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Maedhros

25 anos do Sega Saturn

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Tive ele nos seus anos de glória... Vendi quando foi descontinuado de Sega para comprar meu Dreamcast.

Controle perfeito! Conversões de Arcade perfeitas!

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Gosto muito do console! E hoje em dia com o advento de internet abrindo todas as fronteiras, quem pega um console desse agora tem a chance de conhecer inúmeras pérolas do console, games AAA de todos os estilos que ficaram só no Japão.

 

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E cadê a sega América para homenagear os 25 anos do 32x - uma competição ridícula ao aparelho da própria empresa ?

 

Kkkk sega América lixo

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Um dos melhores VG q tive.

Com o combo dos carts de 4mb então...

Sem contar os the Kof.

E a época que ele existiu ajudou muito também a sermos mais felizes com o que tinhamos.

Hj é chato pra caramba essa época de gamer.

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O primeiro jogo que vi rodando, numa locadora, em agosto de 95 (acho), foi Astal. 

 

Tive a sorte de ter esse aí cedo, em out/95.

Nacional mesmo, com preço hediondo. Se lançar o valor pago na "Calculadora do Cidadão" do Bacen e atualizar deve dar algo comparável ao PS3, em 2006 ou 2007. 

A família estava bem financeiramente na época, e acabei ganhando esse presente CARO pra diabo. Quase tive um treco. 8D

 

 

Sega Rally, Virtua Fighter 2, X-Men Children of The Atom, Street Fighter Alpha 2 Gold, Panzer Dragoon 1 e 2... Saudades.

 

Mas foi morto sem dó pelo PSX. Hoje reconheço que foi um dos motivos de, até hoje, de eu nunca ter comprado um PS1, PS3 ou PS4 (o 2 não deu pra evitar, pela pirataria fácil e variedade absurda de jogos... hehe).

"Mataram meu Saturno, Çony fdp!!!"

 

(Lógico, é um pensamento pra lá de idiota. Os patetas da Sega, que tiraram o 32X do rabo, é que foram os responsáveis).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Pra mim o Saturn é um puta de um console....ganhei ele de Natal em 1996, tinha ido a casa de meu primo naquele ano e ele tinha ganhado um Saturn de aniversário. Achei super legal ele utilizar cds em vez de cartuchos e meu pai disse se queria um também, não pensei duas vezes e de Natal ganhei o console...naquela época lembro que meu pai gastou um dia inteiro indo em lojas para achar o Saturn mais barato, até que encontrou por 670 reais o nacional Tectoy e ainda comprou mais 2 jogos....Fifa 96 e Virtua Fighter 2.

 

Época boa, joguei ele até 2001 quando foi substituído por um Dreamcast....tenho ele até hoje com caixa e tudo. Segue uma foto dele aí:saturn.jpg

Edited by Games
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Essa época foi show porque mesmo no início da era 32 bits, ainda saía muita coisa boa para o Super Nintendo também. Aí ficávamos jogando SNES, Mega, Saturn, depois mais pra frente N64 e PS1 também. Tudo junto instalado na tv de tubão (ficava trocando os cabos de video toda hora, mas era feliz).

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A vontade ridícula de ter protagonismo da SEGA América, junto das decisões cabeça fechada do Japão ajudou o barco a afundar

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O CEO da Sega of America da epoca, Tom Kalinske, deu uma entrevista à Edge de forma jocosa em Março de 1995, dizendo "Agora, posso sentar aqui o dia todo quão pouco importa o quão melhor o Saturno, ou Playstation ou o Ultra 64 é, iremos batê-los em vendas por uma grande vantagem com o 32X - simplesmente por causa do preço." 

Da mesma forma que o sucesso inicial do Saturno não iria durar muito no Japão, o 32x estaria praticamente morto em menos de um ano. Da mesma SEGA que decidiu destruir as bases de lançamento da sega japa, dar palavra final e criar intriga por ter jogos protótipos merda não lançados para o DC.

 

Culpa da SEGA Japa. Nintendo sempre deixou suas subsidiárias internacionais em seus devidos lugares 

Edited by GrayFox(RJ)

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Em 22/11/2019 at 17:27, Maedhros disse:

Com esse vídeo compilado de propagandas do Saturnao, já da pra entender porque não deu certo.

Lembro que na época o povo falava que ele aceitava cartucho de mega, por isso que tinha entrada pra cartucho. ahahahhaha

Edited by EvilGans0_

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13 horas atrás, Maedhros disse:

Sem contar a lendária E3 de 95. Os caras estavam mais perdidos que o gold no motel. :lol:

Fale tudo sobre isso! 

(a e3 de 95) :=D:

Pa: fale do Gold no motel tb :popcorn:

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10 horas atrás, EvilGans0_ disse:

Lembro que na época o povo falava que ele aceitava cartucho de mega, por isso que tinha entrada pra cartucho. ahahahhaha

porra

tem q ser muito energumeno :lula:

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1 hora atrás, burn disse:

porra

tem q ser muito energumeno :lula:

Cara não era não, lembre-se que era em uma outra época, outra condição de conseguir informações sobre games: Revistas/ Dono de Locadora/ Galera da Escola.
Além do mais era uma novidade vindo da Sega que tinha um console de cartucho, numa época sem net e mal comprava revistas. Lembro desse boato na escola e a galera acreditando. Eu sabia que não era pois tinha um coleguinha rico que tinha um saturn e vimos que não cabia fita de mega lá.

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1 hora atrás, Hill top zone disse:

Cara não era não, lembre-se que era em uma outra época, outra condição de conseguir informações sobre games: Revistas/ Dono de Locadora/ Galera da Escola.
Além do mais era uma novidade vindo da Sega que tinha um console de cartucho, numa época sem net e mal comprava revistas. Lembro desse boato na escola e a galera acreditando. Eu sabia que não era pois tinha um coleguinha rico que tinha um saturn e vimos que não cabia fita de mega lá.

cara eu sou da epoca e so mane nao sabia ou tinha ideia q o negocio era 32 bits e aquilo era expansao

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1 hora atrás, E182 disse:

Se rolasse cartucho de meguinha naquela entrada do saturn seria fantástico! 

Falando nisso.. Saiu um emulador para switch.. 

http://www.uoyabause.org/static_pages/switch_guide 

https://youtu.be/kC2hvxuTmDs

 

 

Caralho! Não esperava ver isso! tá rodando muito bem as coisas do vídeo! Sonic R e Virtua Fighter 2 me impressionaram!

 

31 minutos atrás, burn disse:

cara eu sou da epoca e so mane nao sabia ou tinha ideia q o negocio era 32 bits e aquilo era expansao

 Wow, sua turma era esperta heim! Parabans!

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Não tinha muita informação na época mas não seria apenas um detalhe e sim um recurso que ficaria gigante na caixa do console:

"ENTRA CARTUCHO DE MEGA!"

Quem era gamer sabia distinguir isso, senão cartucho de Neo Geo funcionaria em Atari!

 

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24 minutos atrás, BarMac disse:

nunca subestime o povo

Bastava um dizer "o vizinho do amigo do meu primo tem um Sega saturn e roda mega drive com som de CD!" na escola para propagar a fake News! :iawww:

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15 minutos atrás, E182 disse:

Bastava um dizer "o vizinho do amigo do meu primo tem um Sega saturn e roda mega drive com som de CD!" na escola para propagar a fake News! :iawww:

Sonic 3 rolava muito disso de amigo do vizinho que jogou disse! kk

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Em 24/11/2019 at 18:19, Maedhros disse:

Sem contar a lendária E3 de 95. Os caras estavam mais perdidos que o gold no motel. :lol:

kkkkkkkkkkkkkkk

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O rumor ou nao do Saturno em parceria entre a Sega e a NVidia.

Nessa epoca nao era incomum encontrar versoes para PC de jogos de Saturno muitos localizados pela Tectoy aqui no Brasil...curiosamente surgiu essa placa de video e das fotos que lembrei tem entrada para controles de Saturno

91JCrXa.jpg

 


3dmagic1.jpg


Essa do video e outra versao

 

Sophia Saturn setup

I've been having a sort-out, and for the first time in years I got my Sophia gear out. As I get asked questions on this, I thought I'd take a picture for you all to see a (nearly) complete setup.

[IMG]

The Target Box is in the middle. You could use a Graphics box instead, but would lose some functionality, most notably the CD drive.

To use a Sophia, you'll either need a second SH2 or a E7000 ICE unit. Both are custom Sega versions, so quite hard to find. Here are some old pictures I took for a comparison of the SH2:

[IMG]
Sophia SH2

[IMG]
Retail Saturn SH2

As you can see, they are very different!

On the right of the main picture is the E7000 ICE unit. This links to a pod, which fits inside the Target Box. You can see the Sega pod (left) and the standard Hitachi pod (right) on top of the Target Box.

On the left of the picture are two options for CD emulation - the Cross Mirage and the JVC VCD card.

Other items not in the picture include the software and the (very rare) SCSI cable for connecting a CD emulator.

I didn't include the Target Box or the Sound box, as they're separate items. Oh, and sorry for the backdrop... the kitchen was the easiest place to take the picture!!

I hope this might be of use to someone with their setup!

https://assemblergames.com/threads/sophia-saturn-setup.20197/

 

During the Sega saturns lifecycle there were multiple development kits available to developers starting from the original Sphia Systems that came out before the retail hardware, followed by devkits from both Cross Products (Official) and the Unofficial SN Systems (PSYQ).

Sega Saturn Programming Box (Sophia Systems)

SaturnProgrammingBox.jpg The original Sega Saturn Programming box (or P-Box) became available to developers before the retail release of the Saturn and was the first development kit available for the Saturn 1.

The Sophia needs to have 2 processors installed to be a working development system but occasionally people sell the systems with only one processor. If only one processor is present it will still boot to dashboard but you won’t be able to run anything.

These were later replaced by the CartDev development kit but the new CartDev also had configuration options to connect to the older P-Box.

The P-Box had a DIP switch to change between the built in CD emulator (which booted from hard drive) to the actual CD drive, so developers could load their game on the built in hard drive instead of burning a CD each time they wanted to test.

The P-Box also has a custom Japanese-only SCSI connection to the developers PC (or SGI Indy) so the developer could send game builds to the system and debug games from the PC interface.


Cross Products Dev Kit (SNASM2)

Cross Products is a UK based company that specialised in createing development kits of all sort of consoles, most success came with their SEGA mega-drive line of products. So when the SEGA Saturn was announced they jumped on board to build their own development kit known as the Cross Saturn based on their SNASM2 line of development kits.

CrossProductsCartDev.png

The Software Development Kit that was provided with these systems were also provided by Cross Products and were under the SNASM2 SDK brand name. This provided all the standard libraries, compilers and other build tools to create Saturn games.

There was an advert in the Uk magazine EDGE issue 21 that took the space theme of the saturn and ran with it: SNASM2.Saturn.EDGE.N021.1995.06.jpg

According the to advert it was a pretty advanced game development kit back in 1995 2:

SNASM2 can give you the edge! The preferred development system of SEGA Worldwide, SNASM2 Saturn provides full C Source level debugging, C-Structure browse > facility, and local variable windows, along with support for user breakpoint controller in SH2s.

You can view a japanese version of the SNASM2 Saturn kit in the tweet bellow from ausretrogamer:

#retrogaming dev kit: the official Sega Saturn Cross SNASM 2 Japanese developer kit. #SegaSaturn pic.twitter.com/9U4UOp9sON

— ausretrogamer (@ausretrogamer) December 26, 2016

According to an article in issue 23 of the UK Magazine EDGE Cross Products had just been bought by SEGA and were put in charge of supplying the next development kit known as CartDev. There were also responsible for the Mirage CD Emulator and Modified Saturn sold to game development studios 3.


Sega CartDev

P-BOX_and_CartDev.png

The CartDev system was a much cheaper alternative to the Sophia P-Box costing just 4,800 USD instead of the 7,475 USD for the P-Box. It was the result of SEGA buying the development studio Cross Products and rebranding their SNASM2 development kit as the Official Sega CartDev.  Sega_CartDev_1.jpg

There are 2 versions of the CartDev kit:

  • Cross CartDev Rev.A
  • Cross CartDev Rev.B

The first Revision (Rev A) has an issue with the power supply unit and so was quickly replaced with the latest revision B model, so it is much more common to find the Rev.B model out in the wild 4.

The following youtube video shows a CartDev in action:

Connecting CartDev To the old P-Box

The new CartDev development kit needed Saturn hardware to connect to, as the Sophia P-Box was technically Saturn hardware it could also be used with the CartDev development kit. This would have been at least a partial relief for developers who spent thousands of dollars on the first Sega Saturn Development kit, only for it to be replaced by the CartDev not long after. ConnectCartDevToPBox.png

Connecting CartDev to modified retail Saturn

For developers that didn’t have a Sophia Systems Programming Box there was a much cheaper alternative provided with the CartDev system. Cross Products could modify a retail Sega Saturn console and allow it to connect to the CartDev system. ConnectCartDevToRetailSaturn.png


Modified Sega Saturn

The Modified Sega Saturn that Cross Products sold to game developers was known as the DevSaturn and can be seen in this sort youtube video:

It cost $700 and it was not able to run burned CDR games without the System Boot Disc so there was no benefit to non-developers for owning the modified unit.

It has a DIP switch on the side to switch between the CD emulator and the actual CD drive inside the Saturn. It also has a connection port on the left hand side of the unit along side a Cross Products Logo. This is where it would connect to the Mirage CD emulator from Cross Products.

You can see the back of the modified Saturn with the cross products CD Switch in a photo taken by stevejigga and posted on the AssemblerGames forum:

CrossProducts_Saturn_CD_Switch.jpg

Notice the VCD port, this is not for the Video Compact Disc feature of the Sega Saturn but instead used for Virtual CD emulators such as the Mirage which was a hard-drive that emulated the functionality of loading a CD, much quicker than actually burning a physical CD! 4

The modification to be able to use the CD emulator, along with the region switcher is the only modifications made to most of the the retail Saturn units known as the MS100 model. However there was an additional variant with a MIDI interface to connect to the Sega Sound Tools if you bought the MC100 model 4.

Muito mais informaoes em:

https://www.retroreversing.com/sega-saturn-programming-box/

Edited by Dav
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