Jump to content
Sign in to follow this  
Sonymaster

Sega CD Transfer Suite/comcable copie seus jogos de mega e 32x para seu PC

Recommended Posts

Kit desenvolvido por Mike Pavone. Com ele você pode dumpar seus cartuchos para o PC/dumpar BIOS do Sega CD, e ainda testar pequenos programas rodando do PC para o Mega real (carece de testes)

O que você precisa:

1 - Megadrive Original
2 - Sega/Mega CD
3 - Cabo específico (construção mostrada no vídeo)
4 - Computador comporta paralela REAL (acredito que dispositivos usb não funcionem bem e algumas placas controladoras também não) (usar modo EPP)
5 - Cartucho com uma fita colada no pino B32
6 - Programas disponibilizados no site do desenvolvedor (tem na descrição do vídeo)

Fonte: Outerspace por cetics

• Like 1

tenho saudade dessa epoca onde nao tinham dumpado tudo e eu tinha que procurar uma a uma, as vezes escambo via icq ou mirc

nao existia fullset

18 horas atrás, burn disse:

tenho saudade dessa epoca onde nao tinham dumpado tudo e eu tinha que procurar uma a uma, as vezes escambo via icq ou mirc

nao existia fullset

Nunca fui de dumpar os jogos e sim de tentar grava-los como no caso do Dreamcast que tinha que ter um programa certo na velocidade certa na configuração certa. Penei para gravar meus jogos :-)

Muito bom este programa, usei muito para dumpar meus cartuchos. Os fontes asm do meu site foram tudo baseados em ROMs dumpados dos meus cartuchos, não confiava muito nos ROMs de Internet, pois muitos desses ROMS o pessoal mudava a rotina de CRC e fazendo um fonte em cima de um ROM limpo me garante que o código gerado é fiel ao cartucho original.

Apesar de não ter liberado isto para o público, isto é possível no Mega Drive 2017, cheguei a dumpar alguns cartuchos para o SD nele.

Edited by Neto.

11 horas atrás, Neto. disse:

Muito bom este programa, usei muito para dumpar meus cartuchos. Os fontes asm do meu site foram tudo baseados em ROMs dumpados dos meus cartuchos, não confiava muito nos ROMs de Internet, pois muitos desses ROMS o pessoal mudava a rotina de CRC e fazendo um fonte em cima de um ROM limpo me garante que o código gerado é fiel ao cartucho original.

Apesar de não ter liberado isto para o público, isto é possível no Mega Drive 2017, cheguei a dumpar alguns cartuchos para o SD nele.

Neto, vc não confia no trabalho do pessoal do no-intro? (de ROMs hoje só tem eles, pq o Goodtools não tem atualização faz meses)

na década de 2000 blz, eram um monte de gente que não sabia o que estava fazendo, mas hj acho que existe um padrão pra novos dumps

5 horas atrás, BarMac disse:

Neto, vc não confia no trabalho do pessoal do no-intro? (de ROMs hoje só tem eles, pq o Goodtools não tem atualização faz meses)

na década de 2000 blz, eram um monte de gente que não sabia o que estava fazendo, mas hj acho que existe um padrão pra novos dumps

Não conhecia sobre o No-Intro, dei uma pesquisada e mesmo assim há a menção de que quando detectam algum dump problemático removem imediatamente da base,  o que se assume que há a possibilidade da base de dados conter ROMS inválidos.

Hoje em dia pode até haver um padrão, mas infelizmente existem muitos sites disponibilizando ROMs duvidosos, O que pude constatar com usuários reclamando no meu Perfil do Facebook sobre jogos que estão corrigidos e que para ele não funcionou no Mega Drive 17. Nestes casos peço o ROM para analise e detectando que é uma revisão diferente, implemento a variante no sistema e no caso de ter algo alterado sugiro que procure uma fonte confiável ( Não forneço ROMs para download ).

48 minutos atrás, Neto. disse:

Não conhecia sobre o No-Intro, dei uma pesquisada e mesmo assim há a menção de que quando detectam algum dump problemático removem imediatamente da base,  o que se assume que há a possibilidade da base de dados conter ROMS inválidos.

Isso é uma diretriz deles, mas esse trabalho é realizado desde 2004, então hoje, é bem difícil encontrar bad-dumps em seus pacotes, acho que pode confiar

No-intro é vida.. Acabou com aquela bagunça dos goodsets.. 

eu confio nas no-intro. 100%.

mas o que o Neto falou é real. teve uma ISO de PS2 do redump que estava zoada, e já tinha sido distribuída por ai (na época do underground-gamer ainda), depois tiveram que comprar o game para fazer o dump correto, mas como eu falei, isso ocorria na década de 2000, hoje os dumps são o mais fiel possível, e não é qualquer um que pode enviar dumps para os caras, até pode, mas fica em análise.

pelo que eu sei, os dumps de ISOs só são aprovadas quando tem 2 dumps, no melhor estilo "quem tem 2 tem 1, quem tem 1 tem nenhum"

falando em dump, lembrei de dois casos envolvendo neogeo, foram duas grandes novelas

o primeiro caso foi o do kof 99. na epoca ele tinha recentemente lancado no arcade e estavam dumpando tudo de neogeo, inclusive redumps de jogos com roms de som que anteriormente estavam com crc errado/sem som ou com problemas. existia o problema de que o jogo era muito novo e os dumpers se recusavam a dumpa-lo por isso, os dumpers mais famosos, no caso.

eis que surge um site fora dos usuais, dizendo que as roms char e prog do kof99 estavam criptografadas, e eles iram fazer uma gambiarra forte pra dumpar certo, pq se dumpasse sem o negocio (que envolvia um tipo de sonda de engenharia reversa), os dados iriam pro arquivo corrompidos.

estavam pedindo dinheiro pra fazer isso, se nao me engano tinha uma quantia certa mas nao lembro quanto, era em dolar, claro. se nao me engano eles conseguiram a quantia, que era grande.

a rom finalmente foi liberada depois de alguns meses so pra depois de algum tempo descobrirem que ela na verdade era uma versao nao final do jogo, sem criptografia nenhuma. trollaram a internet inteira :atoron:

só depois de descobrirem a criptografia padrao usada pela snk eles conseguiram dumpar a final e nao preciso nem dizer que o dump nao teve nada a ver com essa pagina da arrecadacao. hoje existem roms de neogeo em versao "decrypted C". alguns nao sabem a dificuldade e o tempo que isso levou para acontecer.

Segundo caso: super dodge ball tambem de neogeo

aparentemente o jogo era rarissimo, talvez o mais raro do neogeo ate entao e poucos sabiam da existencia dele. Apareceu uma pagina pedindo uma grana forte pra dumpar senao me engano unica placa que permitiriam liberacao para passar por processo de dump. lembro que demorou talvez mais do que o kof99 "beta" para que os arquivos fossem liberados. chegou uma hora que eu pensei que ele nunca iria ser dumpado devido a demora.

de repente ele apareceu na net em um ftp obscuro de um grupo de irc, que caiu logo depois devido ao massacre de acesso, mas ai ja tinham donaldeado e espalhado. eu estava baixando quando caiu, so muito depois consegui o zip.

nao sei se o arquivo vazou antes do combinado, nao sei se conseguiram o dinheiro, nao sei de nada, sei que o jogo agora esta em qualquer canto

existiram outras historias, mas essas sao as que lembro.

Edited by burn
  • Like 2

Legal a história, eu comecei a jogar neo geo emuado lá por 2000 no Kawaks, e lembro que as roms com "decrypted" no nome abriam muito mais rápido (era um PC com 128 de RAM, então para carregar um Garou da vida era um parto), agora deu pra sacar um pouco porque.

Historias muito legais essas ai do Burn, acompanho a cena do neo geo desde o Neorage / Kawaks pesadão no tempo. usava mais o Neorage por era mais leve para roda no pc antigo acho que era um pentium 2 com 64MB memoria.