Jump to content

GDI Shrink - O Salva espaço do GDEMU/Dreamshell

Recommended Posts

GDI Shrink é um método para você reduzir o tamanho dos .GDI dos jogos e rodar pelo GDEMU/DreamShell/EMU 

ELE NÃO REDUZ QUALIDADE DE ÁUDIO E VÍDEOS  como era feito antigamente nas rip piratas em CD.

O que ele faz? Ele retira arquivos desnecessários que não atrapalha* o jogo para rodar no GDEMU  como dummy files e outros que só são necessários para rodar via disco

Para se ter uma ideia, há jogos que o tamanho do GDI foi reduzido para mais da metade e outros algums MB.

Veja o exemplo de alguns jogos meus reduzidos:

• Cyber Troopers - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 973MB
  • Cosmic Smash - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 49 MB :o
  • Sonic Adventure  - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 985MB
  • F355 Challenge -  tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 346,28MB 
  • Daytona USA 2001 - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 567MB
  • Power Stone  - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 121 MB 
  • Crazy Taxi - tamanho original: 1.10GB / Reduzido: 100MB :o

É considerável a redução!  Eu tenho um SD de 128 GB que agora com + de 110 pastas tem 58GB livres. antes com 103 estava sobrando apenas 2,8GB!

Todo o processo é bem simples tanto a instalação e a conversão, só precisa de atenção para marcar as opções certas. Chega de papo e vamos ao que interessa. Como reduzir o tamanho dos arquivos GDI de Dreamcast.

INSTALANDO OS PROGRAMAS

Você vai precisar de 3 programas: Pyton, Git e GDI Shrink

Ao começar instalar o Python, vai abrir uma janela e deixe marcada estas opções da imagem abaixo

Z7XNLFo.png

Se tiver com o X vermelho na opção "Add pyton.exe to path" , clique nesta opção e selecione "Entire feature will be installed on local Hard Drive"
Vá avançando dando ok deixando as outras opções marcadas automaticamente (se aparecer) até o fim da instalação.  

Ao instalar, irá abrir uma janela de opção de componentes para instalar

agLwp6Z.png

Confirme se as seleções estão marcadas igual da foto, principalmente o GIT BASH HERE e o GIT GUI HERE .
Vá avançando dando ok deixando as outras opções marcadas automaticamente (se aparecer) até o fim da instalação.  

GDISHRINK + SHRINK_ALL.SH - Clique aqui para Download

Para baixar o Gdishrink + Shrink_all.sh clique no botão verde Code e depois em Download

UVEqGJK.png

Após baixar o arquivo .zip ,extraia para uma pasta e pronto. Normalmente ao baixar o .zip ele vem com o nome "gditools-master"

Como reduzir os GDI:

Há dois modos de reduzir o tamanho:

• 1 - Convertendo um simples jogo

Copie a pasta  do jogo em GDI e coloque dentro da pasta  "gditools-master"
Clique com o direito em cima da pasta do Jogo e selecione: GIT BASH HERE
Ao abrir uma tela de prompt Digite: sh shrink_all.sh e dê enter.

Vá dando Enter até aparecer a opção: "How Many Threads would you like to use (recommend 2 for HDDS and 10 for SSds):"  Significa quantas execuções por vez. O programa recomenda 2 para HDD/10 para SSD. 

Após isto ele vai começar a converter e pronto!

JW3iAv7.jpg

• 2 - Convertendo vários jogos

Pegue os arquivos da pasta "gditools-master" e cole dentro da onde está os seus jogos em GDI.

Clique no arquivo "shrink_all"

Vai abrir o Prompt igual a tela anterior. não será necessário digitar "sh shrink_all.sh" apenas clique em enter até chegar na opção de quantas execuções por vez (How many Threads..) Estando tudo certo começa a conversão de todos os jogos de uma vez e só alegria.

i7gIKQU.jpg

Eu fiz este segundo método direto no SD do Dreamcast que já estava com os arquivos todos prontos do GDMENU  (aquele que renomeia as pastas em números  02,03 etc.)

Para fazer assim você tem que retirar a Pasta 01 (que é o menu do GDEMU), jogos no formato .CDI, GDI da Atomiswave, etc... deixando apenas GDI de jogos do Dreamcast.

Copie todos os arquivos da pasta "gditools-master" e cole dentro do seu SD. Clique no shirink all e pronto! Vai converter todos os jogos de uma vez.

Depois delete os arquivos do programa e volte com a PASTA 01 e os jogos que retirou. Coloque no Dreamzão e jogue!

OBSERVAÇÃO

* Nem tudo são flores! Alguns jogos não funcionam reduzidos dando tela preta dentro do menu do GDEMU, não incializando, carregando loading etc.

Para estes jogos que não rodarem é só voltar com o GDI antigo e pronto.  Testei alguns jogos e fiz uma lista abaixo dos que rodaram e não. Caso tenha algum jogo que não esteja na lista ou não foi testado, recomendo que faça o backup antes de reduzir.

Segue uma lista de jogos testados:
Em Azul todos que funcionam / Vermelho os que travaram / Preto os não testados

Spoiler

Lista de jogos:

Em Azul todos que funcionam / Vermelho os que travaram / Preto os não testados

• 18 Wheller American Pro Trucker
  • Alien Front Online
  • Armada - Trava no Loading da primeira fase
  • Army Men Sarges Heroes
  • Bangai O
  • Bomberman Online
  • Border Down
  • Bust a Move 4 - Trava no menu do GDEMU
  • Buzz Lightyear of Star Command
  • Cannon Spike
  • Capcom Vs SNK
  • Capcom Vs SNK PRO J
  • Capcom Vs SNK 2
  • Championship Surfer - Trava no menu do GDEMU
  • Charge N Blast
  • Chu Chu Rocket
  • Cool Cool Toon
  • Cosmic Smash
  • Crazy Taxi
  • Crazy Taxi 2
  • Cyber Troopers Virtual  - On Oratorio Tangram
  • Darkstalkers Vampire Chronicle
  • Daytona USA 2001
  • Dead or Alive 2
  • Donald Duck Going Quackers
  • DUX
  • Dynamite COP
  • Fast Striker 1.5
  • F355 Challenge
  • Fighting Force 2
  • Fighting Vipers 2
  • Frogger 2 - Trava no menu do GDEMU
  • Fur Fighters
  • Garou Mark of the Wolves
  • Gauntlet Legends
  • Giga Wing 2
  • GTA 2
  • Guilty Gear X - Trava no menu do GDEMU
  • Gunbird 2
  • Gundam Side Story 0079 Rise From The Ashes
  • Headhunter Disc 1 e 2
  • Heavy Metal Geomatrix
  • Ikaruga - Não inicia
  • Incoming
  • Jet Grind Radio
  • Jojo’s Bizarre Adventure
  • Legacy of Kain: Soul Reaver
  • Looney Tunes Space Race
  • Maken X
  • Mars Matrix
  • Marvel Vs Capcom 1
  • Marvel Vs Capcom 2
  • Matt Hoffman BMX - Trava no menu do GDEMU
  • MDK 2
  • Millenium Racer – Y2K Fighters
  • Millenium Soldier
  • Mortal Kombat GOLD
  • MR. Driller
  • NBA SHOWTIME NBA on NBC
  • Neo Golden Logres
  • Neo XYX
  • Next Tetris Online Edition - Não inicia
  • Outtrigger
  • Phantasy Star Online
  • Plasma Sword
  • Power Stone
  • Power Stone 2
  • Pro Pinball Trilogy
  • Project Justice Rivals Schools
  • Propeller Arena
  • Rainbow Cotton
  • Psychic Force 2012
  • Quake 3 Arena
  • Rayman 2 The Great Escape
  • Re-volt
  • Ready 2 Rumble Boxing Round 2
  • Red Dog Superior Firepower
  • Resident Evil Code Veronica Disc 1 e 2
  • REZ
  • Samba de Amigo
  • Samba de Amigo V2
  • San Francisco Rush 2049
  • Rush Rush Rally Racing
  • Runabout San Francisco - Não inicia
  • Sega Extreme Sports
  • Sega Rally 2 - Não inicia
  • Sega Smash pack
  • Sega Tetris
  • Silent Scope
  • Shigami no Shiro 2
  • Slave zero
  • Soldier of Fortune
  • Sonic Adventure
  • Sonic Adventure 2
  • Soul Calibur
  • Spawn In The Demons Hand
  • Speed Devils Online
  • Spider-Man
  • Sports Jam
  • Star Wars Episode 1 Jedi Power Battles
  • Star Wars Racer
  • Starlancer
  • Street Fighter Alpha 3 
  • Street Fighter Alpha 3 Saiko-Dojo
  • Street Fighter 3 Double Impact
  • Street Fighter 3 3RD Strike
  • Sturmwing
  • Super Magnetic NEO
  • Super Street Fighter 2X
  • Super Puzzle Fighter 2X English Translation
  • Suzuki Alstare Extreme Racing
  • Sword of The Berserk Guts Rage
  • Tech Romancer
  • The King Of Fighters 2000
  • The King Of Fighters 98 Dream Match
  • The King Of Fighters 99 Evolution
  • The Last Blade 2
  • Time Stalkers
  • TNN Motorsports Hardcore Heat
  • Tokyo Extreme Racer 2
  • Tony Hawk Pro Skater 1
  • Tony Hawk Pro Skater 2
  • TrickStyle
  • Triggerheart Exellica
  • Toy Commander
  • Toy Racer
  • Toy Story 2
  • UFC Ultimate FIghting Championship
  • Under Defeat
  • Vigilante 8
  • VIrtua Striker 2
  • Virtua Striker 2 Jap
  • Virtua Striker 2 Ver 2000.1
  • Virtua Tennis 1
  • Virtua Tennis 2
  • Volgarr
  • Wetrix Plus
  • Worms Armageddon - Inicia e trava
  • YS Game Works Vol 1
  • Zero Gunner 2
  • Zombie Revenge

Outro erro que apareceu comigo foi o de após digitar o "sh shrink_all.sh" dar um erro : sh: shrink_all.sh: No such file or directory . Caso isto aconteça só fazer o método 2 (que foi assim que eu descobri ele rsrs)

E é isso, Hill recomenda demais! Muito fácil de fazer, praticamente tudo automatizado. Agradeço ao @E182 por me mostrar este esquema e testar jogos também!

Vamos fazer esta lista ficar maior! Peço pra galera que fizer este método e testar os jogos falar pra gente o resultado. Vou testando mais da lista para atualizar também.

Edited by Hill top zone
  • Like 3
  • Replies 57
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para quem tem ou vai adquirir um GDemu e tá com preguiça de inserir os games, Aqui tem um PACK pronto ByAlvro https://www.arcadepunks.com/the-best-dreamcast-gdemu-collection-v3-joao-alvaro/

GDI Shrink é um método para você reduzir o tamanho dos .GDI dos jogos e rodar pelo GDEMU/DreamShell/EMU  ELE NÃO REDUZ QUALIDADE DE ÁUDIO E VÍDEOS  como era feito antigamente nas rip piratas em C

Boa!  @Hill top zoneaprendeu rapidinho.. Só precisei ensinar 4 vezes!  Este método realmente salva muito espaço no SD.. Abrindo precioso espaço para as novas conversões dos jogos de atomiswav

O GDEMU sofrerá uma melhoria de carregamento dos Jogos usando este método?
Eu sei que quanto mais Jogos colocamos no cartão mais demorado é o carregamento. Então a minha pergunta é de fato, saber se o tamanho dos arquivos é o causador do carregamento mais longo ao iniciar.

13 minutos atrás, jairisongs disse:

O GDEMU sofrerá uma melhoria de carregamento dos Jogos usando este método?
Eu sei que quanto mais Jogos colocamos no cartão mais demorado é o carregamento. Então a minha pergunta é de fato, saber se o tamanho dos arquivos é o causador do carregamento mais longo ao iniciar.

Não alterou nada a velocidade ao iniciar. Pra mim sempre foi rápido! Está da mesma forma que era antes. o iniciar e o loading do jogo.

Lembrando que eu transferi os jogos para o SD utilizando um programa "GDMENU", que vc cria a lista, altera o nome e tudo mais. Tem gente que faz na mão. colocando os arquivos direto no sd.

Edited by Hill top zone
36 minutos atrás, Hill top zone disse:

Não alterou nada a velocidade ao iniciar. Pra mim sempre foi rápido! Está da mesma forma que era antes. o iniciar e o loading do jogo.

Lembrando que eu transferi os jogos para o SD utilizando um programa "GDMENU", que vc cria a lista, altera o nome e tudo mais. Tem gente que faz na mão. colocando os arquivos direto no sd.

Entendi. Eu me referi mesmo ao loading da lista de Jogos.
Quanto mais Jogos, maior o tempo de inicialização do cartão. Atualmente o meu SD está com mais de 160 Jogos, entre Jogos de NEOCD (pack maroto) e Jogos do próprio SDC. E demora um tempinho considerável agora abrir essa lista. Usei o GDEMU manager, mas é meio problemático. Agora vou pondo Jogos no SD direto mesmo.

Em 17/11/2020 at 11:40, jairisongs disse:

Entendi. Eu me referi mesmo ao loading da lista de Jogos.
Quanto mais Jogos, maior o tempo de inicialização do cartão. Atualmente o meu SD está com mais de 160 Jogos, entre Jogos de NEOCD (pack maroto) e Jogos do próprio SDC. E demora um tempinho considerável agora abrir essa lista. Usei o GDEMU manager, mas é meio problemático. Agora vou pondo Jogos no SD direto mesmo.

Cara, algo errado não está certo! Olhou se pode ser a formatação Fat32 do seu SD, ou o próprio se não é pirata ou está corrompido alguma parte etc? O arquivo do menu do GDEMU esta blz e o correto?

Pois o programa que eu uso (que eu acho que o @E182 usa também) não é problemático. Super de boa para fazer o que eu quiser na lista, como ordem de onde o jogo aparece. Eu coloquei por exemplo os do Dreamcast em alfabética e embaixo o do AW. Renomeei, coloquei caracteres [ ] e tudo mais. 

Baixa este que eu uso: GDEMU_SD 1.10 | 24-04-2018 e joga os games de novo lá.

https://github.com/esc0rtd3w/dreamcast-tools/blob/master/unsorted/GDEMU_SD.rar

Edited by Hill top zone
33 minutos atrás, jairisongs disse:

Estou usando um SDXC de 256gb original.
Assim que chegar em casa eu vou verificar se essa é a mesma versão que estava usando antes.

Eu tive alguns problemas com o gdemu sd.. Ele travava e bagunçava a lista.. As vezes o gdemu demorava abrir a lista de jogos etc.. 

O problema realmente era o Sd.. Formatei ele do zero.. E aproveitei e fiz esse procedimento de fazer shrink nas gdi.. 

Ficou ótimo.. Lista de jogos aparece rapidamente e nunca mais travou o gdemu sd (lembro que lá tem uma opção para abrir a lista rapidamente (fast alguma coisa). 

Não sei se tem a ver.. Mas antes de formatar o sd.. Para minimizar os erros.. Eu fechava as janelas do Windows Explorer antes de iniciar o processo do gdemu sd.. Não sei se é só impressão.. Mas minimizava os problemas.. E depois de formatado.. Continuo fazendo isso.. E nunca mais deu bug. 

• Upvote 1

Que bom! Vou fazer isso algum dia...

Mesmo eu usando um HD de 320Gb tenho que ficar tirando e colocando jogos pois o espaço para deixar os jogos "úteis" (aqueles que jogo sempre, não finalizados etc) esta sempre crítico!

20 horas atrás, jairisongs disse:

Estou usando um SDXC de 256gb original.
Assim que chegar em casa eu vou verificar se essa é a mesma versão que estava usando antes.

Se bobear, faz um backup dele formata e instala tudo usando este GDmenu e uma versão atualizada do programa do GDemu

Aproveita e já passa o Shrink tb.

1 hora atrás, Megaman disse:

Que bom! Vou fazer isso algum dia...

Mesmo eu usando um HD de 320Gb tenho que ficar tirando e colocando jogos pois o espaço para deixar os jogos "úteis" (aqueles que jogo sempre, não finalizados etc) esta sempre crítico!

Cara faça o quanto antes! Eu enrolava pacas falando que um dia ia fazer e tals achando que ia ser complicado etc e ficava deletando uns e colocando outros.... Noh arrependi de ter demorado. Ter espaço é o canal, e usando o esquema de converter tudo de uma vez é melhor ainda!

1 hora atrás, PekSGN disse:

parabéns heim pepoles :) , show demais.

Olá, eu sou o Hill top, criador do faq do GDI Shrink em PT-BR. Prazer.

Valeuz! Hill.

Dreamzão num morre né até nisso rsrs.

• Like 1
4 horas atrás, Aldighieri disse:

E depois de todo esse trampo, ta jogando ou só fica passando joguinho pro SD? :troll_face:

Depois de lotar o Sd.. É hora de guardar o Drimzão... Até comprar um sd maior e voltar a colocar jogos :fodase:

1 hora atrás, E182 disse:

5 horas atrás, Aldighieri disse:

E depois de todo esse trampo, ta jogando ou só fica passando joguinho pro SD? :troll_face:

Como adivinhou?

1 hora atrás, E182 disse:

Depois de lotar o Sd.. É hora de guardar o Drimzão... Até comprar um sd maior e voltar a colocar jogos :fodase:

Pessoal, uma dica importante.

Meu GDEmu chegou ontem e fui baixar alguns jogos no CDRomance. Após a explicação desse tópico cheguei a conclusão de que lá eles já upam os jogos após fazer a o shrink. Porque baixei o Crazy Taxi em CDI lá com 100mb, como o Hill Top mencionou.

Então uma dica seria baixar lá, acho que eles devem fazer o processo em todos os jogos de Dream.

59 minutos atrás, Rock Matsuyama disse:

Pessoal, uma dica importante.

Meu GDEmu chegou ontem e fui baixar alguns jogos no CDRomance. Após a explicação desse tópico cheguei a conclusão de que lá eles já upam os jogos após fazer a o shrink. Porque baixei o Crazy Taxi em CDI lá com 100mb, como o Hill Top mencionou.

Então uma dica seria baixar lá, acho que eles devem fazer o processo em todos os jogos de Dream.

Cara sua conclusão tá errada. E este método do GDShrink é só com GDI.

Eu acabei de baixar do Site a GDI e CDI do CT  pra testar. Sim, a GDI está com 84,63 mb MAS ZIPADA, ao extrair vai para 1.10 GB. E a CDI  ZIPADA tem 67,2mb ao extrair vai para 776mb. 

De cara te falo pra não confiar em um CDI com 100 MB extraído, Se não for um jogo pequeno HB, com certeza é aquelas rip fuleragem de quando comprávamos no camelô pq o CD não cabia todo o jogo.

E outra coisa, já que você está com GDEMU, baixa os Jogos no formato GDI. É 100% fiel ao GDROM original, sem perda de qualidade de áudio e vídeo que as vezes a galera têm que colocar para caber no CDI e gravar.  

E ao usar GDI  no GDEMU tem funções a mais como o In Game Reset e voltar para o menu do GDEMU. CDI no GDEMU é só se o jogo não tiver GDI como Os novos, Propeller Arena ou algum mod/hack como a tradução do Super Street/Puzzle, Etc

Aproveitar e deixar pra galera sites para baixar GDI de qualidade:

https://the-eye.eu/public/rom/Sega Dreamcast/
https://cdromance.com/dc-iso/?sorted=alpha

• Like 1
4 horas atrás, Rock Matsuyama disse:

Cara me desculpa, eu falei errado no primeiro post. Eu baixei Crazy Taxi lá em GDI, não em CDI. O GDI de lá tem 100mb igual ao seu quando você fez o Shrink. Por isso tinha chegado nessa conclusão. Foi falha na digitação aqui :blush:

Mas baixei o GDI de lá e ele tem 1.10 GB. Ele zipado que tá 100 mb