Jump to content
Sign in to follow this  
Mega.

Ajuda com Notebook muito lento.

Recommended Posts

10 horas atrás, Snayperskaya disse:

Backup, formata (recomendo a versão 1909 do Windows), passa o ShutUp10 (https://www.oo-software.com/en/shutup10) e pronto.

Estou na versão 2004, não tem como fazer downgrade né? Melhor limpar tudo!

2 horas atrás, Snayperskaya disse:

o programa é di gratis, não precisa ser instalado, e te ajuda a tirar toda a tralha inútil sem precisar usar prompt ou etc?

muito bom pra ser verdade não? que que ele ganha em troca?

1 hora atrás, Daileon disse:

Algum motivo pra sugerir essa versão em específico?

Estabilidade, pelo que observo nos fóruns que frequento. A 2004 tem alguns problemas com drivers também.

1 hora atrás, BarMac disse:

o programa é di gratis, não precisa ser instalado, e te ajuda a tirar toda a tralha inútil sem precisar usar prompt ou etc?

muito bom pra ser verdade não? que que ele ganha em troca?

Acho que você citou a mensagem errada.  O programa que remove as tranqueiras do Windows é da OO Software, empresa alemã de software para plataformas Microsoft que tem bastante tempo de estrada.

https://www.oo-software.com/en/company

Não entendi o espanto, visto que muitas empresas de software fornecem ferramentas gratuitas (Paragon, Acronis, Kaspersky, etc).

Pra usar o ShutUp10 bata ir em "Actions" -> "Apply only recommended settings" e fechar o programa que ele executa os ajustes.

Edited by Snayperskaya

eu entendi o espanto

acho saudavel esse tipo de pensamento nos dias de hj

vou pisando em ovos tmb com essas coisas

pode ate funcionar, mas eu me informo até o ultimo, testo antes em hard obsoleto, em desuso, etc

quem anda pelo "lado cinza" da internet aprende essas coisas na marra, desde os primordios das "andanças"

Edited by burn

17 horas atrás, Snayperskaya disse:

Backup, formata (recomendo a versão 1909 do Windows), passa o ShutUp10 (https://www.oo-software.com/en/shutup10) e pronto.

Aqui costumo fazer na unha pelos motivos citados pelo burn. Só que é naquelas, a cada release nova precisa ir nas configs e revisar, sempre aparece opção nova que caga config antiga...

19 horas atrás, Snayperskaya disse:

Não sei qual é a bruxaria mas realmente esse software manda o Windows 10 calar a boca! :lol:  Deu uma boa melhorada aqui. Acho que no final das contas era uma questão de ajustar o sistema pra deixar mais redondo. 

Infelizmente não tenho tempo como os camaradas de buscar soluções na unha ou me aprofundar nas questões do sistema. A gente vai ficando velho e com filho o tempo de se aprofundar nas coisas acaba...

Essa dica é válida se o comentário viesse de um aleatório da internet. Eu indico esse app por ser de uma empresa renomada e já o uso há algum tempo pra facilitar a coisa em instalações novas.

• Like 1

18 minutos atrás, Mega. disse:

Não sei qual é a bruxaria mas realmente esse software manda o Windows 10 calar a boca! :lol:  Deu uma boa melhorada aqui. Acho que no final das contas era uma questão de ajustar o sistema pra deixar mais redondo. 

Infelizmente não tenho tempo como os camaradas de buscar soluções na unha ou me aprofundar nas questões do sistema. A gente vai ficando velho e com filho o tempo de se aprofundar nas coisas acaba...

Fazer backup e reinstalar o Windows é mais rápido que fazer um troubleshoot por algumas vezes. Ainda mais se o sistema tiver bastante tempo de instalado.

28 minutos atrás, Stormwatch disse:

De qualquer forma, faça um pen drive com Linux e dê uma experimentada. :assovio:

Pode fazer um com uma instalação do WinToGo também :assovio:

17 horas atrás, Snayperskaya disse:

Essa dica é válida se o comentário viesse de um aleatório da internet. Eu indico esse app por ser de uma empresa renomada e já o uso há algum tempo pra facilitar a coisa em instalações novas.

vlw, não critiquei no sentido de ofender não, foi só desconhecimento da ferramenta. vou testar aqui

no windows 7 e na época do xp tambem fazia alterações mas seguindo dicas de sites e revistas da época.

o slax linux e muito básico? gosto dele...

Slax.jpg

https://www.slax.org/

tenho o dvd do satux linux veio com o notebook da cce achei bacana tambem.Nao sei se esta correto mas e um SO feito no Brasil e li em algum lugar que foi em uma faculdade da região sul ou sudeste(desculpe nao lembro bem e somente veio o disco e um serial e nada mais) nao possui mais suporte pelo que li.

satux.png

Satux é uma distribuição de Linux brasileira, com base no Debian. Um sistema muito simples com foco para o usuários final. A interface do Satux é uma personalização do Gnome bem parecida com o Windows XP.

Edited by Dav

5 horas atrás, Dav disse:

no windows 7 e na época do xp tambem fazia alterações mas seguindo dicas de sites e revistas da época.

o slax linux e muito básico? gosto dele...

Slax.jpg

https://www.slax.org/

tenho o dvd do satux linux veio com o notebook da cce achei bacana tambem.Nao sei se esta correto mas e um SO feito no Brasil e li em algum lugar que foi em uma faculdade da região sul ou sudeste(desculpe nao lembro bem e somente veio o disco e um serial e nada mais) nao possui mais suporte pelo que li.

satux.png

Satux é uma distribuição de Linux brasileira, com base no Debian. Um sistema muito simples com foco para o usuários final. A interface do Satux é uma personalização do Gnome bem parecida com o Windows XP.

Use distros baseadas no Ubuntu que são mais amigáveis como o Linux Mint ou use o Manjaro e faça pontos de restauração de sistema antes de atualizar ele caso dê pau. Debian é estável, mas os pacotes dele são muito velhos. Satux Linux é uma distro horrível...

Edited by P-Chan
Linux rocks!

1 hora atrás, P-Chan disse:

Use distros baseadas no Ubuntu que são mais amigáveis como o Linux Mint ou use o Manjaro e faça pontos de restauração de sistema antes de atualizar ele caso dê pau. Debian é estável, mas os pacotes dele são muito velhos. Satux Linux é uma distro horrível...

Ubuntu é baseado em Debian, cara.

2 horas atrás, Luiz Claw disse:

Ubuntu é baseado em Debian, cara.

Ser baseado no Debian não significa ser Debian. Ubuntu é totalmente diferente do Debian. Os pacotes dele são incompatíveis com o Debian(com excessões). Até o método de upgrade de uma versão antiga de distro pra recente é diferente. Ubuntu é Baseado sempre no Debian Sid mas não é Debian. Debian é bastante estável no ramo Stable só que os pacotes são muito velhos...

É a mesma coisa você dizer que Manjaro é Arch Linux.

Edited by P-Chan

2 horas atrás, P-Chan disse:

Ser baseado no Debian não significa ser Debian. Ubuntu é totalmente diferente do Debian. Os pacotes dele são incompatíveis com o Debian(com excessões). Até o método de upgrade de uma versão antiga de distro pra recente é diferente. Ubuntu é Baseado sempre no Debian Sid mas não é Debian. Debian é bastante estável no ramo Stable só que os pacotes são muito velhos...

É a mesma coisa você dizer que Manjaro é Arch Linux.

Não chega a ser esse "totalmente diferente" não. A maior parte dos manuais que precisei seguir para instalar um programa de terceiro no Ubuntu ensinavam falando que era para o Debian - que sempre eram compatíveis.

Claro que o Ubuntu é mais parrudo, seguro e profissional. Contudo, ha uma cama baixa bastante significativa igual ao Debian.

Em 27/10/2020 at 17:51, Snayperskaya disse:

certo, good point

e vc estava certo sobre ele citar a resposta mencionando o app errado

Edited by burn

A crítica que tenho para Linux é sempre a mesma:

Funciona muito bem até o dia que tu precisa instalar um periférico ou hardware que não tenha driver para a versão do kernel que você está usando. Vale mais apena formatar e instalar uma versão com os drivers que precisa ou fazer o "doutorado" de compilação de drivers para a instalação atual. 

Edited by Lupino

2 minutos atrás, Lupino disse:

A crítica que tenho para Linux é sempre a mesma:

Funciona muito bem até o dia que tu precisa instalar um periférico ou hardware que não tenha driver para a versão do kernel que você está usando. Vale mais apena formatar e instalar uma versão com os drivers que precisa ou fazer o "doutorado" de compilação de drivers para a instalação atual. 

Já passei muito por isso ai! Mas essa parada vem mudado muito ultimamente.

Pra mim, HOJE, o maior problema são os jogos. Isso ainda está engatinhando devagar. Mudou um pouco, mas ainda é fraco.

• Upvote 1

Em 26/10/2020 at 11:47, Luiz Claw disse:

Hoje o Windows 10 está bom também! No primeiro ano deu problema pra caralho! Mas agora está mais estável. Hoje, se o usuário tem um computador bom, indico mais o Windows 10 mesmo, por ter uma usabilidade um pouco melhor. Contudo, se a máquina for um pouco antiga, prefiro o Windows 7. 

Tenho um laptop mais antigo que estava com Win 10. Minha mulher encaralhou ele de vírus e ele já estava lerdo. Fiquei puto e instalei o Windows 7. CARA, ficou incrivelmente mais rápido!

O pc do trabalho é bem mais novo e fuderoso - 16 GB de memória e I7 recente. Então o Windows 10 aqui é bem rápido.

Bah, na boa, Win10 PRA MIM é um vista/8,1 que as pessoas aceitaram por serem gado, negocio esta cada dia mais bugado e cada update, ou tu te atualiza em tudo (ate mesmo drivers) ou vai dar ruim em algo.
Pensa que até para "hardware pirata"(controles usb para ps2, receiver paralelo de 360...) eles correram atrás para sabotar...

1 hora atrás, DHX disse:

Bah, na boa, Win10 PRA MIM é um vista/8,1 que as pessoas aceitaram por serem gado, negocio esta cada dia mais bugado e cada update, ou tu te atualiza em tudo (ate mesmo drivers) ou vai dar ruim em algo.
Pensa que até para "hardware pirata"(controles usb para ps2, receiver paralelo de 360...) eles correram atrás para sabotar...

Realmente passei por um longo período com problemas de update - principalmente naquela época que você podia pegar de graça o Windows 10 se você tivesse uma versão anterior. De tanta merda que dava ao reiniciar o computado, cheguei até a desinstalar no passado. Me atrapalhou pra caralho os meus projetos pessoas! Fiquei com raiva pra caralho!

Contudo, há mais ou menos 1 ano e meio, voltei a utilizar Win 10 por conta do trabalho - me deram uma máquina com ele. A burocracia me prendeu a ele. E cara, não tenho o que reclamar! Estou há 1 ano e meio sem bugs - parece até reunião de AA. :foreveralone:

Quando tento pegar um Windows mais antigo agora, tenho problemas com usabilidade. No 10, você abre qualquer programa muito rápido! A barra de busca no menu iniciar é muito boa! Você consegue encontrar rápido qualquer configuração!

Eu já nunca tive problemas com windows-10, sempre muito estável e sempre a receber todas as actualizações. Inclusive acho o win 10 o mais seguro e estável de todos.