse:

Mê dê permissão para usar essa frase no Facebook :lol: 

a vontade, ria da desgraça dos outros :lol:

1 hora atrás, Dav disse:

Fiat uno kkkkkk

#voltamiles

• Like 1
  • Upvote 1