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burn

A emulacao do famicom/nes ainda nao está 100%?

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Ontem eu joguei um pouco bases loaded e por curiosidade, quis ver se a versao japa tinha alguma diferenca.

pesquisando, achei esse video que me chamou a atencao:

nele, a versao japa tem vozes muito melhores que a dos usa

pesquisando mais um pouco, descobri que o cartucho japa tem um chip da nec, que armazena os samples e "toca" quando existe a requisicao da rom do jogo, enquanto na versao usa, as vozes estao na propria rom principal. esse chip tmb foi usado em um jogo chamado playball, de msx (tmb de baseball).

é esse primeiro, na esquerda:

moekai.jpg

 

existem mais estes jogos da jaleco que usam chips de samples (os videos sao gravados do hardware real):

nesse de tenis, ate o efeito sonoro da raquetada é sample

abaixo, outra jogo da franquia moero (teve uns 6, eu pelo q vi):

esse de sumô usa uma versao anterior do mesmo chip da nec. tem vozes no inicio da luta e outras partes, tipo as batidas da tela titulo:

esse usa um chip que faz a mesma coisa, mas da mitsubishi. a versao americana usa vozes na propria rom principal.

 

para a epoca, a qualidade dos samples desses chips devem ter sido um grande diferencial nesses jogos.

a questao é que ainda nao emularam esses chips. o que existe é uma tecnica de colocar essas vozes em um arquivo de samples (como era feito no mame para jogos que nao conseguiam quebrar a protecao do chip de som) para o emulador ler dele. Parece que os emuladores virtuanes e o nestopia permitem isso, mas nao fui mais a fundo.

 

Dois topicos sobre isso no nesdev (esse primeiro tem posts com os samples do moero e do family trainer em arquivos .wav provavemente pra usar no emulador)

https://forums.nesdev.com/viewtopic.php?f=6&t=16129

https://forums.nesdev.com/viewtopic.php?f=3&t=762

 

Pensei que a emulacao de nes/famicom ja estava 100% faz tempo, mas parece q eu estava enganado.

Edited by burn
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Teve tanto chip gambiarra pra sobrepor as deficiências do Famicom que deve ser bem possível que tenham coisas que passaram batido.

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Caramba, só vocês mesmo para perceberam esse tipo de coisa, eu sou péssimo para isso. Muito legal o tópico.

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peguei o nestopia

é bem bom o emulador (nao conhecia) e tem core pra retroarch tmb, mas peguei o stand alone mesmo pra ver como é

testei os jogos com os samples, fica perfeito, exatamente como os dos videos

down do emul:

https://sourceforge.net/projects/nestopia/

 

tem que pegar os arquivos de samples aqui (os nomes dos zips estao na lista mais abaixo):

https://www.planetemu.net/roms/mame-samples

só colocar os zips no subdir "samples" do dir do emulador (ele cria os subs automatico depois de rodar o exe do emul uma vez)

 

"Family Trainer - Aerobics Studio" -> "ftaerobi.zip"
"Moe Pro! '90 - Kandou Hen" -> "moepro90.zip"
"Moe Pro! - Saikyou Hen" -> "mpsaikyo.zip"
"Moero!! Pro Tennis" -> "mptennis.zip"
"Moero!! Pro Yakyuu" -> "moepro.zip"
"Moero!! Pro Yakyuu '88 - Ketteiban" -> "moepro88.zip"
"Shin Moero!! Pro Yakyuu" -> "smoepro.zip"
"Terao no Dosukoi Oozumou" -> "terao.zip"

 

dai carrega a rom do jogo normal do seu fullset nes/famicom ou que vc baixou separado em outro lugar.

o emul vai ler as vozes do zip referente ao jogo (a rom do jogo nao precisa ter o mesmo nome do arquivo zip do subdir samples)

 

depois vou tentar configurar no core do nestopia do retroarch. nao sei ainda como faz, mas vale bastante a pena

 

uma coisa q eu percebi por esse site dos samples, é q eles estao listados como samples de mame, ou seja, o mame roda esses jogos tmb

 

55 minutos atrás, BarMac disse:

Que coincidência de nome de game em Burn, ou devo dizer, Moero

:nag:

lol, vero

Edited by burn
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É aquela história.. Nunca teremos emuladores 100% fiéis.. Mas bem próximos disso.

Belo tópico!

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8 horas atrás, PekSGN disse:

Teve tanto chip gambiarra pra sobrepor as deficiências do Famicom 

Com o lançamento do Pc engine e o mesmo baforando o cangote do famicom lá no Japão, tinham que tomar uma atitude...

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Ultimamente um pessoal vem lançando os emuladores cycle accurate que promete usar toda a estrutura do hardware original e aplica-lá em um software de qualidade. O Nestopia é considerado um dos melhores cycle accurate de NES.

 

Estamos falando de algum que é relativamente novo e que está engatinhando de maneira "lenta". Alguns mappers são acessíveis, porém não sei se  para este jogo existe neste emulador: https://www.mesen.ca/ (tenta este também)

 

Lembrando que esse emuladores não são iguais os comuns que sempre usamos, eles são completamente 100% fiel ao hardware original. Talvez um computador de configuração fraca não rode com perfeição. Por ex: o mínimo que é exigido para o cycle accurate de Nintendo 64 é um processor i9.

 

Claro que existem as controvérsias e dúvidas que sempre ficam, mas se liguem: https://emulation-general.fandom.com/wiki/Emulation_Accuracy e https://www.neogaf.com/threads/cycle-accurate-emulators.634041/

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17 minutos atrás, xandaum disse:

Ultimamente um pessoal vem lançando os emuladores cycle accurate que promete usar toda a estrutura do hardware original e aplica-lá em um software de qualidade. O Nestopia é considerado um dos melhores cycle accurate de NES.

 

Estamos falando de algum que é relativamente novo e que está engatinhando de maneira "lenta". Alguns mappers são acessíveis, porém não sei se  para este jogo existe neste emulador: https://www.mesen.ca/ (tenta este também)

 

Lembrando que esse emuladores não são iguais os comuns que sempre usamos, eles são completamente 100% fiel ao hardware original. Talvez um computador de configuração fraca não rode com perfeição. Por ex: o mínimo que é exigido para o cycle accurate de Nintendo 64 é um processor i9.

 

Claro que existem as controvérsias e dúvidas que sempre ficam, mas se liguem: https://emulation-general.fandom.com/wiki/Emulation_Accuracy e https://www.neogaf.com/threads/cycle-accurate-emulators.634041/

Onde que você viu que o emulador de n64 exige um i9? Se puder postar o link eu agradeço;

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16 minutos atrás, *ka disse:

Onde que você viu que o emulador de n64 exige um i9? Se puder postar o link eu agradeço;

Ele disse: se fossem fazer um emulador cycle-accurate do N64, assim como o Higan é pro SNES.

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9 minutos atrás, Stormwatch disse:

Ele disse: se fossem fazer um emulador cycle-accurate do N64, assim como o Higan é pro SNES.

Eu não creio que exigiria um i9.

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23 minutos atrás, *ka disse:

Eu não creio que exigiria um i9.

O tanto de polígono que é produzido em um jogo de Nintendo 64 não aguentaria um processador fraco. Pode ser superior a i9. Acontece que nenhum desses emuladores funcionam a base de placa de vídeo.

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1 hora atrás, Stormwatch disse:

Testei aqui e ficou lento, porém ele só usa 1 núcleo do processador, e quando ativo multithreaded ele usa 2 núcleos mais fica 80% de uso em 1 nucleo e o outro 40% de uso, creio que quando o desenvolvedor fizer ele ter suporte a multi núcleos ele rodará melhor.

Eu tenho ryzen 7 2700 e para testar fiz overclock para 3.9 GHz. Mas eu não creio que quando o emulador estiver com o desenvolvimento mais avançado seja mais pesado que o rpcs3.

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Ele não tá otimizado ainda por isso que exige tanto do processador. Temos que esperar uma atualização melhorzinha.

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8 horas atrás, *ka disse:

Testei aqui e ficou lento, porém ele só usa 1 núcleo do processador, e quando ativo multithreaded ele usa 2 núcleos mais fica 80% de uso em 1 nucleo e o outro 40% de uso, creio que quando o desenvolvedor fizer ele ter suporte a multi núcleos ele rodará melhor.

Eu tenho ryzen 7 2700 e para testar fiz overclock para 3.9 GHz. Mas eu não creio que quando o emulador estiver com o desenvolvimento mais avançado seja mais pesado que o rpcs3.

Cara, você não entendeu o exemplo da comparação entre o Snes9x e o Higan?

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tem um emulador cycle accurate de mega drive chamado blastem

alguem ja usou?

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Engraçado que os chips VRC6 e VRC7 não precisam desse xunxo todo pra rodar

nem o MMC5 e o N163 (ou foi eu quem não notou a diferença)

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Em 12/02/2020 at 12:36, Sonymaster disse:

Caramba, só vocês mesmo para perceberam esse tipo de coisa, eu sou péssimo para isso. Muito legal o tópico.

Também nem percebia. Achava que o NES já era 100% emulado.

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