Jump to content
Sign in to follow this  
Sonymaster

Sonic Spinball – O game que foi desenvolvido em 61 dias!

Recommended Posts

Sonic Spinball é o primeiro spin-off de toda a série Sonic e introduz uma inovadora mecânica que mistura a jogabilidade plataforma com os jogos de Pinball, além de uma historinha com direito a cutscenes.
 
DESENVOLVIMENTO EM TEMPO RECORDE!
 
O game foi idealizado enquanto os japoneses da Sonic Team estavam desenvolvendo os games que viriam a ser o Sonic 3 e o Sonic & Knuckles.
 
Para quem não sabe, o Sonic 2 do Mega Drive foi desenvolvido por funcionários japoneses e americanos da SEGA, mas as barreiras culturais e linguísticas acabavam angustiando ambos os lados.
 
sonic-spinball_capa-770x500.jpg
 
Com os superiores ordenando um Sonic 3, o produtor da série na época, Yuji Naka, concordou em desenvolver sob a condição de que a equipe seria exclusivamente japonesa.
 
A ideia original era que este último fosse lançado em novembro de 1993, seguindo os mesmos moldes de Sonic 2, assim, eles conseguiriam aproveitar a melhor época e “turbinar” também as vendas do Mega Drive.
 
No entanto, não daria tempo para o jogo ficar pronto até o natal. Foi quando a SEGA dos Estados Unidos deu aos americanos, que participaram do Sonic 2, a missão de desenvolver o primeiro spin-off da franquia, sendo um jogo mais simples, porém que seria lançado em novembro de 1993.
 
Devido ao espaço de tempo muito menor que a média, a maior parte do Sonic Spinball foi desenvolvida ao longo de 61 dias, que é um prazo limitadíssimo. A equipe de pesquisa concluiu que a fase Casino Night Zone de Sonic 2 era uma das fases mais populares, o que levou ao game designer Peter Morawiec a pensar em um jogo que tivesse a mecânica de “Pinball” onde o mascote fosse a bolinha.
 
Resultado de imagem para sonic pinball
 
Com o jogo pronto, o designer principal da equipe japonesa, Hirokazu Yasuhara, viu o game e notou que a música da tela de título era a mesma de Sonic 1 e Sonic 2, mas a melodia era de propriedade da banda Dreams Come True, já que o músico Masato Nakamura foi quem desenvolveu as faixas destes dois jogos.
 
Para evitar problemas, Morawiec convocou o compositor Howard Drossin para desenvolver uma nova faixa para a tela de título em aproximadamente duas horas.
 
NEM O MELHOR, NEM O PIOR
 
A ideia é você coletar três Esmeraldas do Caos espalhadas pelas quatro fases em um sistema de defesa na base do Dr.Robotnik. Ao fazê-lo, a sala do chefe é destravada e derrotando-o você passa de fase. Para pegar as esmeraldas é necessário explorar o cenário e, na maioria dos casos, resolver enigmas simples para conseguir chegar até ele.
 
Mesmo visivelmente menos trabalhado quando comparado aos games da saga principal, o Sonic Spinball acabou conquistando seu espaço e possui uma significativa legião de fãs.
 
Os gráficos e a trilha sonora são considerados bons, mesmo não estando no nível da saga principal, enquanto a jogabilidade é mais travada e nem chega perto da fluidez dos jogos tradicionais, mas não chega a atrapalhar.
 
Já a curva de dificuldade é bem alta, em especial na última fase em que você pode ficar com bastante “dor de cabeça” para conseguir zerar. O mais provável é que os desenvolvedores “apertaram os cintos” para aumentar a longevidade do título.
 
Sonic-Spinball.jpg
 
NOSTALGIA NO CORAÇÃO DE MUITOS
 
Pelo ponto de vista técnico, o Sonic Spinball realmente não está entre os melhores jogos do Mega Drive. O desenvolvimento apressado resulta em uma jogabilidade mais travada e tanto os visuais quanto a trilha sonora estão em uma qualidade bacana, mas nada comparado aos games “top de linha” do console.
 
Spinball-box-bra.jpg
 
Por outro lado, este game marcou a infância de muita gente nos anos noventa, além de ter uma proposta inovadora ao misturar elementos de plataforma com Pinball, e também ser o único game que se passa no universo do desenho animado Sonic SatAM, com direito a cameos da Sally, Bunnie e outros personagens da animação.
 
Portanto, este game não chega perto de alcançar o status de “clássico”, mas pode ser bastante divertido.
 
Fonte: Blog Tectoy
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sempre achei esse jogo legal, pelo fato de ser um pinball com Sonic, poxa isso era muito bom naquela época. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

61 dias.. Tá explicado porque é essa boxta! 

Até hoje lembro da raiva ao alugar esse jogo :lol2:

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu gostava, mas sempre achei muito difícil pelos motivos errados, mas é um pinball, não tem muito o que se fazer cm a jogabilidade dele.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho as duas versoes Master e Mega curto muito o jogo na versao Mega Drive acho que a versao Master System deveria ser feita diferente como foi o Sonic 1 e 2

Acessava os special stages das fases e notei na epoca que os personagens do jogo que apareciam era da Archie Comics nas primeiras ediçoes vendidas tambem aqui...de personagem da Sega somente Sonic Tails e Robotnik o proprio visual do jogo segue esse estilo cartoon.

Na materia fala que a musica foi trocada mas tem outro detalhe.

13 horas atrás, Sonymaster disse:
Com o jogo pronto, o designer principal da equipe japonesa, Hirokazu Yasuhara, viu o game e notou que a música da tela de título era a mesma de Sonic 1 e Sonic 2, mas a melodia era de propriedade da banda Dreams Come True, já que o músico Masato Nakamura foi quem desenvolveu as faixas destes dois jogos.
 
Para evitar problemas, Morawiec convocou o compositor Howard Drossin para desenvolver uma nova faixa para a tela de título em aproximadamente duas horas.

Sabiam que o jogo tem abertura? mas curiosamente ela somente aparece se voce deixar na tela de titulo sem apertar nada...ela deveria aparecer depois que apertar START como na versao Master System acho que pode ter sido a pressa em entregar o jogo...se apertar START vai direto para fase.

Nas ultimas fases sao 5 esmeraldas pelo que lembro nao somente 3 a Sega trabalhava com Pinballs na epoca mas estranhamente nunca fez um dedicado ao Sonic.

 

No Gameboy Advance tem o Sonic Pinball Party que e completamente diferente deste.

Edited by Dav

Share this post


Link to post
Share on other sites

é palha, porém jogavel

já o som é aquele negócio de sempre...:

GEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMSSSSSSSSSSSSSSSSSSSsssssssssssssssãããã

:alegria:

 

e isso aqui que enfiaram no jogo:

X37EMQ9WSwsLxMqzjC1fERiyLCrbQ1BmW77RpTQ1

adivinha de onde veio:

SONIC--SegaSonic%20The%20Hedgehog%20Japa

:atoron:

Edited by burn

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, jairisongs disse:

Nunca fez meu estilo. E por pura coincidência joguei há uns dias atrás o pinball do Mario no GBA. 

Pinball do Mario??? Nem sabia que existia.  :chan:

Edited by Sonymaster

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem do Kirby também, joguei muito

Apesar de ser pra GB mono, é jogão

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem um ou mais de um do Pokemon para GBC e GBA e tinha esse que jogava no Windows XP

3dpinball.JPG

mas a Microsoft lançou jogos para varios generos inclusive um de pinballs antes

Gostava muito de jogar este da Gameloft no meu Nokia...na epoca a Gameloft fazia muitos jogos para java 2D sprite ate de franquia e personagens conhecidos como o Sonic Unleashed 2D,Prince of Persia 2D, entre outros que na versao original eram em 3D.O principe da persia era bem detalhado o cenario tambem gostava do Real Football era Mini-Games avançados...

tmysterymansionpinball.jpg

 

 

Edited by Dav

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem pinball of the dead da sega pra gba tmb :fodase:

Metroid pinball pra ds, lembrei agora... É jogão

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu até gosto de pinball (máquina e videogame), mas Sonic Spinball sempre me pareceu lento demais. Nunca fui longe no jogo mas mais por desinteresse.

Desvirtuando um pouco, alguém aqui conhece Pinball Fantasies? Esse é um dos meus favoritos de todos os tempos. Jogava muito no PC e não sei se tem port pra console: 

O soundtrack também é maravilhoso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

EU até gosto do Sonic Spinball, zerei na época o do Mega e quase o do Master. o interessante é que não é apenas pinball (que eu gosto muito), eu caracterizo este jogo como um misto de certa interatividade, um "cadin" de exploração em um fielder de pinball.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sonic Spinball é pra mim um xodó! Eu curto muito por ser aquilo que os americanos enxergavam do Sonic na época. Tanto que eu tenho a versão americana e não me faz falta ter a versão japonesa que acho que não combina nada com o Japão esse jogo!

Uma coisa que poucos conseguiram nesse jogo é acessar as fases de bônus secretas, pra isso você tem que coletar todos os rings da zona e acessar um portal o que eleva muito a pontuação final. Já joguei ao ponto de conseguir acessar todas as 4 fases secretas. O jogo tem alguns pontos no pinball que depois de decorados o deixam bem fáceis, acho que a dor de cabeça é só o último chefe pra quem não consegue subir até ele pelas bombas que ele lança no cenário.

Talvez se tivessem mais tempo, o jogo poderia ter mais algumas fases. Seria incrível se a equipe do Sonic Mania relançasse esse jogo  numa versão mais trabalhada e com mais detalhes!

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Mega. disse:

Seria incrível se a equipe do Sonic Mania relançasse esse jogo  numa versão mais trabalhada e com mais detalhes!

Cara seria legal mesmo. Poderia ser parte do Sonic Mania, como uma fase com 3 estágios deste jeito, ou uma fase ond eo achar esmeralda seria deste jeito, bonus round ou até um DLC SM Spinball

Muitos reclamam destes jogos "fora da linha" do Sonic, mas curto eles de boa. como o 3D blast, Sonic R, Drift e até o Labirynt. Não joguei muito foi o Free Riders.

Share this post


Link to post
Share on other sites
38 minutos atrás, Hill top zone disse:

Cara seria legal mesmo. Poderia ser parte do Sonic Mania, como uma fase com 3 estágios deste jeito, ou uma fase ond eo achar esmeralda seria deste jeito, bonus round ou até um DLC SM Spinball

Muitos reclamam destes jogos "fora da linha" do Sonic, mas curto eles de boa. como o 3D blast, Sonic R, Drift e até o Labirynt. Não joguei muito foi o Free Riders.

No Sonic Mania Plus eles colocaram a máquina de Pinball como bônus stage e no modo encore ela serve para resgatar os companheiros. Pra mim foi uma tentativa tímida pois deveriam ter feito ela toda em 2D e não aproveitando os personagens 3D da fase de bônus das esmeraldas. Eu confio neles pois ali não deixam um pixel da franquia sem ser explorado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei esta propaganda dele, bem legal para época

40 minutos atrás, GrayFox(RJ) disse:

Muito melhor

 

Pra mim este é só um Pinball no fielder do Sonic/Nights. O Spinball tem que explorar e tem uma interação. Fica sendo mais uma fase estilo de pinball pois ela tem como ir para horizontal, vertical etc.

Edited by Hill top zone

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Hill top zone disse:

Achei esta propaganda dele, bem legal para época

 

Pra mim este é só um Pinball no fielder do Sonic/Nights. O Spinball tem que explorar e tem uma interação. Fica sendo mais uma fase estilo de pinball pois ela tem como ir para horizontal, vertical etc.

O problema do spinball é que não é feito na estrutura dos Sonic lançados, e é pesado. Suspeito que tenha sido por causa do Naka da mesma forma q deu piti com a engine do NiGHTs. Cara mto filha da puta.

 

Até o jogo do Sonic que estavam fazendo baseado no satm era tipo esse spinball aí, não parecia nada com o Sonic original, lentao, zoadi. Sega era uma empresa muito dividida. Essas merdas não acontecem na Nintendo. Engine era da sega, não do Naka.

O cara tinha ódio dos americanos, chegou até a desmerece os que trabalharam no 2 e depois roubou o trabalho deles para usar em fases do 3.

 

Edited by GrayFox(RJ)

Share this post


Link to post
Share on other sites
48 minutos atrás, GrayFox(RJ) disse:

O problema do spinball é que não é feito na estrutura dos Sonic lançados, e é pesado. Suspeito que tenha sido por causa do Naka da mesma forma q deu piti com a engine do NiGHTs. Cara mto filha da puta.

 

Até o jogo do Sonic que estavam fazendo baseado no satm era tipo esse spinball aí, não parecia nada com o Sonic original, lentao, zoadi. Sega era uma empresa muito dividida. Essas merdas não acontecem na Nintendo. Engine era da sega, não do Naka.

O cara tinha ódio dos americanos, chegou até a desmerece os que trabalharam no 2 e depois roubou o trabalho deles para usar em fases do 3.

Isso que ferrou a Sega, o Bairrismo e a babaquice da SOJ contra a SOA. Desde a criação de Hardware, software, etc eles ficam assim: Ah, os Japas são melhores, parará, pororô.

Veja a história do Sega Cd,  no link que postei neste tópico: 

 

Se tivesse participado em conjunto seria diferente as  coisas, os consoles etc.

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tava lembrando aqui na serie classica acho que a maioria dos jogos tem uma fase com temática de pinball ou que lembra um pinball.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

Sign in to follow this  

×