Jump to content
Sign in to follow this  
Sonymaster

Garganta e Torcicolo foi uma ode a boa e velha baixaria nos jogos por telefone

Recommended Posts

Tínhamos o Hugo Game mas também pudemos jogar da maneira mais politicamente incorreta possível o clássico Garganta e Torcicolo com o comando do João Gordo. Vamos relembrar a baixaria que envolvia atirar em ovelhas?

retro-get.png?resize=680%2C390

"A MTV do Brasil estréia nesta terça-feira, às 19h, seu primeiro game interativo: o trash “Garganta e Torcicolo no Paraíso das Ovelhinhas”.

Garganta e Torcicolo são dois monstros criados num mundo hostil e violento. Após brigarem, desmaiam e são levados por uma ovelha que tem asas para o paraíso.

O programa, com meia hora de duração, será apresentado ao vivo por João Gordo (leia abaixo). Os telespectadores da emissora, previamente inscritos, vão participar do jogo por telefone."

Este texto é de uma matéria da Folha de S. Paulo de 1997, poucos dias antes da estreia do programa que ocorreu em um primeiro de abril (quer data melhor?). E no dia e hora marcados lá estavam os adoráveis “monotrilhos”, fazendo tudo o que o Hugo Game oferecia, mas ao contrário.

A tecnologia era a mesma: tecnologia da dinamarquesa ITE, apoio da Hebert-Ritchers (versão brasileira…) e a diferença estava no formato e nos personagens. Saem os personagens certinhos, defensores dos bons e dos velhos costumes e entram dois monstros relaxados, toscos e prontos para uma boa briga, com influência do fanfarrão João Gordo que convidava os jogadores (que pagavam R$3 para se inscrever e entrar “na fila”) a se cumprimentarem de maneira cordial (com muitos #$*%(@)@) antes das partidas.

anigif_enhanced-24048-1461166059-10.gif

Os jogos envolviam “bons e velhos costumes” e eram divertidos por serem jogados a dois “de contra”. Um controlava Garganta e o outro Torcicolo e os jogos envolviam acertar o maior número de ovelhas atiradas na tela, sempre atrapalhando e provocando o adversário.

Em uma busca na Internet não conseguimos achar muitos vídeos com o jogo, mas temos este programa completo para você matar as saudades depois, com algumas disputas entre telespectadores e a presença do Pavilhão 9:

Foi a estreia de João Gordo na televisão. O vocalista do Ratos de Porão veio e com o sucesso, continuou na emissora por muito tempo, com vários programas, sendo que o meu preferido era o Gordo Freak Show, de 2005 e 2006. Também foi a estreia de outro personagem que depois fez sucesso sozinho com um desenho na MTV: o Fudêncio, o “simpático” boneco que se vestia como um punk e sempre era linchado nos programas.

hqdefault.jpg

E era um programa voltado para a família, só que não. Mesmo passando no mesmo horário de Chaves e Malhação (17h30), a “xingação” rolava solta, o politicamente incorreto imperava e o próprio apresentador ajudava a manter o caos no horário, inclusive abaixando as calças uma vez para que o jogo começasse logo

MiserableAdeptGrouse-size_restricted.gif

E assim foi por bons dois anos o último jogo interativo por telefone. Por várias razões, já citadas quando falei do Hugo (entre elas, a maior que é a dificuldade de lidar com as transmissões em HD, que atrasam mais em relação ao sinal tradicional), ter um retorno da dupla é muito improvável, até porque a própria MTV como conhecíamos também não existe mais. Mas garanto que mesmo pela pura nostalgia, quem viu (ou jogou) Garganta e Torcicolo alguma vez iria querer ter a chance de jogar de novo.

Fonte: Retroarkade
Edited by Sonymaster

6 minutos atrás, PekSGN disse:

que doidera, não cheguei a conhecer.

Era uma coisa bem tosca, mas ela engraçado, só curtia essa época para ver o trailer do Red Hot Chilli Peppers o Californication que era bem legal. 

EU lembro deste programa! Diferente do mundo Pacífico do HUGO, esse era a porraloqueira!

Tinha um amgio de escola que conseguiu ganhar um  Reebok DMX na época pelo programa.

Edited by Hill top zone

achava interessante pelo contexto mais "errado" mas nunca vi um programa inteiro pq achava/acho o joao gordo um boçal

37 minutos atrás, burn disse:

achava interessante pelo contexto mais "errado" mas nunca vi um programa inteiro pq achava/acho o joao gordo um boçal

Nunca gostei dele, mas de vez em quando eu assistia alguém jogando isso quando passava de canal aleatoriamente. 

Nunca tinha ouvido falar também, porém nessa época não tinha sinal da MTV por aqui. Ou melhor, tinha, mas só para os assinantes de tv paga, que só fui ter no começo dos anos 2000.

Bizarro esse cara apresentar um programa desse tipo. Também nunca fui muito com a cara dele, nem na época do seu auge na MTV. Mas sendo relacionado a games, com certeza eu teria assistido se pudesse. Para a gente ver como tinha coisa interessante e criativa naquela época - sendo que muitas delas nem chegamos a conhecer. 

1 hora atrás, setzer disse:

Nunca tinha ouvido falar também, porém nessa época não tinha sinal da MTV por aqui. Ou melhor, tinha, mas só para os assinantes de tv paga, que só fui ter no começo dos anos 2000.

Bizarro esse cara apresentar um programa desse tipo. Também nunca fui muito com a cara dele, nem na época do seu auge na MTV. Mas sendo relacionado a games, com certeza eu teria assistido se pudesse. Para a gente ver como tinha coisa interessante e criativa naquela época - sendo que muitas delas nem chegamos a conhecer. 

Acho que antes da MTV ir para a tv paga, era em UHF e era horrível de pegar mesmo. 

Que bom que isso acabou antes que eu conhecesse. Lixo que se anuncia como lixo, e se promove por ser lixo.

Em 04/03/2019 at 1:39 PM, Sonymaster disse:

o trash “Garganta e Torcicolo no Paraíso das Ovelhinhas”

Isso!

Por aqui, em 97, as TVs só tinham até o canal 13 ainda