Jump to content
Sign in to follow this  
setzer

Montar um negócio relacionado a games?

Recommended Posts

Galera, sempre tive vontade de ter um negócio (empreendimento) relacionado a games. Talvez meu maior sonho fosse ter uma locadora, mas claro, isso é o sonho de alguém que viveu aquele auge das locadoras nos anos 90. Isso nos dias de hoje deve ser loucura.

Depois meu sonho talvez passou a ser ter uma lan house, na época em que havia fila para jogar Counter Strike, etc, no início dos anos 2000. Adorava aquele ambiente. Hoje em dia parece também que ninguém mais nem quer saber de PCs, e todas lan houses de games que conheci, foram a falência. 

Aí eu vendo aquele tópico dos Game Bar japoneses, voltei a pensar sobre isso, mas ter algum negócio em que eu tenha que sacrificar minhas noites de final de semana também não está nos planos. Então algo desse tipo também não seria viável.

Creio que muitos aqui também já tiveram essa vontade. Alguém já cogitou em montar algo com foco em games? Se sim, o que? Acham que teriam retorno financeiro? E uma "simples" loja de games, é viável hoje em dia, ou a maioria das pessoas compra tudo mesmo pela internet e pronto?

Enfim, ajudem-me a pensar e vamos discutir a respeito. :)

Edited by setzer

Hoje em dia acredito que está pior que nunca pra abrir uma loja dessa. Se eu me levar de exemplo, aqui na cidade tem umas 5 lojas de games e acessórios, quantas vezes comprei lá nos ultimos 10 anos? 1 vez apenas pelo que eu lembre, um jogo usado de 360. Tudo que eu vejo em loja física eu acho absurdamente caro e não vejo sentido algum gastar mais pelo simples fato de ter a loja ali do lado no pensamento de que "vai que da problema " . Ultima vez que dei uma sondada nelas foi quando queria adquirir um segundo controle pro One, a "melhor" oferta foi 60% mais caro que comprar online aqui no Brasil. Eu nem considero mais elas como opção de compra. Isso me levou a praticamente abandonar a mídia física tbm. Hoje eu só compro mídia física naquelas queimas de estoque onde o jogo tá 19,90 novo.

Outro seguimento, pelo menos aqui que é interior, é o de assistência. Aqui, ninguem sabe fazer merda nenhuma e cobram demais por um serviço "não autorizado". Não vejo mais vantagem. Estou com um caso agora, meu One deu pau, ele bugou o armazenamento interno, não instala jogo,. Liguei pra M$ por duas vezes e fiquei na soma do tempo, 2h30 com os caras na linha tentando restaurar de fabrica e atualizar firmware e tal. Por fim me ofereceram a troca do console por 300 reais. Sério, parece um absurdo por não saber exatamente o que é, mas eu só vi vantagem, vão me mandar um console onde a carcaça é reaproveitada mas o interior é ZERO(placas, leitor e HD tudo novo) e com 90 dias de garantia. Devo receber o console de volta mais pro fim da semana que vem pelos prazos passados. Ai eu pergunto, pq eu iria deixar alguem romper o lacre e talvez nem dar conta de consertar?

Por fim, o mercado de varejo de games, seja venda/aluguel/assistencia, no meu ver ta com os dias contados.

• Like 1

Olha eu vou te falar setzer, eu e meu irmão recentemente estávamos pensando em montar algo também relacionado a games e como todo amante de jogos antigos e quem vivei na época dos anos 80 e 90 com a gente a primeira coisa se passa pela cabeça é "Locadora de Games" e quem sabe montar uma assistência. Mas o user PekSGN falou sobre o mercado dessa forma de oferecer o serviço já esta um pouco defasado demais para aplicar atualmente, já que existe diversos caminhos mais fáceis até mesmo oferecidos pelas próprias empresas do console.

Então veio a ideia de um bar retrô que pode ser um cliché mas é bem legal, colocando quadros de filmes dos anos 80 e 90 e adicionando músicas e por fim os jogos da época. Colocando aquelas mesas com controles já embutidos etc.... porque dessa forma poderia atrair o publico para consumir o cardápio e ter a diversão de jogar.

Então a ideia é usar os games como um segundo plano e não ser o foco para não concorrer junto as empresas grandes, porque até a Gamespot algumas estão fechando as lojas.

Agora realmente uma loja de games depois de uma aposentadoria seria legal :-) 

• Like 1

kra eu tento vender tanto figuras quanto games importo e tento ir vendendo por aqui, mas te digo, vai depender disso? desista.....

caso não dependa disso, saiba que terá um produto que pode encalhar com muita facilidade, não é de venda fácil, e o mais fácil para se aplicar a games hoje seria o barzinho mesmo, mas você teria que ver se sua cidade tem publico alvo suficiente, pois creio que seu "bar" seria para um publico bem especifico e isso poderia atrapalhar a saúde do mesmo.... sem contar claro o fato que você falou de perder as noites e fins de semana... XD trabalhei quase 20 anos no ramo alimentício e uns 13 anos perdendo o FDS e te digo que não é fácil...

• Like 1

5 horas atrás, setzer disse:

mas ter algum negócio em que eu tenha que sacrificar minhas noites de final de semana também não está nos planos

Cara, se esse realmente é o pensamento, continue sendo empregado/concursado...

O empresário que "folga" nos fins de semana já esta em um nível avançado do seu negócio... pra quem vai começar, é 24h 7dias por semana...

voltado ao tópico. Aqui na cidade tem um bar temático anos 70/80/90, onde FDS tem banda flashback. eu particularmente gosto, vez ou outra eu vou

https://www.google.com/search?q=boteco+80+são+josé+dos+campos&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b

Uma coisa que hoje em dia esta aumentando é sobre esporte, por causa de canais como fox sports e espn. Galera esta se juntando pra assistir aos esportes americanos, e um bar temático seria o point pra esse público novo.

• Like 1

Um amigo tem uma loja de games a mais de 10 anos o movimento caiu mudou muito seja pelo preço dos jogos (curiosamente as pessoas nao acham caro o ONE e o PS4) mas sim os jogos destes.Aqui nao tem como alugar jogo original e dor de cabeça na certa seja pela fragilidade do disco seja pela questao de tomar um "chapeu"...

10 minutos atrás, Dav disse:

Um amigo tem uma loja de games a mais de 10 anos o movimento caiu mudou muito seja pelo preço dos jogos (curiosamente as pessoas nao acham caro o ONE e o PS4) mas sim os jogos destes.Aqui nao tem como alugar jogo original e dor de cabeça na certa seja pela fragilidade do disco seja pela questao de tomar um "chapeu"...

Realmente Dav, essas possibilidades de uma locadora é bem provável que aconteça, eu já pensei bastante em montar uma locadora mesmo tendo uma plus ou live da vida dando jogos gratuitos etc... mas tem muita gente que só quer jogar um final de semana como antigamente e tal......mas ainda é que tá. Os jogos de antigamente a gente jogava e já se saciava rapidamente ou os jogos simples de briga de rua como a gente chamava, eram rápidos para terminar, em um final de semana era tranquilo.

Mas hoje em dia as coisas e os jogos são diferentes demais e pelo preço que iria cobrar pelo aluguel era melhor assinar por um ano uma plus e esperar jogos bons para jogar sem pressa. 

Então a unica alternativa é colocar os jogos com segundo plano de algum negocio que goste, como montar uma pizzaria ou um barzinho legal e tentar transformar ele em um ponto de jogadores.

Gostaria muito de ter uma loja simples de jogos antigos, apenas quando for me aposentar e espero com uma boa grana apenas para ter um hobby. Mas para ser algo como renda fixa, ai sim é mais complicado e tem que ser algo mais bem planejado.

Então conversando novamente com meu irmão a gente deu a ideia de planejar um centro de treinamento nas escolas para e-Sports. Ou seja, levar um centro desses como um novo esporte tentar fazer que o colégio pague por isso e tenha alguma porcentagem também no lucro de certa forma e a gente ganha com publicidade ou vendas de acessórios e até mesmo quem sabe investir em algum time formado por estrelas que ali podem nascer para brilhar.

Bom, hoje a gente que curte jogos tem que tentar ir na mesma direção do trem, se for contra, podemos ser atropelados, mas antes disso, estude bastante os trilhos. 

• Like 1

21 horas atrás, Monterazo disse:

Realmente Dav, essas possibilidades de uma locadora é bem provável que aconteça, eu já pensei bastante em montar uma locadora mesmo tendo uma plus ou live da vida dando jogos gratuitos etc... mas tem muita gente que só quer jogar um final de semana como antigamente e tal......mas ainda é que tá. Os jogos de antigamente a gente jogava e já se saciava rapidamente ou os jogos simples de briga de rua como a gente chamava, eram rápidos para terminar, em um final de semana era tranquilo.

Mas hoje em dia as coisas e os jogos são diferentes demais e pelo preço que iria cobrar pelo aluguel era melhor assinar por um ano uma plus e esperar jogos bons para jogar sem pressa. 

Então a unica alternativa é colocar os jogos com segundo plano de algum negocio que goste, como montar uma pizzaria ou um barzinho legal e tentar transformar ele em um ponto de jogadores.

Gostaria muito de ter uma loja simples de jogos antigos, apenas quando for me aposentar e espero com uma boa grana apenas para ter um hobby. Mas para ser algo como renda fixa, ai sim é mais complicado e tem que ser algo mais bem planejado.

Então conversando novamente com meu irmão a gente deu a ideia de planejar um centro de treinamento nas escolas para e-Sports. Ou seja, levar um centro desses como um novo esporte tentar fazer que o colégio pague por isso e tenha alguma porcentagem também no lucro de certa forma e a gente ganha com publicidade ou vendas de acessórios e até mesmo quem sabe investir em algum time formado por estrelas que ali podem nascer para brilhar.

Bom, hoje a gente que curte jogos tem que tentar ir na mesma direção do trem, se for contra, podemos ser atropelados, mas antes disso, estude bastante os trilhos. 

Na cidade vizinha a minha montaram nao e bem um bar mas e algo direcionado a jogadores de Magic,chamou atençao na epoca mas nao li mais nada sobre depois,voce podia alugar as cartas e jogar com os amigos ou levar suas proprias cartas, pelo que entendi esse e o foco do local mas tem tambem video-game,fliperama e outros.

• Like 1

A ideia do game bar também já considerei, mas pensei em algo semelhante a cafeteria, com smoothies, salgados etc. Pena que os locais para lugar no meu bairro em prédios comerciais não ofereciam uym bom espaço com custo benefício para o que eu imaginava. Decidi segurar por mais alguns anos.

O que ta dando certo hoje em dia são os bares/cafés com jogos de tabuleiro. De certa forma é até menos arriscado se misturar e injetar uns raspberries aqui e ali com jogos de tabuleiro disponíveis.

• Like 1

e interessante ver se o local alaga com a chuva como aqui vou tirar uns baldes ate mais

Em 15/04/2018 at 12:29 AM, Dav disse:

e interessante ver se o local alaga com a chuva como aqui vou tirar uns baldes ate mais

vixi. :fu:

EM Curitiba eu fui num bar temático de jogos (na real, e-sports) que foi legal pela companhia e o rango/bebida era legal, mas o ambiente em si era muito desanimado, haha. Luzes todas acesas no talo (era noite de sexta), parecendo consultório de dentista, música ruim de fundo e rolando campeonato de LoL e afins (que não curto) no telão. Público bem desanimado, quase ninguém bebendo, e o mais foda, não deu meia noite já vazio e o gerente agilizando pra baixar a porta de aço.

Meu sonho seria um bar retrô estilo pub com uns fliperamas espalhados, pôsteres na decoração, etc, um ambiente mais escuro e com música ao vivo bala, mas é isso mesmo, sonho, não sei se é viável mesmo em cidades grandes.

• Like 1

Aqui na cidade tem algumas lojas de games que fazem um trabalho legal com as distribuidoras.

Praticamente tem todos os lançamentos em mídia física a um preço mais barato que nas Lojas Americanas ou que a mídia digital.

Os consoles que revendem com certeza é do mercado cinza.

E as lojas tem também jogadinha e vivem lotadas.

Acho que o negócio quando engloba games tem que ser diversificado e oferecer a maior quantidade de serviços possíveis, venda/troca/locação de jogos, venda/loação de acessórios e consoles, jogadinha e algum tipo de alimentação como freezer de sorvetes e bebidas.

Tem uma barbearia que vou que também deixam games disponíveis aos clientes que esperam o corte de cabelo/barba.

O negócio é ter algum diferencial e investir!

O que eu acho perigoso é que consoles são muito visados para roubo pois é uma mercadoria que se repassa muito fácil por um valor alto, se eu tivesse uma loja o estoque principal não seria no mesmo local!

• Like 1

3 horas atrás, PekSGN disse:

vixi. :fu:

Duplo vixi pois juntou com a maré alta :fu:

1 hora atrás, Mega. disse:

O que eu acho perigoso é que consoles são muito visados para roubo pois é uma mercadoria que se repassa muito fácil por um valor alto, se eu tivesse uma loja o estoque principal não seria no mesmo local!

Isso e muito importante segurança ainda incluo jogos e acessórios de primeira linha.

Você quer abrir seu negócio? :troll_face:

Sugiro que avalie algo de PC gaming também. Mercado em expansão. Uma parada que sempre pensei era em ter uma peça de cada das vendidas (mouse, teclado, headset, mousepad, etc) disponibilizadas em um PC gamer pra que os clientes pudessem fazer um "drive-thru".

27 minutos atrás, Snayperskaya disse:

Sugiro que avalie algo de PC gaming também. Mercado em expansão. Uma parada que sempre pensei era em ter uma peça de cada das vendidas (mouse, teclado, headset, mousepad, etc) disponibilizadas em um PC gamer pra que os clientes pudessem fazer um "drive-thru".

O problema Snay e vender para uma pessoa que nao tem muito conhecimento em informatica...ja vi gente reclamando "po o cara disse que rodava jogo tal e pa...mas ai fui instalar um que saiu agora e fica lentao po"...outra vez vi uma pessoa reclamando em uma loja que o computador "parou" na verdade o windows tinha pego um virus.

Me pedem para criar e imprimir um passo a passo de como crackear e instalar um jogo ou programa (o auge foi no sucesso no the sims 2) um manual de crack com foto e tudo:lol2:

Ja levei a culpa de recomendar um pc com peças intel que após a garantia de 1 ano deu problema na placa mae ou processador (possivelmente devido a variaçao e queda de energia constante) a pessoa tambem entendeu que o uso do estabilizador protegia contra isso mesmo eu dizendo que ele era so algo auxiliar aff

Nao ganhei nada,de ninguem e ainda levei a culpa <_<

Edited by Dav

5 minutos atrás, Dav disse:

O problema Snay e vender para uma pessoa que nao tem muito conhecimento em informatica...ja vi gente reclamando "po o cara disse que rodava jogo tal e pa...mas ai fui instalar um que saiu agora e fica lentao po"...outra vez vi uma pessoa reclamando em uma loja que o computador "parou" na verdade o windows tinha pego um virus.

Me pedem para criar e imprimir um passo a passo de como crackear e instalar um jogo ou programa (o auge foi no sucesso no the sims 2) um manual de crack com foto e tudo:lol2:

Ja levei a culpa de recomendar um pc com peças intel que após a garantia de 1 ano deu problema na placa mae ou processador (possivelmente devido a variaçao e queda de energia constante) a pessoa tambem entendeu que o uso do estabilizador protegia contra isso mesmo eu dizendo que ele era so algo auxiliar aff

Nao ganhei nada,de ninguem e ainda levei a culpa <_<

Por isso que se deve cobrar sempre. Pessoas que querem as coisas de graça ou pechincham muito são a esmagadora maioria dos que mais trazem problemas.

Mas a minha sugestão foi ele investir em uma loja de acessórios de informática pra gamers - mouses, teclados, headfones/headsets, mousepads e afins. Peças de PC dão muita dor de cabeça.

• Like 1
  • Upvote 1

1 hora atrás, Snayperskaya disse:

Pessoas que querem as coisas de graça ou pechincham muito são a esmagadora maioria dos que mais trazem problemas.

Elas sempre acham que seu conhecimento não vale nada e parece que vc deve favor pra elas...

• Upvote 1

5 horas atrás, Snayperskaya disse:

Jogatina no PC está bastante em alta hoje em dia? Eu ando meio afastado disso, então tô meio por fora. Logicamente eu sei que os jogos de PC em si, são predominantemente digitais. Até talvez por isso eu não perceba direito o quanto o povo hoje em dia joga no computador. Mas é algo interessante, sim, se houver essa demanda de jogadores por acessórios e coisas do tipo.