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Sonymaster

O lançamento do Nintendo 64 na revista Gamers

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Estava com saudades das nossas viagens nostálgicas na coluna Old News? Pois é, este velho gamer também estava. E para comemorar o retorno da sua coluna favorita da sexta-feira – pelo menos é a minha –, revisitei o baú de relíquias do Véio para relembrar a reação da redação da revista Gamers ao jogar pela primeira vez no Nintendo 64, quando o console foi lançado, em junho de 1996.

 
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Depois de recuperar a indústria de jogos com o Nintendinho e protagonizar uma das eras de ouro dos videogames com o Super Nintendo, chegava o momento da Nintendo dar continuidade a sua trajetória com um novo e poderoso console, capaz de manter a empresa no topo e honrar o legado construído ao longo da primeira década como desenvolvedora de videogames.
 
A primeira confirmação sobre o sucessor do SNES veio em 1993, com o anúncio do misterioso “Project Reality”, um novo console que prometia mudar a forma como jogamos.
 
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Com apenas rumores circulando nas revistas gringas e muita expectativa dos jogadores, mesmo com o Super Nintendo recebendo excelentes títulos nesse período, em 1995 o Project Reality se tornava cada vez mais real – desculpa o trocadilho –, pois a Nintendo anunciava o “Nintendo Ultra 64”, com direito até a algumas especificações técnicas, como o uso de um processador gráfico projetado pela Silicon Graphics.
 
Mas foi apenas em fevereiro de 1996 que os fãs finalmente receberam a notícia do nome e a aparência final do 64-bit da Nintendo. Daquele momento em diante, o aparelho se chamava Nintendo 64, com lançamento previsto para junho de 1996.
 
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Cercado de muita expectativa, principalmente pela qualidade de seus antecessores, o Nintendo 64 finalmente foi lançado no Japão, no dia 23 de junho de 1996, há exatos 22 anos. O mundo os games parava para acompanhar o surgimento de um console que seria a “casa” de grandes clássicos que mudariam para sempre a forma como os jogos seriam feitos, moldando conceitos e criando novas perspectivas de jogo.
 
nintendo64.jpg
 
Para responder algumas dessas perguntas, voltamos até julho de 1996, quando a revista Gamers #10 chegou às bancas do Brasil. A edição, que custava apenas R$ 3,80, trazia Liu Kang, Sub-Zero e Shao Kahn na capa, alusão a matéria com todos os golpes de Ultimate Mortal Kombat 3. Além disso, chamadas para Fatal Fury 3. Nights e Fade to Black dividiam espaço com a ilustração.
 
A capa, contudo, ainda reservava um espaço para a grande novidade da revista. Lá no cantinho, quase escondida, estava a chamada que muitos jogadores esperavam ansiosos naquela época:
 
BOMBA! BOMBA! BOMBA! CHEGOU O 64 BITS DA NINTENDO
 
Finalmente o Nintendo 64 era lançado. Até a redação da Gamers não aguentava mais esperar. Logo na abertura do editorial da edição, o texto dizia: “Acabou a espera! Depois de tanto adiamento, depois de anos de expectativa, finalmente o Nintendo 64 foi lançado no japão e começa a chegar no Brasil”.
 
nintendo-64-gamers.jpg
 
Com a data de lançamento oficial no Brasil ainda distante, provavelmente a turma da Progamesprecisou utilizar de meios, digamos, obscuros para conseguir o console. Mas, convenhamos, isso era o que mais se fazia quando o assunto era videogame naquela época. O que importa mesmo é que eles conseguiram o console com poucos dias do lançamento japonês. E, como já era de se esperar, “o novo console e os seus jogos são de outro mundo, começando assim uma nova era no mundo dos video games.”
 
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Expectativa era o que não faltava quando o assunto era Nintendo 64 naquela época. Na página nº 16 da Gamer #10, o subtítulo da matéria era: “Acabou a espera”. Ninguém aguentava mais esperar pelo console. Tanto é que no parágrafo inicial do texto, o Fábio Santana (um dos primeiros brasileiros a jogar em um Nintendo 64), contextualizou toda a trajetória de anúncios e adiamentos do console até o seu lançamento em 23 de junho de 1996 no Japão.

Com fotos do console na redação estampando toda a página, os leitores puderam ter uma breve noção dos detalhes do novo videogame, dos seus controles coloridos, das caixas e, claro, dos jogos. Eram os jogos o grande atrativo do console. Como diz o texto, “o console chegou com Mario 64 e Pilowings 64, dois jogos apenas, mas que já mostram do que o console é capaz”.

 
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A espera parecia valer a pena, pois o comentário seguinte do Fabio foi: “jogar estes games é uma experiência maravilhosa, gráficos jamais vistos em nenhum console da atualidade, som de CD, jogabilidade perfeita e diversão que não acaba mais”. A comparação com os consoles da época, era inevitável, até para facilitar a compreensão do leitor. Colocado lado a lado com o PlayStation e o Saturn, no Nintendo 64 “você não vê um pixel, mesmo com zoom no máximo, o que é incrível para os padrões da atualidade”.
 
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Graficamente o Nintendo 64 era realmente impressionante. Até hoje fico babando com a qualidade das texturas de alguns jogos. Mas a redação estava realmente muito empolgada com o console, vendo qualidades únicas, como no som e no controle. “O som é impressionante, uma qualidade de CD em cartuchos de 64 mega. O joystick é super inovador. Sua empunhadura é perfeita em qualquer uma das possibilidades de segurá-lo”.

O som, para um cartucho, realmente impressiona. Lembro como fiquei maravilhado com o “Dolby Digital” do Majora’s Mask quando joguei pela primeira vez, Já o controle, é motivo de reclamação por parte de muitos jogadores, mesmo inovando bastante como a revista disse.

A matéria seguia comentando os detalhes do console, como o diferente botão Z, a entrada para Memory Card no próprio controle, a porta de expansão para memória RAM e até a “saída que ninguém sabe exatamente para que serve, mas que há boatos de que o Disk Drive será acoplado abaixo do aparelho por esta entrada”.

Tanta capacidade, perfeitamente descrita em detalhes nas páginas da matéria, não faria sentido sem jogos. Mas esse não parecia ser o problema, pois, segundo a revista,”A Nintendo já fechou acordo com várias Softhouses de peso e promete que os jogadores não terão falta de bons games”. E, para começo de história, o Nintendo 64 chegou com dois excelentes títulos.

 
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Super Mario 64 e Pilotwings 64 foram os dois primeiros jogos de N64 analisados pela Gamers. E, assim como o console, deixavam claro que o Nintendo 64 seria mais um marco na indústria dos videogames. Ambos receberam notas altíssimas, seguidas de comentários animadores.

Em Mario 64, a Gamers disse que “o game mostra do que o Nintendo 64 é capaz de fazer com a potência do Nintendo 64. Os gráficos são maravilhosos, com um nível jamais visto em nenhum outro console da atualidade”. E para completar, a análise crava: “Super Mario 64 já é um clássico.”

 
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Como vocês leram, o Nintendo 64 foi extremamente aguardado na época, causando alvoroço entre os jogadores da época. Tanta expectativa, como vimos, foi compensada com o lançamento de um console poderoso e cheio de grandes jogos. Infelizmente, algumas decisões da Nintendo atrapalharam a trajetória do Ultra-Console. Mas nem por isso ele deixou de ser especial, levando diversão para todos os que deram uma chance para a sua biblioteca.

Fonte: Jogo Véio

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Ums pena, mas nunca fui fã do 64.Lembro que ia nas locadoras e a mulecada só jogava 007 e ISS soccer.Dava raiva.

Eu ficava de Street vs Xmen no Saturno.

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57 minutos atrás, sonda 2 disse:
  • que tubao lindo da sharp...

Bom observador hahaahahahah 

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De cara foi impossível não gostar do N64 com Mario 64, que vinha junto com ele. Minha nossa, que jogo! Pra mim só perde para Mario World mesmo (fãs de Mario 3 que me perdoem). Nessa primeira leva dele tinha Pilotwings 64, Wave Race, Cruisin' Usa, Killer Instinct Gold... um melhor que o outro!

Eu sentia que não devia nada para o Super Nintendo. Isso, claro, no comecinho. Aí no primeiro ano veio 007, ISS 64, Turok, Blast Corps, MK Trilogy... cara, eu pirava!

Depois ele foi decaindo e enquanto o Saturn e PS1 tinham lançamentos de jogos de franquias conhecidas (Street Fighter, jogos de luta da SNK, Megaman...)  e muitas novas (Resident Evil, Tomb Raider...), o N64 começou a ficar pra trás e focar só em lançamentos exclusivos (de peso, isso é verdade), mas fazia muita falta os RPGs, os jogos de luta que estávamos acostumados a ter na era 16 bits, etc...

Eu sempre digo que na época ter o N64 era um complemento de quem tinha um Saturn/PS1.

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Mario 64 foi uma das maiores pancadas que eu recebi ao ver um game. Fiquei muito impressionado quando joguei pela primeira vez na locadora, jogaço.

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2 horas atrás, setzer disse:

De cara foi impossível não gostar do N64 com Mario 64, que vinha junto com ele. Minha nossa, que jogo! Pra mim só perde para Mario World mesmo (fãs de Mario 3 que me perdoem). Nessa primeira leva dele tinha Pilotwings 64, Wave Race, Cruisin' Usa, Killer Instinct Gold... um melhor que o outro!

Eu sentia que não devia nada para o Super Nintendo. Isso, claro, no comecinho. Aí no primeiro ano veio 007, ISS 64, Turok, Blast Corps, MK Trilogy... cara, eu pirava!

Depois ele foi decaindo e enquanto o Saturn e PS1 tinham lançamentos de jogos de franquias conhecidas (Street Fighter, jogos de luta da SNK, Megaman...)  e muitas novas (Resident Evil, Tomb Raider...), o N64 começou a ficar pra trás e focar só em lançamentos exclusivos (de peso, isso é verdade), mas fazia muita falta os RPGs, os jogos de luta que estávamos acostumados a ter na era 16 bits, etc...

Eu sempre digo que na época ter o N64 era um complemento de quem tinha um Saturn/PS1.

Foi exatamente o que eu fiz, eu comprei o N64 mas já tinha o PSX, enquanto comprava jogos de PSX a 5 e 10 reais nas lojinhas novas de games ao ar livre, os de Nintendo 64 eu alugava finais de semana para jogos exclusivos. 

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vi o jogo rodando em playgame, vi o controle, achei interessante e tal mas nao tive um choque como muitos tiveram

nesse ano eu  jogava panzer dragon 2 na locadora, wipeout xl e twisted metal 2 em casa... dai comparando com mario, achei meio simples demais

mas realmente, jogando era bem legal... mais legal do que tomb raider, que joguei no saturn antes de ver mario

fora que eu olhei o cartucho colocado no vg e pensei: puuutz.... cartucho.....

:lula:

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Eu lembro de 3 choques nessa "época" que tive:

1 - The Need For Speed no 3DO (eu simplesmente não sabia o que estava acontecendo diante dos meus olhos)

2 - Tekken 2 no PSX (primeira vez que vi um PSX rodando, naquele momento se tornou uma obsessão ter esse console, eu enchi o saco dos meus pais até conseguir um no Natal)

3 - Mario 64 numa vitrine de uma loja (todos aqueles movimentos, a fase aquática, tobogã, eu fiquei MALUCO)

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23 minutos atrás, DeeJ disse:

Eu lembro de 3 choques nessa "época" que tive:

1 - The Need For Speed no 3DO (eu simplesmente não sabia o que estava acontecendo diante dos meus olhos)

2 - Tekken 2 no PSX (primeira vez que vi um PSX rodando, naquele momento se tornou uma obsessão ter esse console, eu enchi o saco dos meus pais até conseguir um no Natal)

3 - Mario 64 numa vitrine de uma loja (todos aqueles movimentos, a fase aquática, tobogã, eu fiquei MALUCO)

tekken eu tive um UÔW tmb, mas com o primeiro

na epoca que saiu o ps1 (o japa primeirao) eu estava no paraguay e os picaretas de la tinham acabado de receber tmb.

uns colocavam tv na vitrine mostrando toshinden, outros ridge racer (que ja era famoso nos fliperamas de curitiba, e era claro que o de ps era um pouco inferior ja em primeira vista), e outros tekken 1. tinha até loja exibindo motortoon gran prix.

era de ficar hipnotizado na epoca... fora o fps do jogo rodando e o fato dele ainda por cima ser texturizado

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Carinho enorme por esse console. Junto com o Master System, foram os dois consoles que tive na infância. Muitas horas jogando Zelda, 007, Mario... Foda demais!

Tinha um único cartucho, que trocava no centro de Osasco por outro jogo dava 5 reais de troca, rs. Mas os bons jogos mesmo vinham da locadora! 

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9 horas atrás, DeeJ disse:

Eu lembro de 3 choques nessa "época" que tive:

1 - The Need For Speed no 3DO (eu simplesmente não sabia o que estava acontecendo diante dos meus olhos)

2 - Tekken 2 no PSX (primeira vez que vi um PSX rodando, naquele momento se tornou uma obsessão ter esse console, eu enchi o saco dos meus pais até conseguir um no Natal)

3 - Mario 64 numa vitrine de uma loja (todos aqueles movimentos, a fase aquática, tobogã, eu fiquei MALUCO)

Engraçado que tive esse boom quando vi Resident Evil rodando e fiquei pensando se iria saber jogar aquilo de tão complicado, para se ter essa ideia do 2D com o novo 3D, acho que só a gente sentiu isso e hoje mais não.

6 horas atrás, Mcs disse:

Carinho enorme por esse console. Junto com o Master System, foram os dois consoles que tive na infância. Muitas horas jogando Zelda, 007, Mario... Foda demais!

Tinha um único cartucho, que trocava no centro de Osasco por outro jogo dava 5 reais de troca, rs. Mas os bons jogos mesmo vinham da locadora! 

Falei para o amigo Rage em outro forum do carinho que sinto pelo Nintendo 64 porque mesmo na época do final das locadoras ele foi o ultimo videogame em que ainda tinha vontade de alugar os cartuchos.

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Tive e desfiz. Creio que seja o único console da Nintendo que não curti.

Na época tinha Sega Saturn e gostava demais de jogos de luta 2d, algo que faltava no Nintendo 64.

E jogava muito PlayStation em casas de amigos e locadoras, então o N64 passou batido.

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Eu tinha o PSX mas adorava os jogos do Nintendo 64, por isso tive os dois, no PSX comprava os jogos baratinhos e no N64 era alugado, mas sempre gostei dos dois. 

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5 horas atrás, Sonymaster disse:

Eu tinha o PSX mas adorava os jogos do Nintendo 64, por isso tive os dois, no PSX comprava os jogos baratinhos e no N64 era alugado, mas sempre gostei dos dois. 

Acho que é causa de ter um PSX que eu curti bastante o que joguei do N64, pois eu alugava ridiculamente barato os jogos de PSX piratão e o meu irmão acabou comprando um N64 com a grana que foi juntando (ele sempre foi foda nisso). Neste período vivi o melhor dos mundos, pois até um pouco antes de ter os dois eu jogava muito PSX e Saturn nas locadoras para decidir qual comprar, depois foi só alegria.

Eita época boa. :shineeyes:

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Exatamente nesse período do lançamento do N64 eu me dedicava somente a jogar no PC, então não tenho esse sentimento, já quando voltei minha atenção, em definitivo, aos consoles, em 98, eu tive um pouco de contato com o Saturn e mais PSX, acabei comprando um PSX e logo depois do lançamento do DC, peguei um DC, ou seja, a geração PSX/Saturn/N64 pra mim passou batida e dando lugar ao DOS :P , mas então, depois, ali por 2003/2004 comecei a recomprar os consoles antigos, e dentre os 3, no meu perfil de games, o N64 fica num terceiro lugar absurdamente longe do Saturn e PSX. Na verdade, em questões técnicas, acho os gráficos do N64 muito simples se comparados ao que a gente via o pessoal tentando no PSX, tentando porque conseguir mesmo, só uma geração pra frente, eu olho um DK64, um Mario64, só vejo um monte de polígono lavado com cores primárias, e isso basicamente resume o visual do N64, com muito menos "serrilhado" e polígonos estourado que o PSX, mas simples ao extremo...o que salva ele mesmo é que tem títulos muito bons independente desse visual.

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6 horas atrás, Minda disse:

Acho que é causa de ter um PSX que eu curti bastante o que joguei do N64, pois eu alugava ridiculamente barato os jogos de PSX piratão e o meu irmão acabou comprando um N64 com a grana que foi juntando (ele sempre foi foda nisso). Neste período vivi o melhor dos mundos, pois até um pouco antes de ter os dois eu jogava muito PSX e Saturn nas locadoras para decidir qual comprar, depois foi só alegria.

Eita época boa. :shineeyes:

Caramba que época boa essa mesmo. Eu nem alugava, na verdade eu comprava os jogos de PSX, mas do N64 eu ainda alugava. 

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Eu vivo dizendo que tenho tanta saudade dessa época em que eu jogava PS1/Saturn/N64/DC quanto da era 8 e 16 bits. Sério. Foi uma época em que joguei muito video game. Tudo que saía eu jogava: PS1 e DC comprava o piratinha por 10 reais, Saturn e N64 alugava e algumas vezes por ano comprava algum jogo original. Hoje eu entendo porque minhas notas no colegial foram tão ruins. :fodase:

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4 horas atrás, burn disse:

a epoca do piratinha de ps1 a 10zao foi lendaria

sdds

 

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Exatamente nesse período do lançamento do N64 eu me dedicava somente a jogar no PC, então não tenho esse sentimento, já quando voltei minha atenção, em definitivo, aos consoles, em 98, eu tive um pouco de contato com o Saturn e mais PSX, acabei comprando um PSX e logo depois do lançamento do DC, peguei um DC, ou seja, a geração PSX/Saturn/N64 pra mim passou batida e dando lugar ao DOS :P , mas então, depois, ali por 2003/2004 comecei a recomprar os consoles antigos, e dentre os 3, no meu perfil de games, o N64 fica num terceiro lugar absurdamente longe do Saturn e PSX. Na verdade, em questões técnicas, acho os gráficos do N64 muito simples se comparados ao que a gente via o pessoal tentando no PSX, tentando porque conseguir mesmo, só uma geração pra frente, eu olho um DK64, um Mario64, só vejo um monte de polígono lavado com cores primárias, e isso basicamente resume o visual do N64, com muito menos "serrilhado" e polígonos estourado que o PSX, mas simples ao extremo...o que salva ele mesmo é que tem títulos muito bons independente desse visual.

Engraçado, Eu pensava que só eu tinha essa impressão. Nos jogos 3D do N64 comparado ao PSX. Por exemplo comparando Mario Kart Vs Crash Racing. N64 eu tive contato poucas vezes. Mas é um console que tenho interesse em pegar.

Edited by MadruguinhaGamer
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