Jump to content

Homebrews - Programas para desenvolvimento de jogos para consoles antigos

Recommended Posts

ATARI

- Batari Basic (Programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Princess Rescue

NES

- CC65 (Programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Alter Ego

Master System

- Z88DK (Programação em C), SDCC (programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: Boom (clone de Bomber Man) - Iniciado em Z88DK e será finalizado em SDCC

- Simple Adventure Maker (software para criação de jogos no estilo Adventure).
- Twee2Sam (converte histórias criadas no Twine para o Master System).

Mega Drive

- BasiEgaXorz (Programação em Basic).
Exemplo de jogo criado com ele: Master System Brawl (ainda não concluído)

Super Nintendo

- PVSnesLib (Programação em C).
Exemplo de jogo criado com ele: FrappySNES

• Like 1

Opa, que legal!...achei o de Megadrive interessante...estou acostumado a desenvolver na Unity, e ja desenvolvi para o Atari 2600 usando o NASM...mas sempre pensei em tentar portar algo para o Megadrive, vou dar uma olhada depois

Valew!!!

Falow!!!

• Like 1

19 horas atrás, Zariel disse:

Opa, que legal!...achei o de Megadrive interessante...estou acostumado a desenvolver na Unity, e ja desenvolvi para o Atari 2600 usando o NASM...mas sempre pensei em tentar portar algo para o Megadrive, vou dar uma olhada depois

Valew!!!

Falow!!!

Que legal, espero que compartilhe algum projeto seu aqui no fórum :-) 

14 minutos atrás, Monterazo disse:

Que legal, espero que compartilhe algum projeto seu aqui no fórum :-) 

Com certeza...aqui será o primeiro lugar, mas antes tenho que terminar os games 2D que estou fazendo em Unity, então depois vou trabalhar na versão para Megadrive, por ser muito mais difícil de fazer

Aproveitando, achei uma playlist em português no Youtube, que ensina a usar o compilador de Megadrive BasiEgaXorz

Pra quem estiver interessado e ja programa em Basic, recomendo começar a partir da metade do 3º vídeo

Falow!!!

Edited by Zariel

6 minutos atrás, Zariel disse:

Com certeza...aqui será o primeiro lugar, mas antes tenho que terminar os games 2D que estou fazendo em Unity, então depois vou trabalhar na versão para Megadrive, por ser muito mais difícil de fazer

Aproveitando, achei uma playlist em português no Youtube, que ensina a usar o compilador de Megadrive BasiEgaXorz

Pra quem estiver interessado e ja programa em Basic, recomendo começar a partir da metade do 3º vídeo

Falow!!!

Grande compartilhamento. Eu mexia muito com Basic no tempo dos cursos nos anos 90, depois para Pascal e Clipper para trabalhar. Depois fui para parte de Analise de Sistemas e me dediquei em Banco de Dados :-) Mas sempre curto uma programação, só que depois que lançaram esses Makers com os Point And Click de desenvolvimento sem escrever códigos, eu achei uma maneira legal e simples inicialmente de desenvolver um jogo. Como o Construct, Game Maker e até o antigo RPG Maker. Lógico que tem a parte de código para aprofundar mais nos detalhes, mas para iniciantes, isso é ótimo, acho que o Unity tem essa função maker também. Eu como curto demais escrever e ter ideias par histórias, fico nessa parte criativa, mas nada que eu não possa entrar como ajudante de desenvolvimento.

Acho legal demais isso :-) 

Fizeram um jogo para Mega Drive que tinha todos os personagens do Mortal Kombat, incluindo Fatality em chefes. Acho que era Ultimate Mortal Kombat Trilogy. Quem portar KOF 95 pro Sega Genesis vira meu herói pois no SNES acho que não ficaria legal. Só ver os ports da Takara.

1 hora atrás, P-Chan disse:

Fizeram um jogo para Mega Drive que tinha todos os personagens do Mortal Kombat, incluindo Fatality em chefes. Acho que era Ultimate Mortal Kombat Trilogy. Quem portar KOF 95 pro Sega Genesis vira meu herói pois no SNES acho que não ficaria legal. Só ver os ports da Takara.

Com esse compilador de megadrive postado no tópico, da pra fazer ROMs de até 4 MB, que eram os primeiros jogos ou os mais simples do console, jogos de luta do mega sempre possuíram quantidade alta de ROM 16MB, 24MB, 32MB, 40MB, etc... seria um problema bem grande portar a KOF 95 pra ele...a não ser que seja um projeto grande de varias pessoas envolvida com no caso do Paprium, e o cartucho sairia mais caro ou quase o equivalente no Neogeo

Aqui nesse vídeo com todos os jogos de luta lançado para o Megadrive, com as specs no lado esquerdo, aonde podemos ver a quantidade de ROM usado nos cartuchos

Ps: Aproveitando, o pouco que mexi no BasiEgaXorz seguindo tutoriais,  ja consegui criar varias ROMs de alguns testes de plataforma, com animação, movimentação do personagem,  disparo de projeteis, e simulação parallax dos planos de cenário...programar para o mega é bem facil que no Atari, o problema maior é respeitar o limite de cores por sprite, e o mapeamento de tiles...felizmente temos muitas ferramentas hoje pra fazer isso, sem ter muita dor de cabeça

Falow!!!

21 minutos atrás, Macbee disse:

(ex-) Sonymaster roubando minha pesquisa e meu texto na cara dura: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/facilitadores-p-criação-de-homebrews.376552/

Mas, pelo histórico dele, não me surpreende.

Puts, o 1° post ta igualzinho mesmo...e ele nem cita a fonte original!? mancada isso ai!?

Mas pelo menos o seu lá na Outerspace está bem mais completo, e com mais info!!!

Falow!!!

31 minutos atrás, Macbee disse:

(ex-) Sonymaster roubando minha pesquisa e meu texto na cara dura: https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/facilitadores-p-criação-de-homebrews.376552/

Mas, pelo histórico dele, não me surpreende.

Eita Macbee me desculpe mas foi esquecimento mesmo, eu ainda não posso editar tópicos, mas sempre coloco a fonte como coloque em outros que tirei de lá. Sempre coloco:

Fonte: Outerspace por Macbee

Um exemplo esta no outro tópico. Até porque eu sei que vocés também postam aqui mas não com tants frequencia, por isso fiz a copia, mas esqueci de fonte. Por favor não sou mais assim de copiar sem fonte.

Até notifiquei isso o fato de nâo ter como editar.

Meu compilador "Neto Assembler Editor" também pode entrar nesta lista, ele suporta a compilação de códigos em z80 e M68K. 

O Neto Boot Loader foi desenvolvido nele.

O Sonic 2 Delta usa um driver de som personalizado e foi desenvolvido usando o compilador z80 do Neto Assembler Editor.

• Like 2

5 horas atrás, Omega Rugal disse:

Qual seria a melhor forma de criar os cenários e os sprites dos personagens?

Acho a parte artística mais difícil do que a programação.

Isso é meio que relativo para qual console pretende criar os sprites, pois você pode usar desde o paint, photoshop, GIMP ou programas específicos para isso, como Aseprite ou YYCHR (esse ultimo além de gratuito, é excelente e possibilita sprites 4, 8 e 16 bits)

O mais importante em criar os sprites, é respeitar a resolução máxima de cada sprite e o limite de cores em sua paleta, por exemplo o NES possibilita sprites de 4 cores, sendo 1 delas usada para o alpha, e o megadrive possibilita 16 cores por sprite, sendo 1 dela o alpha...além disso, deverá gerar código do tileset, tilemap e das paletas para o programador incluir no jogo... se criar jogos para Megadrive usando o BasiEgaXorz, poderá usar o editor ImaGenesis do mesmo autor para tudo isso.

Existem outras formas mais fáceis de criar sprites, porém requer um certo conhecimento técnico das ferramentas...se souber respeitar o limite do console, pode usar até mesmo o Flash ou o Blender para gerar um sprite animado e na hora de exportar os frames, limitar as cores e resolução, e tirar o antialiasing...dependendo resultado final, basta apenas fazer o retoque de alguns pixel's com algum editor de imagem para melhorar o aspecto...eu mesmo tenho usado uma técnica tanto do Flash e Blender, para gerar como resultado final, animação de Sprites 8 bits e 16 bits para estudo....em breve pretendo criar o tutorial a respeito

Falow!!!

• Like 1

• 2 years later...
  • 10 months later...

Agora isso aqui deve andar...Pretendo portar em breve, alguns jogos que eu fiz para Gamejams de Unity para o Megadrive com SGDK, testar a ROM no meu Mega.

Link para download do GenesisDevKit da GameDevBoss:
https://drive.google.com/file/d/14qV0fF3nsydWNPa0YduSXHwQJoUD1nDx/view

Falow!!!

Edited by Zariel

O Autor dos Últimos 2 vídeos sobre o SGDK, fez um teste, portando os sprites de SF3 para o Megadrive, e provando que seria possível sim o Mega rodar Street Fighter 3 nos dias de hoje

Falow!!!

• Like 2

Tudo é possível se você diminuir suas expectativas o bastante. :oic_face:

Mas sem zoeira, é isso mesmo, as exigências para ports naqueles tempos eram mais razoáveis. Ninguém esperava um resultado absolutamente totalmente perfeitamente 100% idêntico a um arcade que custava muitas vezes mais que o console. Se fosse uma aproximação razoável, com jogabilidade boa, a molecada tava feliz. Só reclamavam se o jogo fosse realmente mal-portado ou tivesse conteúdo importante cortado.

• 2 weeks later...

Então, a idéia é ver se o Mega aguenta Sprites Grandes...e no caso do tamanho de uma ROM usando o SGDK, segundo o autor da ferramenta é de até 3,4 GB

Bom, agora o Gamedevboss tentou portar Street Fighter V para o Mega Drive, só que em 2D e usando a mesma escala de proporção para o Sprites

Quem quiser baixar a ROM para testar, o link esta na descrição do vídeo

Falow!!!

Edited by Zariel
  • Like 1