Jump to content
Sign in to follow this  
Dav

Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200

Recommended Posts

Posted (edited)
Em ‎15‎/‎08‎/‎2020 at 13:04, Snayperskaya disse:

Não vi, mas chuto que não valha a pena por ser uma nota que circula (e desgasta) muito + custo de impressão.

sim por ja haver a moeda era desnecessário ter a nota de papel

1 hora atrás, ragecom disse:

Me pergunto se a nota de 1 real ainda vale. Tipo, se um doido aparecer querendo me dar uma nota dessas de troco, ela vale?

nao confirmo mas dizem que sim...porem o comercio tende a,rejeitar isso tambem vale para as moedas de 1 centavo (prata e bronze) e nota de 10 reais plástica (foi uma experiência)  dizem que estas quando chegam ao banco sao separadas para destruição na casa,da moeda

o que nao vale mais no comercio e a moeda de 1 real toda prateada

Em ‎14‎/‎08‎/‎2020 at 18:58, Neo disse:

Digam, por favor, porque as notas de 1 real sumiram. Não quero dar view para o cidadão em questão.

:fodase:

por haver a moeda de mesmo valor

Edited by Dav

1 minuto atrás, sonda 2 disse:

para colecionismo sim...

eu andei lendo sobre o assunto.

sobre as notas conta ate mesmo a assinatura do presidente do banco central.

ja sobre moedas o ano inserido nelas como a de 1 real nova de 1998 e as com outra face diferente como a que eu queria dos 25 anos do real a moeda tem um beija flor como a nota original lançada em 1994.

no site da casa da moeda tem sobre essas qu tem valor comercial e as comemorativas (nao sao de circulação)

isso ficou conhecido nas olimpiadas as moedas de 1 real na outra face tem um esporte olímpico ou para-olímpico.

Em ‎31‎/‎07‎/‎2020 at 02:31, Snayperskaya disse:

Moedas de R$2 e R$5 seria uma boa. Notas de valor baixo se degradam rápido demais.

hum eu as vezes noto o comportamento  das pessoas no caixa nao e incomum se incomodarem com dinheiro em moeda (dificuldade em levar,facilidade em perder,destruir a carteira) 

notei que as,moedas que chamo de "bronze" na verdade sao douradas ate guardei uma,de 25 centavos mas,ela foi perdendo o dourado e escureceu...

tambem enferrujam quando sao batidas curiosamente na segunda familia de moedas do real mantiveram a de 50 centavos prateada mas engordaram ela e acrescentaram detalhes.

20200902135345616182u.jpg

A nova nota de R$ 200 entrou oficialmente em circulação nesta quarta.Serão produzidas 450 milhões de unidades até o fim do ano, o equivalente a R$ 90 bilhões.

Em 2001, o BC fez uma enquete com a população com uma lista de animais em extinção para que elas escolhessem qual elas gostariam de ver estampados nas cédulas. Em primeiro lugar ficou a tartaruga-marinha, que está na nota de R$ 2, em segundo, o mico-leão dourado, que foi para a de R$ 20, e em terceiro lugar ficou o lobo-guará, que agora estampará a nota R$ 200.

Segundo o BC, o lançamento da nova nota tem o objetivo de atender maior demanda por papel-moeda com o pagamento do auxílio emergencial. Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, aumentou o entesouramento (o dinheiro fica parado na mão das pessoas).

O BC já estudava criar a cédula e, mesmo após a normalização da demanda, não pretende tirar o novo valor de face e circulação.

A autoridade monetária gastará R$ 113,8 milhões a mais do que o previsto no orçamento anual para a produção das novas notas e para a impressão de mais 170 milhões de cédulas de R$ 100.

O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou, em 29 de julho, o lançamento da cédula de R$ 200. Na ocasião, o BC explicou que a medida não tem efeito inflacionário. Segundo a autarquia, não há relação direta da expansão da base monetária com a aceleração na alta dos preços.

Em pesquisa realizada em 2018, 60% da população alegou utilizar dinheiro físico como principal meio de pagamento (57% entre lojistas). Desde 2002, com o lançamento da nota de R$ 20, o BC não havia colocado novos valores de face de cédulas em circulação.

Lobo-guará
Escolhido para estampar a nota, em pesquisa realizada em 2001, o lobo-guará está na categoria vulnerável em relação à elevada ameaça de extinção. Segundo os biólogos, o animal precisa ser reconhecido, cada vez mais, pelos benefícios que pode trazer para o setor produtivo rural, valor ainda pouco contabilizado. 

Projetos colocados em prática com o lobo-guará mostram que é possível a convivência adequada entre preservação e agroindústria. Conscientização e ações equilibradas fazem bem para as plantações, para o animal a para os negócios.

Edited by Dav

Usaram a imagem de um lobo guará todo estrupiado, ja mostrando a fossa que está nossas areas verdes. AHEHEAHEAHEA

• Like 1

Tá parecendo uma Hiena esse Lobo... kkkkk

Nota de R$ 200: Defensoria Pública recorre à Justiça para que Banco Central retire cédulas de circulação

Órgão alega 'falta de acessibilidade', devido a dimensões iguais à nota de R$ 20. Ação prevê multa de R$ 50 mil, por dia, em caso de descumprimento; G1 aguarda posicionamento da estatal.

50298505136-3dcf3cc136-k.jpg

A Defensoria Pública da União (DPU) ingressou com uma Ação Civil Pública na Justiça para que o Banco Central suspenda a confecção das notas de R$ 200. No processo, os defensores alegam "falta de acessibilidade", já que as cédulas têm a mesmas dimensões da nota de R$ 20.

"A inviabilização da identificação da nova cédula pelas pessoas com deficiência visual, por gerar efeitos de exclusão e prejuízo ao exercício dos direitos dessa comunidade, caracteriza discriminação por parte da Administração Pública", diz trecho do documento.

A ação foi protocolada na última sexta-feira (9) e é assinada em conjunto com a Defensoria Pública do Distrito Federal e com a Organização Nacional de Cegos do Brasil. A medida também prevê multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

O G1 entrou em contato com o Banco Central de aguardava um posicionamento até a publicação desta reportagem.

No site da estatal, o banco afirma a escolha pelas dimensões iguais das notas de R$ 200 e de R$ 20 foi devido ao "curto espaço de tempo" para colocar a nova nota em circulação. A cédula foi lançada no dia 2 de setembro.

O banco informou ainda que, para produzir a nova cédula em formato maior, "com a adequada combinação de elementos de segurança, seria necessária adaptação do parque fabril, o que não era viável no tempo disponível".

Outras medidas

No documento, a Defensoria Pública também solicita que a Justiça determine o recolhimento das notas de R$ 200 já em circulação, além da condenação do Banco Central que, na impossibilidade de seja proibido de produzir novas cédulas com tamanhos semelhantes ao de qualquer outra nota já em circulação.

Em setembro, a Defensoria do DF já havia recomendado as mudanças ao banco e à Casa da Moeda. As orientações, portanto, não foram acatadas.

À época, a Defensoria Pública do Distrito Federal informou que "estudava uma medida judicial cabível para contestar a decisão do Conselho Monetário Nacional".

"Recebemos a resposta do Banco Central, informando que precisavam colocar as cédulas o mais rápido possível no mercado por conta da pandemia. E que haveria a acessibilidade, já que as notas possuem marcações táteis, embora não tenham o tamanho diferenciado."

O que dizem os deficientes visuais

Fernando Rodrigues Hiacovvith, de 32 anos, é consultor em áudio descrição e acessibilidade — Foto: Arquivo pessoal

Fernando Rodrigues Hiacovvith, de 32 anos, é consultor em áudio descrição e acessibilidade — Foto: Arquivo pessoal

A reportagem conversou com deficientes visuais para saber sobre as dificuldades em diferenciar as notas. O consultor Fernando Rodrigues Hiacovvith, de 32 anos, afirmou que, em setembro, já entregou a nota de R$ 200, por engano, ao realizar um pagamento.

"Acabei confundindo ao pagar uma compra de R$ 12. Entreguei a nota de R$ 200, e o rapaz disse que não teria troco. Então, tive que tirar todo o meu dinheiro do bolso para ele me ajudar a identificar a nota de R$ 20", contou Fernando ao G1.

"A nota de R$ 200 tem o mesmo tamanho da de R$ 20, é complicado. Tenho que contar com a boa fé da pessoa."

Quem também lida diariamente com os desafios da acessibilidade é a auxiliar de enfermagem Larissa Pâmela Almeida Rodrigues, de 31 anos. Ela tem baixa visão desde os 20 anos, quando perdeu parte do sentido devido às complicações do diabetes.

"Como deficiente visual parcial, preciso de ajuda para ler letreiro de ônibus, ir ao banco e tenho dificuldade em diferenciar algumas cédulas de dinheiro, por serem muito parecidas", conta.

"Muitas vezes as imagens não são nítidas para pessoas com resíduo mínimo da visão ou para quem tem a deficiência total."

Assim como para tantos outros cegos, para Larissa, hoje, a dificuldade maior está na diferenciação das notas de R$ 20 e de R$ 200.

"Não há acessibilidade nenhuma, porque ambas não têm um ponto sequer para diferenciar no braile. A única coisa é o alto relevo, que identifica se são verdadeiras ou não."

Além disso, a auxiliar de enfermagem também costuma confundir as cédulas de R$ 2 e de R$ 100, devido à semelhança de cor. Entre as moedas, ela diz que as de R$ 0,05 e as de R$ 0,10 "são praticamente inacessíveis para uma pessoa com baixa visão".

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/10/13/nota-de-r-200-defensoria-publica-recorre-a-justica-para-que-banco-central-retire-cedulas-de-circulacao.ghtml

Olá,

É inacreditável que tenham feito tamanha cagada. Cada nota tem um tamanho, a de 200 tem que ser diferente... aí os filhos da puta fazem do mesmo tamanho da nota de 20?

É muito amadorismo, pqp.

• Upvote 1

Pra mim que era ponto pacífico que seria maior que a de 100 em pelo menos uma dimensão kkkkkkkkkkk

• Like 1

Que cagada... Quando saiu achei que seria maior que a de R$100 e que ficaria até ruim de guardar na carteira. 

Além disso facilita a falsificação da nota de R$20 para a de R$200.

PQP, até cor é parecida, não precisa ser cego pra se enganar...

Agora ter que recolher, incinerar e refazer, isso sim é jogar dinheiro fora!

• Upvote 1

Nunca entendi isso de tamanho. Se o cara tem duas notas de valores diferentes, como vai saber qual é qual? Deveriam usar uma marca em relevo de uma tinta especial ou algo assim.

5 minutos atrás, Snayperskaya disse:

Nunca entendi isso de tamanho. Se o cara tem duas notas de valores diferentes, como vai saber qual é qual? Deveriam usar uma marca em relevo de uma tinta especial ou algo assim.

Coloca uma sobre a outra, a maior tem maior valor.

No mínimo, ele tem certeza que na mão tem 7 reais.

Mas Isso é óbvio... A questão que levantei é que é basicamente impossível identificar qual o valor das notas. Não vejo como o cara vai saber diferenciar um conjunto de uma de R$2 e outra de R$10 de outro com uma de R$50 e outra de R$100.

no canal do youtube do banco central tem esse video explicando sobre a segunda familia da real

existe um traco ou tracos na nota no canto cada uma tem o seu eu sempre associei a pessoas com deficiencia de visao (citado no fim do video)

Bonus

Edited by Dav
  • Like 1

Pra quem coleciona dinheiro essas notas de 200 que vão ser destruídas vão valer 1000 reais já já.

Em 15/10/2020 at 08:11, ragecom disse:

Pra quem coleciona dinheiro essas notas de 200 que vão ser destruídas vão valer 1000 reais já já.

To com pena de devolver a que eu estou aqui, acho que vou ate guardar pra ela ficar novinha

13 horas atrás, Gold disse:

To com pena de devolver a que eu estou aqui, acho que vou ate guardar pra ela ficar novinha

Na moral, eu só uso dinheiro pro ônibus. Se eu sacasse dinheiro no caixa eletrônico e saisse uma de 200 eu ia ficar puto.

Se vc, que só usa dinheiro pra ônibus, sacar mais de 200 reais no caixa eletrônico, então vc merece kkkkkkkkkkkkkkk

• Like 1