Jump to content

E a nostalgia da 7ª geração?

Recommended Posts

Sei que nós estamos sempre encantados com os anos 80 e 90, afinal, era quando éramos crianças e o mercado, menos profissional, era bem interessante

Mas vez ou outra eu lembro o quanto a 7ª geração foi uma das mais especiais, a última cheia de inovações e disputas de diferentes consoles. Entre 2005 e 2013 tivemos talvez o último período de super empolgação tecnológica com os games - mesmo que alguns hypes não se confirmaram. Além disso, foram muitos jogos bons - quantos games ainda são super jogados hoje em remaster da geração atual? E ninguém lembra que são antigos!

Momentos marcantes:

* A promessa da alta resolução: embora 720p tenha se tornado o padrão, havia um papo no começo de que teria 1080p também. Obviamente ficou na geração seguinte, e olhe lá. Mas os consoles ainda vinham com o cabo AV bosta, e lá no começo muita gente jogou PS360 em CRTs. Mas os gráficos em HD eram outro nível. Provavelmente foi o último grande salto de gráficos da história dos games. PS1>PS2>PS3 foi gigante, mas PS3>PS4 foi bem menor; PS4>PS5 será mais focado em performance e resolução do que em realismo dos gráficos. É a geração da resolução e dos frames que vai começar.. E olhe, estaremos jogando jogos de PS3 no PS5, rodando bem, a essa altura... que diga a retro excelente dos novos Xbox com todos os consoles.

* Xbox 360 sendo anunciado com HD interno grande em 2005, hdmi, controle sem fio (coisas que não eram padrão antes), dando largada e se tornando talvez o console mais emblemático dessa época.

* A mágica veio através da Xbox Live - quem lembra nas primeiras vezes? Hoje é normal, mas naquela época não havia nada igual em integração estilo rede social com game online. Logo todo mundo tinha headset e tava jogando online (Halo, Call of duty, quem lembra?) - mas veio com um preço, o da assinatura. A MS, com o Game Pass, ainda vê esse modelo como o mais rentável. A interface do Xbox 360 foi só melhorando com as atualizações.

* A facilidade da venda de jogos indie na Xbox Live também foi revolucionária e começou essa trend, colocando vários jogos clássicos no mercado. A venda de jogos mais baratos no Live Arcade tambem, repetida na PSN e no WiiWare/Virtual Console.

* Wii anunciando com os controles de movimento. Embora tenham tido bons jogos usando eles (especialmente o pointer - Galaxy 2, a melhor versão de RE4, etc), a promessa não se cumpriu exatamente como nos trailers, talvez só quando saiu o Motion Plus que foi usado em poucos jogos. Mas o Wii, como era em SD, teve os últimos jogos de "empresas médias", com uma ótima biblioteca de pérolas com jogos mais estilo PS2, experimentais e low-budget. E só os vídeos dos Wiidiotas já valeu.

* E a MS retrucando com a Kinect, outro gimmick, mas que esquentou tudo e criou um hype. Era uma merda arrumar espaço, e não era bem responsável, mas festa bebado com Just Dance ou aquelas outras palhaçadinhas, já valia a pena. (e era barato ao contrario do equivalente que quase nao usaram da atual... o R)

* Nintendo DS com o gimmick do touch screen - antes do Iphone! E duas telas, e a stylus... tudo gimmick? Sim. O gráfico do DS era meh? Sim, mas a biblioteca de jrpgs, plataformas, jogos da Nintendo compensou tudo, que digam as vendas

* PSP era de cair o queixo em 2006. Vários excelentes jogos, mas ao contrário dos portáteis da Nintendo q miravam um estilo retro, o PSP mirava nível console! Tinha jogo melhor que o PS2. Jogar Vice City Stories na rua, antes de androids e etc, era impensável. Depois se tornou um ótimo console pra desbloquear

* E houve recuperação maior que o PS3? Depois de um começo terrível que falavam até em falência da Sony, com um hardware terrível de programar e vários problemas, uma ENXURRADA de exclusivos first e second party fez ele passar o Xbox 360. Tudo de extrema qualidade, seja jogos ocidentais ou orientais. Me decepcionei com o PS4 - com a MS facilmente vencida no Xbox One, ela não teve o mesmo empenho da gen passada onde teve que se recuperar. O que concorrência não faz?

* E o trauma da geração? 3RL e YLOD? As pessoas amavam tanto o X360 que ele dava 3RL, e compravam outro. A tristeza do YLOD foi acabar com modelos do PS3 que tinham retrocompatibilidade com o PS2 também. PS1, PS2, PS3 no mesmo aparelho era absurdo. Fora o Bluray que era novidade!

* Wii, Wii capado de GC, Wii Mini; Xbox 360 fat, slim, super slim; PS3 fat, slim, super slim; DS fat, DS lite, DSi, DS XL; PSP, 2000, 3000, E1000, Go... várias edições de consoles, já que foi a geração que mais durou disparado

* PC Gaming também teve vários avanços na época, começando como plataforma de jogos bostamente otimizados e terminando como plataforma definitiva no Steam... e quem lembra da merda do Zeebo

Enfim, acordei me sentindo nostálgico e quando olhei no fórum que esses consoles foram jogados pra sessão retro, comecei a viajar com esse tópico. Essa foi uma época especial, muita gente era criança nos 80/90s, nos 2000 foi ps2+piratas, e essa foi a primeira geração como gamers adultos, com grana pra bancar jogos, assinaturas, jogos com temas mais maduros. Os jogos ficaram mais fáceis, cinematográficos, mas foram centenas de clássicos tb.

• Like 5

Apesar de eu já jogar online no PS2, foi nessa geração que eu entrei de vez no MP e estou ate hj (COD, principalmente). A live era sensacional, poder conversar os amigos em uma party, era show. Coisa que o PS3 não tinha. Tanto que nessa geração o X360 foi meu console principal e no PS3 eu so jogava exclusivo (Metal Gear 4, Gran Turismo, Uncharted, etc).

E tem outra também, foi nessa geração que abandonei a pirataria. Os preços e a disponibilidade começaram a ficar mais atrativos e foi um ponto de virada no mercado nacional

Me parece tão estranho ter nostalgia de 7a geração. Antes cada máquina nova era um salto, mas desde então foi uma coisa bem mais sutil. Você não vai olhar para um jogo de PS2 e pensar que é de PS3, mas pode facilmente pegar um jogo de Xbox 360 e pensar que é novo.

• Like 1
  • Upvote 2

39 minutos atrás, Stormwatch disse:

Me parece tão estranho ter nostalgia de 7a geração. Antes cada máquina nova era um salto, mas desde então foi uma coisa bem mais sutil. Você não vai olhar para um jogo de PS2 e pensar que é de PS3, mas pode facilmente pegar um jogo de Xbox 360 e pensar que é novo.

É justamente uma nostalgia da primeira vez que a gente chegou nesse patamar do "PS3" que tem sido mais ou menos o mesmo (fora performance e detalhe) até hoje no PS5

A primeira vez que vi um game em HD foi, wow, fora esses vários eventos/lançamentos hypados e promissores, tinha um hype do futuro chegando bem forte, foi a ultima vez q senti isso com games

Eu as vezes sinto que já tenho, sim, nostalgia do comecinho da era 360/PS3. 

Essa semana fui pegar pra jogar o CoD Modern Warfare 2 remake. Daí fui olhar quando tinha sido lançada a versão original. Quando eu vi que foi em 2009 fiquei de cara de pensar que já fazia mais de 10 anos que eu tinha jogado aquilo. Pra mim parecia que tinha sido há 5 anos atrás, no máximo! 

Por sinal, eu acho que a geração 360/PS3 foi até melhor que a PS4/Xbox One. Ela trouxe muitas inovações e coisas diferentes, que a geração "atual" (agora já passada) apenas manteve, sem inovar em quase nada.

Aliás, eu também comecei jogando X360 numa TV de Tubo da Sony de 21" que eu tinha no quarto, ligada no video composto. Eu acho bizarro lembrar disso. Os primeiros jogos que joguei, logo no lançamento, foram Perfect Dark Zero (uma decepção enorme pra mim) e Burnout Revenge (que eu adorava). Daí pouco tempo depois meu 360 deu 3RL e eu acabei vendendo ele daquele jeito mesmo. Com raiva, voltei para as gerações passadas e fiquei mais um tempo nelas (foi uma época que foquei bastante nos retrô), até quando começaram a rolar notícias de que já era seguro comprar as novas revisões do X360. que não dava mais problema.

Estou jogando Forza 4 e estou maravilhado com o visual fantástico.
Como essa geração eu meio que deixei de lado à época, desconheço quase na totalidade seus maravilhosos jogos analisados por mim nestes últimos tempos.
Então quando ligo o PS3 fico esbabacado com o poder do console e aquela sensação de que ele ainda podia fazer muito. O mesmo vejo no X360, embora ache ele tem jogos mais bonitos, em termos visuais.
Ainda não me deixou saudades, pois agora é que comecei a conhecer os 2.

Edited by jairisongs

12 horas atrás, weezer disse:

Mas os gráficos em HD eram outro nível. Provavelmente foi o último grande salto de gráficos da história dos games. PS1>PS2>PS3 foi gigante, mas PS3>PS4 foi bem menor; PS4>PS5 será mais focado em performance e resolução do que em realismo dos gráficos. É a geração da resolução e dos frames que vai começar..

Cara Disse tudo! É a guerra do " O meu cavalo tem dentes mais bonitos que o seu cavalo" mas os dois continuam sendo cavalo, servindo apenas para cavalgar. 

Esta é a geração da P.N.C-P².R.FPau no Cu - Preocupado com Performance, Resolução, e Frames. Nada mais de buscar evolução absurda gráfica tentando chegar num realismo total! Até hoje os círculos e esferas ainda tem quinas dos polígonos rsrs

10 horas atrás, Stormwatch disse:

Exato!  Era muito grande o Salto. hoje EU acho muito pouco perto. E como disse, estava jogando Marlow Briggs no 360 e pensei. Pow lembra o Gráfico de um Jogo da PSN que joguei no PS4. 

Pensa a PORRADA que foi os saltos dos 16 bits até  "as mãos com dedos" do Dreamcast!! Os rostos do PS2 e você vendo detalhes de fios de cabelo no X360??? Caraca! Nem citei o salto dos 8 para os 16 bits que sim foi gritante mas era ainda bem aceitável ver um jogo de Master e um de Mega.  a partir daí até mudou o jeito de fazer games, empresas aprendendo a mexer em 3D etc.

E uma coisa que acontece, os últimos jogos da Old gen se equipara com os primeiros da New Gen. Você pensa: Pow o Xibocão roda este game de 360 de boa, o PS3 "guenta" isso aqui do PS4 etc... 

Edited by Hill top zone
  • Upvote 1

Qual foi o momento que o mundo "720p" deixou vcs de boca aberta?

Acho que o meu foi GTA IV... que acho que nem rodava em 720p, mas em 600p ou algo assim

Quer dizer, eu já jogava em HD no PC desde antes, tecnicamente hehe, mas não era widescreen

Comecei essa geração em 2009 com Wii, comprei no paraguai no meu aniversário, destravado e com um Classic Controller. Achava horrível gravar DVD pra ele, nunca funcionava até que veio os esquemas de usar hd externo. No dia que peguei ele foi a única vez na minha vida que fui de lotação pro Paraguai. Um amigo meu e eu pegamos a lotação em Foz e fomos pro paraguai. Na volta entramos 13:30 na lotação e os paraguaios fecharam a ponte, ficamos até as 17h esperando. No fim ainda um senhor me mandou descer do onibus pra declarar por causa do vídeo game (que custou na época 295 dolares). Meu amigo que tava com uns 500 dolares em perfume e roupa o cara deixou ficar.

Em 2010 fui pro paraguai pegar meu 360 Elite bloqueado. Perdi 30 minutos conversando com a paraguaia que não entendia que eu queria um bloqueado, eu falava "quero o 360 bloqueado" e ela respondia "si si, vem desbloqueado" e eu "não, a senhora não entendeu, eu quero bloqueado" e ela falava "sim, vem desbloqueado". No final falei que queria bloqueado pra jogar online e ela "ahhh o senhor quer bloqueado?" e eu só "sério senhora?". Junto com ele, comprei o Super Street Fighter IV que foi o primeiro lançamento que eu comprei.

Como eu sabia que jogar 360 no tubão não ia dar liga, peguei uma LCD da Philips de 32' FullHD um pouco antes de ir pro paraguai pegar o 360 e valeu a pena, achava um absurdo de bonito as imagens do super street, pra mim era a perfeição.

No fim, ainda em 2010 teve uma promoção maluca no Carrefour que dava uns 400 reais de desconto na compra do PS3 e acabei pegando ele porque pelo Internet Explorer o desconto funcionava.

Em 2011 acabei indo pro paraguai com meu pai e pra não sair de lá sem comprar nada acabei pegando um kinect e... foi aquela coisa: no começo era legal, depois enjoa. As visitas curte mas tem que ter espaço.

Confesso que dos 3 o que eu mais joguei empolgado foi o Wii, gostava muito de jogar o RE4 e aqueles outros Resident on rails. O New Super Mario Wii eu fechei ele quando acabou o ano, exatamente meia noite. Agora requisito on line o 360 matava a pau, quantas horas perdidas jogando Modern Warfare 2 no on-line (inclusive acho que comprei aqui esse jogo).

• Like 1

Eu já acho que a partir da geração x360/PS3/wii já não seja nostálgica, ou pelo menos por enquanto. 

Na minha opinião o último grande salto aconteceu da geração PS1/Saturn/64 para a próxima. Pois essa foi a primeira geração dos jogos 3D, e isso implicava em gráficos 3D ruins basicamente, mas depois que chegou o DC tudo passou a ser aceitável e bem polido. Lembro até hoje quando vi Soul Calibur a rodar na minha frente. Nada da geração passada se comparava com aquilo. Até hoje nada me fez ficar tão impressionado pela diferença em relação a geração anterior como foi com o SC. 

Depois, a partir da geração PS3/x360 passou a ser refinamemto até os dias atuais, mas nada de extraordinário. O que tivemos foi vários experimentos, como os controles movimentos, etc. 

16 horas atrás, PekSGN disse:

X360 foi foda demais.

Não contrariando seus sentimentos pessoais (fico feliz com sua opinião) mas pra mim foi o inverso, joguei X360 bastante na casa de parentes no hype da época e sempre tive a sensação "não preciso disso", nada me empolgou desde aquela geração até agora... estou mais focado em terminar e curtir jogos velhos mesmo!

A melhoria em performance não parece necessária até você tê-la. Ainda bem que eles focaram nisso nessa geração, vários e vários jogos poderiam ser tão melhores e mais responsivos pra jogar se eles tivessem isso na mente a mais tempo, eu troco sem dúvida alguma um ray tracing 4k textura high por um 60fps cravado "silk smooth". 

Tava jogando ontem Dirt5 e não me vejo mais jogando um jogo de corrida que não seja mais 60fps, eu fui TENTAR jogar tempos atras o Forza Horizon 3 e larguei 5min depois, não quero estragar minhas ótimas memorias afetivas que tenho do jogo :P .

Ok, ninguém fala e acha que não é importante, mas basicamente não ter loadings é outro salto na sua qualidade de gameplay ENORME, olhem o video novo do DF sobre Dishonored e Prey agora com versões enhanced pro Series, jogos com muito vai e vem no mapa tornam a experiência muito melhor.

Quick Resume, putz, em dezembro ele era meio falho, funcionava 70% das vezes, agora deram uma ajustada e to dois meses jogando todo dia praticamente e sempre funciona, blz, não é nada demais, mas é outro fator da experiência, pra gente que tem cada vez menos tempo pra isso.

Não é pagando de sabichão, mas não adianta quer passar uma régua pra atual geração sem utiliza-la, só vendo YT. A experiência final é excelente.

Quem ficar analisando a geração atual sem usar, definitivamente, não vai analisar nada. Se tá caro, se você gosta de jogos antigos, tudo certo, não tem problema, mas hoje em dia está FANTÁSTICO acompanhar tudo em "tempo real".

2 horas atrás, PekSGN disse:

A melhoria em performance não parece necessária até você tê-la. Ainda bem que eles focaram nisso nessa geração, vários e vários jogos poderiam ser tão melhores e mais responsivos pra jogar se eles tivessem isso na mente a mais tempo, eu troco sem dúvida alguma um ray tracing 4k textura high por um 60fps cravado "silk smooth". 

Tava jogando ontem Dirt5 e não me vejo mais jogando um jogo de corrida que não seja mais 60fps, eu fui TENTAR jogar tempos atras o Forza Horizon 3 e larguei 5min depois, não quero estragar minhas ótimas memorias afetivas que tenho do jogo :P .

Ok, ninguém fala e acha que não é importante, mas basicamente não ter loadings é outro salto na sua qualidade de gameplay ENORME, olhem o video novo do DF sobre Dishonored e Prey agora com versões enhanced pro Series, jogos com muito vai e vem no mapa tornam a experiência muito melhor.

Quick Resume, putz, em dezembro ele era meio falho, funcionava 70% das vezes, agora deram uma ajustada e to dois meses jogando todo dia praticamente e sempre funciona, blz, não é nada demais, mas é outro fator da experiência, pra gente que tem cada vez menos tempo pra isso.

Não é pagando de sabichão, mas não adianta quer passar uma régua pra atual geração sem utiliza-la, só vendo YT. A experiência final é excelente.

Quem ficar analisando a geração atual sem usar, definitivamente, não vai analisar nada. Se tá caro, se você gosta de jogos antigos, tudo certo, não tem problema, mas hoje em dia está FANTÁSTICO acompanhar tudo em "tempo real".

Com certeza amigo. As evoluções da geração PS3>PS4>PS5 são essenciais. Mas não mudam pra sempre o mundo dos games, apenas consolidam um estilo de videogame que se iniciou em 2005 com o X360: cinemático, AAA, grandes produções. Por isso que eu falei que a época PS360 foi o último choque, fator WOW. A época PS4 (pra mim a mais decepcionante, meramente fomos de 720p 30fps pra 1080 30fps, consoles eram uma 750ti) foi: ok, agora a resolução é alta. A época PS5 (agora sim curti as inovações focando na performance) foi mais: ok, agora dá pra jogar os jogos com performance maravilhosa, como eles sempre deviam ter sido jogados la trás, o que é com certeza um avanço considerável mas não uma revolução de mudar tudo.

• Like 1
  • Upvote 1

9 minutos atrás, weezer disse:

Com certeza amigo. As evoluções da geração PS3>PS4>PS5 são essenciais. Mas não mudam pra sempre o mundo dos games, apenas consolidam um estilo de videogame que se iniciou em 2005 com o X360: cinemático, AAA, grandes produções. Por isso que eu falei que a época PS360 foi o último choque, fator WOW. A época PS4 (pra mim a mais decepcionante, meramente fomos de 720p 30fps pra 1080 30fps, consoles eram uma 750ti) foi: ok, agora a resolução é alta. A época PS5 (agora sim curti as inovações focando na performance) foi mais: ok, agora dá pra jogar os jogos com performance maravilhosa, como eles sempre deviam ter sido jogados la trás, o que é com certeza um avanço considerável mas não uma revolução de mudar tudo.

Bom, eu não quero parecer que esteja querendo colocar que minha opinião é a correta e ponto final, acho sua colocação muito válida. Mas como isso fica também num campo meio subjetivo, acho um bom tanto revolucionário os avanços atuais, mesmo se tratando de várias melhorias agrupadas. :) 

• Like 1

8 minutos atrás, weezer disse:

Eu tinha entendido o seu primeiro post desta forma. Só complementando acredito que uma grande nostalgia para quem tem mais de 30 anos não deve ser os consoles da 7° Geração, e sim da 5ª para baixo. Tudo bem que saudosismo e nostalgia se encontram mas sei lá a nostalgia se vai mais para lembranças de infância e saudosismo a lembrança de algo de X anos atrás.

3 horas atrás, PekSGN disse:

Claro que vai da satisfação pessoal de cada um, do que tem mais prazer de mais Resolução, fluidez, dinamismo etc.. Eu não tenho o novo console PS5/XSX - Até vou jogar um ps5 na casa de um amigo mas só depois desse novo Lockdown. Mas lendo o que falou, de ter largado um jogo de apenas uma geração atrás (tudo bem que acho que o Forza 3 foi um dos primeiros, não sei ) EU não consigo absorver isso como o baque de mudança tão grande como citado ( claro se o F3 foi feito cheio de bugs por exemplo), pensando nas mudanças que vivemos e que você já experimentou de por exemplo um game de PS2 para um de 360. isto sendo exemplo em uma escala menor perto do Ps1 para o Ps3.

• Upvote 1

Acho que pelo significado da palavra, revolução mesmo foi dos 16 para os 32, 2D para 3D, mudou tudo, revolução mesmo. No mais, temos acompanhado a evolução de tecnologia.

Mas falando de sentimento, quando vi o SOTN e o RE2 no PSX eu fiquei louco, igualmente quando vi Code Veronica e Soul Calibur no DC, de cair o queixo, instantaneamente meu objetivo de vida foi juntar dinheiro para ter, respectivamente e cada um no seu tempo, ter um PSX e um DC. 

Mas é claro que amar esses consoles tem uma série de fatores agrupados que vão muito além de avanço tecnológico.

Sobre PS3 e 360, sinto saudades da experiência de jogar Demon's Souls pela primeira vez. O 360 nunca tive, passou batido por mim, mas lembro que era massa zoar a galera daqui que se amarrava com Gears nos encontros. 

Definitivamente, não tenho nostalgia com a 7 geração (PS360, nunca sei ao certo).

• Like 1
  • Upvote 1

1 hora atrás, PekSGN disse:

Bom, eu não quero parecer que esteja querendo colocar que minha opinião é a correta e ponto final, acho sua colocação muito válida. Mas como isso fica também num campo meio subjetivo, acho um bom tanto revolucionário os avanços atuais, mesmo se tratando de várias melhorias agrupadas. :) 

Claro amigo, super respeito sua opinião e também acho subjetivo!

1 hora atrás, Hill top zone disse:

Eu tinha entendido o seu primeiro post desta forma. Só complementando acredito que uma grande nostalgia para quem tem mais de 30 anos não deve ser os consoles da 7° Geração, e sim da 5ª para baixo. Tudo bem que saudosismo e nostalgia se encontram mas sei lá a nostalgia se vai mais para lembranças de infância e saudosismo a lembrança de algo de X anos atrás.

Claro que vai da satisfação pessoal de cada um, do que tem mais prazer de mais Resolução, fluidez, dinamismo etc.. Eu não tenho o novo console PS5/XSX - Até vou jogar um ps5 na casa de um amigo mas só depois desse novo Lockdown. Mas lendo o que falou, de ter largado um jogo de apenas uma geração atrás (tudo bem que acho que o Forza 3 foi um dos primeiros, não sei ) EU não consigo absorver isso como o baque de mudança tão grande como citado ( claro se o F3 foi feito cheio de bugs por exemplo), pensando nas mudanças que vivemos e que você já experimentou de por exemplo um game de PS2 para um de 360. isto sendo exemplo em uma escala menor perto do Ps1 para o Ps3.

Sim!

Pra mim, a comparação seria: 8bits -> 16 bits -> 32/64 bits -> PS2/etc -> PS3 como se fosse filme mudo -> filme com som -> filme com cores -> filme com CGI (como o bagulho é feito)

E PS3 -> PS4 -> PS5 mais algo no nível VHS -> DVD -> Bluray (performance, imagem)

• Upvote 1

2 horas atrás, Hill top zone disse:

Mas lendo o que falou, de ter largado um jogo de apenas uma geração atrás (tudo bem que acho que o Forza 3 foi um dos primeiros, não sei ) EU não consigo absorver isso como o baque de mudança tão grande como citado ( claro se o F3 foi feito cheio de bugs por exemplo), pensando nas mudanças que vivemos e que você já experimentou de por exemplo um game de PS2 para um de 360. isto sendo exemplo em uma escala menor perto do Ps1 para o Ps3.

Só esclarecendo o lance do Forza Horizon 3, ele é um titulo de meio de geração, teve enhanced pra 4K, mas infelizmente ficou só nisso, o frame rate ficou travado nos 30fps, e eu joguei mais de DUZENTAS horas nele :) , é um jogo absurdamente bom. Mas veio o Forza Horizon 4, já feito com o X em mente, com dois modos, performance e visual, o performance com 60fps em mente, pronto, novamente eu joguei mais de 200 horas facil nele, incluindo as DLCs, pra mim foi algo extremamente desagradável rodar o FH3 novamente enquanto estava no FH4, essa parte do frame rate realmente colocou ele uma geração abaixo pra mim, muito bom que ele é Play Anywhere e quem tem um PC bom, roda ele em 60pfs e toda sua gloria :P . Mesmo depois do FH4 eu joguei o Forza Motorsport 6, zerei a campanha tbm, sei lá, umas 120horas, e na sequencia o Forza Matorsport 7, outro que foi mais umas 120h, ambos eu acho um degrau abaixo dos visuais do FH4, mas quer saber? sem problema algum, o Forza 6 nem enhanced pro X era, mas o fato de jogar os dois em 60fps a experiência foi perfeita igualmente.

que papo chato de fps, mas no fim, esse é o meu feeling atual sobre. 

A geração PS360 escapou com muita coisa por causa de gráfico bom em HD que era novidade mesmo, e por uma "ignorância que é benção" de muita gente... quantos jogos rodavam com consideravelmente menos que 30fps oscilando a beça? E ninguém ligava? Quanta gente tinha 300 horas naquela versão quase power point de Skyrim no PS3?

A performance amplamente criticada do Cyberpunk 2077 seria um jogo normal dessa época.

60 fps é outra história mesmo. A geração atual vai ser da responsividade com esse frame, SSDs e resoluções acima de 1080p. A maior decepção dessa geração que termina agora (repito, a mais sem graça da história) é a falha da promessa inicial que teríamos mais 60fps, termos ido de 720p 30fps pra 1080p 30fps foi tímido, quase geração PS3.5.

1 minuto atrás, weezer disse:

A performance amplamente criticada do Cyberpunk 2077 seria um jogo normal dessa época.

só de lembrar de coisas como Doom nos consoles rodando tudo igual lixo. kkkkkk

• Like 1

1 hora atrás, PekSGN disse:

só de lembrar de coisas como Doom nos consoles rodando tudo igual lixo. kkkkkk

O que era doido era os digital foundry da época analisando os lançamentos. Os produtores preferiam colocar tudo no high na versao console pra ficar bonito, mesmo ficando tipo com 20fps, do que desligar um efeito ou outro

• Upvote 1

13 minutos atrás, weezer disse:

O que era doido era os digital foundry da época analisando os lançamentos. Os produtores preferiam colocar tudo no high na versao console pra ficar bonito, mesmo ficando tipo com 20fps, do que desligar um efeito ou outro

total nonsense, mas era aquela, a fotinho na revista era o que vendia o jogo.

• Like 1

2 horas atrás, PekSGN disse:

Só esclarecendo o lance do Forza Horizon 3, ele é um titulo de meio de geração, teve enhanced pra 4K, mas infelizmente ficou só nisso, o frame rate ficou travado nos 30fps, e eu joguei mais de DUZENTAS horas nele :) , é um jogo absurdamente bom. Mas veio o Forza Horizon 4, já feito com o X em mente, com dois modos, performance e visual, o performance com 60fps em mente, pronto, novamente eu joguei mais de 200 horas facil nele, incluindo as DLCs, pra mim foi algo extremamente desagradável rodar o FH3 novamente enquanto estava no FH4, essa parte do frame rate realmente colocou ele uma geração abaixo pra mim, muito bom que ele é Play Anywhere e quem tem um PC bom, roda ele em 60pfs e toda sua gloria :P . Mesmo depois do FH4 eu joguei o Forza Motorsport 6, zerei a campanha tbm, sei lá, umas 120horas, e na sequencia o Forza Matorsport 7, outro que foi mais umas 120h, ambos eu acho um degrau abaixo dos visuais do FH4, mas quer saber? sem problema algum, o Forza 6 nem enhanced pro X era, mas o fato de jogar os dois em 60fps a experiência foi perfeita igualmente.

que papo chato de fps, mas no fim, esse é o meu feeling atual sobre. 

Entendi, talvez se fosse jogar o Forza 4 ou 7 talvez não ia doer tanto 

Mas entendi o seu feeling.

19 horas atrás, weezer disse:

Qual foi o momento que o mundo "720p" deixou vcs de boca aberta?

Acho que o meu foi GTA IV... que acho que nem rodava em 720p, mas em 600p ou algo assim

Quer dizer, eu já jogava em HD no PC desde antes, tecnicamente hehe, mas não era widescreen

Um que me deixou de boca aberta foi um jogo launch do 360: Dead Rising. Achei surreal um jogo com tantos inimigos na tela ao mesmo tempo. Não dava nem pra imaginar algo perto disso até a geração PS2/GC/Xbox.