Jump to content
Sign in to follow this  
burn

Caltron 9 in 1 - Nova rom de nes dumpada (inclui jogo raro)

Recommended Posts

Caltron 9-in-1 
Friday, October 25, 2019, 15:32
Posted by MLX

The Caltron 6-in-1 multicart is well-known; its larger brother, Caltron's 9-in-1 multicart, is not. Up until recently, the 9-in-1's only trace of existence was a Caltron sales brochure. A reddit post from 2013 that included a photo of a blank non-standard cartridge shell with a small office sticker on it first hinted at the existence of a prototype. Said prototype was then sold at auction several times, most notably in November of 2015. Now, the current owner has kindly lended the cartridge for preservation.

9in1-Menu.png
Eight of the nine games on the multicart already had been dumped in their stand-alone cartridge versions, published by NTDEC in 60-pin format, and mostly by Gluk Video in 72-pin format. Most of the multicart versions differ only in the copyright tag on their title screens from these existing dumps. "Magic Block" uses the same updated music heard in the Gluk Video version (whose copyright tag says "NTDEC"), which differs from the music heard in the original version that was credited to "Mega Soft".

9in1Games.png
The last game, Super Gun, was previously unavailable. The stand-alone cartridge version, credited to NTDEC, was dumped two years ago, but was not released to the public due to objections from the collector who provided the cartridge for preservation, and is not released here either. But you can now enjoy (if that's what you want to call it) the game as included in this multicart. As was the case with the other games, the copyright tag was changed from "NTDEC" to "Caltron Ind. Inc." for multicart inclusion. Frank Cifaldi has recorded a full playthrough video already.

The multicart's ROM file uses a custom mapper that currently is only emulated by NintendulatorNRS, available in binary and source code form on the left panel of this blog. The same applies for the extracted ROM file of Super Gun; we have also included a ROM file modified to use the common iNES mapper 4 (MMC3).

Credits to Sean Fontenot for providing the cartridge, NewRisingSun for mapper analysis and CopyNES plugin coding, and Frank Cifaldi for dumping.

➡Download the ROMs⬅

The latest version of Nintendulator required to play the 9-in-1 can be obtained from the left pane of this blog.

gameplay do jogo raro:

download:

https://www.mediafire.com/file/90l1ndgi94iyiui/Caltron_9in1.7z/file

• Like 1
  • Upvote 1

Foda que ainda existam jogos de NES que não foram dumpados até os dias atuais. 

NTDEC era uma marca relativamente conhecida aqui né? Me lembro vagamente de ter visto uns carts com essa marca no começo dos anos 90.

pelo que eu li nos últimos anos, só jogos não licenciados que ainda não foram dumpados... a não ser que você esteja falando de obscuridades, como Sega Pico ou Satellaview

Estou falando dos não licenciados mesmo. 

Sei que alguns são bem obscuros, mas estamos falando de jogos, em sua maioria, do começo dos anos 90.

o primeiro jogo que eu vi desse tipo foi o crime busters vendido aqui como "original do phantom system" :lula:

mas aqui no br teve varios... f15 city war, um de futebol com times nacionais, se nao me engano da milmar...

Esse F15 eu quase comprei numa loja da Mesbla, só não rolou pq a única unidade que tinha era a do mostruário e estava com a caixa aberta, aí minha mãe não aceitou pagar preço cheio por "jogo usado". :lol:

Aí acho que acabei pegando o Yo Noid. 

excelente "escolha"

tem gente q odeia yo noid... eu acho que sao apenas incapazes de suportar a dificuldade "nes hard" :lula:

Eu adoro YoNoid, acho um plataformer muito legal.

é legal

fez um certo sucesso aqui no brasil na epoca tmb

2 horas atrás, burn disse:

excelente "escolha"

tem gente q odeia yo noid... eu acho que sao apenas incapazes de suportar a dificuldade "nes hard" :lula:

jogo é excelente! F-15 joguei muto e o de futebol da milmar cheguei a ter. Sofri foi  com Krazy kreatures, único jogo que eu tinha durante uns 2-3 anos.

Acabei de lembrar de outro"original"

cartucho-phantom-systemgradiente-pyramid

Em 27/10/2019 at 08:49, burn disse:

o primeiro jogo que eu vi desse tipo foi o crime busters vendido aqui como "original do phantom system" :lula:

mas aqui no br teve varios... f15 city war, um de futebol com times nacionais, se nao me engano da milmar...

Que delícia esse F15

20 horas atrás, Ignarius disse:

Esse F15 eu quase comprei numa loja da Mesbla, só não rolou pq a única unidade que tinha era a do mostruário e estava com a caixa aberta, aí minha mãe não aceitou pagar preço cheio por "jogo usado". :lol:

Aí acho que acabei pegando o Yo Noid. 

Esse F15 chega ser pior que Nuclear Creature do Master!  Que não é ruim só não acaba. kkk

É o mais próximo que os taiwaneses conseguiram chegar de um clone de thunderblade

O F-15 dá uma mistura de nostalgia e desespero, ruim era apelido.

5 horas atrás, Hill top zone disse:

Que delícia esse F15

Esse F15 chega ser pior que Nuclear Creature do Master!  Que não é ruim só não acaba. kkk

Nuclear creature tem que dar um crédito pois foi a primeira leva de jogos do master

Em 28/10/2019 at 13:55, Hill top zone disse:

Que delícia esse F15

Eu ainda tenho esse cartucho kkk....

Oh joguinho difícil, varias tentativas e só game over na cara. E olha que eu ia longe e não acabava kkkk...

O Caltron 6 in 1 é bem raro e caro, mas o Myriad 6 in 1 é mais caro ainda e é raríssimo. A história é que a Myriad comprou a Caltron e relançou o 6 in 1 sem alterar nada - a diferença dos dois cartuchos é apenas o label (que a Myriad porcamente colou por cima do da Caltron).

Mas é exatamente o mesmo jogo, inclusive o que tem o label da Myriad tem escrito "Caltron 6 in 1" na splash screen do jogo. Resumo: é o label mais caro da história lol.

Caltron 6 in 1:

kgrhqji4e9cdc-zsbppjdvd-o60_58.jpg?strip

Myriad 6 in 1:

Myriad-Games-Caltron-6-in-1-Nintendo-NES

Em 26/10/2019 at 07:34, Ignarius disse:

NTDEC era uma marca relativamente conhecida aqui né? Me lembro vagamente de ter visto uns carts com essa marca no começo dos anos 90.

NTDEC, Tigertron, MGA, entre outras. Na época eu me lembro que esses cartuchos eram conhecidos como "cartuchos de Phantom" porque não cabiam no NES pelo tamanho e o Phantom era top loader.

Esses cartuchos eram fabricados com carcaças de cartuchos de MSX. Bizarro demais.

1.jpg

4-jogos-de-64kb-spy-h-star-voyager-legen

Eu tenho alguns desses na minha coleção.

parece que industria de jogos de taiwan era mais antiga que a japonesa

giphy.gif

Edited by burn

Em 26/10/2019 at 07:34, Ignarius disse:

NTDEC era uma marca relativamente conhecida aqui né?

gracas a ntdec, tive a oportunidade de conhecer muitos jogos, desde o atari e seus piratinhas genericos com o label de nave espacial