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Sonymaster

Seganet Games Studios - Grupo de desenvolvimento de jogos compartilhado.

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Em 18/05/2020 at 14:58, Zariel disse:

@Luiz Claw Mas ja tem tópico de 2018, e no mesmo tem o lançamento dele em maio de 2019

 

Falow!!!

Desculpe a demora, cara. O trabalho tah foda aqui!

 

O jogo parece bacana. Estava procurando um puzzle do tipo. Tem para celular?

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7 horas atrás, Luiz Claw disse:

Desculpe a demora, cara. O trabalho tah foda aqui!

 

O jogo parece bacana. Estava procurando um puzzle do tipo. Tem para celular?

foi a mesma pergunta que fiz pra ele quando vi o game, creio que num celular ele teria uma visibilidade bem maior, mas segundo ele de momento só pc....

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9 horas atrás, Luiz Claw disse:

Desculpe a demora, cara. O trabalho tah foda aqui!

 

O jogo parece bacana. Estava procurando um puzzle do tipo. Tem para celular?

 

2 horas atrás, Zoião disse:

foi a mesma pergunta que fiz pra ele quando vi o game, creio que num celular ele teria uma visibilidade bem maior, mas segundo ele de momento só pc....

 

Então, quando lancei no Steam até cogitei uma versão para Android, porém depois de muito relatos de colegas desenvolvedores, e também de assistir entrevistas de empresas indies BR , constatei que o mercado mobile está saturadissimo em questão de visibilidade. Além disso a Playstore não te dá opções de visibilidade, você deve investir no Marketing, e se for iniciante na plataforma sua visibilidade é mínima...te cobram $25 trumps para ser desenvolvedor e postar quantos aplicativos e jogos quiser, mas não te dão opções de visibilidade, se quiser, vai te gastar com marketing ou com influenciadores, ou dar a sorte de seu game ser tornar viral na plataforma se tiver algo diferencial não tentado ainda...que para um puzzle com mecânicas já conhecidas, não é nem de longe por si só motivador em baixar.


Já na Steam, mesmo pagando $100 trumps por jogo lançado, eu tenho inúmeras opções de visibilidade, sem precisar fazer nenhum marketing, e mesmo meu jogo Smart Gecko sendo um game de nicho, ainda consigo bom lucro e visibilidade...o que no final das contas, me compensou o investimento na plataforma.

Ainda tenho planos de lançar games para Android, com anúncios para os meus próprios games na Steam, mais isso será quem sabe, daqui a uns 2 anos no futuro.

 

Porém, desde o primeiro dia de lançamento em 2019, eu lancei versões demos do meu jogo.

Direto no PC nesse link:

https://nayvos.itch.io/smart-gecko
 

Para jogar direto pelo navegador, por esse link:

https://www.newgrounds.com/portal/view/723896

 

No momento estou fazendo um curso de Marketing Digital, pois pretendo investir na area no futuro e trabalhar de tempo integral como desenvolvedor, não somente em minhas horas vagas.

 

Falow!!!

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31 minutos atrás, Zariel disse:

 

 

Então, quando lancei no Steam até cogitei uma versão para Android, porém depois de muito relatos de colegas desenvolvedores, e também de assistir entrevistas de empresas indies BR , constatei que o mercado mobile está saturadissimo em questão de visibilidade. Além disso a Playstore não te dá opções de visibilidade, você deve investir no Marketing, e se for iniciante na plataforma sua visibilidade é mínima...te cobram $25 trumps para ser desenvolvedor e postar quantos aplicativos e jogos quiser, mas não te dão opções de visibilidade, se quiser, vai te gastar com marketing ou com influenciadores, ou dar a sorte de seu game ser tornar viral na plataforma se tiver algo diferencial não tentado ainda...que para um puzzle com mecânicas já conhecidas, não é nem de longe por si só motivador em baixar.


Já na Steam, mesmo pagando $100 trumps por jogo lançado, eu tenho inúmeras opções de visibilidade, sem precisar fazer nenhum marketing, e mesmo meu jogo Smart Gecko sendo um game de nicho, ainda consigo bom lucro e visibilidade...o que no final das contas, me compensou o investimento na plataforma.

Ainda tenho planos de lançar games para Android, com anúncios para os meus próprios games na Steam, mais isso será quem sabe, daqui a uns 2 anos no futuro.

 

Porém, desde o primeiro dia de lançamento em 2019, eu lancei versões demos do meu jogo.

Direto no PC nesse link:

https://nayvos.itch.io/smart-gecko
 

Para jogar direto pelo navegador, por esse link:

https://www.newgrounds.com/portal/view/723896

 

No momento estou fazendo um curso de Marketing Digital, pois pretendo investir na area no futuro e trabalhar de tempo integral como desenvolvedor, não somente em minhas horas vagas.

 

Falow!!!

 

Talvez a visibilidade para um jogo novo seja até menor no Android. MAS, o seu jogo parece encaixar MUITO mais para jogar no telefone. Se eu me deparo com esse vídeo da Steam na Play Store do Android, altas chances de eu baixar! E olha que eu passo meses procurando um jogo no Play Store e praticamente nunca baixo nada.

No PC dificilmente eu baixaria - tenho evitado ficar no PC - e boa parte dos jogadores casuais também.

 

No passado, eu mandei um e-mail para o Velberan perguntando quanto ele cobraria para divulgar no youtube o jogo que eu estava fazendo com uns amigos. Ele respondeu R$ 1.000,00. Se o jogo for bom ao ponto das pessoas indicarem umas paras outras, este é um valor BEM razoável ! O Velberan tem bom alcance.

Não sei qual seria o preço dele hoje em dia. Mas, é uma coisa a se pensar. Tem até outros youtubers novinhos com um alcance fantástico.

Ps, não estou falando para você sair pagando youtuber. Só levantando uma possibilidade. To terminando de escrever um livro. Quando acabar, vou tentar fazer uma parada dessa.

 

Quando tu quiser, passo o contato do meu amigo. Acho que já falei dele - o cara que fez parte do desenvolvimento do Sky Racket. Ele me procurou ontem falando que estava afim de começar a fazer projetos pessoais de 3 meses. Hoje ele já desenvolve para Double Dash e dá aula do assunto para faculdade. Frequentemente eu falo com ele sobre fazer jogo novo. Tipo, o cara tem oportunidades de ouro! A empresa dele tem contato com a Mauricio de Souza Produções e eles aceitam que se faça jogo com a marca da turma da mônica, pagando royalties por venda. Isso é uma oportunidade incrível para quem está começando!

Ele também tem o dev kit do Nintendo Switich - precisa de avaliação para ter. Outra oportunidade de ouro!

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43 minutos atrás, Luiz Claw disse:

 

Talvez a visibilidade para um jogo novo seja até menor no Android. MAS, o seu jogo parece encaixar MUITO mais para jogar no telefone. Se eu me deparo com esse vídeo da Steam na Play Store do Android, altas chances de eu baixar! E olha que eu passo meses procurando um jogo no Play Store e praticamente nunca baixo nada.

No PC dificilmente eu baixaria - tenho evitado ficar no PC - e boa parte dos jogadores casuais também.

 

No passado, eu mandei um e-mail para o Velberan perguntando quanto ele cobraria para divulgar no youtube o jogo que eu estava fazendo com uns amigos. Ele respondeu R$ 1.000,00. Se o jogo for bom ao ponto das pessoas indicarem umas paras outras, este é um valor BEM razoável ! O Velberan tem bom alcance.

Não sei qual seria o preço dele hoje em dia. Mas, é uma coisa a se pensar. Tem até outros youtubers novinhos com um alcance fantástico.

Ps, não estou falando para você sair pagando youtuber. Só levantando uma possibilidade. To terminando de escrever um livro. Quando acabar, vou tentar fazer uma parada dessa.

 

Quando tu quiser, passo o contato do meu amigo. Acho que já falei dele - o cara que fez parte do desenvolvimento do Sky Racket. Ele me procurou ontem falando que estava afim de começar a fazer projetos pessoais de 3 meses. Hoje ele já desenvolve para Double Dash e dá aula do assunto para faculdade. Frequentemente eu falo com ele sobre fazer jogo novo. Tipo, o cara tem oportunidades de ouro! A empresa dele tem contato com a Mauricio de Souza Produções e eles aceitam que se faça jogo com a marca da turma da mônica, pagando royalties por venda. Isso é uma oportunidade incrível para quem está começando!

Ele também tem o dev kit do Nintendo Switich - precisa de avaliação para ter. Outra oportunidade de ouro!

Youtubers melhores como influenciadores, as vezes são melhores os pequenos e que costumam jogar games indies com frequência, do que Youtuber medi-os ou grandes que jogam jogos retros ou do momento, mas não engajam necessariamente quem é publico de games indie...e cá pra nós, 1000 reais pra quem no inicio como eu, é muito arriscado, consigo resultado melhor investindo em campanha de ADS para Youtube, Google e Facebook. Pois dev indie no começo não tem muito lucro, ainda mais se tiver uma equipe de 3 ou mais pessoas...eu que sou independente, só preciso me preocupar em pagar a taxa da Steam de $100 e depois no resgate da receita gerada, pagar 30% da loja e 30% do IRS americano.


Mas como disse antes, tenho muito projetos para celular, inclusive uma versão de Smart Gecko, porém sem tempo a me dedicar a esses projetos ainda...quem sabe quando sair de férias na empresa

 

Falow!!!

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23 horas atrás, Zariel disse:

Youtubers melhores como influenciadores, as vezes são melhores os pequenos e que costumam jogar games indies com frequência, do que Youtuber medi-os ou grandes que jogam jogos retros ou do momento, mas não engajam necessariamente quem é publico de games indie...e cá pra nós, 1000 reais pra quem no inicio como eu, é muito arriscado, consigo resultado melhor investindo em campanha de ADS para Youtube, Google e Facebook. Pois dev indie no começo não tem muito lucro, ainda mais se tiver uma equipe de 3 ou mais pessoas...eu que sou independente, só preciso me preocupar em pagar a taxa da Steam de $100 e depois no resgate da receita gerada, pagar 30% da loja e 30% do IRS americano.


Mas como disse antes, tenho muito projetos para celular, inclusive uma versão de Smart Gecko, porém sem tempo a me dedicar a esses projetos ainda...quem sabe quando sair de férias na empresa

 

Falow!!!

Esses R$ 1.000,00 é para caso você tenha um emprego por fora e já tenha um jogo que julga muito promissor - você julga bom e obteve alguma avaliação muito satisfatória de alguma comunidade ou das pessoas.

É uma graninha que pode ser rasgada? É! Mas é foda! Investir e empreender é se arriscar - risco controlados para não comprometer sua vida. Quando eu estudava administração, os professores traziam representantes de empresas para contar os seus casos. Os criados do Spoleto haviam tentado 21 vezes abrir um negócio e faliram todas as vezes - eles tinham grana sobrando e outros meios de renda. Finalmente acertaram com o Spoleto, que virou o maior rede de fast food nacional no Rio de Janeiro daquela época.

 

Joguei o seu jogo. Curti bastante! Se eu o tivesse no celular, estaria jogando agora. Ele tem um ar daqueles jogos de DOS antigo! hahahah Para mim foi muito bom! Não sei como o público atual iria reagir. Talvez seria legal lançar duas versões para celular - um skin atual, para os mais velhos e outra um pouco mais iluminada e com cores mais vivas.

Dá até a vontade de pagar a taxa do Google Play e te ajudar nessa empreitada.

 

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36 minutos atrás, Luiz Claw disse:

Esses R$ 1.000,00 é para caso você tenha um emprego por fora e já tenha um jogo que julga muito promissor - você julga bom e obteve alguma avaliação muito satisfatória de alguma comunidade ou das pessoas.

É uma graninha que pode ser rasgada? É! Mas é foda! Investir e empreender é se arriscar - risco controlados para não comprometer sua vida. Quando eu estudava administração, os professores traziam representantes de empresas para contar os seus casos. Os criados do Spoleto haviam tentado 21 vezes abrir um negócio e faliram todas as vezes - eles tinham grana sobrando e outros meios de renda. Finalmente acertaram com o Spoleto, que virou o maior rede de fast food nacional no Rio de Janeiro daquela época.

 

Joguei o seu jogo. Curti bastante! Se eu o tivesse no celular, estaria jogando agora. Ele tem um ar daqueles jogos de DOS antigo! hahahah Para mim foi muito bom! Não sei como o público atual iria reagir. Talvez seria legal lançar duas versões para celular - um skin atual, para os mais velhos e outra um pouco mais iluminada e com cores mais vivas.

Dá até a vontade de pagar a taxa do Google Play e te ajudar nessa empreitada.

 

Sim, se tiver dinheiro de sobra e acreditar no que faz, poderá arriscar em investir que uma hora vai dar certo! Muitas da empresas bilionárias que conhecemos hoje, começaram da mesma forma...é só assistir aos documentários como "os gigantes da indústria" e "Os gigantes dos alimentos" do History Channel por exemplo, que conseguimos inspiração e motivação para continuarmos acreditando.
 

A Rovio mesmo, investiu em 53 jogos que fracassaram, só tinham prejuízos do que real lucro, e ja iam declarar falência, até que acertarem de vez com o Angry Birds...ou seja, ela ganhou know-how com seus games fracassados, e ao mesmo tempo teve a visibilidade no mercado mobile com seus projetos fracassados.


Que bom que jogou e gostou do game, essa versão do demo os gráficos estão simplificados, a versão do Steam já tem gráficos bem melhores, e aprimoramento da mecânica em geral!

 

Falow!!!

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Assets realistas de qualidade desse mês de Julho/2020, free na Loja da Unreal

(Links na descrição do vídeo)

 

 

Falow!!!

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Pra quem já tiver conhecimento do Básico do Blender, e quer fazer assets LowPoly para Unity, aqui tem um ótimo tutorial (Em inglês)

 

 

Falow!!!

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[Referencia] Estudo de Hitboxes(BoxColliders) de games Arcades de luta.

-Fonte de referencia para quem quer saber como usar de forma pratica Box colliders para jogos de luta
-Na descrição do segundo vídeo, há o link para baixar o MAME com Script LUA e ativar nas ROMS do Emulador o Hitboxes que deseja estudar

 

 

Falow!!!

 

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Em 10/07/2020 at 10:55, Zariel disse:

Assets realistas de qualidade desse mês de Julho/2020, free na Loja da Unreal

(Links na descrição do vídeo)

 

Falow!!!

Que legal cara!

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Quero tentar aprender a usar a Unreal Engine nas férias, mas fazer um jogo principalmente hoje em dias com tantas ferramentas é um trabalho muito mais artístico do que de programação.

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Depende do que você considera como artístico. Se for criação de modelos 3d para personagens e objetos, texturas e cenários isso tu acha nos marketplaces à rodo. As ferramentas 3d tem uma curva de aprendizado razoavelmente altas.

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Criei um post, divulgando o "talk-show" de amanhã com tema GameDevBR, onde teremos a participação do ex-moderador Tulio Adriano.

Caso seja do interesse, apreciarei o ponto-de-vista dos DEV´s aqui do fórum!

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10 Free Unreal Assets para desenvolvimento de games nesse mês de Outubro, veja mais detalhes no vídeo - Link na descrição

 

 

Falow!!!

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Como converter 3D e texturas da Unreal para usar na Unity

Esse vídeo aqui, mostra como fazer essa conversão...ainda mais com esse boom de assets grátis na Unreal, muitos baixam para não perder, mas costumam usar mais a Unity para desenvolvimento. Então, se esse for  o seu caso, aprenda como converter os modelos 3D e as texturas para usar no padrão na Unity (ATENÇÃO: ASSETS DA PROPRIA EPIC GAMES NÃO DEVEM SER CONVERTIDOS, POIS SEU USO SÓ É PERMITIDO DENTRO DA UNREAL)

 

 

Falow!!!

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Playlist com Vídeos Tutoriais recentes do BasiEgaXorz  e do ImaGenesis para quem quer fazer seu jogo para o MegaDrive
 

 

Video mais recente

 

Mais informações das ferramentas de programação para consoles 8 e 16 bits, num tópico aqui do forum

 

Falow!!!

Edited by Zariel

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