Dav 1,518 Posted October 30, 2017 Share Posted October 30, 2017 The PC Engine turns 30 today! This leaflet was published before the machine’s release and features Dynamite Ball (Vol.9), an unreleased Hudson Soft game. http://videogamesdensetsu.tumblr.com/post/166919011580/the-pc-engine-turns-30-today-this-leaflet-was Quote Link to post Share on other sites
Ignarius 2,417 Posted October 30, 2017 Share Posted October 30, 2017 Adoro meu PC Engine, é impressionante como conseguiram botar um hardware tão bom em uma case tão pequena em 1987. Uma pena os jogos serem tão caros hoje em dia. Quote Link to post Share on other sites
BarMac 427 Posted October 30, 2017 Share Posted October 30, 2017 aquele museu itinerante, que tem uns VGs velhos em exposição, o cara tem todos os modelos de PCEngine e Duo, muito interessante Como o DuoRX é bonito Quote Link to post Share on other sites
Ignarius 2,417 Posted October 30, 2017 Share Posted October 30, 2017 Duo RX é um dos consoles mais bonitos que existem. Quote Link to post Share on other sites
Hill top zone 1,458 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 1 hora atrás, Ignarius disse: Adoro meu PC Engine, é impressionante como conseguiram botar um hardware tão bom em uma case tão pequena em 1987. Uma pena os jogos serem tão caros hoje em dia. Cara, eu não tenho um mas eu fico de cara com isso, tão pequeno e tem potência de 16 bits. Uma coisa que é marcante é os graves dele, de longe você sabe que tá rolando um PC Engine por causa daquele grave. Quote Link to post Share on other sites
Sonymaster 572 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 (edited) Legal demais esse tópico :-) Edited October 31, 2017 by Sonymaster Quote Link to post Share on other sites
Stormwatch 1,358 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 O PCE tinha um ponto fraco: só permitia uma camada de fundo, então não podia criar efeito de paralaxe facilmente. Verdade que existiam alternativas (line scroll, tiles pré-animados, pseudo-cenários montados com sprites), mas isso exigia devs de talento. Pegue qualquer jogo que tenha versão Mega Drive e veja lado a lado, em geral o Mega terá gráficos melhores. 1 Quote Link to post Share on other sites
PekSGN 1,760 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 baita console . Quote Link to post Share on other sites
Silas® 164 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 Acho lindo, tanto os jogos, quanto principalmente a arte do console, acho que é o console que mais me remete ao Japão e sua cultura. Quote Link to post Share on other sites
setzer 917 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 Gosto muito do PC-Engine justamente porque conheço pouquíssimos jogos dele, então sempre encontro novidades pra jogar. Além do que tudo nele é diferente.. o tamanho do console, os hu-cards, os 8 bits que parecem 16... enfim, é um video game totalmente diferente. Quote Link to post Share on other sites
Hill top zone 1,458 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 Trabalho e tanto de engenharia da Hudson software e NEC. Uma pena eles terem ficado com a mente Japão only no seu sucessor e não ter feito um puta hardware diferente dos seus concorrentes. Quote Link to post Share on other sites
sonda 2 629 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 19 horas atrás, Stormwatch disse: O PCE tinha um ponto fraco: só permitia uma camada de fundo, então não podia criar efeito de paralaxe facilmente. Verdade que existiam alternativas (line scroll, tiles pré-animados, pseudo-cenários montados com sprites), mas isso exigia devs de talento. Pegue qualquer jogo que tenha versão Mega Drive e veja lado a lado, em geral o Mega terá gráficos melhores. mas nada que um programador pica nao resolva essas limitações a versao de street fighter 2 desse console é que o diga Quote Link to post Share on other sites
Stormwatch 1,358 Posted October 31, 2017 Share Posted October 31, 2017 Vejamos: É o que eu disse, lado a lado você nota a diferença. As duas versões têm line scroll, esse efeito de deslocar cada linha do fundo a uma velocidade diferente para criar perspectiva. Mas só a versão MD tem paralaxe, camadas de fundo se deslocando de maneira independente. Quote Link to post Share on other sites
Ignarius 2,417 Posted November 1, 2017 Share Posted November 1, 2017 A fase do Dhalsim é onde mais dá pra reparar nessa deficiência de parallax. Os elefantes não se deslocam junto com o chão, é como se estivessem colados no background. Quote Link to post Share on other sites
sonda 2 629 Posted November 1, 2017 Share Posted November 1, 2017 o pc engine joga a melhor paleta de cores na tela acredito eu que consegue jogar ate 256 coes ao mesmo tempo na tela com um acervo de 512 cores Quote Link to post Share on other sites
ragecom 214 Posted November 1, 2017 Share Posted November 1, 2017 Taí um console que acho dos mais complicados de colecionar. Tenho um Core FX e apenas um jogo, que não sei nem o nome (japonês). Sei que tem MUITA coisa boa mas às vezes foge do orçamento e eu acabo dando preferência a aumentar outras coleções. Quote Link to post Share on other sites
sonda 2 629 Posted November 1, 2017 Share Posted November 1, 2017 (edited) 7 minutos atrás, ragecom disse: Taí um console que acho dos mais complicados de colecionar. Tenho um Core FX e apenas um jogo, que não sei nem o nome (japonês). Sei que tem MUITA coisa boa mas às vezes foge do orçamento e eu acabo dando preferência a aumentar outras coleções. everdrive é seu amigo 22 horas atrás, Ignarius disse: A fase do Dhalsim é onde mais dá pra reparar nessa deficiência de parallax. Os elefantes não se deslocam junto com o chão, é como se estivessem colados no background. o ue pode ser essa origem dessa deficiencia? o processador limitado de 8 bit do pce ou o vdp? ou RAM-VRAM? Edited November 1, 2017 by sonda 2 Quote Link to post Share on other sites
ragecom 214 Posted November 1, 2017 Share Posted November 1, 2017 Ah Everdrive é maneiro... Mas blah... Queria mesmo era um monte de hucards lol Quote Link to post Share on other sites
Ignarius 2,417 Posted November 2, 2017 Share Posted November 2, 2017 4 horas atrás, sonda 2 disse: o ue pode ser essa origem dessa deficiencia? o processador limitado de 8 bit do pce ou o vdp? ou RAM-VRAM? É uma limitação do chip gráfico que não tem suporte para esse tipo de efeito. Mais ou menos como o chip gráfico do Mega não suporta mode 7 via hardware como o do SNES. Quote Link to post Share on other sites
burn 2,417 Posted November 2, 2017 Share Posted November 2, 2017 enquanto a nintendo fez o famicom, a nec fazia satelites http://www.nec.com/en/global/solutions/space/satellite_systems/satellite003.html 1 Quote Link to post Share on other sites
Sonymaster 572 Posted November 3, 2017 Share Posted November 3, 2017 Muito bom esse tópico, sempre achei incrível esse aparelho quando lia nas revistas de games antigas :-) Quote Link to post Share on other sites
Vergonha 4 Posted November 3, 2017 Share Posted November 3, 2017 O PC Engine não conseguia fazer múltiplos backgrounds como o SNES ou o Mega por ter apenas 3 chips (1 único chip para o processador e o som e 2 chips para gráficos). O Mega e o Super tinham vários chips (mais de 10 cada) possibilitando vários backgrounds, controlador de som, som, etc. O PC Engine Supergrafx conseguia fazer vários backgrounds como os 16-Bits, mas para isso dobrava os chips de gráficos, isto é, era o mesmo único processador 8-Bits e com os mesmos chips gráficos, mas esses últimos em dobro. Pulem o vídeo até 1:18 para ver os jogos Quote Link to post Share on other sites
Ignarius 2,417 Posted November 3, 2017 Share Posted November 3, 2017 (edited) 22 horas atrás, Vergonha disse: O PC Engine não conseguia fazer múltiplos backgrounds como o SNES ou o Mega por ter apenas 3 chips (1 único chip para o processador e o som e 2 chips para gráficos). O Mega e o Super tinham vários chips (mais de 10 cada) possibilitando vários backgrounds, controlador de som, som, etc. O PC Engine Supergrafx conseguia fazer vários backgrounds como os 16-Bits, mas para isso dobrava os chips de gráficos, isto é, era o mesmo único processador 8-Bits e com os mesmos chips gráficos, mas esses últimos em dobro. Pulem o vídeo até 1:18 para ver os jogos Tá cada vez mais duro ler algumas coisas nesse fórum, pqp... Edited November 4, 2017 by Ignarius Quote Link to post Share on other sites
Hill top zone 1,458 Posted November 3, 2017 Share Posted November 3, 2017 (edited) 3 horas atrás, Vergonha disse: O PC Engine não conseguia fazer múltiplos backgrounds como o SNES ou o Mega por ter apenas 3 chips (1 único chip para o processador e o som e 2 chips para gráficos). O Mega e o Super tinham vários chips (mais de 10 cada) possibilitando vários backgrounds, controlador de som, som, etc. O PC Engine Supergrafx conseguia fazer vários backgrounds como os 16-Bits, mas para isso dobrava os chips de gráficos, isto é, era o mesmo único processador 8-Bits e com os mesmos chips gráficos, mas esses últimos em dobro. Pulem o vídeo até 1:18 para ver os jogos Posso tá enganando mas acredito que não tem nada haver todo esse textão aí. Coisa meio marketing de Sega Saturn isso aí. Edited November 3, 2017 by Hill top zone Quote Link to post Share on other sites
Vergonha 4 Posted November 3, 2017 Share Posted November 3, 2017 Hahaha... Ficou parecendo "quanto mais chipzinho melhor" ou "Saturn possui mais processadores que o Dreamcast, logo ele é mais poderoso". Vou tentar consertar um pouco. O PCE tinha uma arquitetura muito mais simples que o SNES ou o Mega, os três chips principais suportavam apenas um plano de fundo, dava até para adicionar mais com um maior uso do processador principal, como em alguns jogos do Master ou do NES (Alien 3 ou Metalstorm), mas não via hardware gráfico puro. A minha intenção foi tentar explicar que a Hudson planejou um plano B em fazer com múltiplos planos; bastava apenas adicionar mais dos mesmos chips de gráficos, mas provavelmente a NEC preferiu uma versão mais simples e econômica. Depois dos 16-bits serem lançados a Nec até tentou correr atrás lançando o Supergrafx, mas não deu certo. Sei que o Mega e o Super possuem muito mais chips (sem contar os de ram, é claro) que o PCE, para funções extras e "aliviar" o processador principal. Não tenho muita certeza do Mega como a arquitetura funciona, pois sei que pelo menos um dos chips para gráficos era da mesma familia do Master e MSX, mas o Super precisa de chip para dar suporte em quase tudo... Ter 16-Bits não significa um "padrão gráfico", exemplo disso são o Amiga e Atari ST, quê nos primeiros modelos possuiam apenas um background (mais planos usando o 680000 via software). Espero que dessa vez tenha feito mais sentido. Quote Link to post Share on other sites
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