Jump to content
Sonymaster

Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Recommended Posts

Ainda tem gente comentando sobre as pérolas divulgadas nesta edição da E3, incluindo vários jogos que remetem a eras passadas dos games. Mas você se lembra da primeira edição? Ela ocorreu em 1995, vem comigo relembrar!

RetroArkade: Aonde você estava quando a E3 1995 aconteceu?

Tudo começa nos meados dos anos 90, quando o leitor médio da RetroArkadeera um pimpolho que ia para a escola e depois passava a tarde na rua jogando taco até passar a noite jogando seu Super Nintendo ou Mega Drive. Naqueles tempos existia dentro da CES, a Chicago Consumer Electronics Show, um espaço dedicado aos videogames. Porém, era comum ver um Super Nintendodividindo espaço com um aspirador de pó, já que era uma feira de “consumo eletrônico”, ou seja, tinha de tudo.

Foi quando a então IDSA (Interactive Digital Software Association), hoje ESA(Entertainment Software Association), decidiram se mudar para Los Angeles e entre os dias 11 e 13 de maio de 1995 realizaram a primeira Electronic Entertainment Expo, conhecida por todos como a E3. Exato. Já são vinte anos desde a primeira edição da feira.

Um dia antes da feira, já tínhamos algo que seria padrão daquele ano em diante: as apresentações por parte das produtoras e estúdios, pois Tom Kalinske pela Sega e Steve Race pela Sony fizeram conferências para a imprensa trazendo seus novos sistemas, o Saturn e o Playstation, que já haviam sido lançados no Japão, mas estavam chegando naquele ano nos Estados Unidos. Um ano depois o mesmo aconteceu com a Nintendo e seu N64.

E os estandes estavam lá montados após os anúncios: Mario estampava o espaço da Nintendo, enquanto a Sega tinha seu SonicVirtua Cop e o recém chegado Saturn. O 3DO ainda caminhava e apresentava Gex como seu mascote e a Sony vinha com tudo para lançar seu até então promissor Playstation. Foi nesta E3 que conhecemos o Polygon Man, um ser esquisito feito para mostrar as competências em 3D do sistema.

A Nintendo também apresentou naquele ano seu promissor fracasso: o Virtual Boy, aquele trambolho “portátil” que prometia jogos em 3D mas entregou foi dor de cabeça (no sentido literal) para seus donos. Além disso, Super Nintendos exibindo o Super Game Boy também estavam expostos. Porém o que chamou a atenção foi a ausência de Star Fox 2, que mais tarde viria a ser cancelado.

3DO, um dos grandes na época, levou as cheerleaders do San Diego Chargers para fazer ações em seu espaço, e divulgar o Madden, jogo que até então era exclusivo para o sistema.

Além do 3DO, também existiram empresas que naquela época eram consideradas gigantes no mundo do videogame mas que hoje não existem ou diminuiram muito em seu prestígio, como a Acclaim, que ostentava um gigante estande no local com muitas modelos exibindo Batman Forever. Era possível tirar foto com o Batmóvel do filme, além de “conhecer” o Juiz Dredd.

Sobre o Playstation, muita gente pode conferir em primeira mão os jogos daSony na E3. Os primeiros jogadores ocidentais do sistema puderam conferir um pouco de Battle Arena Toshinden, Warhawk and Ridge Racer. em um stand gigante, mostrando que desde antes o lançamento do console, a Sonysempre teve essa “mania” de “pensar grande”.

Falando em pensar grande, uma visita que chamou a atenção de todos no espaço Playstation foi a visita de ninguém menos que Michael Jackson. E o Rei do Pop, tão entusiasta de videogame quanto eu e você, foi lá apenas para jogar. Isso seis meses antes de vir para o Brasil, gravar seu clipe na Favela do Botafogo e gerar o concurso de Mini-Michael Jackson no programa Gugu.

E a Atari? Também estava lá divulgando seu sistema de “64-bit”, o Jaguar. Ninguém deu bola pra eles, mostrando que a Atari já estava morta, só faltava se enterrar (o que é uma pena, que fique bem claro). Um dispositivo de realidade virtual e a possibilidade de jogos gratuitos foi exposta, mas mesmo assim, foi algo esquecível na feira.

As revistas brasileiras também deram espaço para a “nova” E3. A Ação Gamesdedicou dez páginas da sua edição 85 para comentar da feira, os três novos consoles (Playstation, Saturn e Nintendo 64), com suas vantagens e vários previews de jogos a serem lançados. Já a Super Game Power 15, chamou a feira de CES em seu editorial, mas dedicou várias páginas também, focando além dos lançamentos, as novidades para sistemas que já existiam na época, como o Neo Geo CD e o 3DO.

Mas após os dias de apresentação, uma certeza era evidente, por consumidores, imprensa e expositores: a E3 tinha chegado pra ficar. Um local específico para games, apresentações exclusivas e muita gente conferindo o que seria tendência nos videogames era uma novidade que vem ano após ano, mesmo com seus altos e baixos, trazendo um legado que resultou em outros eventos pelo mundo, como a Gamescom, a Tokyo Game Show e a nossa Brasil Game Show.

Fonte: Retroarkade
  • Like 2

EU ?

estava tocando punheta...

era a unica diversao disponivel...na qual nao custava dinheiro ate um belo dia  rolou uma promoção do COPAO DA PEPSI que eu ia nos ferro felhos e deposito de bebidas do meu tio antonio e consegui pegar uns 170 copoes da pepsi ...

depois da promoção montei uma banquinha de camelo para vende-los e com a intervenção da minha mae (pois meu pai criou olho grande e queria o dinheiro todo para ajudar nas despesas da casa mas a veia parcialmente o impediu, mesmo assim ele conseguiu morder uns 60% da grana )consegui comprar o meu primeiro videogame ...

o turbo game 

em 96 vendendo biscoitos na rua comprei um megavision novo na caixa...

em 98 vendendo guarana natural nos onibus comprei um super nintendo 

em 2001 um playstation, na qual sem arrependimentos eu troquei numa tv para minha mae na qual a anterior a tinha perdido numa enchente...

logo apos em 2002 peguei um saturn...quantas alegrias...

Edited by sonda 2
  • Upvote 1

Nessa época eu já jogava tanto Sat quanto PS1 japa mesmo, na locadora. Já tinha visto muito jogo bom que tinha saído, não existia piratinha ainda pra nenhum, só originais comprados do Paraguai

Em casa só snes com fitas alugadas, comprado com dinheiro da venda do dynavision 3 e seus jogos e minha bike. Cartucho eu so tinha street 2 pirata e Mario world, que veio junto junto

Edited by burn

1 hora atrás, burn disse:

Nessa época eu já jogava tanto Sat quanto PS1 japa mesmo, na locadora. Já tinha visto muito jogo bom que tinha saído, não existia piratinha ainda pra nenhum, só originais comprados do Paraguai

Em casa só snes com fitas alugadas, comprado com dinheiro da venda do dynavision 3 e seus jogos e minha bike. Cartucho eu so tinha street 2 pirata e Mário world, que veio junto junto

Nessa época eu tinha pego o 3DO depois que vendi o Super Nintendo, jogava apenas Mega e o 3DO e jogava Hoquei Street Line. Eita bons tempos. 

1 hora atrás, Sonymaster disse:

jogava Hoquei Street Line. Eita bons tempos. 

Isso é um jogo de videogame ou coisa real?

2 minutos atrás, burn disse:

Isso é um jogo de videogame ou coisa real?

Eu praticava mesmo Hoquei Street Line, eramos os "Coiotes Street Line" :fodase: porque na camisa tinha o coiote do papa-legas no estilo hoquei que a gente jogava. Era bem legal. Eu lembro porque jogava direto o Skitchin do Mega Drive. 

Imagem relacionada

Imaginei que fosse real mesmo

Só não reconheci pq pra mim seria "róque de patins" :fodase:

Aonde eu estava em 1995?

Com certeza no Fliperama, ou nas aulas de Karatê!

Falow!!!

Edit:

Video game, só tinha um velho Atari 2600...dai em 1996 no meu primeiro trampo registrado, que foi na CCE...comprei um  Megadrive com 6 PAK e Mortal Kombat 3 Ultimate...antes era só Fliperama, jogar outros vídeos games na casa de colegas ou nas locadoras

Falow!!!

9 horas atrás, sonda 2 disse:

EU ?

estava tocando punheta...

Resultado de imagem para true story

Primeiro ano de faculdade em Santa Maria, RS.
Cidade cheia de locadoras com fitas de SNES nunca antes imaginadas.
Já era o meu segundo SNES, o primeiro tinha queimado com um raio num dia de temporal.

E em 1996, comprei o PS1 na primeiríssima leva de consoles.
Paguei com o dinheiro de algumas "bolsas" que recebia por um trabalho regular na universidade.

Santa Maria (cidade que moro até hoje) foi tudo de bom no quesito games.
Pude jogar muita, mas muita coisa fantástica de SNES por conta de duas locadoras realmente fantásticas que haviam aqui.

Em 1995 eu estava jogando Mega Drive e Super Nintendo, e vez em quando ainda rolava um Master System com adaptador no Mega. Eu estava descobrindo os RPGs de SNES nessa época, e estava pirando. Altos piratinhas de SNES, daqueles 6 em 1, descobrindo vários jogos que nunca tinha visto. Nessa época já estava jogando um pouco mais de SNES (devido aos RPGs) do que de Mega Drive, que já não estava mais em sua melhor fase.  

Com certeza eu também estava pirando nas revistas de video game, lendo matérias como essas postadas e sonhando em jogar Virtua Fighter em casa. Era o maior motivo pelo qual eu queria um Saturn, que, se não me engano, devo ter comprado no ano seguinte, em 1996.

nessa época eu estava jogando bola e indo pros rios tomar banho XD, interior é bom pra essas coisas, e tinha algumas locadoras que eu também costumava passar, tinha amizade com os donos e jogava por hora, comprava 15 min, e chamava o dono para jogar comigo, muitas vezes jogava 2h por 15 mim. XD joguei muito SF na época, nesse estilo :D

Bem eu tinha 13 anos. Jogando super Nintendo igual um maluco, indo 1x por semana a tarde na escola para usar internet por uma hora, dividido com outra pessoa + monitora (que nem sempre funcionava, daí ficava jogando doom). Assistia manchete e estava aprendendo a mexer no meu primeiro Pc que meu pai comprou por consórcio, que tive sorte e fui o segundo sorteado

Maio de 1995 eu estava jogando muito Mega Drive e começando a dar os meus primeiros passos no mundo dos PCs com um 286-8Mhz velho que meu tio me deu após ele ter comprado um PC mais novo.

Em 07/03/2019 at 11:51 AM, Mêntai disse:

Bem eu tinha 13 anos. Jogando super Nintendo igual um maluco, indo 1x por semana a tarde na escola para usar internet por uma hora, dividido com outra pessoa + monitora (que nem sempre funcionava, daí ficava jogando doom). Assistia manchete e estava aprendendo a mexer no meu primeiro Pc que meu pai comprou por consórcio, que tive sorte e fui o segundo sorteado

Caramba, eu lembro desse lance de consórcio em computadores. 

Estava jogando meu Master System 3 pelo que lembro

Mesclando ficar na rua e jogando Mega Drive e Master, possivelmente para zerar Sonic 2, na casa de amigos ou Mk, conhecer o Road Rash e Desert Strike e ir na casa do amigo rico que tinha um Sega CD

Edited by Hill top zone