Jump to content
Sonymaster

Seganet Games Studios - Grupo de desenvolvimento de jogos compartilhado.

Recommended Posts

Pessoal é o seguinte. Na empresa onde trabalho a gente normalmente quando entra em um projeto de desenvolvimento com alguma ferramenta nova ou procedimento novo, a gente cria um grupo de estudo e procura um site legal de cursos para estudar. O procedimento que a gente faz é dividir os custos para poder estudar. Hoje a gente usa a Udemy onde se tem até cursos legais para estudar sobre tudo na área de TI e demais categorias. O que a gente faz? dividimos o acesso e cada um acessa em casa com um único login e estuda sem problemas. E como tem sempre promoção a 19,90 a gente vai comprando os cursos para poder se atualizar.

Udemy-Homepage-June-2017.jpg

Exemplo: Hoje mesmo a IBM esta entrando em projetos na Nuvem e Market Place Online, o E-Commerce e como a gente sempre deu suporte para Walmart entre outras empresas o foco de um grupo de desenvolvimento só tem videos relacionados a isso. E outra ferramenta é o Zabbix de monitoramento de uma central de TI que é bem usado hoje em dia. Todo esse tipo de ferramenta a gente compra e compartilha para estudar e até agora sempre deu certo. Fica um acesso com um conteúdo enorme de videos de todo tipo. Eu sei que tem o Youtube e tals, mas acho que na Udemy tem muita coisa completa e bem detalhada do que ficar procurando videos que nem mesmo esta completo.

Mas a minha ideia é poder tentar criar um grupo do fórum com acesso e nome do forum e a gente comprar tudo o que for relacionado a desenvolvimento de jogos e quem sabe poder tentar desenvolver algo.

Acesso a Udemy - > Clique Aqui

Cursos de Construct 2, Unreal Engine, Unity 2D e 3D, Pixel Art, Game Design Document, Animação etc...... e tentar quem sabe, apenas como um hobby compartilhado, poderia sair um jogo legal sendo desenvolvimento por uma equipe do fórum levando o nome do mesmo para outros fóruns e assim alimentar ainda mais conhecimento de desenvolvimento de jogos para aqueles quem não tem acesso.

Caso ninguém se interesse pode deixar o tópico ir para o esquecimento, se já fazem isso, pode deixar novamente no esquecimento e se a ideia foi uma porcaria, podem me mandar MP com mensagens de carinho e amor. 

Mas foi apenas uma ideia de um programador cheio de café que vai trabalhar a madrugada toda, então, sejam carinhosos.

Abraços!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já rolaram umas iniciativas dessas aqui (de grupo de estudos, sem gastar) e infelizmente não deu muito certo :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

E eu lembro de um ou outro era mais envolvendo o forum em si,algo simples tipo rpg maker da epoca etc mas era só uma brincadeira interna mesmo... uma vez acho que o Daileon comentou em um topico que realmente alguns usuarios estavam a se juntar e criar um jogo.

Participando aqui do forum e lendo o conhecimento do pessoal ate pensei que em algum momento sairia um jogo mesmo na epoca hoje acho dificil trabalho,família,custos etc

Edited by Dav
  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo bem pessoal, foi apenas uma pequena ideia, mas já sabia de certos obstáculos que tem esse lance de compartilhar conhecimento de desenvolvimento. Eu mesmo trabalho Home Office com equipes de outros estados e até fora do pais e é meio complicado para horários. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se você já tiver o básico em lógica de programação em C# e gosta da Unity, nem precisa pagar curso na área de desenvolvimento de games, é só seguir os tutoriais do canal High Level, que tem inúmeros gêneros de games completos, bem explicado pelo Autor do canal, tem desde Shoot 'em up, Beat 'em up, Plataforma, Multiplayer ETC...eu meu mesmo ja segui vários tutos do canal, e estou fazendo 2 games da Unity em base dos tutoriais que mais me interessaram

Pra quem se interessar:

https://www.youtube.com/channel/UCetfSquMy40hkTGSh0cRYHQ/playlists

 

 

 

Falow!!!

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra não deixar a idéia do Monterazo morrer...vou postar de vez em quando aqui, alguns tutoriais que achar interessante para desenvolvimento...Sites de Download de recursos/Assets 2D e 3D...principalmente os gratuitos e de boa qualidade...e quem for desenvolvedor ou souber de algo legal, colabore também aqui no tópico!


Free Sprites / Tilemap/ ChipTune Sound

https://opengameart.org/ - de longe o maior site de assets gratuitos de vários devs, para você usar em seu game...tem desde Sprites, Tilesets completos, Modelos 3D e musica retrô tipo Chiptune
 

https://itch.io/game-assets/free
Aqui tem muita coisa gratuita e de boa qualidade, como efeitos, pixel art, sprites, cenários, etc


https://imgur.com/gallery/tFxyX
Pixel art Tutorial

 https://www.gameart2d.com/freebies.html
Free Sprites, Tilesets, GUI HUD


Sprites Ripados de Arcade e consoles - Excelentes para testar um game prototipo, ou criar um game fã de forma não comercial

https://www.spriters-resource.com/
http://spritedatabase.net/

 


Assets/Props 3D - Esses são meus modelos 3D, que tenho feito, para os games que estou fazendo, e recentemente disponibilizei para Download pelo meu canal do Youtube (O único que não é de minha autoria, é o Pack de armas...apenas compartilhei) Todos modelos estão sobre a Licença Creative Commons Zero - CC0 - Ou seja, Domínio publico
 

Props: Armazém Low Poly

Download do asset: http://bit.ly/2KGUrG9

Vídeo explicativo:

 

Props: Urbano Low Poly

Download do asset: http://bit.ly/2KltzYY

Vídeo explicativo:

 

 

Props: Weapon Pack Low Poly

Download do asset: http://bit.ly/2lyX2Ug

Vídeo explicativo:

 

 

 

Props: Hamburgers Low Poly

Download do asset: http://bit.ly/2tx4oMG

Vídeo explicativo:

 

 

Falow!!!

 

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dicas  e tutoriais para você que já tem um game pronto ou quase....ou pretende saber qual a melhor forma, na hora que concebe-lo "em definitivo" ao mundo dos gamers!

 

Dá pra lançar um game sozinho sem ter que largar o emprego?

http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/como-lancar-um-game-sozinho-sem-largar-o-emprego
 

20 Lugares para Você Publicar seu Jogo

https://producaodejogos.com/20-lugares-para-voce-publicar-seu-jogo/
 

Como apresentar o seu jogo para o mercado utilizando um Press Release

https://www.fabricadejogos.net/posts/como-apresentar-o-seu-jogo-para-o-mercado-utilizando-um-press-release/
 

Fazendo marketing de jogos sem dinheiro

https://producaodejogos.com/fazendo-marketing-de-jogos-sem-dinheiro/

 

E aproveitando que estamos em Clima de Black Friday, o meu ultimo Asset 3D que lancei em 3 Lojas, está em promoção em pelo menos 2 lojas nessa Black Friday

Asset: Fast Food Props

https://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/1330428
https://www.gamedevmarket.net/asset/fast-food-props/

_D.jpg


ccd4feb803a9e340734fc83380b4e2f3.png

 

Falow!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 25/07/2018 at 9:29 AM, ReeF disse:

o ARQUEIRO iria curtir a ideia!

:iawww:

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 20/07/2018 at 3:58 PM, Maedhros disse:

Eu sai dessa parada de produzir games. Mas o nosso amigo Leo Thurler foi trabalhar nisso. Largou a nossa empresa e foi contratado em uma empresa de desenvolvimento de games. Chegou até a fazer uma pós na área e está dando aula no Infnet.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei 2ªs coisas úteis para o desenvolvedor indie iniciante

Programas para Criar Jogos: A Lista Definitiva (2018) são + de 200 ferramentas

Se você quer descobrir os melhores programas para criar cada parte dos seus jogos, você vai adorar esse post.

Aqui eu listei mais de 200 ferramentas úteis na criação de jogos, incluindo game engines, ferramentas para arte, música e efeitos sonoros.

Você ainda pode utilizar os filtros abaixo para encontrar a melhor ferramenta para você.


Lista e Busca com filtros
https://producaodejogos.com/content-main/programas-para-criar-jogos-a-lista-definitiva/

 

 

Cinco passos para ser um desenvolvedor indie de sucesso

 

É comum que muitas pessoas que são “viciadas em videogame” já tiveram, em algum momento da vida, vontade de desenvolver seu próprio jogo. Com o avanço da tecnologia, fazer seus próprios games está se tornando cada vez mais fácil e acessível, e você pode desenvolver aventuras incríveis na sua casa.
 

No entanto, desenvolver é bem diferente de jogar, já que este último pode representar apenas uma “diversão sem compromisso”, enquanto o desenvolvimento demanda tempo, esforço, ideias, e muita energia criativa.
 

É trabalhoso, muitas ideias que parecem ótimas não funcionam na prática, o que pode levar a frustrações; há a escassez de recursos; a ausência de habilidades em uma determinada área, que pode ser um impeditivo; além de que um desenvolvedor indie, geralmente, tem pouco (ou nenhum) dinheiro para investir em seu projeto. No entanto, mesmo com tantos obstáculos, é capaz do resultado final te dar a satisfação que você planejava desde o início.
 

Caso você tenha o sonho de desenvolver seu próprio jogo, nós selecionamos aqui cinco passos para você iniciar sua carreira com algum parâmetro para ser bem sucedido. Confira!
 

1 – Inove, mas com cuidado
 

Os desenvolvedores de jogos indies têm mais liberdade criativa quando comparado aos jogos mainstreams, até mesmo porque  é a criatividade e a inovação que dará o diferencial para o seu game. No entanto, tome cuidado para não exagerar e “reinventar a roda” e fazer algo completamente desinteressante somente em nome da inovação.
 

A grande sacada é pegar um estilo que já existe e que as pessoas já conheçam, porém fazendo de modo completamente inédito. Um bom exemplo é o jogo Undertale, que usa o sistema de RPG tradicional, com batalhas em turnos, mapas, coleta e compra de itens, porém inova ao não ser necessário lutar contra ninguém, você pode resolver tudo na base da conversa, além de ter um roteiro inovador.
 

O diferencial pode ser em uma arte que ninguém explorou ainda, um sistema na jogabilidade que até então ninguém teve a ideia. Seu mantra será: qual o diferencial do meu jogo indie?

indie-de-sucesso-01.jpg?resize=474%2C267
 

2 – Tenha metas realistas
 

Evidente que todos os desenvolvedores indies querem que seu game seja bem sucedido e se torne um hit mundial. No entanto, a quantidade de games que conseguem uma grande projeção é bem reduzida, sendo tão raro quanto ganhar na Mega Sena, e é importante que a pessoa tenha o “pé no chão” e pense no retorno sobre investimento de modo realista.
 

Defina objetivos, considere suas possibilidades e a da equipe que trabalha contigo (se tiver uma equipe), seu tempo disponível. Quanto mais bem planejado, melhor. É importante você ter metas, como uma quantidade “X” de jogos que serão distribuídos. No entanto, se preocupe mais com a qualidade de seu título. Se o seu game for divertido, mesmo que ele tenha poucos recursos, ele tem tudo para alcançar o estrelato
 

3 – Utilize mecanismos  já disponíveis
 

Hoje em dia é possível baixar as engines pela internet, muitas delas até gratuitas, sendo que as mais populares são a Unreal Engine 4, Unity, CryEngine e Lumberyard. No entanto, é importante definir que tipo de jogo você quer e quais as suas habilidades com as ferramentas.
 

Caso você queira fazer um RPG, por exemplo, uma engine bastante conhecida é o Rpg Maker, que já rendeu diversos jogos bem sucedidos como é o caso de To The Moon. O Game Maker já rendeu o Undertale citado anteriormente. O já famoso Araní, jogo sobre uma índia que enfrenta inimigos mitológicos, por exemplo, é feito com Unreal Engine.
 

4 – Estude!
 

A fórmula que vale para todos os pontos da nossa vida também é importante para o desenvolvimento de jogos independentes. Atualmente há diversos cursos de games onlines, tanto gratuitos quanto pagos, além de que o próprio YouTube tem uma série de tutoriais que ensinam a você mexer nas engines, te dão dicas etc. Basta ter vontade de aprender.
 

Caso queira se aprofundar mais ainda, há diversas instituições que oferecem graduações em jogos digitais. Por fim, vale a velha recomendação: “fuce” o programa para desenvolver suas habilidades.
 

5 – Persistência
 

Já diria Henry Ford “Pessoas não fracassam, elas desistem”, e isso vale para todos os pontos da vida, incluindo o desenvolvimento de jogos indies. Nós não lutamos “para dar certo”, ficamos na guerra “até dar certo”.
 

Se não deu certo de um jeito, tente de outro; se o primeiro game fracassou, comece novamente. Se o seu jogo não está do jeito que você quer, procure fazer diferente. Se ao longo do desenvolvimento, um membro da equipe foi embora, procure outro, ou comece a estudar você mesmo para substituí-lo.
 

As pessoas erram, e os erros fazem parte do processo de desenvolvimento. O objetivo é aprender com eles. Ame o que você faz. Essa é a energia que te dará “mana infinita” para o desenvolvimento de seus games.

 

Fonte: http://gamereporter.uol.com.br/cinco-passos-para-ser-um-desenvolvedor-indie-de-sucesso/

 

Falow!!!

 

 

Edited by Zariel

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tive uma porrada de idas e vindas com gamedev (tudo a nível amador) e digo que a coisa mais importante pra um dev indie é saber fazer alguma coisa de fato antes de tentar se aventurar a fazer um jogo:

 

Escreva uma história (pode ser horrível), mas que tenha começo, meio e fim;

Componha uma música. Pode ser no Fruity Loops, flauta, bateria, etc;

Faça um esboço de arte conceitual, com ao menos um exemplo de como o personagem principal deve ser exibido no jogo/atacar, etc.

Recrie um jogo inteiro simples, como um Space Invader/Pong. Essa pequena experiência com a engine é vital para quem quer sair do nível "fuçador" para o nível "vamos fazer algo remotamente interessante".

 

Boas idéias não são suficientes para se fazer um jogo, por mais que a pessoa pareça ter um milhão delas. Se não tiver capacidade de colocar a mão na massa e fazer acontecer, o jogo nunca vai sair.

  • Like 2
  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lembro de um fórum que tinha, acho que era chamado de Unidev, era bem legal os assuntos, na época eu tava aprendendo a mexer no Dark Basic, um programa de desenvolvimento, mas nunca dei muito valor com isso e deixei. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Passando dessa primeira "fase", vem outra tão crítica como a primeira:

 

Primeiro: Seja despretensioso/desligue o modo "mundo ideal". Não se preocupe em entregar algo com todas as idéias excelentes que você tem na cachola. Lembre-se: Até o mais rápido velocista do mundo teve de aprender a engatinhar antes de andar, e só depois de muitos anos de treino ele se tornou profissional. Seus primeiros jogos serão parte do seu processo de aprendizado: não precisam ser excelentes/memoráveis (também não devem ser um lixo completo). FAÇA um jogo (inteiro). Depois outro. Faça MUITOS jogos.  Dê seu jogos a amigos e peça para que eles dizerem o que acharam. Essa etapa é fundamental para duas coisas: 1. feedback sobre o que funciona e o que deve ser melhorado e 2. aprender a lidar com o ciclo de vida de um projeto.

 

Simplifiquei bastante, mas mostrei os pontos que eu creio que devam afundar uma esmagadora parte dos que querem desenvolver, mas acabam ficando presos por inexperiência, orgulho/ego, etc.

 

Depois que você passar por essas duas fases estará pronto para começar a vislumbrar algo de qualidade. Já poderá pensar em chamar alguém para desenvolver em conjunto. Certifique-se de que a pessoa (ou as pessoas) esteja tarimbada pelos mesmos ritos que você passou antes, senão será somente um entrave e não um recurso para o time.

Edited by Snayperskaya

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acabei de criar no Blender, o Exential Ninja Weapons e coloquei a venda no TurboSquid. (São modelos que também usarei em um dos jogos que estou fazendo)

São 9 modelos de armas ninjas Low-Poly, com texturas de pintura digital para ser usada em games 3D ou usar imagens renderizadas em 2D. contém arquivo fonte do Blender e .FBX para uso na Unity ou Unreal.

https://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/1359263


EninjaWeaponsUnity.png81A5EDEB-93B4-4FAF


EninjaWeaponsPreviewDesc.png73CC94DC-639

 

Falow!!!

Edited by Zariel
  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Presente de Natal para o Dev Indie: Assets de qualidade Gratuitos na Unity Asset Store

Aproveite para fazer download logo, pois em questão de semanas podem voltar a serem pagos


HQ Fantasy Characters
https://www.assetstore.unity3d.com/en/?stay#!/content/130936

3fb3fa4e-0850-4dc8-bf2f-29c536935120_sca


Armory Crafter FREE
https://www.assetstore.unity3d.com/en/?stay#!/content/129836

cc737a56-4932-440d-b39c-85f00edac9e9_sca

 

Photoscanned MoutainsRocks PBR
https://www.assetstore.unity3d.com/en/?stay#!/content/130876

a617f685-d02c-4926-b849-ba9e82b083d2_sca


E tem mais, esses são gratuitos fixos


Listão de 3D gratuitos

https://www.assetstore.unity3d.com/en/?stay#!/search/page=1/sortby=popularity/query=category:0&price:0

Unity Exentials
https://www.assetstore.unity3d.com/en/?stay#!/search/page=1/sortby=popularity/query=price:0&category:165

 


Asset's da Unreal Gratuitos

https://www.unrealengine.com/marketplace/free

 

Falow!!!

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

unreal-guia-completo.png

Quando se fala em desenvolvimento de jogos, um dos programas mais lembrados por muitos gamers e desenvolvedores é a Unreal Engine, lançada pela famosa produtora e editora de jogos eletrônicos Epic Games.
 

E não à toa. Afinal, a game engine está por trás de famosas franquias como Unreal Tournament, BioShock, a série Chronicles do Assassin’s Creed, Batman e Borderlands, e hoje está disponível para milhares de desenvolvedores e estúdios de games do mundo inteiro para criarem seus próprios jogos de sucesso. Para ver a lista completa de jogos já desenvolvidos com o programa, clique neste link.
 

Mas, antes de continuar, eu preciso saber o seguinte: você sabe o que é uma game engine?
 

Para quem não sabe, os games são geralmente criados por meio de game engines, que servem para juntar todos os elementos de um jogo (arte, código, áudio, etc) de maneira mais fácil para os desenvolvedores.
 

Assim, o desenvolvedor tem à disposição não só as ferramentas para programar os scripts do projeto, como também a parte gráfica, trilha sonora detector de colisões, sistema de física, inteligência artificial, entre outros, para executar seu projeto do início ao fim.
 

Se você quiser saber mais sobre as funções de uma game engine e conhecer mais sobre esses programas, basta ler o artigo abaixo. Nele explicamos em detalhes o que esses softwares são capazes de fazer:

Agora, se você está curioso para saber tudo sobre a Unreal Engine, continue lendo este artigo onde falaremos sobre:

 

Fonte: https://producaodejogos.com/unreal-engine/

 

 

Mais Tutoriais:

 

 

 

 

Falow!!!

Edited by Zariel
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

unity-guia-completo.png

 

Se você já pesquisou algo como “programas para criar jogos” ou “game engines” na internet, provavelmente encontrou muitas referências sobre Unity.

Não é à toa que ela é sempre citada quando se fala nesse assunto: segundo o site de notícias de tecnologia The Next Web, a engine domina 45% do mercado global de games.


unity-mercado.png

E, segundo a própria empresa desenvolvedora da ferramenta, 34% dos 1.000 maiores jogos mobile gratuitos são feitos com ela.

Essa enorme popularidade faz jus à sua capacidade: a game engine permite criar jogos em 2D ou 3D com os mais diversos estilos de gráficos e mecânicas e para diferentes plataformas. Muitos jogos famosos, como Angry Birds 2, Bad Piggies, Roller Coaster Tycoon World e até o Pokemon GO foram criados com ela.

E aí, ficou curioso para saber mais sobre a Unity? Então leia o resto deste artigo para saber:

 

Fonte e mais em: https://producaodejogos.com/unity/

 

Mais tutoriais:

Como desenvolvo meus games em Unity atualmente, recomendo e muito os tutoriais nos links abaixo:

https://www.youtube.com/c/HighLevelGames (Esse aqui, Tudo em PT-BR....é o melhor, inclusive)
https://www.youtube.com/channel/UCsXIdvfp138xs1K1eTsaezQ (marcos schultz tutoriais, outro PT-BR e  também muito bom)

Tutoriais oficiais da Unity
https://unity3d.com/pt/learn/get-started
https://unity3d.com/pt/learn/tutorials

Outro canais de tutoriais sobre Unity ótimos, em inglês porém de um jeito fácil de entender
https://youtube.com/brackeys/
https://www.youtube.com/channel/UC9Z1XWw1kmnvOOFsj6Bzy2g/videos (Blackthornprod Tutoriais)
https://www.youtube.com/user/SpeedTutor
https://www.youtube.com/channel/UCYgUFrFyfr5IyL8HfTTiWhA (Alexander Zotov Tutoriais)

 

Falow!!!

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aqui segue mais guias para outras game engines muito boas para desenvolver jogos, e algumas são tão fáceis de usar, que nem precisa saber programação em código.
 

Nos guias, há bastante exemplos de games indies famosos criados, inclusive indies brasileiros
 

 

Falow!!!

 

Edited by Zariel
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...