Jump to content
Ignarius

Qual foi sua primeira placa de vídeo 3D para PC?

Recommended Posts

Após ver esse vídeo da Digital Foundry, fiquei curioso em saber qual foi a primeira placa 3D do pessoal aqui do fórum.

A minha foi essa aqui:

ft-001rj.gif

6d1e5c49b492af74c789e86df6f68797_XL.jpg

Uma Diamond Stealth II S220 que usava uma GPU Rendition Vérité V2100 com 4MB de VRAM.

Nessa época o mercado era totalmente dominado pela 3dfx e suas placas Voodoo, mas os preços sempre eram muito altos e ainda era necessário usar em conjunto uma placa de vídeo 2D com ela. No final das contas fui nessa Verité por achar o melhor custo x benefício na época.

Poucos jogos tinham suporte à ela, mas os que tinham rodavam de forma excelente como Quake, Tomb Raider e MDK. 

Como eu tinha dito, diferente das Voodoo, essa era uma placa 2D e 3D, mas o 2D dela era tão bosta que variavelmente eu tinha que desconectar essa placa e plugar de volta uma plaquinha de vídeo de 1MB vagabunda sempre que eu queria rodar algum jogo 2D com desempenho satisfatório. :fodase:

Não lembro ao certo mas era uma de 4mb também.

Rodava Monster Truck Madness bonitão e Fifa com garrafinha de água do lado do gol.

Era top. Hahahah

Eu acho que foi uma Geforce 2 MX200......comprei para rodar Counter Strike.......hahahahaha

14 minutos atrás, Montagnani disse:

Eu acho que foi uma Geforce 2 MX200......comprei para rodar Counter Strike.......hahahahaha

Tive uma dessas também por um curto espaço de tempo, acho que comprei do Cets aqui do fórum. Era uma placa bem bosta, fiquei com ela acho que só por uns 2 meses e vendi pra pegar uma Radeon 9600.

a minha foi uma MX440, mas antes disso passei anos me virando com uma Riva TNT2 de 32MB no lab da faculdade... Bons tempos!

Agora, Daileon disse:

a minha foi uma MX440, mas antes disso passei anos me virando com uma Riva TNT2 de 32MB no lab da faculdade... Bons tempos!

Mesma coisa por aqui, uma MX440 num K6-2 266MHz

• Like 1

images?q=tbn:ANd9GcTMRGLvQO368uqkOaqD--O

Voodoo 2 pci da genius. so q a minha não era pro, ou seja, tinha 8 mb e não 12 como a da foto

Como ela não fazia 2d, tinha tmb uma Trident 9440 pci com lendários 2mb de memória ligada em paralelo:lula:

Joguei muito com ela mas tinha um detalhe: as vezes o driver genérico da 3dfx não funcionava nela, de forma alguma

tinha que esperar a Genius lancar o dela baseado na versão do driver de referência da 3dfx. Aprendi muito sobre software e hardware lidando com esses problemas

Ao contrário do que falaram sobre o preço alto das voodoos, essa Genius saiu bem barato, afinal, era chinesa e foi comprada na loja física de um chinês

Mesmo com o detalhe do driver, foi talvez o melhor custo benefício em questão de hardware que eu já tenha experienciado

Cara... Acho que foi uma da Matrox, mas juro que não lembro o modelo. Ela veio com o CD do Moto Racer, que eu tenho até hoje por sinal. Mas posso estar confundindo a porra toda lol.

essas placas 3D de primeira leva que não faziam 2D eram os 32X dos PCs da época :P 

4 minutos atrás, PekSGN disse:

essas placas 3D de primeira leva que não faziam 2D eram os 32X dos PCs da época :P 

De certa forma é isso mesmo. :lol:

Só Fui ter placa de vídeo no PC com athlon 2400+.. Era uma geforce 4 e pouco tempo depois foi trocada por uma fx5200... 

Com o PC veio instalado o Need for speed Underground.. :fodase:

Depois disso só notebook mesmo com placa dedicada.. 

Uma Sis 315 de 32MB em meados de 2006-2007, salvo engano. Lembro que era doido pra jogar Max Payne em casa (só tinha jogado um pouco em casa de amigos), mas a placa era tão fraca que tinha áreas que eu tinha que olhar pro teto ou pro chão pra andar, pois o framerate despencava pra uns 5 FPS ou menos. E eu fechei o jogo mesmo assim. :nag::fu:

Tinha um Pc pentium 4, e minha 1° placa foi uma Gforce com 64mb prá rodar killer instinct no emulador.Acho que era XFX.

Foi uma vodoo FX 3000.

Ou alguma coisa parecida com isso. :lol:

Posted (edited)

The Legend!!!!

3556-front.jpg

Vodoo 3 3000 PCI. Se não me falhe a memória, com 16MB de vídeo.

Antes dela, eu cheguei a experimentar uma RIVA TNT 2 que um amigo quis me vender, mas não comprei porque não tinha o dinheiro na época. Um bom tempo depois, consegui comprar essa Voodoo 3 na mão desse mesmo amigo.

Foi minha primeira placa de vídeo 3D. E isso na época em que Voodoo (já tava na 5 já) era o que tinha de melhor em placas de vídeo 3D no mercado.

Nuss!!! Joguei demais com ela. Meu PC na época era um Pentium 166MMX com 32MB de RAM. Quake 2 e Unreal 1, meus jogos prediletos na época, rodavam maravilhosamente bem nela.

6 horas atrás, burn disse:

Como ela não fazia 2d, tinha tmb uma Trident 9440 pci com lendários 2mb de memória ligada em paralelo:lula:

Nooooossa!!! Essa Trident aí foi a primeira placa de vídeo que eu comprei na vida. Inclusive, ela vinha com 2MB instalado e eu comprei mais 2MB pra deixar ela com 4. Ela tinha encaixes extras pra mais dois chips de memória. Na época eu não entendia nada de 3D e achava que com essa placa meu PC (um 586 DX2 de 133Mhz com 16MB de RAM) ia virar uma máquina da NASA. Doce ilusão.

Bom, pelo menos o Starcraft 1 rodou um pouquinho melhor depois que instalei essa placa. Hahahahaha...

Edited by Sgt. Rock

Eu só fui ter uma placa de vídeo lá para 2016, a placa é a NVIDIA Geforce 7025 / nForce 630a da qual eu tenho ate hoje.

Vamos ver, acho que lembro do meu histórico de computadores completo. Comecei com um PowerMac 6500/225, com uma ATI 3D Rage II 2MB embutida. Depois foi um iMac G3/500, com uma Rage 128 Ultra 16MB. Daí peguei um C2D aqui no Seganet e meti uma 8600 GT. Após um acidente trágico envolvendo uma janela aberta em uma noite de chuva, montei um i5 com uma GTS 250 que deu pau, então foi uma GTX 650 Ti (que ainda tenho guardada aqui), e finalmente uma GTX 960.

Posted (edited)

uma trident de 2 ou 4 MB nao lembro deve estar por aqui guardada

acabei ganhando outras mas nao funcionaram foi acumulando pecas antigas aqui e fui vendendo para o pessoal que mantem pcs antigos.

L7X5cTk.jpg

Edited by Dav

11 horas atrás, Sgt. Rock disse:

The Legend!!!!

3556-front.jpg

Antes dela, eu cheguei a experimentar uma RIVA TNT 2 que um amigo quis me vender, mas não comprei porque não tinha o dinheiro na época. Um bom tempo depois, consegui comprar essa Voodoo 3 na mão desse mesmo amigo.

Foi minha primeira placa de vídeo 3D. E isso na época em que Voodoo (já tava na 5 já) era o que tinha de melhor em placas de vídeo 3D no mercado.

Nuss!!! Joguei demais com ela. Meu PC na época era um Pentium 166MMX com 32MB de RAM. Quake 2 e Unreal 1, meus jogos prediletos na época, rodavam maravilhosamente bem nela.

Nooooossa!!! Essa Trident aí foi a primeira placa de vídeo que eu comprei na vida. Inclusive, ela vinha com 2MB instalado e eu comprei mais 2MB pra deixar ela com 4. Ela tinha encaixes extras pra mais dois chips de memória. Na época eu não entendia nada de 3D e achava que com essa placa meu PC (um 586 DX2 de 133Mhz com 16MB de RAM) ia virar uma máquina da NASA. Doce ilusão.

Bom, pelo menos o Starcraft 1 rodou um pouquinho melhor depois que instalei essa placa. Hahahahaha...

essa placa era o fazia o xbox original ser tao foda

uma decisao acertada demais da ms optar por esse chipset ao inves de criar um novo por ela mesma

44 minutos atrás, burn disse:

essa placa era o fazia o xbox original ser tao foda

uma decisao acertada demais da ms optar por esse chipset ao inves de criar um novo por ela mesma

Uh? Você fala do Xbox 1, original, tijolão, primeiro console da MS?

Mas a placa de vídeo que equipava ele não era uma GeForce 3 customizada?

18 hours ago, E182 said:

Só Fui ter placa de vídeo no PC com athlon 2400+.. Era uma geforce 4 e pouco tempo depois foi trocada por uma fx5200... 

Com o PC veio instalado o Need for speed Underground.. :fodase:

Depois disso só notebook mesmo com placa dedicada.. 

Nossa.....depois da Geforce 2 foi uma Geforce 4 e depois tive essa FX5200....nem lembrava mais dela.......hahahahaha

Conhecia pcs antigos da casa de primos e amigos, mas para ter um PC meu, eu demorei e quando comprei uma mb foi a FX 5200. Rodando Outrun 2 C2C 

Eu troquei várias mídias pq ele travava, cheguei a comprar na mao de vendedor de games. dai descobri que a minha M não suportava um FOG do game, desabilitei isso e rodou lindamente. Jogava praticamente só isto e emuladores. Partidas com Peixe macaco já rolaram 

Agora se fosse qual a sua primeira Placa de Som essa guardo até hoje, Soundblaster LIVE 5.1

36 minutos atrás, Sgt. Rock disse:

Uh? Você fala do Xbox 1, original, tijolão, primeiro console da MS?

Mas a placa de vídeo que equipava ele não era uma GeForce 3 customizada?

sim, era

CAFUNDI as marcas :lula:

18 minutos atrás, Hill top zone disse:

Partidas com Peixe macaco já rolaram 

as lendarias

Em 27/08/2020 at 21:45, Sgt. Rock disse:

The Legend!!!!

3556-front.jpg

Saudações, pessoALL!

@Sgt. Rock, seu depoimento é um literal “ctrl+c” “ctrl+v” da minha história tb. Tirando as famosas Trident, além da TNT2, minha primeira PV de peso foi a 3DFX VOODOO 3 3000 PCI, no meu saudoso 200MMX, e depois minha GeForce MX4.

Pqp, quanto saudosismo: Quake 1, 2 e 3; Unreal 1, Tournament e 2 (chorando!), FIFA 96, 97, 98 e 99, NFS 2... NFS Porsche Unleash, MDK e MDK II, Return to Castle Wolfenstein (assim como o UT, meus recordistas de horas MP até hj!), Midtown Madness (no primeiro volante!), Wing Commander, ROAD RASH!, Sim Copter, Stunts (agora sem travamento!), Prince of PersiaS, entre tantos outros, até chegar ao divino Dreamcast... chega caiu uma lágrima aqui ;)

• Like 2