Jump to content
Sign in to follow this  
Sonymaster

Atari XE Game System - O Videogame computador da Atari

Recommended Posts

Em novembro de 1982 a Atari Inc. lançou o Atari 5200, um console adaptado da sua linha de computadores. Uma jogada interessante, visto que o console era mais potente que seus concorrentes.

Z0072159.jpg

O problema do 5200 foi que o console não possuía nenhuma compatibilidade com os softwares ou periféricos dos computadores 8-bit. Nem mesmo havia compatibilidade com os cartuchos do videogame anterior da empresa, o Atari 2600.

Em 1987 a Atari Corp. recriou a estratégia colocada em prática cinco anos antes, mas com algumas melhorias. O Atari XE Game System foi criado usando o Atari 65XE (um computador da linha 8-bit) como base.

1cLB3Im.jpg

A principal diferença desse lançamento com o anterior, é que o Atari XEGS, como é conhecido, possui total compatibilidade com a família 8-bit. De fato, o console pode se comportar como um computador e, nesse caso, até mesmo impressoras e drivers de disquete podem ser ligados a ele.

A ideia da Atari era criar um computador para iniciantes somado com um videogame sofisticado, isso convenceria as produtoras e desenvolvedoras a lançarem jogos para o console. De fato o XEGS realmente funcionava como um computador para iniciantes, já que era mais simples que os outros Home Computers da época, como o Atari 130XE. O problema estava no videogame sofisticado.

IMG_0326.jpg

O videogame era vendido em duas versões diferentes: uma somente com o console e seu controle (um joystick similar ao do Atari 2600) e a outra com o joystick, um teclado (que faria o XEGS se comportar como um videogame) e uma pistola.

O controle em formato de pistola já havia sido apresentado ao público pela Nintendo e era a vez da Atari tentar trazer a novidade para seus consoles. Com compatibilidade com os Atari 2600 e 7800, aXE Light Gun era utilizada em jogos com função de tiro ao alvo, onde o jogador iria usá-la para atirar em alvos na tela.

Atari-XE-Game-System-XEGS-01268-3.jpg

Uma ótima ideia, porém sem muitos títulos bons para serem aproveitados no XE Game System. Outro problema em relação aos jogos foram os lançamentos que chegaram as lojas junto com o console. A maioria dos jogos eram relançamentos de antigos jogos para os 8-bit, sem nenhuma alteração gráfica ou de jogabilidade.

xegs-09-cr.jpg

Aconteceu o óbvio, o Atari XE Game System era um console com uma biblioteca de jogos gigantesca, mas a grande maioria desses títulos eram antigos e ultrapassados. Simplesmente não foi possível competir com o Nintendinho e seus jogos inéditos.

psnap1.jpg

Outro grande empecilho para as vendas do console foi que ele co-existiu nas prateleiras com outros dois videogames da empresa, o Atari 2600jr e o Atari 7800. Com três videogames da mesma empresa para escolher, além do Nintendo Entertainment System, as vendas do Atari XEGS não foram boas.

Em 1992 a Atari Corp anunciou oficialmente o cancelamento do Atari XE Game System, junto com toda a linha de computadores 8-bit.

Fonte: Atari Family

• Like 1
  • Upvote 1

realmente é um console lindão, e a pistola heim, dynacom velha de guerra não perdeu tempo :lol:

Eu queria saber para que os botões coloridos. 

Nesta época muitas empresas poderiam ter se destacado no ramo de games  mas a cabeça de muitos diretores eram pequenas, a Atari teve isso, lembro que alguém falou que o Bushnell já estava planejando o sucessor do 2600 mas a diretoria queria  sugar tudo dele o máximo de tempo. A Coleco também teve vacilo do Tramiel achar que vídeo games não era bom mercado e depois correu atrás lançando o colecovision eu acho, mas tarde e ultrapassado. Podemos citar que até depois do crash ainda teve diretoria cabeça dura como da Sega Japan.

11 minutos atrás, Hill top zone disse:

Eu queria saber para que os botões coloridos.

Está escrito: power, start, select, option, reset.

E o redondo do teclado é help.

17 minutos atrás, Stormwatch disse:

Está escrito: power, start, select, option, reset.

E o redondo do teclado é help.

Valeu . Olha no lynx ainda continuou estas opções.

legal que o Atari 2600 foi chamado de video COMPUTER system

e o XEGS, que é um computador, de video GAME system

:genius:

Agora que eu percebi essas montanhas no detalhe no jogo do River Raid, já tinha eles no original do Atari 2600? ou esse modelo é novo ou remake? achei legal esse console computador. :-)

8 minutos atrás, Sonymaster disse:

Agora que eu percebi essas montanhas no detalhe no jogo do River Raid, já tinha eles no original do Atari 2600? ou esse modelo é novo ou remake? achei legal esse console computador. :-)

River Raid tem muitas versões diferentes:

7 minutes ago, Snayperskaya said:

Muito legal, não conhecia que tinha tantas versões desse jogo, e esse remake principalmente não conhecia no Windows :-) valeu por compartilhar. :-)

Edited by Sonymaster

1 hora atrás, Snayperskaya disse:

Por quê vendo todas estas versões eu ainda acho a do Atari 2600 com melhor gráfico? Rsrs

1 hora atrás, Sonymaster disse:

Muito legal, não conhecia que tinha tantas versões desse jogo, e esse remake principalmente não conhecia no Windows :-) valeu por compartilhar. :-)

Eu tô achando que esta do Windows não é uma versão oficial pois chama River Raider.

A atari nunca investiu em som nem controle, em uma falta de visão tremenda do Nolan bushnel. Até em arcade o som deles era uma vergonha excetuando talvez marble madness e pit fighter.

A nestendo deu um banho neles com o nes, realmente fodeu com areia

O bushnel não é tudo isso que falam, se vc for ver uma entrevista com ele, vc vai perceber que não passava de um oportunista, como o Ray Kroc do McDonald's

1 hora atrás, burn disse:

A atari nunca investiu em som nem controle, em uma falta de visão tremenda do Nolan bushnel.

Mas ele saiu da empresa em 78, então a culpa do que veio depois não pode ser dele.

Mas é o contrário! Ele queria fazer um hardware melhor, queria atrair thirds, e foi chutado porque a Warner só queria seguir espremendo o velho 2600 e manter a exclusividade dos jogos.

Excelente tópico.

Eu vi um XEGS vendendo no ML uma vez mas o preço era impeditivo. E isso foi antes desse boom inflacionário de colecionismo.

Desses consoles (ou computador nesse caso, sei lá) que são mais difíceis de encontrar ou são caros demais pra uma pessoa razoável comprar, o XEGS encabeça a minha wishlist junto com outros consoles que eu não tenho mas adoraria como Playdia, Loopy, Pippin e Jaguar.