Jump to content
Galva Maximus

Vídeos do Shop Tour contam a história das lojas de games no Brasil

Recommended Posts

https://memoriagamerbrasil.blogspot.com/2020/07/videos-do-shop-tour-contam-historia-das.html#comment-form

Criado em 1986 por Luis Galebe, o canal de TV Shop Tour foi uma iniciativa inédita, implementou um novo conceito de televendas que permitia que pequenos varejistas pudessem anunciar na televisão; modelo este que foi copiado por diversos canais regionais por todo o país. Encerrou suas atividades em 2010.

Mas o mais importante é que seu criador não deixou a história do Shop Tour ficar somente no passado. Numa iniciativa muita rara no Brasil, ele criou um canal oficial no Youtube que totaliza mais de 100.000 vídeos dos comerciais produzidos na época, que é um precioso registro do cotidiano brasileiro das décadas de 80, 90 e 2000. É uma janela que nos permite conhecer a evolução da tecnologia, dos costumes e das mudanças na economia em nosso país nas últimas décadas.

Nesta pequena seleção desses vídeos podemos ver um recorte de como eram as lojas brasileiras especializadas em games; como elas evoluíram, acompanhando as novas gerações de consoles, seu comércio oficial e paralelo, as importações, as variações do dólar; e também as novas moedas que eram criadas no Brasil.

E não se deixe enganar pelos valores, se eles forem atualizados para os dias de hoje, você verá que videogame sempre foi algo muito caro por aqui.

1991

1992

1993

1994

1995

1997

1999

Moderação, favor apagar, os links estão errados e não consigo editar, obrigado.

• Like 4

A dona/atendente da play the game provavelmente era bem conhecida entre os nerds da região :lula:

• Like 2

Que massa! Quando chegar em casa vou assistir todos!

• Like 1

saudade dessa epoca nao dos precos lol:foreveralone:

• Like 2

nossa que lindo ver os games lacrados

as lojas em 92 aqui no BR negociando em dólares 

• Like 1

Arrumei pra ti.
Muito obrigado, se puder arrume o link do site de origem, por favor.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Quem é do Rio deve lembrar da Game Land, Progames, Game Palace... Boas lembranças!

Posted (edited)

Caras, não tem como assistir esses vídeos e não ter certeza de que tudo antes era MUITO mais legal. Olha a diversidade de video games que existia na época de alguns desses vídeos... 3DO, Neo Geo CD, PS1, Mega Drive, SNES, Saturn, Game Boy... e saindo jogos diferentes para todos eles.

PQP eu piraria em entrar nessas lojas especializadas em video game naquela época. 

Lembro que em Santos tinha uma loja muito boa, no shopping Parque Balneário. Eu ficava louco quando ia lá.

Em São Paulo meus pais quase não me levavam quando eu era criança (hoje em dia acho que eu entendo porque, LOL).

Edited by setzer
  • Like 1