Jump to content

Recommended Posts

Hoje, 02/01/2019 o Blender 3D Completa 25 anos de existência, e no vídeo abaixo, o criador do Blender Ton Roosendaal fala sobre a evolução do software como mostra as suas maiores conquistas em superproduções entre empresas e artistas independentes que o adotaram, quer na animação, efeitos especiais ou na modelagem para engines como Unity e Unreal

Nesse vídeo abaixo, você verá quais superproduções do cinema o Blender foi usado

E aqui um vídeo brasileiro sobre o futuro do Blender com o novo renderizador em tempo real chamado EEVEE, que também em sua maior parte foi desenvolvido pelo Brasileiro Dalai Felinto que trabalha na Fundação Blender

Se você nunca usou, mas já ouviu falar no Blender e quer aprender a usar para algum objetivo que envolva 3D, é muito fácil de usar e baixa-lo gratuitamente em https://www.blender.org e a comunidade é enorme, tem muito vídeo tutoriais no Youtube, e eu mesmo tenho alguns tutoriais do Blender em meu canal, como esse abaixo:

Falow!!!

Edited by Zariel
  • Like 1
  • Upvote 1
  • 1 month later...

O cara no vídeo que recebeu o prêmio se chama Ton Roosendaal...Animador, programador, e criador do Blender, aonde comprou todos os direitos dele na sua antiga empresa na época que o Blender era pago, e depois o tornou o Software Open Source(Gratuito) conhecido pela evolução até os dias de hoje, e que equipara-se a muito softwares 3D comerciais de peso, o qual também é mostrado no vídeo.

Após 20 anos de sua contribuição com a animação 3D, ele recebeu o troféu *Ub Iwerks Award no 46th Annie Awards que aconteceu agora em janeiro/2019.

* Ub Iwerks, já falecido... foi um famoso animador 2D que co-criou o Mickey junto com Walt Disney, além de outros sucessos na animação clássica, que inclusive são em sua maior parte homenageada no game Cuphead.

Falow!!!

Em 04/02/2019 at 6:50 PM, Maedhros disse:

Legal isso ai.

Eu queria saber mexer no blender e criar umas bobagens.

Eu tenho alguns tutoriais básicos de Blender no meu canal, que inclusive já postei no 1ª post desse mesmo tópico, mas são bem poucos ainda...

Recomendo fortemente 2 canais brasileiros, com bastante tutoriais do Blender, do bem básico, intermediário ao avançado

E quando tiver já familiarizado com o Blender, se precisar de ajuda em algo especifico do Blender, basta consultar o termo no Google ou Youtube que acha bem fácil muita coisa relacionada

Falow!!!

• 1 month later...

A nova versão Beta no Blender 2.8 está bem estável, e o novo renderizador em tempo real Eevee (não, não é um Pokemon) tem dados ótimos resultados...O Blender 2.8 está prestes a lançar a versão final e poderá deixar, como ja tem deixado, a propria Autodesk com 3D Max e Maya um pouco preocupada...principalmente por que muito de seus usuários estão migrando para o Blender 2.8, mesmo ainda em beta.

Eu mesmo, arrisquei em finalizar um trabalho de asset 3D no Blender 2.8, fiz um asset de props essenciais usado em armazém e coloquei no Turbosquid, ele na verdade é uma atualização do mesmo que postei no tópico de desenvolvimento que é gratuito, só que esse tem mais objetos e texturas melhores.

PropsArmazemSign.png1A446C9C-4756-4719-8

O Transpallet, latão e bombona eu texturizei no Substance Painter, mas o render final é do renderizador em tempo real do Blender 2.8, o Eevee.

PropsArmazePreview01.pngFBF204B2-FC58-44

Eu estou muito feliz com os resultados que tenho conseguido com o Blender 2.8, pois consigo ver o mesmo resultado final que vou obter, quando importar esses assets para a Unity ou para Unreal

Download do Blender 2.8:

https://www.blender.org/2-8/

Meu asset no Turbo Squid:

https://www.turbosquid.com/FullPreview/Index.cfm/ID/1387921

Falow!!!

• Like 2
  • 1 year later...
  • 3 weeks later...

Unity também começou apoiar a Blender Fundation como Patroa, da mesma forma que a Epic já apoia, ou seja com o maior investimento possível! em doações e tecnologias integradas

Falow!!!

• 2 months later...

Facebook também vira apoiadora do Blender

https://www.blender.org/press/facebook-joins-the-blender-development-fund/

E o Blender 2.91...Foi lançado com muito mais recursos, agora o Blender além do 3D, está completo também na parte da animação 2D

Download: https://www.blender.org

Novos recursos:

Falow!!!

• Like 1
  • 2 months later...

O Blender esta cada vez melhor, a versão 2.93 ainda em beta trás mais funcionalidades para para animação 2D, e na versão atual 2.91, já é possivel criar animações no nivel de muitos clássicos animados em animação tradicional, vejam:

Falow!!!

Em 26/11/2020 at 15:42, Zariel disse:

BLENDER 2.91 - ANIMAÇÕES 2D COM GREASE PENCIL, FREESTYLE E TOON SHADER!

BLENDER 2.91 - UPDATES AS NOVIDADES!

Falow!!!

Que bom que usaram Krita além do Blender. É o software Livre cada dia mais vencendo a luta.

• Upvote 1