Jump to content
Sign in to follow this  
Sonymaster

Fatal Labyrinth - O RPG feito em um cartucho de 1 MEGABIT para o Mega Drive.

Recommended Posts

Fatal Labyrinth foi um jogo desenvolvido pelos membros do que viria a ser a Sonic Team para o modem Sega Meganet no Japão em 1990. O diretor foi Hirokazu Yasuhara e o designer é Naoto Ohshima, sendo que ambos assumiram os mesmos cargos no primeiro jogo do azulão.

Pioneiro no segmento de “jogos para download”, a equipe teve que desenvolver um RPG relativamente complexo para os padrões da época em um cartucho de apenas 1 megabit, sendo um dos raros jogos do Mega a ser tão pequeno.

 

Capa-Fatal-Labyrinth-770x500.jpg

 

Como na época a internet estava dando seus “primeiros passos”, era necessário que o jogo tivesse um tamanho acessível para que os japoneses conseguissem baixá-lo sem problemas com a conexão, justificando o fato dele ser tão simplório. Já aqui no ocidente, como o serviço não chegou até nós, ele veio em formato de cartucho mesmo.

Você é o herói Trykaar, que deve entrar no castelo amaldiçoado de Dragonia para chegar até o dragão que roubou o Cálice Sagrado. Sem este último, o mundo entrará em um período eterno de trevas.

 

fatal-labyrinth-10.png

 

Considerando o fato do cartucho ter apenas 1 megabit e contextualizá-lo, podemos “perdoar” o fato dele ser tão simplório, mesmo que para os padrões de hoje esteja bem datado. Basicamente ele usa um sistema chamado “roguelike”, onde cada um dos 30 andares do castelo é definido aleatoriamente, assim como os itens e os inimigos. A exceção fica por conta da batalha final, como é de se esperar.

 

Resultado de imagem para Fatal Labyrinth

 

Para lutar contra cada um dos monstros é necessário correr para cima dele. Apertando o botão “A” você pega um item, e o “C” abre o menu com itens onde você pode equipar armadura e usar magias. Querendo incorporar uma mecânica inédita, os desenvolvedores colocaram o sistema de comida e fome. Ou seja, você não pode deixar seu personagem com muita fome, e nem fazer ele comer demais, necessitando de um pensamento estratégico para ir prosseguindo no game e se alimentar com as carnes que aparecem.

A jogabilidade é bastante sólida, com o jogo sendo bem polido e uma aventura relativamente longa, necessitando de umas três horas para fechá-lo, o que pode ser atraente aos fãs de RPGs clássicos. De quebra, há muitas passagens secretas, o que aumenta também os fatores de exploração.

 

Resultado de imagem para Fatal Labyrinth

 

O maior problema de Fatal Labyrinth é que ele é, justamente, simples demais. Os gráficos são muito básicos, tanto nos cenários quanto na animação dos personagens.

O mesmo vale para a música, que possui pouca variação e fica bem repetitiva ao longo do tempo. A história também não possui reviravoltas e nem nada demais, sendo apenas um pretexto para iniciar a aventura e invadir a torre.

 

Resultado de imagem para Fatal Labyrinth

 

Além disso, não é possível salvar o progresso e também não há um sistema de passwords, o que significa que você precisa zerá-lo em uma única partida, algo bem atípico em se tratando de RPGs. Por fim, tudo é muito repetitivo: os cenários, as músicas, os inimigos também, o que levará o jogador que quiser finalizá-lo a ter um bom estoque de paciência.

Mesmo entendendo o seu conceito, é inquestionável que Fatal Labyrinth é indicado mais pelo seu valor histórico, sendo ideal para aqueles que querem conhecer um game que foi pioneiro entre jogos para download. Não chega ao status de clássico e o Mega Drive tem jogos muito melhores, mas pra quem curte um RPG antigo, pode acabar se divertindo com ele.

Fonte: Blog Tectoy

Edited by Sonymaster

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse jogo tem uma das músicas mais grudentas da história

Parece barulho de caixa registradora/máquina de escrever

Share this post


Link to post
Share on other sites
38 minutos atrás, burn disse:

Esse jogo tem uma das músicas mais grudentas da história

Parece barulho de caixa registradora/máquina de escrever

Parece que tem ele nos jogos na memória do novo Mega, vou jogar para saber se é legal. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...