Jump to content
Sign in to follow this  
Mega.

Ajuda com Notebook muito lento.

Recommended Posts

Tudo bem pessoal?

Seguinte, ano passado comprei um notebook para uso no trabalho mesmo (sou professor).

Quando comprei eu queria algo que não me passasse raiva, assim comprei um Acer Aspire E15 (E5-553GTTJ) com a seguinte configuração:

Processador: AMD Quad-Core A 10-9600P 3.3 GHz
Memória 4GB DDR4 de fábrica (Já coloquei mais 4GB idêntica a original então ele está com 8GB)
HD: Troquei o de fábrica por um SSD Kingston 240GB
Placa de Vídeo Dedicada: AMD Radeon R8 M445DX 2GB

Ele basicamente tem o Windows 10 instalado e o Office 365 além de programas para arquivar documentos na nuvem como Google Drive e Dropbox.

Como sou professor da Anhanguera meu Windows e Office são originais ativados pela universidade.

Porém depois de uma atualização gigante que teve aqui no Windows 10 a umas duas semanas o computador está muito lento e esquentando pra caramba.

Parece que ele está salvando os arquivos que estou trabalhando a cada minuto, a tela congela e libera novamente depois com muito custo.

Queria saber se alguém está passando por essa raiva com o W10 pois já pensei até em formatar tudo e colocar o Windows 7 pois o computador virou uma carroça.

Ou se existe algo que eu possa fazer para melhorar esse desempenho?

É isso...

Dizem que o único Win10 aceitável é o LTSC, justamente porque não pega essas atualizações gigantes que escangalham tudo, só atualizações de segurança.

Eu indicaria Linux, mas se você trabalha com Office 365, ficaria gambiarra demais.

• Like 2
  • Upvote 1

3 horas atrás, Stormwatch disse:

Dizem que o único Win10 aceitável é o LTSC, justamente porque não pega essas atualizações gigantes que escangalham tudo, só atualizações de segurança.

Eu indicaria Linux, mas se você trabalha com Office 365, ficaria gambiarra demais.

Eu também indicaria Linux, mas como o povo geralmente não gosta eu fiquei de não indicar...

Eu uso Linux. Pena que pra games ainda ele não me supre totalmente.

Edited by P-Chan
Linux Rocks!

ia postarla  no topico do windows 10

Atualização do Windows 10 tem causado bugs e lentidão

A última atualização do Windows 10, liberada nesta terça-feira (20), está apresentando uma série de problemas. Segundo relatos de alguns usuários, um dos principais bugs faz com que partes da área de trabalho parem de funcionar ou simplesmente desapareçam da tela.

Um relatório do Windows Latest sugere que esses problemas afetam apenas aqueles que aplicaram a última rodada de patches para a atualização do Windows 10 de novembro de 2019 e atualização de maio deste ano.

No aplicativo Feedback Hub, que reúne sugestões e críticas de usuários, um relato diz: “Barra de tarefas aparecendo e desaparecendo constantemente, obviamente o Windows Explorer está travando. Isso acontece por cerca de 30 segundos e, finalmente, a área de trabalho é exibida e o Windows Explorer começa a funcionar". 

O usuário em questão informou que, ao desinstalar o patch (KB4579311) para atualização lançado em maio de 2020, o sistema inicializou normalmente. 

Outros problemas

Além das instabilidades na área de trabalho, a atualização também afetou o desempenho de algumas máquinas, que apresentam lentidão e travamentos de tela azul. Outros relatos ainda citam problemas de rede e Internet.

A atualização também afetou o uso de impressoras que, em alguns casos, não podem ser acessadas pelo sistema. Sobre isso, a Microsoft já se manifestou com uma solução simples e rápida: basta desconectar a impressora, reiniciar o PC e reconectá-la.

A expectativa é que a empresa divulgue uma solução mais ampla em breve. Agora, queremos saber: esses problemas também estão acontecendo no seu computador? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo!

https://www.tecmundo.com.br/software/205726-atualizacao-windows-10-tem-causado-bugs-lentidao.htm

11 horas atrás, Stormwatch disse:

obrigado pela sugestao pesquisei sobre as versoes nao sabia que tinha mais :fu:

Windows 10 Home

Esta é a versão mais comum presente em PCs ou notebooks para uso doméstico. Ela possui todos os principais apps para usuários básicos, como o navegador Edge, o Internet Explorer, Email, a Windows Store, etc., assim como compatibilidade total com a plataforma de jogos do Xbox One.

O Home também conta login via reconhecimento facial ou biometria, um modo otimizado para tablets, mas não permite que atualizações de segurança sejam pausadas.

Windows 10 Pro

Possui todas as características do Home, mas traz recursos avançados, como a possibilidade de ingresso em um domínio de rede, como o Azure Active Directory (com suporte a políticas de grupo). Indicado para uso corporativo, ele suporta virtualização via Hyper-V e possui recursos aprimorado de segurança, como o Bitlocker (encriptação de disco).

Ele dá a opção de o usuário agendar a instalação de atualizações, para evitar a reinicialização aleatória do sistema.

Windows 10 Pro for Workstations

Esta versão é indicada para a execução de tarefas pesadas em ambiente corporativo, dando suporte para hardware de ponta, o que inclui processadores para servidores. Nesta versão, você pode utilizar até quatro processadores físicos na mesma placa mãe e até 6 TB de memória RAM, além do sistema de arquivos ReFS.

O sistema possui kernel otimizado para a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, sem que haja perda de desempenho. O acesso aos arquivos é permitido mesmo que o sistema esteja desligado.

Windows 10 Enterprise

Traz todos os recursos do Pro e adiciona mais recursos avançados, que serão úteis a grandes corporações, como o acesso direto para conexão sem uma VPN, AppLocker, compartilhamento de downloads e atualizações com outros PCs da rede, entre outros.

Há também aprimoramentos de segurança relacionados a credenciais dos usuários e limitação de aplicativos que podem ser utilizados.

O Enterprise também oferece a opção de receber apenas atualizações de segurança, a fim de evitar a reinicialização da máquina. Sua licença só pode ser adquirida em volume.

Windows 10 Enterprise LTSC

Esta versão também é indicada para uso corporativo, mas num nível ainda mais sensível, onde apenas atualizações de segurança são necessárias e liberadas a cada dois ou três anos, e garantidas por até 10 anos.

A LTSC é útil em situações em que o hardware da máquina, assim como os aplicativos não serão modificados por muitos anos. A ideia central é que o sistema seja o mais estável possível, sem a inclusão de atualizações que possam comprometer a estabilidade ou compatibilidade dos apps em uso. Ela não possui a loja do Windows.

Windows 10 S mode

Anteriormente chamado de Windows S, esta versão possui recursos limitados, com vários recursos desabilitados por padrão. Aqui só é possível a instalação de apps através da loja do Windows, justamente para manter o sistema leve e seguro. Por isso, ele é indicado para dispositivos educacionais que servirão às crianças. Ele também vem uma assinatura de 1 ano do jogo Minecraft: Education Edition.

Windows 10 Education

Esta versão do sistema foi projetada para grandes estabelecimentos de ensino, como as universidades. Ela possui quase todas as características da versão Enterprise, com a funcionalidade para compartilhamento de recursos em rede. No entanto, nesta versão não é possível optar por receber apenas atualizações de segurança, ou seja, todas os updates de aplicativos e novos recursos serão instalados.

Windows 10 Pro Education

Uma versão própria para educadores, com as características do Educacional, mas desconto na licença e alguns recursos desabilitados por padrão, como a Cortana, a loja do Windows e o Spotlight.

Ela conta com o app “Configurar PC Escolar”, que prepara um arquivo de configuração em um pendrive, que pode ser usado para otimizar o SO para estudantes.

Windows 10 IoT

Este é o Windows indicado para dispositivos que possuem o uso limitado e direcionado, como placas de circuitos universais, incluindo o Intel Galileo e o Raspberry Pi 2.

Esta versão se divide em IoT Core (voltado para sistemas x86, x64 e ARM) e IoT Enterprise (destinado apenas para x86 e x64). O IoT Core é empregado em casas e edifícios inteligentes, vestíveis, sinalização digital, etc. Já o IoT Enterprise é mais usado em caixas eletrônicos, guichês automáticos, dispositivos, médicos, quiosques, entre outros.

Windows 10 Team

Esta versão vem por padrão em dispositivos Surface Hub para uso corporativo. O Surface Hub é um painel com suporte multi toques disponível em dois tamanhos: 55 e 84 polegadas. Ele é compatível com o Microsoft Office, OneNote (para desenhos na tela) e com o Skype Business, além de permitir a visualização e interação de objetos 3D em tempo real.

https://www.tecmundo.com.br/software/144955-windows-10-conheca-diferencas-entre-edicoes-sistema.htm

Edited by Dav

12 horas atrás, Stormwatch disse:

Já usei por um tempo essa versão e realmente só recebe atualizações importantes de segurança. Atualizações com "frescuras" praticamente não vem, parece até que estas a usar a versão inicial do win 10. 

Outro detalhe dele que pode ser um problema a depender do uso, ele não tem suporte para as aplicações universais, daquelas que são adquiridas através da store do windows.

12 horas atrás, Stormwatch disse:

Praticamente todas as funcionalidades que o Office 365 oferece dá para ser fazer através de um navegador.

Em todo o caso pela configuração do pc do @Mega.  deveria conseguir correr o win 10 de boa. Deve ser algum bug como o @Dav citou.

Se não conseguir resolver eu verificaria no gerenciador de tarefas se há algum processo que está a consumir bastante recurso do processador e parar o mesmo para ver se a lentidão para.

1 hora atrás, Jin Kazama disse:

Já usei por um tempo essa versão e realmente só recebe atualizações importantes de segurança. Atualizações com "frescuras" praticamente não vem, parece até que estas a usar a versão inicial do win 10. 

Outro detalhe dele que pode ser um problema a depender do uso, ele não tem suporte para as aplicações universais, daquelas que são adquiridas através da store do windows.

Praticamente todas as funcionalidades que o Office 365 oferece dá para ser fazer através de um navegador.

Em todo o caso pela configuração do pc do @Mega.  deveria conseguir correr o win 10 de boa. Deve ser algum bug como o @Dav citou.

Se não conseguir resolver eu verificaria no gerenciador de tarefas se há algum processo que está a consumir bastante recurso do processador e parar o mesmo para ver se a lentidão para.

Pior que pelo Gerenciador de tarefas não vejo nada que seja realmente um problema... Deve ser mesmo alguma porcaria na atualização como postou o @Dav

nueFqvK.png

8QeF7af.png

4 minutos atrás, Mega. disse:

Pior que pelo Gerenciador de tarefas não vejo nada que seja realmente um problema... Deve ser mesmo alguma porcaria na atualização como postou o @Dav

nueFqvK.png

8QeF7af.png

Pelo jeito é bug mesmo. Remove a última atualização ou faz restauro de estado para uma data antes de quando tu começaste a perceber o problema.

Cara primeira sugestão, windows update n win10 é praticamente um "service pack" disfarçado, cada vez que ocorre, bagunça, tudo, legal é realmente travar esses updates e se realmente precisar atualizar, ir atrás da ultima iso e fazer instalação limpa.
Já tentou DISM ?
https://support.microsoft.com/pt-br/windows/como-usar-o-verificador-de-arquivos-do-sistema-no-windows-10-365e0031-36b1-6031-f804-8fd86e0ef4ca#:~:text=Como usar o Verificador de Arquivos do Sistema no Windows 10,-Windows 10&text=Para saber mais%2C leia Atualizar,trabalho) na lista de resultados.

Onde trabalho, a cada update desses, tem que configurar permissões de rede, para ver nível de merda que é esses updates.

• Like 1

5 horas atrás, Jin Kazama disse:

Maravilha, então podemos ir diretamente à solução: https://www.linuxmint.com/ :assovio:

• Like 2

lembro de um update obrigatorio que mudou o build do win 10

basicamente instalou o win inteiro de novo por cima, demorou pra caceta :lula:

1 hora atrás, Stormwatch disse:

Maravilha, então podemos ir diretamente à solução: https://www.linuxmint.com/ :assovio:

Tem como instalar como segunda opção de boot pra testar?... :lol: 

4 horas atrás, Mega. disse:

Tem como instalar como segunda opção de boot pra testar?... :lol: 

Tem como instalar no pendrive. Ai é soh dar boot no pendrive.

Em 23/10/2020 at 21:58, Stormwatch disse:

Muito maneiro isso!

Lah no trabalho, uma vez de manha, todas as máquinas amanheceram com monitor de tela preta. Ficou muito tempo assim!

Era só o win atualizando! :fodase:

Hoje está desligado a atialização.

Confira a lista completa dos sistemas operacionais mais usados em setembro de 2020:

1. Windows 10 (61,26%);
  2. Windows 7 (22,77%);
  3. macOS X 10,15 (5,115)’
  4. Windows 8.1 (2,99%);
  5. macOS X 10.14 (1,91%);
  6. macOS X 10.13 (1,29%);
  7. Linux (1,14%);
  8. Windows XP (0,78%);
  9. macOS X 10.12 (0,49%);
  10. Windows 8 (0,43%).

Os dados da NetMarketShare são obtidos a partir da análise de dispositivos usados para acesso em dezenas de milhares de sites, com telemetria anônima sendo coletada para obtenção de informações como sistema operacional, tipo de aparelho e navegadores mais utilizados.

https://canaltech.com.br/windows/windows-10-chega-a-61-do-mercado-e-windows-7-tem-supreendente-alta-172670/

Aqui sempre vou fazendo os updates e qcfoda, teve uma vez, num outro notebook que eu tinha, que o service pack travou e nao atualizava, a única forma foi baixar o win10 ja com aquele SP e instalar, fora isso, por enquanto de boas. Kkkk

8 horas atrás, Dav disse:

Confira a lista completa dos sistemas operacionais mais usados em setembro de 2020:

1. Windows 10 (61,26%);
  2. Windows 7 (22,77%);
  3. macOS X 10,15 (5,115)’
  4. Windows 8.1 (2,99%);
  5. macOS X 10.14 (1,91%);
  6. macOS X 10.13 (1,29%);
  7. Linux (1,14%);
  8. Windows XP (0,78%);
  9. macOS X 10.12 (0,49%);
  10. Windows 8 (0,43%).

Os dados da NetMarketShare são obtidos a partir da análise de dispositivos usados para acesso em dezenas de milhares de sites, com telemetria anônima sendo coletada para obtenção de informações como sistema operacional, tipo de aparelho e navegadores mais utilizados.

https://canaltech.com.br/windows/windows-10-chega-a-61-do-mercado-e-windows-7-tem-supreendente-alta-172670/

O Windows 7 não tem mais suporte da Microsoft certo? Pra mim o melhor SO que já utilizei, foi o que me deu menos problemas e sempre leve e estável!

• Like 1

2 horas atrás, Mega. disse:

O Windows 7 não tem mais suporte da Microsoft certo? Pra mim o melhor SO que já utilizei, foi o que me deu menos problemas e sempre leve e estável!

Olá,

Com essa tabela aí, a dominação da Microsoft em S.O. é incrível. Mesmo depois desse tempo todo, o Linux não chega nos 2%.

Realmente o Windows 7 é um SO excelente. Assim como o XP também era.

Se a tabela aí incluísse dispositivos móveis, o Android (que é derivado do Linux) bate o Windows.

• Like 1

7 horas atrás, Mega. disse:

sim a ultima atualizacao que recebi foi do microsoft edge e neste mes do antivirus do windows

1 hora atrás, Stormwatch disse:

Se a tabela aí incluísse dispositivos móveis, o Android (que é derivado do Linux) bate o Windows.

e eu tambem pensei nisso

• Like 1

14 horas atrás, Mega. disse:

Hoje o Windows 10 está bom também! No primeiro ano deu problema pra caralho! Mas agora está mais estável. Hoje, se o usuário tem um computador bom, indico mais o Windows 10 mesmo, por ter uma usabilidade um pouco melhor. Contudo, se a máquina for um pouco antiga, prefiro o Windows 7. 

Tenho um laptop mais antigo que estava com Win 10. Minha mulher encaralhou ele de vírus e ele já estava lerdo. Fiquei puto e instalei o Windows 7. CARA, ficou incrivelmente mais rápido!

O pc do trabalho é bem mais novo e fuderoso - 16 GB de memória e I7 recente. Então o Windows 10 aqui é bem rápido.

Novidades aqui, dei uma ajeitada na inicialização do sistema e tirei uma bagaceira de processos que estavam iniciando junto com o Windows (não sei se desativei algo realmente importante) :fodase:

Driver da placa de vídeo estava desatualizado já atualizei.

Outro problema acho que o wi-fi aqui de casa está ruim e causa boa parte da lentidão pois usar o Office 365 e programas como Dropbox e Google Drive por navegador demanda muito da rede. Vou tentar cabear o note pra ver se isso melhora.

• Like 1

2 horas atrás, Mega. disse:

Novidades aqui, dei uma ajeitada na inicialização do sistema e tirei uma bagaceira de processos que estavam iniciando junto com o Windows (não sei se desativei algo realmente importante) :fodase:

Outro problema acho que o wi-fi aqui de casa está ruim e causa boa parte da lentidão pois usar o Office 365 e programas como Dropbox e Google Drive por navegador demanda muito da rede. Vou tentar cabear o note pra ver se isso melhora.

Um amigo vem falou que tem um tipo de roteador dual band que é bizarramente superior aos normais. Pode ajudar!

Ele é o cara da infra da minha empresa. E quando ele colocou esse roteador na casa dele, a melhora foi bem significativa. Hoje ele até joga bem online na wifi.

• Like 1

5 horas atrás, Mega. disse:

cara, ve alguns videos no youtube de como otimizar o windows

infelizmente o win10 vem com um monte de lixo desnecessário

tipo a cortana... utilidades xbox... windows store... update de office (e update de vários outros programas)

atualização de status para a microsoft... apps em segundo plano... menu iniciar dinâmico...

• Like 1