Jump to content
Sonymaster

O que falta para os smartphones ficarem ainda melhores como videogames.

Recommended Posts

Desde o nascimento do primeiro iPhone, assim como os primeiros aparelhos Android, os celulares, que já eram plataformas de games, deram um salto impressionante. Com a App Store e o Google Play, jogos variados, com preços mais baixos (alguns, gratuitos) e opções de qualidade (em meio a um monte de jogos ruins, sabemos disso), praticamente definiram os smartphones como plataforma de videogame.

girl-in-headphones-playing-games-on-smar

Seus “concorrentes” sofreram muito com isso. O 3DS, apesar de seguir com boas vendas, e contar com suporte da Nintendo até hoje, não repetiu o sucesso estrondoso de seus antecessores, como o DS, ou os Game Boys. E o PS Vita acabou tendo destino pior, pois foi completamente abandonado pela Sony, assim que a companhia percebeu que o console não teria vez quanto a variedade de smartphones.

Mesmo assim, após dez anos de histórias e jogos de qualidade, como os games da Rockstar, a série Reigns da Devolver, ou jogos incríveis focados nos dispositivos, como République (isso sem falar no fenômeno do Battle Royale), os smartphones ainda precisam superar alguns desafios para se transformarem, de fato, em uma plataforma de jogos.

A própria Apple quer fazer de seu iPad Pro uma opção para games AAA que pode ser levado na mochila. Mas, um mercado tão variado, acaba gerando necessidades diferentes, para muitos gostos, e bolsos. Por isso, te convido a refletir comigo, sobre possíveis melhorias para que os smartphones possam, de fato, ser plataformas de games melhores.

How-to-use-POWER-BANK-for-the-first-time

Sim, desde que smartphones começaram a fazer parte das nossas vidas, as baterias sempre foram um dos maiores problemas. Acostumados a contar com aparelhos que tinham autonomia de um ou mais dias de bateria, a necessidade de carregar os aparelhos, cheios de aplicativos e processos, uma ou duas vezes por dia, se tornou um dos problemas pra quem quer jogar.

Entendendo que os games processam muita informação do smartphone, logo usá-lo para jogar significa que sua autonomia será ainda menor, se compararmos com os portáteis. Existem Power Banks cada vez mais potentes que dão conta do recado hoje em dia, mas um grande desafio das empresas é, de fato, trabalharem com baterias um pouco melhores.

Aparelhos como o Black Shark, o smartphone gamer da Xiaomi, já contam com baterias de 4000 mAh. Mas, ainda assim, o desafio para baterias melhores, mas que não influenciem muito o seu preço final, precisam ser mais encarados pelas fabricantes. Para não termos que conviver com jogatina móvel presos em uma tomada, ou em um Power Bank.

A crescente procura por dispositivos portáteis, oficiais ou não, mostram um pouco o aumento do consumidor por games antigos, que podem ser jogados em qualquer lugar. Nos smartphones, a SEGA e a SNK perceberam isso, e deixam vários jogos clássicos disponíveis, cada uma vendendo ao seu estilo.

sega-forever-1.jpg?w=700&ssl=1

Aparelhos Android, por exemplo, já contam com emuladores, coisa que é bem mais difícil em aparelhos da Apple, salvo uma “novidade” aqui ou ali. Mas acredito que explorar os games retrô, que ofereceriam jogatina mais simples, e, por serem jogos mais leves, consumiriam menos recursos, como a bateria, é uma ótima opção para fazer de seu smartphone um “novo Game Boy”.

Falamos, recentemente, de uma patente da Nintendo, que é um case de smartphone que faria com que ele se transformasse em um Game Boy, com botões e tudo. Se este projeto sair do papel, com um suporte oficial da Big N aos seus clássicos games, como Pokémon, imagine só o impacto que seria. Seja mediante a uma assinatura, ou a venda única de jogos, teríamos aqui uma biblioteca excelente para jogar, sem precisar recorrer a um segundo aparelho, como um 3DS.

Independente das ideias e das iniciativas, além dos formatos de negócios, os estúdios que contam com franquias clássicas poderiam olhar com mais carinho as plataformas móveis. Público para eles, garanto que teria.

no12-bg.jpg?resize=700%2C389&ssl=1

Os smartphones gamers já existem e oferecem configurações astronômicas, além de boas ideias. Mas, como dita a regra da indústria, quanto mais coisas, mais caro. É fato que estes aparelhos são excelentes e necessários para uma evolução da indústria, mas a acessibilidade precisa de mais.

Quem sabe um smartphone que acompanhe um controle? Mas sem cobrar R$800 no aparelho, como a Motorola faz com seu snap dedicado a jogos. Ideias mais simples, como acessórios focados neste público, fariam a diferença.

Existem controles compatíveis hoje em dia, e alguns deles são ótimos, como os feitos pela iPega. Entretanto, ficam ainda disponíveis apenas por importação, ou à venda por lojas aqui a preços salgados. É a hora de empresas que fabricam seus aparelhos pensarem em soluções boas (e baratas) para que o grande público. Que não vão encarar importações na China, ou que não vão pagar o dobro do preço do produto no Mercado Livre, possam ter boas opções.

Quando République saiu, todo mundo ficou impressionado com a qualidade do game. Com elenco de peso, que incluia o David “Solid Snake” Hayter e visual caprichado, provou que é possível sim produzir jogos bem feitos para os smartphones. A Rockstar também fez bonito, ao portar seus clássicos GTA’s, com visual adaptado e gameplay de qualidade.

republique1.jpg?resize=700%2C394&ssl=1

Mas, sabemos que nos dias de hoje, “jogos para smartphone” são sinônimos de jogos simples, que só se preocupam em sugar o nosso dinheiro. Seja comprando gasolina para os nossos carros, ou saúde para nossos guerreiros. São muitas as opções que, infelizmente, transformaram uma maneira legítima de explorar recursos em games em uma carnificina econômica.

Talvez seja essa a hora, de colocarmos games de qualidades nas lojas online. Para equilibrar a balança, NBA 2K19 traz essa proposta. Levando muito do que temos nos consoles para as pequenas telas (e com resultados ainda melhores no iPad Pro). A série Farming Simulator também faz bonito nas pequenas telas. E Ocenahorn, consegue ser um clone de Zelda tão bom quanto um próprio game de Link.

Acredito que, a preços justos e boas ideias, games AAA possam, cada vez mais, fazer parte dos smartphones. Também creio na democracia destes aparelhos, o que significa que há sim espaço para os Candy Crushs da vida. Mas também imagino que, com jogos mais complexos para os aparelhos, o interesse em transformá-lo em uma plataforma de games seja ainda maior.

Só para imaginar, pois sei que isso é quase impossível. Mas já que a Sony abandonou o PS Vita, já pensou em como seria um game Uncharted para um smartphone?

Aqui trouxe algumas reflexões. Algumas podem nem ser viáveis, se observadas com a ótica de tomadores de decisão em mesas de reuniões. Entretanto, é com ideias é que conseguimos observar situações, e encontrar soluções.

Você joga em smartphone? Se sim, o que acha que poderia melhorar para que os aparelhos pudessem, de fato, substituir de vez um 3DS ou um PS Vita? Se não, o que te faz se manter afastado dos games móveis?

mobile-gaming.jpg?resize=700%2C350&ssl=1

Que os smartphones hoje são plataformas de games, não há dúvida. Entretanto, acredito que este mercado, apesar de contar com uma década de vida, ainda vive uma época de definições, com tentativas no passado que não deram muito certo (como o Xperia Play, lembra dele?), e outras que se saíram bem, como o snap da Motorola.

Fonte: Arkade

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu já acho que as lojas mobile, como app store ou google play, deveriam ter um filtro melhor assim como Steam tem feito...o problema que a maioria dos jogos mobiles, só dão retorno se forem adwares ou free to play com recursos adicionais pagos, então fica difícil de filtrar isso e desenvolver para mobile tem a vantagem de taxas menores, mais a desvantagem do saturamento de gêneros de games, pois como é muito fácil de publicar para mobile, tem muita porcaria ou jogos repetidos...e como o interesse em games sempre é casual, devido a mobilidade dos smartphones, games AAA não dariam muito lucro para apenas um nicho que tem 'smartphones mais potentes ou gamer' para jogar


Quanto a questão de powerbanks para resolver o problema do consumo excessivo das baterias, existem soluções que usam painéis solares para recarga, são mais baratas e podem serem compradas no Aliexpress, ou feitas por alguém com conhecimento em eletrônica...logo logo, talvez seja padrão smartphones virem com powerbanks híbridos de fabrica, ou seja, com uso da bateria avulsa+painéis solares.


E aproveitando o tópico, olha só o que Pokemon Go tem feito na Ásia...o tiozinho da bicicleta, tem 70 anos e usa 15 Smartphone para jogar o game

 

Falow!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, burn disse:

Mas aí é asiático

Asiático não conta :iawww:

Pois é...mas o pior, é que também não disconta!! :ZZ: Poke"Flappy bird" Go da Nestendo!!!
 

Falow!!!

Edited by Zariel

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aperfeiçoar os emuladores.

Hj são poucas opções, tais como Snes, Mega, Gba, Mame.Esses são bons, mas esperasse mais.

Cadê os de Dream, N64, Vita..?

Potência de hardware os novos celulares tem.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, parana disse:

Cadê os de Dream, N64, Vita..?

Dream e N64 já existem, Vita é pedir demais mas existe de PSP.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que outro ponto negativo é o fator distração, voce começa a jogar, dai aparece uma notificação, uma ligação e voce ja perde o foco no game, por isso o core dos mobiles gmes sao os jogos casuais mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, Silas® disse:

Acho que outro ponto negativo é o fator distração, voce começa a jogar, dai aparece uma notificação, uma ligação e voce ja perde o foco no game, por isso o core dos mobiles gmes sao os jogos casuais mesmo.

Mas isso não tem alguma opções nas privacidades para deixar isso de forma simples? mesmo assim celular foi feito para ligação e pronto. :fodase:

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, Silas® disse:

Acho que outro ponto negativo é o fator distração, voce começa a jogar, dai aparece uma notificação, uma ligação e voce ja perde o foco no game, por isso o core dos mobiles gmes sao os jogos casuais mesmo.

a partir do android 8 ou 8.1, nao lembro qual, existe um modo de jogo que vc aciona e nao tem mais nada disso que vc falou

mas concordo que seja pra casuais, apesar do hardware monstruoso (ex.: tenho um oneplus 5 que tem exagerados 8 giga de ram)

tenho varias coisas instaladas e alguns fullsets, mas o que mais jogo sao coisas que nao se precisa muito de direcionais toda hora, tipo neo turf masters e final fantasy tactics

Share this post


Link to post
Share on other sites

Jogos de celular para mim tem que ser algo bem simples, de preferencia algo no estilo puzzle de juntar pecinhas para passar o tempo, jogar direto não é comigo, tenho o horizon chase e acho q foi o único game que realmente joguei que usa direcionais, mas ainda assim prefiro o controle...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que jogo hoje e um pouco do After Burner Climax,Virtua Tennis Challenge,Horizon Chase,Real Football 2012 e Sonic Runners Adventure...de emuladores PS1,GBA e GBC parece que e do mesmo programador estes dois a interface e praticamente a mesma e tem opçao de tirar as diagonais mas ate em jogos como Sonic Advance que uso para testar fica meio estranho jogar (no japao lançaram ele para android).

O de PS1 achei bem feito e rodou bem no meu celular simples alguns jogos outros travavam o som tem opçao automatica de download da capa do jogo e se quiser do codigo de game shark.Jogava Gran  Turismo para passar o tempo...ja Resident Evil ou Crash Bandicoot nao consigo jogar.

Problema que tenho depois que jogo por  algum tempo minha visao fica estranha...nao sei explicar o efeito...quando descanso passa.

Edited by Dav

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Stormwatch disse:

Zoiudo, se gosta de corrida recomendo fortemente Riptide GP.

Saiu F1 mobile racing também, oficial

É Free e é bem feito

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, burn disse:

Saiu F1 mobile racing também, oficial

É Free e é bem feito

cara valeu o aviso tava esperando esse jogo tomara que rode aqui no meu /-:

mas pelo que vi no google acho que nao

Edited by Dav

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estão reclamando de servidor, do caralho

Eu to jogando beleza aqui:fodase:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com TV-out/streaming e um iPega sem vergonha da vida já dá pra jogar coisas bem decentes na TV.

Jogar jogo "sério" no ônibus não rola pra mim.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 28/11/2018 at 2:32 PM, burn disse:

a partir do android 8 ou 8.1, nao lembro qual, existe um modo de jogo que vc aciona e nao tem mais nada disso que vc falou

mas concordo que seja pra casuais, apesar do hardware monstruoso (ex.: tenho um oneplus 5 que tem exagerados 8 giga de ram)

tenho varias coisas instaladas e alguns fullsets, mas o que mais jogo sao coisas que nao se precisa muito de direcionais toda hora, tipo neo turf masters e final fantasy tactics

tambem tenho problema com o direcional ate mesmo em jogos simples como Sonic tanto do emulador de Mega Drive quanto do próprio Sonic do White Head.

aproveitando vai sair mais um Final Fantasy Tatics  e um dos generos jogaveis no celular touch mesmo...to sem animo de jogar ultimamente mas acho que ele foi traduzido para PTBR vi em algum site.

sobre o novo

Tactical RPG War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius announced

Square Enix has announced War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius, a new tactical RPG due out in 2019. A platform was not announced, but the release date is listed as a “distribution date,” which is the phrasing used or digital releases, including both console and smartphone games. That said, the original Final Fantasy: Brave Exvius is a smartphone game.

War-of-the-Visions_12-02-18.jpg

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como havia ja postado antes nesse tópico...dando uma leve coveirada, para mostrar que o tiozinho/vovô ainda ta vivo e evoluiu o seu Arsenal com Pokemon Go...vejam:

"Vovô do Pokémon GO" evoluí, e agora utiliza 64 smartphones em sua bicicleta

Vovo-Pokemon-Go-64-smartphones-capa.jpg

Lançado em 2016, Pokémon GO foi uma das maiores febres da história dos jogos mobile de todos os tempos. Sendo desenvolvido pela Niantic Inc, o game trouxe a possibilidade de capturar os famosos "monstrinhos de bolso" ao redor do mundo apenas com seu smartphone.

O game fez grande sucesso entre crianças, adolescentes, adultos e até mesmo entre os idosos, como é o caso de Chen San-yuan, um senhor taiwanês de 72 anos que ficou mundialmente conhecido como "Vovô do Pokémon GO", fama essa iniciada em 2018, quando um usuário no Reddit publicou uma foto de Chen jogando o game em sua bicicleta equipada com 11 aparelhos.

Vovo-Pokemon-Go-64-smartphones-01.jpg

 

Ainda em 2018, Cheu deu uma entrevista dizendo que decidiu começar a jogar Pokémon GO após aprender sobre o game através de seu neto. Segundo ele, seu objetivo no jogo é apenas capturas os pokémons raros e realizar upgrade neles, onde ele raramente participa de raids ou batalhas de ginásios que estão disponíveis no game.

Após a repercussão dessa foto, várias empresas, como Asus e a Huawei, decidiram apoiar Chen em sua jornada Pokémon, oferecendo seus aparelhos para o senhor e assim, possibilitando que o Vovô do Pokémon GO atingisse a marca de 45 celulares em sua famosa bicicleta em 2019.

Porém, para quem pensava que esse número de aparelhos se estagnaria ali, o jornal local de Taiwan recentemente encontrou Chen em sua bicicleta, e acredite, ela sofreu uma nova atualização e agora conta com impressionantes 64 smartphones instalados. 

 

Fonte: https://adrenaline-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/adrenaline.com.br/amp/noticias/v/64773/vovo-do-pokemon-go-evolui-e-agora-utiliza-64-smartphones-em-sua-bicicleta

 

Falow!!!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa ter botões, uma tecnologia que quando abrisse um game, uma protuberância se fizesse na tela com os botões, e claro, jogos decentes, kkkk.

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 horas atrás, Zariel disse:

Como havia ja postado antes nesse tópico...dando uma leve coveirada, para mostrar que o tiozinho/vovô ainda ta vivo e evoluiu o seu Arsenal com Pokemon Go...vejam:

"Vovô do Pokémon GO" evoluí, e agora utiliza 64 smartphones em sua bicicleta

Vovo-Pokemon-Go-64-smartphones-capa.jpg

Lançado em 2016, Pokémon GO foi uma das maiores febres da história dos jogos mobile de todos os tempos. Sendo desenvolvido pela Niantic Inc, o game trouxe a possibilidade de capturar os famosos "monstrinhos de bolso" ao redor do mundo apenas com seu smartphone.

O game fez grande sucesso entre crianças, adolescentes, adultos e até mesmo entre os idosos, como é o caso de Chen San-yuan, um senhor taiwanês de 72 anos que ficou mundialmente conhecido como "Vovô do Pokémon GO", fama essa iniciada em 2018, quando um usuário no Reddit publicou uma foto de Chen jogando o game em sua bicicleta equipada com 11 aparelhos.

Vovo-Pokemon-Go-64-smartphones-01.jpg

 

Ainda em 2018, Cheu deu uma entrevista dizendo que decidiu começar a jogar Pokémon GO após aprender sobre o game através de seu neto. Segundo ele, seu objetivo no jogo é apenas capturas os pokémons raros e realizar upgrade neles, onde ele raramente participa de raids ou batalhas de ginásios que estão disponíveis no game.

Após a repercussão dessa foto, várias empresas, como Asus e a Huawei, decidiram apoiar Chen em sua jornada Pokémon, oferecendo seus aparelhos para o senhor e assim, possibilitando que o Vovô do Pokémon GO atingisse a marca de 45 celulares em sua famosa bicicleta em 2019.

Porém, para quem pensava que esse número de aparelhos se estagnaria ali, o jornal local de Taiwan recentemente encontrou Chen em sua bicicleta, e acredite, ela sofreu uma nova atualização e agora conta com impressionantes 64 smartphones instalados. 

 

Fonte: https://adrenaline-com-br.cdn.ampproject.org/c/s/adrenaline.com.br/amp/noticias/v/64773/vovo-do-pokemon-go-evolui-e-agora-utiliza-64-smartphones-em-sua-bicicleta

 

Falow!!!

 

 

Wtf.. Achei que ele recebia para capturar e evoluir POKEMON das pessoas.. 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tentei usar o  celular como controle para PC via APP, bonitinho mas ordinário, voltei ao controle antigo USB do PC na hora...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...