Jump to content
setzer

Montando meu cantinho dos games - ajuda & dicas

Recommended Posts

*EDIT* 20/03/2020 - ex-cantinho retrô e atual cantinho dos games. Mudança de planos. :P 

---

Galera, falei há alguns meses atrás aqui que iria parar de colecionar games retrô para me focar mais na jogatina de tudo que eu havia adquirido durante todos esses anos. Pois bem, cumpri o prometido (minha carteira agradeceu) e agora resolvi pegar um quarto de visitas da minha casa para colocar nele um cantinho retrô, com minha TV tubão e os video games clássicos ligados nela.

Para começar, é claro, quero que meus consoles retrô fiquem com a melhor imagem possível na tubão, mas sem muita dor de cabeça. O que isso quer dizer? Quero fazer um mod de video componente no Mega Drive, por exemplo. Ligar o Super Nintendo pelo S-Video, e por aí vai. Alguma dica / recomendação em relação a mods desses consoles, ou em relação a cabeamento?

A princípio quero deixar ligado na tubão os seguintes consoles: Mega Drive, Super Famicom, PC-Engine, Neo Geo consolized, 3DO e PS1. 

Tenho duas tubo Sony em casa: uma de 21 e outra de 29. Estou na dúvida qual eu uso. Quando eu era criança sempre achei a de 21 um bom tamanho, mas hoje em dia já não sei se não acharia pequeno. Meu espaço de visão da TV até a poltrona / sofá (que ainda tenho que comprar), deve ser algo como 3 ou 4 metros, preciso medir lá para ter certeza. Será que um sofá pequeno seria mais confortável que uma poltrona?

Outra dúvida: está difícil encontrar racks de TV que aguentem o peso de uma TV tubão. Hoje em dia todos são feitos para as tvs atuais, que não pesam nada. O que fazer? Estou quase indo em uma loja de móveis planejados para fazer um rack do meu jeito e que eu sei que vai aguentar o peso da tubão. 

Enfim, preciso de dicas, em geral, para tudo: mods/cabeamento, poltronas/sofás, racks de tv, prateleiras, etc etc etc.

Agradeço quem puder me ajudar com dicas e fotos. :) 

Edited by setzer

Há quem reforce os hacks vendidos hoje nas lojas com cantoneiras pra aguentar o tranco, mas eu preferi mandar fazer um móvel isso e colocar os consoles sempre prontos pra jogar embaixo (as gavetas seriam pra guardar controles, acessórios, etc...).
tVEvQk0.jpg

TFQRNHy.jpg

(não repara a bagunça pq eu ainda tava ajeitando tudo depois da mudança)

Sobre a questão da melhor imagem, dois pontos:
- Imagino que sua distância do sofá pra TV CRT não pode ser maior que 2m se for a de 29'...se escolher a de 21' então, ai teria que ser menos pra poder jogar e perceber a beleza das scanlines (eu iria de 29').
- Se é pra aproveitar o máximo que os retroconsoles podem apresentar, sugiro pensar na ideia de investir no conjunto conversor rgb/component + cabos. 

• Like 2
  • Upvote 1

Perfeito, @Agentman! Ficou excelente! Tem espaço para deixar tudo instalado, sem ter que se preocupar! Penso em algo desse estilo também, mas com menos nichos (e menos largura), porque vai ser só para os consoles mencionados (6), além do meu espaço ser menor também.

Estou procurando mais um pouco se acho algo já pronto que me agrada (e que aguente o tubão), mas se não achar, vou dar um pulo em uma loja de planejados para orçar quanto ficaria um rack do jeito que eu imagino.

Chegando em casa vou medir minha distância da TV, para saber se vai ficar muito longe, mas estou propenso a usar a de 29" mesmo.

A  melhor opção é mandar fazer mesmo, leve o projeto direto a um marceneiro pois essas lojas que fabricam móveis vão te cobrar o dobro pra levar seu projeto.

Faça no MDF branco mesmo, mais barato e bonito! Além disso fala ao menos 3 orçamentos que o preço da mão de obra varia muito!

• Like 1

6 horas atrás, setzer disse:

Alguma dica / recomendação em relação a mods desses consoles, ou em relação a cabeamento?

sobre isso, o mod s-video do mega é simples, eu mesmo já fiz e de snes é só comprar o cabo s-video.

• Like 1

17 horas atrás, Mega. disse:

A  melhor opção é mandar fazer mesmo, leve o projeto direto a um marceneiro pois essas lojas que fabricam móveis vão te cobrar o dobro pra levar seu projeto.

Faça no MDF branco mesmo, mais barato e bonito! Além disso fala ao menos 3 orçamentos que o preço da mão de obra varia muito!

Tem uma empresa de móveis planejados aqui na minha cidade que eu gosto muito pela qualidade, e como já virei freguês deles, sempre consigo um desconto que acaba quase que igualando aos preços de planejados de menor qualidade. Se minha opção número 1 (logo abaixo) não der certo, vou para esse plano B mesmo (sabendo que vou gastar pelo menos umas 5 vezes mais).

15 horas atrás, Pollux disse:

sobre isso, o mod s-video do mega é simples, eu mesmo já fiz e de snes é só comprar o cabo s-video.

Verdade, o cabo de S-video do SNES e N64 são iguais até, se eu não me engano. Depois vou atrás de comprar. Não sei até que ponto valeria fazer um mod video componente no SNES, já que tem o s-video. Já no Meguinha, como não tem nem s-video, tenho que apelar para o video componente mesmo.

Ah! Quanto ao rack, depois de pesquisar um tanto, comprei esse bem baratinho na Mobly. Gostei do desenho dele e das cores, e na especificação diz que aguentaria o peso que eu preciso, além de ter as rodinhas para facilitar minha vida (indispensável para mim).

Bem baratinho, gastei, já com o frete, 300 reais. Talvez ainda vou precisar contratar alguém para montá-lo, pois não sei se vou dar conta sozinho. Então vou por na conta aí mais uns... 80 reais talvez?

Se não for de boa qualidade (em relação a não aguentar o peso), tenho um segundo lugar já para ele. Aí eu partiria para o plano B, dos móveis planejados. Mas por hora, fiquei feliz com a aquisição. Vou aguardar chegar e dou um feedback e posto fotos. Aliás, mais tarde vou tirar uma foto de como o quarto está agora (sem nada), para fazer um antes e depois.

O rack é esse aqui (sem o painel de TV):

Colibri-Rack-Yara-Canela-e-Off-White-136

Link para ele: https://www.mobly.com.br/rack-yara-canela-e-off-white-136-cm-585174.html?recommendation=07

Edited by setzer

antes de ver o móvel... veja as tomadas!

pra não ter dor de cabeça e não encher de filtros e "Ts" pelo quarto

e como o agente disse, invista em um gavetão, trecos e cacarecos de VG sempre ficam jogados pela casa por falta de um cantinho pra eles. Eu não sei o que vc tem (controle arcade, volante, manche, pistola, sei lá), já que você vai fazer algo pensado, não esqueça desses detalhes

Em 13/05/2019 at 11:50 AM, Agentman disse:

TFQRNHy.jpg

(não repara a bagunça pq eu ainda tava ajeitando tudo depois da mudança)

Vou copiar esse modelo na cara dura :oic_face:( a ideia das 2 tvs ficou perfeita!).
Tenho o meu móvel mas não deu certo, os espaçamentos dos consoles ficaram apertados e a gaveta mal cabe três controles com cabos. A ideia dos gavetões já tinha pensado para meu novo móvel que está chegando até o fim do ano. Ainda estou esperando a chegada de um Dreamcast, um Saturn e um Xone ( pode acontecer de em breve entrar um Super NES e um Meguinha). Também vou me livrar desse Raspberry Pi, achei muito ruim, o Xbox é melhor nos Emuladores.
O atual que tenho:

1557873485_92040.jpg

1557873522_192108.jpg

Fique a vontade! :joinha:

Até deixo aqui o "projeto de projeto" original pra facilitar.

image.thumb.png.8c4eee12651daf0fd4efa403f1fc8ad4.png

Só que depois que mudei pra outra casa, aproveitei que ia ter que desmontar e pedi ao marceneiro pra diminuir 5cm de altura de cada fila de nicho para as TVs ficarem numa altura melhor e ainda acomodar bem os consoles mais trambolhos. 

• Like 2

Como já falaram o ideal é mandar fazer o móvel. Até pouco tempo atrás eu tinha uma Toshiba tubão de 42''. Aquele troço pesava mais que um ar condicionado e não tinha móvel desses de meio milímetro de MDF que se faz hoje em dia que aguentasse o peso.

Essa TV escangalhou e hoje só jogo na TV HD da sala. Boto em modo 4:3 os videogames velhos e fica bem decente. Não sei o modelo, mas é Samsung. Creio que ela faça um upscale qualquer porque a imagem fica muito boa. Em suma: meus videogames ficam num quarto arrumados, mas não jogo mais lá - se eu quiser jogar algum que não seja PS4, X1 ou Switch (que já ficam na sala) preciso levar pra sala e montar o setup, o que é bem chato.

Galera, dando continuidade ao projeto, finalmente chegou meu rack que comprei na internet e deu tempo de eu chamar um montador de móveis aqui para montá-lo.

Aproveitei e pedi também para um eletricista vir passar um cabo de TV onde vou colocar o rack, pois estava sem.

Agora, depois disso, meu cantinho retrô, ainda engatinhando, está assim:

r27Qwh1.jpg

KZBtcyd.jpg

IIkw4md.jpg

Esse rackzinho diz na descrição que aguenta até 70kg, então vou acreditar que minha tubão de 29" não vai despencar de lá, LOL. 

O montador de móveis vai voltar essa semana para fazer os furos (passa fio) atrás, e aí vou começar a instalação da tubão e dos consoles retrô.

Ainda falta bastante coisa, pois, como podem ver, o quarto ainda está bem cru (apesar que não é meu objetivo deixar ele um quarto "nerd"). Mas quero ainda comprar um sofá (talvez um sofá cama, para eventuais visitas poderem utilizá-lo), um tapete, prateleiras para eu fixar acima da TV, etc.

Tem muita coisa a ser feita ainda, mas agora o start oficial foi dado. :banana2:

• Like 1

38 minutos atrás, setzer disse:

Galera, dando continuidade ao projeto, finalmente chegou meu rack que comprei na internet e deu tempo de eu chamar um montador de móveis aqui para montá-lo.

Aproveitei e pedi também para um eletricista vir passar um cabo de TV onde vou colocar o rack, pois estava sem.

r27Qwh1.jpg

KZBtcyd.jpg

IIkw4md.jpg

Esse rackzinho diz na descrição que aguenta até 70kg, então vou acreditar que minha tubão de 29" não vai despencar de lá, LOL. 

O montador de móveis vai voltar essa semana para fazer os furos (passa fio) atrás, e aí vou começar a instalação da tubão e dos consoles retrô.

Ainda falta bastante coisa, pois, como podem ver, o quarto ainda está bem cru (apesar que não é meu objetivo deixar ele um quarto "nerd"). Mas quero ainda comprar um sofá (talvez um sofá cama, para eventuais visitas poderem utilizá-lo), um tapete, prateleiras para eu fixar acima da TV, etc.

Tem muita coisa a ser feita ainda, mas agora o start oficial foi dado. :banana2:

De bom gosto o rack!

Parabéns. Uma coisa, já que vai pegar um sofá, pega logo um Sofá cama, pois serve para visitas e até para você tb, vocÊ pode transformar este Quarto retrô num quarto multimídia, que seja legal para ver filmes etc etc. dai já tem o sofá cama pra ver um filme deitadaaaaaaaao rsrs.

• Like 1

Curti o rack também. Dá pra ver que vai ter uma vibe mais clean. Pretende ficar só no rack ou colocar alguma estante?

• Like 1

15 horas atrás, Hill top zone disse:

De bom gosto o rack!

Parabéns. Uma coisa, já que vai pegar um sofá, pega logo um Sofá cama, pois serve para visitas e até para você tb, vocÊ pode transformar este Quarto retrô num quarto multimídia, que seja legal para ver filmes etc etc. dai já tem o sofá cama pra ver um filme deitadaaaaaaaao rsrs.

Exatamente, Hill! Vou atrás de um sofá cama, assim o cantinho retrô continuará servindo para eventuais visitas também. Eu tinha visto um pessoalmente na Tok & Stok que eu tinha curtido muito, mas quando vi o preço, descurti na hora, hahahahah! Agora estou procurando um que encaixe no orçamento. 

14 horas atrás, GrayFox(RJ) disse:

Curti o rack também. Dá pra ver que vai ter uma vibe mais clean. Pretende ficar só no rack ou colocar alguma estante?

Valeu, @GrayFox(RJ) ! Então, agora vendo ele no lugar, sobrou um espaço nos dois lados, se eu deixar o rack centralizado no meio da parede. Talvez agora eu resolva colocar uma estante de cada lado. Antes tinha pensado apenas em prateleiras acima da TV,  mas dependendo eu acho que o visual pode ficar muito poluído. Vou tentar procurar estantes e prateleiras na internet, e ver qual o visual ficaria melhor.

O rack foi bem baratinho e o tanto de espaços que ele tem embaixo serve para o tanto de consoles que quero colocar. Só preciso ver se de fato aguenta a tubão em cima (dizia que aguenta até 75kg). Quero manter o orçamento baixo, mas tentando procurar móveis que me agradem no visual.

37 minutos atrás, setzer disse:

Tok & Stok que eu tinha curtido muito, mas quando vi o preço, descurti na hora, hahahahah! Agora estou procurando um que encaixe no orçamento. 

Cara, ai na sua cidade vocÊ não tem contato com as fábricas? pois encontrei um em bh que fabrica para grandes empresas que o preço caiu absurdamente. Ou então quem sabe acha um usado em boa qualidade. sei lá.

1 hora atrás, Hill top zone disse:

Cara, ai na sua cidade vocÊ não tem contato com as fábricas? pois encontrei um em bh que fabrica para grandes empresas que o preço caiu absurdamente. Ou então quem sabe acha um usado em boa qualidade. sei lá.

Cidade pequena é fod*... aqui só tem fábricas de móveis planejados (geralmente tudo caro) e marceneiros (igualmente caros). Vou dar uma procurada em sites de lojas grandes para ver se consigo algo bom. Esse da Tok & Stok era algo em torno de 2 mil reais (com uma cama extra em baixo). Absurdamente caro. O rack paguei 250, LOL hahahahah 

Uma coisa que eu uso muito são prateleiras com "trilhos":

suporte-ptrilho-prateleira-fico-40cm-bra

São práticas, fácil instalação e você ajusta a altura da prateleira com facilidade com as mãos francesas. Então dá pra fazer uma prateleira da altura de jogos de Mega Drive, outra da altura certinha de jogos de PS4, etc. E não é caro.

• Upvote 1

Em 26/06/2019 at 17:05, setzer disse:

r27Qwh1.jpg

KZBtcyd.jpg

IIkw4md.jpg

Tá ficando bacana. Rack muito bonito.

Galera, aproveitando o corona time para dar um up nesse tópico. Quase 1 ano depois, mas beleza hahahahah! O tempo tá escasso e quando sobra tempo, as vezes falta paciência pra organização.

Agora acabei de colocar todos os móveis que queria, então o que me falta é ajeitar as prateleiras com os jogos / dvds / estatuetas, etc. 

No momento está assim, conforme as fotos abaixo. Pretendo trazer o Xbox One X pra esse quarto também, além de instalar o PS3 (muito backlog que vai ficando pra trás cada vez mais...). Antes eu ia colocar uma tubão, mas percebi que pra mim é mais útil uma TV atual mesmo (no caso essa é uma QLED da Samsung, de 49").

Espero que curtam! Depois posto mais fotos conforme for arrumando.

MtCZc4r.jpg

avFQsZI.jpg

YVz9JXi.jpg

• Like 1
  • Upvote 1

3 horas atrás, sonda 2 disse:

to sentindo falta de algo nessa arrumação sua...

Se for a Tubão acho que já foi pro sebo... :lol: 

Os retrogames encaixotados pra sempre...

• Like 1

Posted (edited)

Hahahahahha! Calma, galera, não me julguem! :( 

Deixa eu explicar melhor: até já falei isso em algum post aqui no fórum, mas há uns 2 anos parei totalmente de colecionar itens retrô. Achei que cheguei num ponto que eu tinha conseguido a maior parte dos jogos que eu sempre quis ter, então decidi que não devia mais perder tempo pesquisando itens na internet, importando, limpando, guardando, etc. O que eu precisava mesmo era ter mais tempo para jogar.

Tendo chegado a essa conclusão, no momento eu tinha meu Xbox One e meu PS4 instalados na sala de TV de casa e esperava fazer desse quarto aí da foto meu cantinho retrô. Tanto que fui atrás de um rack de tv que suportasse uma tubão (que aliás tenho duas há séculos, uma de 21 e outra de 29, ambas da Sony).

Porém nesse meio tempo comecei a ver que estava difícil de conciliar os horários que eu queria jogar video game, com os horários que a patroa queria assistir tv na sala. Junte-se a isso o fato de que cada vez mais estou velho, chato, ranzinza, sem paciência e querendo rapidez e praticidade. Ou seja: para eu ligar o Mega Drive, por exemplo, e ficar indo atrás do cartucho que está na estante para jogar, eu desisto antes de começar.

Resumo: se o que eu mais ando jogando ATUALMENTE são jogos de Xbox One e PS4, eu precisava na verdade de um cantinho para poder jogar tranquilamente esses dois video games. Então migrei os dois da sala de TV para esse quarto e comprei a TV nova. E decidi que vou ligar o Mega Drive, SNES e Neo Geo (que são os retrô que mais jogo) na telona led mesmo (e com everdrives, menos o do Neo Geo, que não tenho).

Ou faço assim ou eu não jogo.

E quanto coleção, é tanta coisa que juntei em todos esses anos de vida, que não dá para colocar 1/10 nessas estantes, nem se eu socar tudo. Então vou ver se deixo as prateleiras e a estante para itens que preciso que fiquem mais à mão, como por exemplo jogos que estou jogando atualmente, ou que eu pretendo jogar em breve. O restante vai continuar ocupando os guarda-roupas mesmo, fazer o quê? Se eu tivesse um mega espaço para fazer trocentas prateleiras, colocar tubão e tv de led juntas, eu deixaria tudo ligado e a mostra. Mas no meu caso atualmente é impossível.

Claro que isso é um projeto de vida. Um dia quem sabe mudo de casa e compro uma em que eu consiga fazer isso, mas no momento preciso ter meu espaço e praticidade para jogar em paz.

Edited by setzer
  • Like 1