Jump to content
Sign in to follow this  
Ignarius

X360 Jasper dando 3RL

Recommended Posts

Ontem fui tirar o meu X360 da caixa onde ele já estava guardado há quase 1 ano e ao ligá-lo eis que finalmente me torno um novo agraciado com as fatídicas 3RL.

Nx3rWQt.jpg

Devo dizer que ao mesmo tempo em que eu já esperava que isso estivesse para acontecer, já que o console foi comprado em 2009 e nunca foi aberto, ainda assim tinha uma certa confiança de que por ser um modelo com placa Jasper que talvez ele nunca desse 3RL.

Bom, no meu caso houve um fator muito importante para ele morrer.

DHT4mes.jpg

5ahRIUW.jpg

Maresia.

Como dá para ver nas fotos acima, a maresia fez com que a poeira de anos acumulada nas entradas de ar do console ficasse úmida e corroesse as partes da chapa metálica onde ela estava mais concentrada. No caso da segunda foto, a ferrugem tomou conta da chapa quase inteira, provavelmente por causa de acúmulo de umidade.

Eu moro a uma quadra da praia, então já estou acostumado a ver vários aparelhos eletro-eletrônicos sendo devorados pela maresia até morrerem de vez (principalmente ar-condicionado).

No caso do X360, é claro que as chapas metálicas ficando corroídas não foi a razão para o console dar 3RL, então vamos ver como ficou a placa após todos esses anos sem limpeza.

rTRD3ac.jpg

h6hu579.jpg

Muita poeira acumulada, placa totalmente imunda.

Até 2 anos atrás eu morava perto de uma pedreira em atividade, a quantidade de poeira era muito grande mas era uma poeira seca que não causava maiores problemas nos aparelhos eletrônicos. Entretanto, ao me mudar para perto da praia, toda essa poeira acumulada começou a absorver essa umidade (com muito sal) e começou a virar uma poeira molhada e grudenta. Isso provavelmente fez com que algumas partes da placa fechassem o curto onde havia mais poeira acumulada em cima de alguns componentes e isso causou as 3RL.

Bom, fiz uma bela limpeza na placa-mãe, removi os dissipadores, raspei a pasta térmica que estava totalmente seca e grudada na CPU e GPU, apliquei uma nova pasta térmica e botei de volta os dissipadores.

HZBWmFX.jpg

Uma rápida testada apenas com o console na caixa metálica e pronto.

GtB0wg4.jpg

Nada de 3RL.

Não tive tempo de remontar o console todo novamente pois tinha que sair para trabalhar, mas aparentemente está tudo funcionando perfeitamente e ele está até mais silencioso já que os coolers parecem não estar mais tendo que girar com tanta velocidade para dissipar o calor.

Fica então a dica para quem tem um X360 que não foi aberto até hoje (mesmo que seja um Jasper) para dar uma limpeza preventiva antes que venha a dar algum problema irreversível.

Claro que isso serve para qualquer console e mesmo em que não se more em um local que sofra com maresia.

Edited by Ignarius
  • Upvote 1

Show Ig, eu tive que abrir meu Falcon V2 faz uns 6 meses, mas porque quando eu fui tentar trocar a correia que abre o drive de DVD (defeito comum, ele fica cansada e alarga, ai o motor gira em falso e não abre o drive), ele escorregou e fechou sem a correia, ai só abrindo, ele estava tipo o seu de poeira, e não era aberto desde 2009, ultima vez que modificaram o firmware dele, depois eu atualizei ele travou novamente e nunca mais rodou pirata.

Enfim, ele tava barulhento pra kcte, depois que limpei os coolers e tirei toda sujeira ficou susse, eu nem desmontei os coolers, ai não troquei a pasta termica, até porque não deu 3RL, mas SEMPRE fica aquele sentimento que vai chegar a hora, afinal, o meu é um Falcon ainda, o V2, que dizem se a primeira versão de placa confiável, mas depois de tudo :lol: .

Eu recomendo a todos essa limpeza, o 360 é bem aberto e acumula bastante sujeira dentro.

Eu achava que o seu era Jasper também, nem sabia que existia um Falcon V2 que é mais confiável.

Recomendo fortemente a troca da pasta térmica, quando eu tirei o dissipador só tinha uma placa dura e seca que estava extremamente fina em cima dos processadores e já não devia dissipar mais nada.

Hoje quando for fechar o console eu vou aproveitar também para limpar o drive para resolver esse problema do drive que não abre, ele já está assim há uns bons anos, só abre se tiver um disco dentro do drive.

Hahahahaha, verdade.

Vou perguntar depois pro Ozzy se ele ainda tem alguma carcaça de X360 Elite por lá para negociar.

o Falcon teve duas revisões, a V2 é praticamente o Jasper, é a primeira realmente confiavel, tanto é que o meu ta fazendo 10 anos firme e forte :)

Nada que uma toalha quente, pedaço de pneu de caminhão ou um clamp não resolvam!

besunte tudo com isso:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721784470-anticorrosivo-corrosionx-marine-uso-geral-corrosion-x-_JM

E não deixe de ligar os equipamentos ao menos uma vez a cada dois meses. Deixe ligado mesmo sem jogar por ao menos umas 8h pra esquentar bem os componentes.

Eu não lembro quem, acho que era o Beto Baiacu, alguém do fórum que morava perto da praia e tinha altas histórias de consoles sendo totalmente deteriorados de forma irreversível. E tb é algo meio que de se esperar, porque afinal pra quem não está acostumado, só de chegar perto da praia já dá pra sentir o "cheiro do sal" vindo do mar, imagina isso acumulando dentro de cada fresta e entrada de aparelho eletrônico...

Mas menos mal que conseguiu reverter.

O ADRIRATM é outro que já postou aqui esse tipo de estrago causado pela maresia.

Legal também é fazer igual alguns colecionadores fazem: Lacrar tudo o que não usa e pode oxidar no plástico-filme. O ideal é lacrar depois da aplicação/cura de um produto protetor como esse.

Bonecos,

vcs abrem o Xbox360 com algum tipo de chave especial ou vai na tora tb? 

Vou fazer essa manutenção no meu Jasper tb: dar uma limpada e trocar a pasta térmica do bichão.

Chave torx nele. Comprei um conjunto Xing ling e paguei uns 10 reais quando precisei. Não lembro o tamanho delas, devia ser T5 e T7 ou algo assim.

6 horas atrás, DeeJ disse:

Bonecos,

vcs abrem o Xbox360 com algum tipo de chave especial ou vai na tora tb? 

Vou fazer essa manutenção no meu Jasper tb: dar uma limpada e trocar a pasta térmica do bichão.

1 hora atrás, Daileon disse:

Chave torx nele. Comprei um conjunto Xing ling e paguei uns 10 reais quando precisei. Não lembro o tamanho delas, devia ser T5 e T7 ou algo assim.

Não me lembro se o parafuso era torx com aquele pino no meio igual do controle. Se for compra uma torx com furo no meio ou quebra o pininho do parafuso com uma chave de fenda. Fiz isso nos controles.

10 horas atrás, Hill top zone disse:

Se for compra uma torx com furo no meio ou quebra o pininho do parafuso com uma chave de fenda. Fiz isso nos controles.

Essa com o furo se chama Security Torx.

Fui montar de volta o console e ao ligar o bicho voltou a dar 3RL.

Aparentemente o problema dele é a fonte, ele nem gira os coolers e a luz da fonte continua laranja.

A fonte já estava fazendo um chiado apontando que ia morrer, provavelmente dei sorte dela ter voltado a funcionar por um breve momento e voltou a morrer em seguida.

Vou testar uma outra fonte nele pra confirmar se é mesmo esse o problema.

Esse chiado podem ser os caps ventilando. Faz um full recap.

4 horas atrás, BarMac disse:

anti-corrosivo de ultima geração INSUPERAVEL

deve ser bom msm essa parada ai

superultramegahyperfodônico

Em 16/11/2017 at 2:05 PM, Mega. disse:

Me lembrando de não comprar nada de alguém que more próximo ao litoral :lol: 

Hauahuahauaha