Jump to content
Sign in to follow this  
Dav

Sonic The Hedgehog – Uma grande aventura também no Master System!

Recommended Posts

Um dos meus jogos favoritos no Master System junto com a sequencia o 2 que finalmente consegui aqui no Fórum! Obrigado!

Lembro da primeira vez que joguei ele na epoca na TV  preto e branco a fita era de um vizinho aqui da rua.Na versao na memoria do MS Super Compact o final com o Sonic cantando (animaçao) e os creditos foi cortado...estranho...Outro detalhe curioso e a diferença visual do Sonic na versao Game Gear a rom beta do jogo segue o visual do Master System.

sonic-master-system_capa.jpg

Sonic The Hedgehog” foi projetado especialmente para o hardware do Mega Drive, porém não demorou muito para que o ouriço também fizesse sua estreia no Master System – em outubro de 1991, cerca de quatro meses depois que apareceu no Megão!

Apesar de contar com a supervisão da Sonic Team, o jogo foi desenvolvido principalmente pelo estúdio Ancient, empresa de Yuzo Koshiro, em sua primeira colaboração com a Sega para as versões 8 bits no Master System e Game Gear.

Com uma mecânica focada na velocidade semelhante a do seu irmão 16 bits, o jogo traz alguns layouts novos para os cenários, como um mapa da ilha onde se passa a aventura (inexistente no Mega Drive) e fases realmente novas, o que dá a impressão de ser um jogo totalmente inédito ao invés de uma conversão.

O enredo do game segue o mesmo do Mega Drive: o malvado cientista Robotnik está capturando os inocentes animais da ilha e transformando-os em robôs maléficos para a criação do seu exército. Só mesmo o ouriço mais rápido do mundo pode detê-lo agora!

sonic-master-system-1.jpg

Um Borrão Azul e Veloz

Tanto quanto na versão do Mega Drive, o design dos estágios no Master System abusa do elemento velocidade. Além disso, como todo game de plataforma de muito boa qualidade, Sonic The Hedgehog tem uma grande quantidade de obstáculos, inimigos robôs, buracos cheios de espinhos, plataformas móveis etc.

Tudo permeado também por uma jogabilidade leve e simples. Mas o que mais marca são os longos cenários, molas, rampas e outros detalhes que acentuam a velocidade do personagem e alargam seu deslocamento na tela.

sonic-master-system-2.jpg

Coletando Anéis e Esmeraldas

Assim como no Megão, durante o percurso o jogador deve coletar um grande número de anéis dourados (ou argolas, como preferir chamar), que se tornariam uma das “marcas registradas” da série (lembre-se, esse foi o segundo jogo de Sonic feito, então ainda não haviam “regras” bem estabelecidas).

Todos os estágios estão abarrotados de anéis, que além de ampliar suas chances de ser bem sucedido ao atravessar os perigos com Sonic, ao coletar 100 deles ganha-se uma vida extra.

sonic-master-system-4.jpg

Mas cuidado, diferente da versão do Mega, ao ser atingido por algum inimigo ou sofrer qualquer tipo de dano, perde-se todos os seus anéis (ou mesmo uma vida, se atingido sem nenhum deles) sem a possibilidade de coletá-los novamente.

Outro detalhe que se tornaria tradicional em games da série são as Chaos Emeralds. Porém ao invés de coletá-las nas fases bônus, neste game elas estão em locais bem escondidos e de difícil acesso em alguns estágios – elemento esse que incentiva a uma maior exploração dos cenários. E para ver o verdadeiro final do jogo, é preciso coletar todas as seis esmeraldas.

Com uma trilha sonora assinada por Yuzo Koshiro é claro que podemos esperar por músicas que aproveitam bem as capacidades do Master System, com melodias 8 bits extremamente refinadas, capazes de dar ao jogo um ar sublime e único.

sonic-master-system-5.jpg

Um clássico obrigatório do Master System!

Nosso amigo azul assinalou um dos maiores clássicos da era 8 bits, ao lado de outros nomes de respeito como Alex Kidd e Wonder Boy. Este jogo marca uma das melhores e mais divertidas aventuras no Master System. Sonic The Hedgehog foi um game criado com muita criatividade e engenho. O sucesso e bom êxito deste primeiro game (tanto em sua versão do Mega Drive como no Master System) não apenas criou um padrão a ser reproduzido em futuros jogos, mas consolidou Sonic como um dos personagens mais originais já criados. 

sonic-master-system-tec-toy.jpg

Essa arte da capa acho muito bacana ate hoje

Creditos: http://blogtectoy.com.br/sonic-the-hedgehog-uma-grande-aventura-tambem-no-master-system/

• Like 2
  • Upvote 1

joguei DEMAIS essa versão do Master, esse jogo é fantástico e o fato deles mudarem a pegada do jogo pra ser um jogo compativel com o hardware do Master System foi um enorme acerto.

• Like 3

2 horas atrás, PekSGN disse:

joguei DEMAIS essa versão do Master, esse jogo é fantástico e o fato deles mudarem a pegada do jogo pra ser um jogo compativel com o hardware do Master System foi um enorme acerto.

Também joguei muito e ainda jogo! Como disse, terem adaptado o jogo para o hard do master e não tentar rodar o do mega capado deu todo o movimento pro jogo, se tornando até um jogo diferente. Aliás, todos Sonics do Master são diferentes, algo que poderiam ter usado no mega como esmeraldas dentro das fases e itens, como carro de mina, asa delta etc. O que é igual do mega é o Spinball. 

Isto eu sinto falta, um console secundário que além de vendas, dai o pessoal faz o mesmo jogo ou versões diferentes de grandes hits e vira um jogasso. 

• Like 1

2 hours ago, PekSGN said:

Sim, foi uma boa adaptarem do que fazer um mero downgrade, como ficou mais comum depois no console. Sonic 2 também é um bom jogo pro Master.

Não sei se é impressão, mas meu único problema com o Sonic 1 de Master é que me parece ter muito pouco inimigo pelas fases, maior parte do tempo você só tá dando rolê.

Eu até acho de boas o número de inimigos, o lance da dificuldade do jogo tá no layout das fases apartir da segunda. Unica coisa que eu realmente não gosto é vc ficar cuidando pra não chegar a 100 rings, ganhar uma vida e zerar o contador e não conseguir ir pra fase de bonus.

Nossa, joguei demais esse aí, e o 2 (Na minha opinião, o melhor disparado para MS).
Lembro que terminava ele, e ficava puto por ver apenas o Sonic cantando. Um dia descobri que tinha outra tela quando se pega todas as esmeraldas, fiquei doido para alugar o jogo e ir logo ver a tela nova! Aí sim, consegui ver o final "verdadeiro", rs.

58 minutos atrás, PekSGN disse:

Eu até acho de boas o número de inimigos, o lance da dificuldade do jogo tá no layout das fases apartir da segunda. Unica coisa que eu realmente não gosto é vc ficar cuidando pra não chegar a 100 rings, ganhar uma vida e zerar o contador e não conseguir ir pra fase de bonus.

Isso era foda! era pior do que perder uma argola e não poder pegar. Realmente o jogo se diferencia bem até do estilo do de Mega a partir da segunda fase, 

22 minutos atrás, jairisongs disse:

Jogão que curto até hoje, um dos melhores para Master System.
A capa me trás uma nostalgia de suar pelos olhos.

essa capa é show! melhor que a do S1 do Mega! Do mega eu acho bonita a versão Européia

decides10b.jpg

gen_sonic_the_hedgehog_p_qxllcc.jpg

Agora que percebi a diferença no Sonic das capas americana e do Master e eur , prefiro o de Master, mais cara de Sonic kk

122092-sonic-the-hedgehog-sega-master-system-front-cover.png

A capa do Game Gear tb é show, a partir do sonic 2 todas do MS foram iguais do GG.

57224-sonic-the-hedgehog-game-gear-front-cover.jpg

Acho que esta imagem foi utilizada em um poster 

15 minutos atrás, Mcs disse:

Nossa, joguei demais esse aí, e o 2 (Na minha opinião, o melhor disparado para MS).
Lembro que terminava ele, e ficava puto por ver apenas o Sonic cantando. Um dia descobri que tinha outra tela quando se pega todas as esmeraldas, fiquei doido para alugar o jogo e ir logo ver a tela nova! Aí sim, consegui ver o final "verdadeiro", rs.

Cara no Sonic que tá na Memória, não tem a tela com ele cantando com microfone, pode ter sido cortada por espaço. Quando descobrimos isto, alugamos  o S1 pra ver a tela, o foda que era em um Master 3. Dai era mais foda ainda saber se tava pegando o Sonic da Memória ou o do Cartucho! kkk

• Like 1

Sonic 1 no Master System me traz uma nostalgia enorme, foi um dos games que mais me dediquei quando criança e decorei cada canto.

Tenho inclusive o timing de várias fases como na Scrap Brain 2 que dá pra cair no poço dos elevadores contar 3 espaços e entrar... :lol: 

A música da Bridge Zone é uma das melhores de todos os Sonics, pra mim é impactante como o Guile's Theme, é ouvir e reviver tudo de novo!

Essa versão remastered ficou muito boa!

O Sonic do Game Gear é bem feião perto do SMS

Só acho ruim a paleta de cor das botas do Sonic que poderiam ter um vermelho mais vivo no Master é meio laranja... Isso sempre me incomodou um pouco!

• Like 1

3 minutos atrás, Mega. disse:

Sonic 1 no Master System me traz uma nostalgia enorme, foi um dos games que mais me dediquei quando criança e decorei cada canto.

Tenho inclusive o timing de várias fases como na Scrap Brain 2 que dá pra cair no poço dos elevadores contar 3 espaços e entrar... :lol: 

A música da Bridge Zone é uma das melhores de todos os Sonics, pra mim é impactante como o Guile's Theme, é ouvir e reviver tudo de novo!

Esse sonic 1 é show! o do Game Gear graficamente é mais esquisito só que tem diferenças na fase itens e outros. vale vocÊ jogar para ver a diferença!
Não entendi a onda do Timming do Scrap brain. fotos ou video please

Sobre a musica Bridge Zone, tirando a original esqueça estas remixes e escute esta:

• Like 1

Lembrando agora que a musiquinha do Sonic 2 do Master da primeira fase chega pega como chiclete na memoria :-) joguei demais ambos os jogos quando criança e adoro o som dos jogos antigos, principalmente do Master :-) 

2 minutos atrás, Hill top zone disse:

Não entendi a onda do Timming do Scrap brain. fotos ou video please

Olha nesse vídeo aos 3:25 como o jogador se enrola pra passar a parte do fosso. Eu passo isso aí em segundos pulando no fosso e entrando no terceiro andar à esqueda.

Pra passar pro lado direito tem que usar um timing no botão de pulo só dar um tapinha que ele pula mais baixo e consegue acessar o outro lado. ;) 

5 minutos atrás, Mega. disse:

Olha nesse vídeo aos 3:25 como o jogador se enrola pra passar a parte do fosso. Eu passo isso aí em segundos pulando no fosso e entrando no terceiro andar à esqueda.

Pra passar pro lado direito tem que usar um timing no botão de pulo só dar um tapinha que ele pula mais baixo e consegue acessar o outro lado. ;) 

Ah tá entendi! Isto de cair no fosso e entrar a esquerda não faço, vou testar.  Eu curto matar os porquinhos fazendo bolinha lá do alto. agora isto do pulo eu tô ligado, acredito que isto se tornava natural para os jogadores da época, este cara do vídeo penou, igual jornalista de gamers de hoje que precisa de placas e dicas pra isto! kk

13 minutos atrás, Hill top zone disse:

Ah tá entendi! Isto de cair no fosso e entrar a esquerda não faço, vou testar.  Eu curto matar os porquinhos fazendo bolinha lá do alto. agora isto do pulo eu tô ligado, acredito que isto se tornava natural para os jogadores da época, este cara do vídeo penou, igual jornalista de gamers de hoje que precisa de placas e dicas pra isto! kk

Engraçado que isso já era tão natural para a gente fazer esse tipo de coisas que hoje em dia para o pessoal mais novo parece algo difícil de se fazer :-)

Ainda criança eu aprendi a desenhar a Turma da Mônica pois lia muito gibi.

Quando ganhei um Master System com Sonic na memória, foi bem fácil aprender a desenhar o Sonic pois os olhos grandes lembra muito o traço do Maurício de Sousa.

Eu me enrolava um pouco com as luvas pois isso é mais característico dos personagens do Walt Disney que tem traços mais complexos, mas o restante do Sonic ia de boa e eu me inspirava no Sonic do Master System olhando a caixa e o folheto que vinha com o console! ^_^ 

Hoje em dia a cabeça sai rapidinho em qualquer pedaço de papel, o restante do corpo precisaria de mais tempo! :lol: 

PNOpydL.png

• Like 3

15 minutos atrás, Mega. disse:

Ainda criança eu aprendi a desenhar a Turma da Mônica pois lia muito gibi.

Quando ganhei um Master System com Sonic na memória, foi bem fácil aprender a desenhar o Sonic pois os olhos grandes lembra muito o traço do Maurício de Sousa.

Eu me enrolava um pouco com as luvas pois isso é mais característico dos personagens do Walt Disney que tem traços mais complexos, mas o restante do Sonic ia de boa e eu me inspirava no Sonic do Master System olhando a caixa e o folheto que vinha com o console! ^_^ 

Hoje em dia a cabeça sai rapidinho em qualquer pedaço de papel, o restante do corpo precisaria de mais tempo! :lol: 

PNOpydL.png

Tambem tentava desenhar Sonic e o Ryu soltando hadouken...em ambos os casos errava lol

Um bug atalho que descobri sem querer na epoca na Green Hill Zone 2 no teclado nao consigo fazer rapido /=

17 minutos atrás, Dav disse:

Tambem tentava desenhar Sonic e o Ryu soltando hadouken...em ambos os casos errava lol

Um bug atalho que descobri sem querer na epoca na Green Hill Zone 2 no teclado nao consigo fazer rapido /=

Muito bom! Novidade pra mim! O único atalho que conheço é o da primeira fase :lol: 

Eu fiz um gameplay comentado em 2013 mas meu microfone na época era horrível e ficou muito chiado, mas mostra o bug da primeira fase.

• Like 2

Pra ver como na época gráficos não importavam em nada pra ninguém (e sim a diversão), eu conheci primeiro Sonic 1 do Mega Drive, mesmo tendo o Master System antes do Mega.

Aí certo dia fui na casa de um amigo meu, que tinha comprado um Master System 3 com Sonic 1 na memória. Nossa, fiquei louco com aquele jogo. Era totalmente diferente da versão de Mega Drive e muito divertida.

Se fosse hoje em dia, todo mundo reclamaria dizendo que a versão de Mega é mil vezes melhor por causa dos gráficos, e downscale daqui, e frames de lá, e sei lá o que mais. Chato. 

• Upvote 2

55 minutos atrás, setzer disse:

Pra ver como na época gráficos não importavam em nada pra ninguém (e sim a diversão), eu conheci primeiro Sonic 1 do Mega Drive, mesmo tendo o Master System antes do Mega.

Aí certo dia fui na casa de um amigo meu, que tinha comprado um Master System 3 com Sonic 1 na memória. Nossa, fiquei louco com aquele jogo. Era totalmente diferente da versão de Mega Drive e muito divertida.

Se fosse hoje em dia, todo mundo reclamaria dizendo que a versão de Mega é mil vezes melhor por causa dos gráficos, e downscale daqui, e frames de lá, e sei lá o que mais. Chato. 

Fato! Eu conheci primeiro o Sonic do Mega e joguei Kilos Sonic do master e outros jogos e nem ai se fosse com mais gráfico, cor, sprite ou frame. 

Só ficava de cara com os slowdowns, mas chamava aquilo de camera lenta e não sabia direito que era pq a tela tava cheia.

Hoje os Gamers não estão exigentes, estão chatos porque o mercado está chato! Dava para coexistir tranquilamente uma geração atual e uma anterior! Com a onda Retro agora até as mais antigas davam.

• Like 1
  • Upvote 1

3 horas atrás, Mega. disse:

Muito bom! Novidade pra mim! O único atalho que conheço é o da primeira fase :lol: 

Eu fiz um gameplay comentado em 2013 mas meu microfone na época era horrível e ficou muito chiado, mas mostra o bug da primeira fase.

Da hora o video Mega os meus eu fiz com a webcam pegando a TV de tubo na epoca por isso a imagem ruim...Cara juro eu ja consegui acertar o Robotnik la no alto,indo para esquerda e para a direita, nao sei como fiz isso depois vou tentar aqui mas sem o controle do MS mesmo e complicado.

Um detalhe curioso o Sonic 1,2 e Chaos tem o que eu chamei de Moonwalker na epoca...e simples e so apertar esquerda e direita ao mesmo tempo o problema e que voce sempre vai para a esquerda ou seja o inicio da fase.No Sonic 2 na primeira fase da um pequeno bug grafico devido a velocidade,o Sonic sai da tela em um momento pois uso a mola como impulso.

Na Scrap  Brain Zone eu soltava o direcional e deixava a rampa que e ingreme dar velocidade ao Sonic tanto correndo como no formato de bola se usar o direcional a velocidade diminui acho pelo que lembro vagamente.

5 horas atrás, setzer disse:

Engraçado que isso é pura verdade. Eu jogava muito o Sonic do Mega Drive mas minhas primas gostavam de jogar o do Master System e eu jogava mais ainda porque o jogo era bem mais fácil e legal de se jogar e super simples. Achava o do Mega bem complicado devido algumas fases. :-)