Jump to content

Tá complicado gostar de colecionar

setzer
 Share

Recommended Posts

Eu fiz a besteira de começar no colecionismo ano passado, no começo da Pandemia, embora tenha conseguido muita coisa rara a preços modicos, eu percebi que esta cada vez mais dificil e concorrido conseguir algo.

Primeiro por causa do dolar tudo subiu muito, muito mesmo, é surreal ver um jogo de pokemon que vendeu pra caralho ser vendido a 500 reais e ser chamado de raro.

Segundo, o povão descobriu o colecionismo, aqueles que pegam itens em feira de rolos, depositos de sucata e lixões da vida, pegam o item de lá e anunciam na internet por 20x seu preço, não dao sequer uma limpada no item, mts vem em estado lastimavel, sem teste, sem um minimo cuidado, so o preço que é vendido a preço de item usado em estado de novo, assim, quando aparece um item num preço bom, os scalper correm pra comprar e revender, então voce precisa mesmo ser rapido e ficar o tempo todo garimpando antes que um revendedor corra e pegue o produto pra por a venda pelo maior preço que puder colocar.

Terceiro, Mercado Livre. um dos maiores sites de venda de coisas usadas cobra uma taxa alta, logo, isso é repassado ao comprador, e isso impacta na formação do preço, já que muitos se baseiam no preço de lá para anunciar em outras plataformas que nao cobram comissao, aumentando o preço de todas as plataformas. 

Tá cada vez mais desanimador entrar na OLX e ver por exemplo, o game boy classic com a tela zoada e toda arranhada,  sem a tampa de pilhas e com problemas no som, sendo vendido a 600 reais, chamado de reliquia.

Enfim, eu ainda passo um tempo consideravel garimpado em sites de venda e marketplaces da vida, e aos poucos a colecao aumenta, mas sinceramente, penso em vender tudo e voltar aos emuladores e everdrives da vida mesmo, pq é desanimador pra quem quer colecionar...

D9lU9lA.jpg

Edited by Silas®
  • Like 3
  • Upvote 1

Em 28/09/2021 at 11:53, Hill top zone disse:

Já tentaram fazer isto

image.jpeg.c18194693ca10289e25009f9bc855e45.jpeg

Putz, lembrei de onde conheço esse cara. Ele era moderador de um dos maiores grupos de vendas do facebook, ano passado ele começou a faze um lobby gigantesco defendendo a ceritificação de jogos retro, tal qual nos EUA, mostrando os valores astronomicos que esses jogos selados por alguma certificadora chegava nos leiloes do Ebay, agora faz sentido, ele tava era legislando em causa propria kkk.

Em 28/09/2021 at 16:16, PekSGN disse:

hoje em dia eu ouço "colecionismo" eu ja penso naquele programa "Acumuladores Compulsivos" que passa no A&E :lol: , ainda bem que jogo acumulado não enche de fezes e ratos mortos :lol: 

Kkkkk, cara esse programa me irrita, os veio fdp não larga as tranqueiras nem fodeno, hj a tarde estava passando, o veio nao deixava jogar fora uma caixa de papelão, a pa pqp, e é bem parecido com o colecionismo de retro atual, uma coisa bem doente mesmo. 

Eu larguei mão de colecionar, até tenho meus portáteis, mas parei e me dei por satisfeito.

9 horas atrás, Aldighieri disse:

Kkkkk, cara esse programa me irrita, os veio fdp não larga as tranqueiras nem fodeno, hj a tarde estava passando, o veio nao deixava jogar fora uma caixa de papelão, a pa pqp, e é bem parecido com o colecionismo de retro atual, uma coisa bem doente mesmo. 

Eu larguei mão de colecionar, até tenho meus portáteis, mas parei e me dei por satisfeito.

é foda, é doença mesmo, os caras com caixa de papelão mijada e rato e não conseguem jogar fora, eu fico puto e triste ao mesmo tempo vendo o programa.

19 horas atrás, Silas® disse:

Eu fiz a besteira de começar no colecionismo ano passado, no começo da Pandemia, embora tenha conseguido muita coisa rara a preços modicos, eu percebi que esta cada vez mais dificil e concorrido conseguir algo.

Primeiro por causa do dolar tudo subiu muito, muito mesmo, é surreal ver um jogo de pokemon que vendeu pra caralho ser vendido a 500 reais e ser chamado de raro.

Segundo, o povão descobriu o colecionismo, aqueles que pegam itens em feira de rolos, depositos de sucata e lixões da vida, pegam o item de lá e anunciam na internet por 20x seu preço, não dao sequer uma limpada no item, mts vem em estado lastimavel, sem teste, sem um minimo cuidado, so o preço que é vendido a preço de item usado em estado de novo, assim, quando aparece um item num preço bom, os scalper correm pra comprar e revender, então voce precisa mesmo ser rapido e ficar o tempo todo garimpando antes que um revendedor corra e pegue o produto pra por a venda pelo maior preço que puder colocar.

Terceiro, Mercado Livre. um dos maiores sites de venda de coisas usadas cobra uma taxa alta, logo, isso é repassado ao comprador, e isso impacta na formação do preço, já que muitos se baseiam no preço de lá para anunciar em outras plataformas que nao cobram comissao, aumentando o preço de todas as plataformas. 

Tá cada vez mais desanimador entrar na OLX e ver por exemplo, o game boy classic com a tela zoada e toda arranhada,  sem a tampa de pilhas e com problemas no som, sendo vendido a 600 reais, chamado de reliquia.

Enfim, eu ainda passo um tempo consideravel garimpado em sites de venda e marketplaces da vida, e aos poucos a colecao aumenta, mas sinceramente, penso em vender tudo e voltar aos emuladores e everdrives da vida mesmo, pq é desanimador pra quem quer colecionar...

D9lU9lA.jpg

É que pelo que vi, sua coleção é bem focada em Nintendo, e até hoje não sei por qual motivo, mas qualquer coisa da Nintendo sempre vira raro/caro com o passar do tempo, mesmo que tenha vendido milhões de unidades (vide Pokemon,  como você mesmo disse, ou até mesmo Mario World, que vinha com o console).

13 horas atrás, Aldighieri disse:

Respeita o papelaum, rapaz :jeremias:

• Like 1

Já tenho quase tudo que quero retro mesmo,  continuo garimpando sem pressa.  

Só que concordo que tá tenso pra conseguir certas coisas, e revoltante ver a postura de vendedores e de gente que endossa essa prática de encarecer retro. 

Eu ODEIO papelão. Quando aparece algum lote que tenha algum jogo de SNES, Master ou até mesmo Mega com caixa de papelão eu doo pra outro colecionador e fico com o jogo loose mesmo. Essas caixas são péssimas pra empilhar, ficam feias...

As de plástico eu fico, mas também não faço questão. Por exemplo, cartuchos de Master eu tenho uns 160. Acho que só uns 15 tem caixa plástica, o resto todo é loose.

Edited by ragecom

1 hora atrás, ragecom disse:

Eu ODEIO papelão. Quando aparece algum lote que tenha algum jogo de SNES, Master ou até mesmo Mega com caixa de papelão eu doo pra outro colecionador e fico com o jogo loose mesmo. Essas caixas são péssimas pra empilhar, ficam feias...

As de plástico eu fico, mas também não faço questão. Por exemplo, cartuchos de Master eu tenho uns 160. Acho que só uns 15 tem caixa plástica, o resto todo é loose.

@Minda não curtiu isso. :sarro:

• Like 1

O que fiz com a minha coleção:

Fiquei com os consoles e vendi quase todos os jogos dos aparelhos. Ficando apenas com poucos títulos (tem console que só tenho 1) para demonstrar como era a mídia de cada um e suas variações. Colocando Everdrives/Gdemu no que é possível de lançamento e físico ou destrava. 
Acredito que só o Mega e Master que fiquei com mais fitas por ter jogos que tenho apego emocional. 

Como adquiri mais consoles preciso até fazer um updade do que preciso.

Quem tiver no preço de desapego  um jogo de Wii/Wii U, um Longbox de Saturn e PSX (pode ser baseball ou o que for) Nes/Snes e GBA me fala.

1 hora atrás, ragecom disse:

Cara se conseguir alguma caixa de papelão do Mega me arruma/vende ou o que for?
Do mega só tenho a variação de caixa plástica preta (a mais linda) e a vermelha

Preciso até confirmar como tá a de Master, acho que só tenho 1 de papelão, Branca xadrez e toda azul. Acredito que não tenha aquela de duas cores.

Em 03/10/2021 at 13:53, Silas® disse:

D9lU9lA.jpg

Parabéns SIla! No meio da pandemia adquiriu muita coisa boa!

5 horas atrás, Hill top zone disse:

Cara se conseguir alguma caixa de papelão do Mega me arruma/vende ou o que for?
Do mega só tenho a variação de caixa plástica preta (a mais linda) e a vermelha

Brother, eu até abri aqui um tópico de doação de caixas, e eu cheguei a doar pra alguns caras daqui do fórum. É só pagar o frete e eu mando. Quando aparecer uma caixa de papelão eu coveiro o tópico e marco você ;)

• Like 2
  • Upvote 1

Em 03/10/2021 at 14:04, Silas® disse:

Putz, lembrei de onde conheço esse cara. Ele era moderador de um dos maiores grupos de vendas do facebook, ano passado ele começou a faze um lobby gigantesco defendendo a ceritificação de jogos retro, tal qual nos EUA, mostrando os valores astronomicos que esses jogos selados por alguma certificadora chegava nos leiloes do Ebay, agora faz sentido, ele tava era legislando em causa propria kkk.

CARA mais pu nu cu q existe!

• 3 weeks later...

Foi bom colecionar lá nos idos de 2003, 2004 (quando entrei neste fórum) e fui até 2007, 2008. Não lembro da data exata, mas quando vendi tudo o que tinha, nasci de novo. UM ALÍVIO imenso. Tenho saudades de algumas coisas sim, mas não de acumular fitas. Fitas, fitas, fitas e mais fitas, em gaveteiros, e consoles, e mais consoles, e consoles.

Hoje, vivo da memorabilia virtual mesmo. Para jogar, RÃS. Para apreciar, fotos, imagens e vídeos. Para ler, scans.

• Like 2

4 horas atrás, Pastor Cospefogo disse:

Foi bom colecionar lá nos idos de 2003, 2004 (quando entrei neste fórum) e fui até 2007, 2008. Não lembro da data exata, mas quando vendi tudo o que tinha, nasci de novo. UM ALÍVIO imenso. Tenho saudades de algumas coisas sim, mas não de acumular fitas. Fitas, fitas, fitas e mais fitas, em gaveteiros, e consoles, e mais consoles, e consoles.

Hoje, vivo da memorabilia virtual mesmo. Para jogar, RÃS. Para apreciar, fotos, imagens e vídeos. Para ler, scans.

Hoje tá feio mesmo, qualquer coisa relacionado a coleção os cara coloca "RARO", "PEÇA ÚNICA" e "R$ 200,00 não faço menos" complexo d+

4 horas atrás, Pastor Cospefogo disse:

eu fui me livrar bem depois disso mas digo que o alivio foi enorme também :) .